Você sabe o que é branding? Este é um tema raramente discutido em blogs cujo foco principal não é marketing. Mas isso não quer dizer que este conceito não é importante. Pelo contrário, a correta aplicação desta ideia de branding pode tornar sua imobiliária muito mais profissional e sofisticada. Por esse motivo descobriremos no artigo de hoje o que é branding e como podemos aplicar este conceito no mercado imobiliário.

O conceito de branding

A palavra “branding” é um termo em inglês que deriva da palavra “brand” que significa “marca”. Mas o termo “branding” em si não tem uma tradução direta, normalmente interpretamos branding como a construção de uma marca.

Mas a simples tradução não serve para responder de maneira completa a pergunta feita no início do artigo que era “o que é branding?”. Afinal de contas agora precisamos saber o que é essa tal de “construção da marca”. E depois ainda precisaremos entender como tudo isso se aplica no mercado imobiliário em específico.

Quando falamos em construção da marca nos referimos ao conjunto de ações de marketing que visam construir a percepção do cliente com relação à sua empresa. Mas isso não são simplesmente os antigos e conhecidos “missão, visão e valores”. A ideia é colocar tudo isso na prática diária da empresa.

o que é branding divisão

Além disso o branding tem como objetivo desenvolver uma linguagem própria da empresa. Define-se então empresas mais despojadas, sérias, simples, práticas, inovadoras, jovens e por aí vai. A ideia é que tudo que sua empresa produz siga um padrão, não apenas visual, mas também na linguagem e na interação com o público.

A ideia de branding é algo moderno mas que tem sido um elemento essencial de sucesso das principais start-ups. O próprio Airbnb utilizou este conceito para chegar no patamar atual. As principais empresas que oferecem cartões de crédito sem anuidade trabalham firmemente no branding. Em geral percebe-se uma linguagem e um apelo mais jovem, logo entendemos qual o público alvo destas empresas.

Como aplicar o conceito de branding no mercado imobiliário

Agora que entendemos pelo menos o conceito de branding podemos começar a pensar como aplicar esta ideia no mercado imobiliário. Para começar precisamos entender que o branding é baseado em dois pontos específicos do marketing. A identidade visual e a personalidade da marca. Com isso podemos dizer aos nossos clientes o que eles podem esperar da empresa.

Identidade visual

Para iniciar a construção da marca da sua empresa é essencial que você pense na identidade visual. Defina um conjunto de cores, fontes, formas geométricas e, obviamente, o logo da empresa. Tudo isso auxiliará no primeiro passo da construção da marca. Que visa garantir que seu cliente veja um material e saiba se ele foi feito pela sua empresa ou não.

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Para conseguir definir tudo isso é importante que você considere a história da sua empresa até o presente momento. Se sua imobiliária é totalmente nova, então você tem bastante liberdade quando à esses pontos. Por outro lado, se sua empresa é mais antiga você precisará pensar considerar o aproveitamento de elementos comumente utilizados em cartões de visitas, panfletos e no próprio site.

Dicas

Já temos um artigo completo sobre a identidade visual, por este motivo não entraremos com muitos detalhes neste tópico. Mas abaixo temos um conjunto de dicas úteis.

  • Utilize uma ferramenta de combinação de cores para garantir que as cores escolhidas estão adequadas. A Adobe tem uma ferramenta deste tipo. E, caso você tenha dúvida peça ajuda à um  designer gráfico.
  • Mantenha as cores, formas geométricas e fontes em tudo que for possível: cartões de visita, banners, escritório, uniformes, postagens nas redes sociais e website.
  • Nunca ignore o poder do seu logo, faça algo profissional que realmente represente o que você espera que sua empresa seja.

Personalidade da imobiliária

O outro ponto a ser discutido para a construção da marca é a personalidade da mesma. Esse conceito de personificação visa, justamente, aproximar o cliente ou lead ainda mais da empresa. Para conseguir este efeito é importante que você defina alguns parâmetros:

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-Qual a linguagem da empresa?

Existem empresas mais jovens que usam vários emojis e algumas gírias ou abreviações em redes sociais e canais de chat. O mercado imobiliário é mais sério por padrão, mas isso não quer dizer que a utilização de uma linguagem mais jovem seja um erro. Naturalmente, tudo tem seus limites.

-Qual os principais canais de comunicação?

O local no qual você desenvolve seu marketing tem um grande impacto na percepção da sua empresa. Se você trabalha principalmente online, você pode priorizar o contato via redes sociais como Facebook e WhatsApp. Isto passará a ideia de uma empresa moderna. Para corretores de imóveis, é essencial que ele seja versátil, também utilizando emails e chats integrados ao seu site.

Dicas

-Para criar a personalidade da sua marca tente pensar como você quer que seja a imagem dela. Pense nas qualidades e adjetivos que a definiriam (empresa séria? extrovertida? compromissada? exclusiva?). Isso ajudará de verdade na construção da marca.

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-Nunca trabalhe com a identidade visual e a personalidade separadamente. Lembre-se sempre que um complementa o outro. Por exemplo, se você quer passar a ideia de uma imobiliária mais exclusiva e de imóveis de luxo, cores escuras, linhas sólidas e formas geométricas mais angulares são extremamente adequadas.

-Lembre-se de universalizar a personalidade da marca entre todos que trabalham na imobiliária. Se você quer uma empresa moderna e mais jovem garanta que seus funcionários entendam a linguagem a ser utilizada e os limites (cuidados com abreviações e gírias, por exemplo). Agora se você quer passar a ideia de uma empresa mais exclusiva, até mesmo o uniforme padrão pode ter que ser avaliado.

Por fim, sempre lembre-se de trabalhar estes conceitos no seu site e nas redes sociais de maneira intensa. Uma plataforma que pode te ajudar na construção do seu branding é o ville Imob. Com ele você tem diversos templates e cores de sites imobiliários prontos. Assim você certamente encontrará um que está alinhado com o propósito da sua marca.

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