A internet é, atualmente, o principal veículo de comunicação para qualquer negócio. E é fácil ver o motivo: ferramentas de busca permitem que determinado assunto seja encontrado com extrema facilidade. De certa forma, esse é o tema do artigo de hoje, onde veremos como utilizar hashtags no mercado imobiliário.

Importância das redes sociais

Já falamos aqui no nosso blog da importância da utilização das redes sociais no mercado imobiliário. De maneira resumida: metade da população brasileira utiliza as redes sociais regularmente.

Naturalmente, o corretor não quer ficar fora de um mercado onde as pessoas passam uma grande parte do seu tempo. Basta lembrar que um post de sucesso pode atingir milhões de pessoas sem qualquer custo!

Mas se um número gigante de usuários é bom para a abrangência, existe a consequência que, ser encontrado pelo seu público, em um oceano de postagens e usuários, pode ser um verdadeiro desafio. É exatamente aí que entram as hashtags, que ajudam a indexar suas postagens.

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Hashtags? Indexar? O que é isso?

Todo mundo já deve ter visto postagens com o caractere ‘#’, comumente conhecido como “jogo da velha” pelos mais velhos. Bom, atualmente esse mesmo caractere é conhecido como “Hashtag” e ele é utilizado para agrupar e indexar posts similares.

Esse agrupamento e indexação permite que, pessoas que busquem pela tag citada na postagem encontrem milhares de posts com conteúdo parecido. Assim, quando alguém utiliza o termo “#corretor” em um post, qualquer pessoa que fizer uma pesquisa por esse termo na rede social poderá encontrar a postagem.

Outra característica das hashtags é que elas se transformam em links uma vez que o post é publicado. Assim, as pessoas não precisam digitar pelo termo buscado, simplesmente clicar na tag fará uma busca por posts similares que utilizaram a mesma tag.

 

 

As hashtags no mercado imobiliário

A possibilidade de associar seu post a um termo que seu público pesquisa frequentemente é bem útil. Dessa maneira é interessante que o corretor pense em palavras-chaves para utilizar em seus posts nas redes sociais.

Existem algumas dicas que podem tornar esse processo mais simples e vamos ver algumas delas a seguir.

Evite hashtags muito longas

As hashtags são utilizadas para que as pessoas encontrem seu conteúdo, dessa maneira, toda construção do termo deve ser executada pensando nisso. Hashtags muito longas não são uma boa ideia porque as pessoas tendem a buscar por termos mais simples.

Suponha então que você esteja divulgando fotos e informações de novos apartamentos, você pode usar a hashtag #NovoAP ou algo similar ao invés de termos gigantescos como: #QueroMorarEmUmNovoApartamento.

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Cuidado com a ortografia

A ortografia merece uma atenção especial no processo de criação de hashtags por dois motivos.

  1. Erros ortográficos impedem que sua hashtag seja facilmente encontrada pelas pessoas pois, quem buscar terá que cometer exatamente o mesmo erro que você.
  1. Por outro lado, a utilização de acentos modifica a hashtag completamente. Os termos #imovel e #imóvel, por exemplo, indexam seu post em diferentes locais. Uma regra simples é: evite a utilização de palavras que precisam de acentos.

Agora, se for impossível evitar a utilização de acentos, a utilização do termo sem o acento em geral retorna um maior número de resultados. #imóvel, por exemplo, possui aproximadamente 70 mil resultados no Instagram, enquanto #imovel (sem acento) retorna 160 mil posts, esses dados são so dia em que esse artigo foi escrito.

Um detalhe é que, atualmente, Twitter integra termos com e sem acento, mas, após algumas buscas, pode ser notado que é postagens sem acento tendem a ser priorizadas.

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Um último ponto é quanto a utilização de maiúsculas e minúsculas, que não servem para diferenciar as tags. Assim, os termos #CasaPropria e #casapropria retornam os mesmos resultados.

Por esse motivo, recomenda-se a utilização do primeiro termo, visto que, as maiúsculas servem para facilitar a identificação das diferentes palavras, tornando a leitura mais fácil.

Evite caracteres especiais

Caracteres especiais dentro da hashtag podem impedir a correta indexação do seu post. Dessa maneira, hífens (-), pontos (.), arrobas (@), underlines (_), entre outros devem ser evitados na sua hashtag.

Crie uma hashtag própria

Uma hashtag própria é como se fosse uma marca ou um logo da sua empresa no mundo virtual. Assim, recomenda-se a criação de um termo original que deve ser adicionado em todos os seus posts.

Esse termo não precisa ser sua marca atual, mas deve ser algo único que permita a identificação rápida de posts publicado pela sua imobiliária.

Utilize hashtags em alta

Datas ou eventos especiais, em geral, são termos que tendem a atingir um grande número de pessoas, justamente por estarem em alta. Para corretores e imobiliárias é válido ficar atento às datas relacionadas ao negócio.

Por exemplo, no dia 27 de agosto, é válido a publicação de posts com a hashtag: #DiaDoCorretor. Além de valorizar a classe, você consegue se conectar com diversas pessoas que buscarem por esse termo.

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Integre suas redes sociais

Integrar suas postagens nas redes sociais é muito útil para que as pessoas possam visualizar o que foi divulgado independente da rede social que as mesmas utilizem.

Suponha que, alguém veja uma postagem sua no Facebook e resolva mostrar para um amigo mais tarde. No entanto, como a pessoa estava distraída, ela acredita que viu o post no Instagram e por esse motivo, resolve buscar pela imagem nesta rede social.

Se você postou em ambas o mesmo conteúdo, ótimo, a pessoa conseguirá compartilhar, caso contrário, pode ser que seu seguidor assuma que você apagou o post ou que viu em algum outro lugar e você perde a chance de ter sua empresa divulgada.

Aqui na ville Imob nós temos uma ferramenta de Integração Social que serve exatamente para facilitar sua vida na hora de postar em diferentes redes sociais. A ferramenta permite que você divulgue seu conteúdo em diversas redes sociais de maneira simples e rápida.

Outra possibilidade é o agendamento de postagens, muito útil para quem quer divulgar um certo conteúdo em um “horário de pico” das redes sociais (como o horário de almoço), mas estará ocupado no momento.

Por fim, vale lembrar que, ao criar seus posts é possível adicionar fotos dos seus imóveis diretamente do CRM Imobiliário, visto que as ferramentas são conectadas.

É isso, boa sorte nos seus #negócios.

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