27 3262-0877 - WhatsApp: 27 99748-7465 [email protected]

Será que anúncio de jornal para imobiliárias ainda vale à pena? Ou melhor, será que em algum momento da vida, já valeu à pena? Estas e outras perguntas serão respondidas a partir de agora.

Por isso, se você tem dúvidas sobre o assunto, saiba que é normal. Principalmente se você está no processo de elaboração de planos de marketing ou estratégias de divulgação.

Não tenha vergonha de não ter conhecimento sobre o assunto ou de se sentir um pouco perdido ou perdida. É normal. Afinal, a divulgação de um produto ou serviço requer tanto esforço quanto qualquer outra área da sua empresa.

Pois sem divulgação, não há vendas. E sem vendas, não há dinheiro em caixa para expandir e prosperar.

Por isso, acompanhe nosso plano para entender melhor como um anúncio de jornal para imobiliárias pode (ou não) fazer diferença no seu negócio. Vamos lá?

anúncio de jornal para imobiliárias

Anúncio de Jornal para Imobiliárias – O que considerar antes de fazer?

Para fazer um anúncio de jornal para imobiliárias você precisa, antes de mais nada, considerar alguns aspectos. Por mais que pareça simples (e até é) encartar um anúncio em um jornal impresso, saiba que é preciso prestar atenção em alguns pontos.

Por exemplo, quando um vendedor de espaços publicitários aborda sua empresa, o que ele oferecerá geralmente beneficiará somente o vendedor e o jornal. Por isso, é importante ter conhecimento para discernir o que é bom ou não para o seu negócio.

Preparamos um guia básico para que você compreenda algumas das principais características de um bom jornal ou de um mau jornal. Tudo é questão de análise, elaboração de critérios e estudos do seu próprio produto, público-alvo e demais situações. Acompanhe!

O jornal impresso vai morrer?

Antes de mais nada, precisamos entender: será que o jornal de fato vai morrer? Será que está é uma mídia ultrapassada e que já não gera mais nenhum tipo de retorno para anunciantes? Bom, esta é uma dúvida que circunda milhares de pessoas. Principalmente aquelas que acompanham e comparam o rápido crescimento das tecnologias atuais, como Facebook, Youtube e demais canais de comunicação.

É fato que a informação ficou mais acessível. É fato também, que hoje não precisamos imprimir papéis para ler algo que está na palma da nossa mão. Porém, é fato também que hoje em dia há muita desconfiança e excessos que muitas vezes, fazem as grandes tecnologias andarem para trás. Logo, ainda é confiável ler no jornal impresso, pois é uma mídia madura.

E esta pequena e sutil característica, pode responder a esta pergunta: não, o jornal não vai morrer. Logo, ele pode ser uma boa base para elaboração de algumas estratégias pontuais para a sua imobiliária. Mas, para isso, você precisa considerar algumas características e alguns critérios importantíssimos, que são os seguintes:

  • Qual é seu público-alvo? Entenda-o antes de qualquer coisa;
  • Qual o tipo de imóvel você está anunciando?;
  • Faça um plano de marketing imobiliário para entender se o jornal é o melhor veículo;

Para facilitar o entendimento, falaremos detalhadamente sobre cada um destes pontos. Acompanhe.

Qual é seu público-alvo? Entenda-o antes de qualquer coisa

Entender o público-alvo da sua imobiliária é tão importante quanto encontrar o melhor jornal impresso para anunciar. Afinal, uma coisa só é possível se você tiver conhecimento da outra.

Então, antes de mais nada, é fundamental que você dê este passo atrás e saiba para quais caminhos seguir. De nada adianta você elaborar uma incrível campanha, no jornal mais atraente da sua cidade, que atinge o máximo de pessoas possível, se há um erro de cálculo no início.

Quantidade não é qualidade. Este é um termo que você precisa levar em consideração na elaboração de suas campanhas. Afinal, vale mais atingir uma pessoa e fazer uma venda, do que atingir milhões de pessoas e não vender nada. Não é mesmo? Pense nisso!

anúncio de jornal para imobiliárias

Qual o tipo de imóvel você está anunciando?

Depois de entender o seu público-alvo e dominá-lo completamente, é hora de entender um pouco mais seu produto. Este produto é destinado a que tipos de pessoas? Quantos quartos? Quantas salas? Tem quintal? É um apartamento ou uma casa de campo? Tudo isso é importantíssimo para que você tenha o máximo de informações possíveis para levantar.

Com estas informações, será muito mais fácil escolher um meio, um formato, um jornal, etc. Pois você utiliza estes recursos como formas de estruturação. Ou seja, é isso que guiará suas ações. E não o vendedor de anúncios do jornal. A necessidade precisa partir de dentro, para fora. Não de fora para dentro.

Muitas vezes, alguns tipos de imóveis não possuem compensação para anunciar no jornal impresso. Alguns deles precisam de anúncios rápidos e baratos, como anúncios imobiliários no Facebook. E tudo isso você só saberá quando entender a sua demanda.

Faça um plano de marketing imobiliário para entender se o jornal é o melhor veículo

E, depois de dar estes passos anteriores, você já terá dados e informações o suficiente para montar um excelente plano de marketing para estruturar a sua campanha. Um plano de marketing imobiliário, nada mais é do que um documento objetivo, mas rico em informações, que norteará todo o seu negócio.

É aqui que você entrará com informações do público-alvo, da persona, do produto, das condições financeiras do potencial cliente, das praças de vendas, dos canais de comunicação viáveis, etc. Achou muita coisa?

Acredite, por mais que este passo dê trabalho, ele ajudará a resolver uma série de problemas durante a sua campanha, pois ele eliminará uma série de dúvidas que possam surgir. Mesmo que você ainda não saiba!

E, apenas depois disso tudo, podemos partir para a parte um pouco mais prática de anúncio de jornal para imobiliárias. Entenderemos a seguir algumas características do jornal em si, para que você possa conciliar e agregar com as informações de produto, público e necessidades. Veja só.

anúncio de jornal para imobiliárias

Entendendo os dados do jornal como veículo

Existem alguns tipos de marketing imobiliário, embora marketing seja um só. E dentro deste leque de opções, há a plataforma de promoções. Ou seja, entre outras coisas, dentro do marketing você também precisa fazer a promoção de seu produto. E isto casa com a necessidade de fazer anúncios.

No caso de anúncios em jornal, você tem algumas boas opções que precisam ser consideradas. Não basta apenas você “gostar” da aparência de um jornal ou “gostar” da linha editorial dele. Isto não importa em nada na hora de vender um produto. Pois você precisa estar onde seu público-alvo está. E, como você já definiu isto nos passos anteriores, precisamos entender também os dados do jornal, que são os seguintes:

  • Abrangência;
  • Tiragem;
  • Público-alvo do jornal;
  • Localização do anúncio;
  • Analise a concorrência anunciante;

Com estes dados em mãos, você já pode decidir se vai escolher pelo veículo X ou Y, de acordo com seu plano de marketing imobiliário, feito anteriormente. Consegue entender como as coisas “casam”? Pois bem, vamos entender cada uma das etapas. Acompanhe.

Abrangência

A abrangência é um dado importante, mas não definitivo. Esta informação diz respeito a quantidade de pessoas que determinado veículo impacta diariamente, mensalmente ou semanalmente, de acordo com a distribuição. Porém, você não deve simplesmente anunciar em um jornal pelo motivo de ele alcançar mais pessoas do que o outro.

Lembre-se que quantidade não é qualidade, ok? Por isso, considere o seu produto e suas necessidades dentro de um espectro de abrangência. Anúncio de jornal para imobiliárias é uma ótima alternativa. Desde que se bem pensado e planejado.

Tiragem

A tiragem é a quantidade de impressões que determinado jornal faz por edição. Quanto mais tiragens, maior o potencial de abrangência e de pessoas impactadas. Porém, é preciso entender quantas destas unidades são realmente consumidas e quantas ficam presas nas papelarias e bancas de rua. Pois uma tiragem alta não significa um alto número de leitores.

Esta é mais uma condição em que você deve considerar a questão da quantidade versus qualidade. Não importa se o jornal possui uma tiragem gigantesca. O que você precisa, é encontrar o jornal certo de acordo com suas necessidades de público e região.

anúncio de jornal para imobiliárias

Público-alvo do jornal

Este talvez seja o principal motivo pelo qual você deveria escolher entre o jornal 1 ou o jornal 2. Afinal, é isto que importa: impactar as pessoas certas e no lugar certo. Por isso, é fundamental elaborar o seu público-alvo. Somente assim, você encontrará o jornal certo para suas necessidades de anúncios.

Será que seu público-alvo, de fato, lê jornal? Se lê, quais são as principais características dele? Qual a idade? Qual a renda mensal? Com estas informações, você poderá encontrar o jornal que também impacte estas pessoas e, desta forma, unir o útil ao agradável.

Localização do anúncio

Agora que você já definiu o melhor jornal de acordo com característica geográficas e público-alvo, está na hora de entender um pouco mais sobre a localização do anúncio dentro do jornal. Bom, como você sabe, existem inúmeros formatos de anúncios de jornal. E como você pode fazer para escolher o melhor? Ou, será que existe o melhor?

Neste caso, é fundamental que você tenha alguns conhecimentos técnicos sobre as melhores posições de anúncios imobiliários em jornal impresso. Falaremos mais sobre isso durante o texto. Por enquanto, você já sabe que este também é um critério a ser considerado na hora de fazer anúncio de jornal para imobiliárias.

Analise a concorrência anunciante

E, por último, faça uma análise de concorrência. Este não é um passo determinante, mas ajudará você a se posicionar em determinado veículo. Por exemplo, pode não ser uma boa estratégia colocar um anúncio de sua imobiliária, ao lado de outro anúncio imobiliário. Ao mesmo tempo, simplesmente deixar o seu anunciante dominar determinado veículo também pode ser prejudicial para sua imagem, pois a dele está crescendo.

É importante ter um equilíbrio entre ação e reação. Somente pelo motivo de seu concorrente ter feito um anúncio em determinado jornal, não significa que você também precisa fazer. Mas, vale o alerta para buscar mais informações sobre o produto dele, sobre o jornal em si e ver se é viável para seu negócio se posicionar por lá também.

E, dentro disso, escolher as melhores estratégias de anúncios. Qual a melhor página ou local para anunciar em um jornal impresso? Falaremos disso a partir de agora!

anúncio de jornal para imobiliárias

Qual a melhor estratégia para anúncios imobiliários em jornal?

Existem muitas estratégias que podem ser utilizadas na sua estratégia de marketing imobiliário. E, dentro do veículo jornal impresso, ainda há uma variação boa de oportunidades. Você poderá fazer desde um anúncio simples de rodapé, até um anúncio na capa, chamativo e com urgência. Tudo dependerá dos critérios que já aprendemos anteriormente: seu produto, seu público, sua necessidade, etc.

Veja alguns exemplos de estratégias para a melhor localização de seu anúncio.

  • Página inteira: Ótimo para fotos bonitas e grandes. Preferencialmente, procure páginas do lado direito, que é a primeira coisa que o leitor enxerga ao folhear o jornal.
  • Meia página: Ótimo para fotos de paisagens e anúncios com menos impacto. Opte por este formato caso esteja na página da esquerda, pois depois de olhar a página da direita, o leitor costuma virar os olhos para o canto inferior esquerdo.
  • Capas: É ótimo se você deseja demonstrar urgência. Geralmente este tipo de anúncio será mais caro e somente terá uma efetividade maior se você utilizar formatos especiais.
  • Anúncios em cores e preto e branco: Ambos são ótimos. É claro que uma foto bonita vai ficar mais atraente em um anúncio colorido. Mas o formato preto e branco também pode chamar atenção, se você utilizar a criatividade.

Formatos especiais no jornal: O que são?

Além disso tudo, ainda há os formatos especiais. Basicamente, eles são impressos que acompanham a edição do jornal em que seu anúncio será veiculado. Pode ser desde um panfleto simples encartado, até uma extensão do jornal para mais uma página ou algum tipo de intervenção na capa. Este tipo de formato é excelente, pois ajuda a quebrar o padrão de leitura e chama a atenção do leitor.

Conte com a ajuda da Ville Imob para transformar sua imobiliária em uma empresa ainda mais rentável e organizada, com sistemas dedicados e que ajudem você a dedicar ainda mais tempo a tarefas como o marketing!