Durante a negociação de um imóvel, há várias etapas burocráticas. Muitas delas têm nomes específicos que fazem parte do vocabulário do corretor de imóveis. Quem está dando os primeiros passos na carreira precisa conhecer siglas e termos utilizados no mercado imobiliário.

Lembre-se que o profissional precisa ter todas as respostas na ponta da língua, quando o cliente tem dúvidas. Por isso, listamos – e explicamos – alguns termos utilizados no mercado imobiliário. Confira abaixo:

Alvará

Emitido pelo órgão público, esse documento autoriza a construção de um projeto arquitetônico. Há também o alvará de funcionamento, voltado a construções com finalidade comercial.

termos utilizados no mercado imobiliário hipoteca

Averbação

Ela é feita no Cartório de Registro de Imóveis, sempre que é feita alguma alteração estrutural no imóvel, por exemplo, os famosos “puxadinho”.

HABITE-SE

Termo famoso, refere-se ao documento que certifica que o imóvel foi construído de acordo com as regras da prefeitura local. Quem faz o pedido é o próprio proprietário ou a construtora. Após, uma vistoria é feita para averiguar se a construção condiz com o que foi projetado inicialmente.

ITBI

Sigla para Imposto de Transmissão de Bens Imóveis, esse tributo é pago à prefeitura pelo cliente que adquire um imóvel. O ITBI é cobrado sempre que um bem é passado de uma pessoa para outra.

termos utilizados no mercado imobiliário ITBI

5 Mora

Refere-se à demora na execução de uma obrigação, como um pagamento não realizado na data determinada ou quando há uma recusa em recebê-lo na forma ou prazo estipulado.

SFH

Sigla de Sistema Financeiro de Habitação. O SFH estabelece regras para captar dinheiro a juros baixos no financiamento imobiliário. Entre as regras, estão a necessidade de uso próprio do comprador e a utilização do Fundo de Garantia (FGTS).

SBPE

Modalidade alternativa ao “Minha casa, minha vida” para financiar um imóvel. A sigla significa Sistema Brasileiro de Poupanças e Empréstimos e permite que a aquisição de casa própria seja parcelada em até trinta anos.

termos utilizados no mercado imobiliário ITBI

Agente fiduciário

Credenciado pelo Banco Central, é responsável pela execução extrajudicial de empréstimos hipotecários vinculados ao SFH.

Amortização e Amortização Extraordinária

Pagamento frequente para reduzir dívida. Em geral, a amortização é feita por uma das parcelas que compõem as prestações. A amortização extraordinária corresponde a, no mínimo, 10% do valor devido.

Carta de crédito

Documento que concede empréstimo a uma pessoa. Pode valer por 30 dias, prorrogáveis, em alguns casos.

Cooperativa

Um dos termos utilizados no mercado imobiliário quando um grupo de 20 ou mais pessoas se associam para colaborar com um serviço, produção ou poupança de interesse de todos. As habitacionais, por exemplo, formam-se para construir casa para os membros, que contribuem com cotas-partes.

Dação

Dar algo ao credor, em lugar de dinheiro, para quitar uma dívida.

Denúncia vazia

Quando o locador rompe o contrato de locação sem precisar apresentar uma razão. Nesses casos, o inquilino deve desocupar o imóvel em até 30 dias. Situação só pode ocorrer em contratos residenciais de 30 meses vencidos ou descumpridos, ou em locações com mais de cinco anos seguidos.

Direito de preferência

Prioridade legal concedida ao inquilino para que ele possa comprar a casa que já aluga.

Fiador

Mais um dos termos utilizados no mercado imobiliário, refere-se à pessoa que assume as obrigações (aluguéis, taxas, multas e correção) do inquilino, quando ele deixa de cumpri-las.

Hipoteca

Quando imóveis e outros bens são postos como garantia para o pagamento de uma dívida. O devedor tem a propriedade e a posse do imóvel, mas ele pode ser tomado pelo credor, através de uma execução judicial ou extrajudicial.

termos utilizados no mercado imobiliário hipoteca

Indexação

Reajuste de valor com base no percentual de índices econômicos.

Laudêmio

Mais comum em casos de imóveis localizados na orla marítima, por exemplo, que são de responsabilidade da União. Nesse caso, o proprietário de um imóvel à venda deve pagar um valor ao proprietário real.

MIP

Seguro de morte e invalidez permanente.

Quórum

Mínimo de pessoas presentes para que seja realizada uma assembleia deliberativa ou reunião de condomínio.

Além dos termos utilizados no mercado imobiliário

Conhecer – e saber explicar – os principais termos utilizados no mercado imobiliário é muito importante para deixar todo o processo de transação transparente aos envolvidos. Afinal, são expressões e documentos poucos comentados no dia a dia.

E em meio a tantas etapas burocráticas, qualquer errinho ou ausência de documentos pode frear as negociações. Para que você possa se organizar, o ideal é contar com uma plataforma imobiliária para ajudar nos negócios.

Com o ville Imob, por exemplo, você pode gerar e editar uma série de documentos indispensáveis no processo de transação imobiliária, como a declaração de visita ao imóvel.

Faça um teste grátis e melhore a gestão dos seus negócios!

Posts relacionados