Se você decidiu trabalhar com email marketing, como uma das suas estratégias de marketing digital, então este artigo é para você. Isso porque hoje veremos como você pode projetar uma campanha de email de imobiliária. Em outras palavras, o que é necessário em uma campanha de email de imobiliária? Quais são os passos básicos e as dicas? Sem mais delongas, vamos às dicas.

 

 

1. Se atente ao seu objetivo

Ao criar uma campanha de email de imobiliária você precisa pensar no objetivo. Existem várias características que seu objetivo deve ter, entre elas podemos citar: ser algo possível de ser alcançado, fácil de ser mensurado e adequado para campanhas de email.

Medir a eficiência de campanhas de email é algo fácil. Afinal de contas, seu software de email marketing provavelmente te entrega várias estatísticas. Podemos citar uma estatística muito comum nesses casos que é a taxa de cliques ou CTR (click through rate). Mas, uma ideia melhor é a criação de um objetivo claro que permita que você o mensure de outras formas além das clássicas estatísticas de email.

email de imobiliária objetivo

Por exemplo, suponha que seu objetivo seja aumentar a visibilidade da sua imobiliária. Mensurar a efetividade de uma campanha de email deste tipo é algo, possível, mas bem difícil (nem mesmo taxas de CTR permitem isso). Por outro lado, se seu objetivo é vender as últimas unidades de um empreendimento em construção, fica muito mais fácil medir a efetividade da campanha.

Da mesma forma, podemos analisar ambos objetivos acima e concluir que, para aumentar a visibilidade da sua imobiliária, campanhas de email não são adequadas. Isso porque, se você possui o email de alguém na sua base de leads, imagina-se que essa pessoa já teve contato com seu site ou suas redes sociais.

2. Segmente sua base de leads

Você provavelmente já deve ter recebido emails que não possuem produtos que são do seu interesse. Normalmente, uma vez que as pessoas recebem esses tipos de email, elas se descadastram daquela lista. No entanto, em alguns casos, emails que não são abertos podem reduzir a credibilidade do remetente, o que aumenta a chance do mesmo ser classificado com SPAM.

Uma maneira simples de resolver este problema é segmentar sua base de leads. Essa estratégia dependerá do tamanho da sua imobiliária. Mas, em geral, dividir sua base de leads permite que você desenvolva campanhas de email de imobiliárias mais bem direcionadas.

email de imobiliária spam

Por exemplo, suponha que existam vários apartamentos de baixo custo em um conjunto habitacional. Existem várias pessoas entre seus leads que gostariam de saber desta oportunidade. No entanto, certamente, existem pessoas que estão em busca de casas maiores e em uma faixa de preço totalmente distinta.

Ao ter sua base de leads segmentada, você consegue enviar emails somente para quem estaria em busca desses apartamentos. Adicionalmente, ao evitar “incomodar” o restante da sua base de leads com ofertas que não os interessam, você terá uma maior chance que eles abrirão os próximos emails que receberem.

3. Seja misterioso

Ninguém resiste à um mistério, isso é fato! E é por isso que várias campanhas de email que recebemos exigem um click para ver a oferta em questão. Logo, uma sugestão para sua campanha de email de imobiliária é buscar ser um pouco misterioso e chamativo.

Algo que costuma funcionar bem no setor imobiliário é citar as características de uma oportunidade sem citar o local ou o valor. Por exemplo, você pode criar algo assim: “quer morar em um local calmo, aconchegante, conectado à natureza e, ao mesmo tempo há apenas 15 minutos do centro da cidade? Clique aqui e veja como.”

email de imobiliária casa

Este é, naturalmente, apenas um exemplo, mas a ideia é que seu cliente precise clicar em algo para ver exatamente qual o objetivo da campanha. É importante que você capture a “essência” da sua oportunidade e crie um texto chamativo e misterioso.

Você pode então redirecioná-lo para uma landing page com fotos (ou renderizações) da oportunidade, além de, obviamente, um telefone de contato ou um formulário, para que algum corretor entre em contato.

Uma dica nessas campanhas é: não avalie apenas a taxa de cliques. Uma vez que elas tenderão a ser maiores devido ao teor de mistério da campanha. Analise também a taxa de sucesso da campanha como um todo. Número de unidade vendidas, número de clientes que entraram em contato, entre outros dados são essenciais para avaliar a verdadeira efetividade da campanha.

4. Utilize imagens e evite textos longos

No momento de criar a sua campanha de email de imobiliária evite escrever textos longos. Em geral, o email marketing visa vender um produto, e não explicar a política da sua imobiliária. Portanto, seja breve no que diz respeito ao texto.

email de imobiliária texto

Para valorizar o email, uma dica é utilizar imagens. Na verdade, essa não é uma mera dica, a utilização de imagens é algo essencial. No exemplo que comentamos na seção anterior, por exemplo, poderíamos incluir a imagem de casas próximos à natureza. Para imóveis em construção ou na planta a dica é utilizar renderizações.

No caso de renderizações, apenas certifique-se que as imagens utilizadas são relevantes e podem ser associadas ao empreendimento real. Não vale adicionar uma imagem de um prédio incrível com uma piscina para vender um apartamento cujo condomínio não possui tal recurso. São pequenos detalhes que servem para aumentar a confiança que seu lead ou cliente tem, com relação à sua imobiliária.

5. Utilize um email corporativo

A utilização de um email de imobiliária corporativo traz diversas vantagens. Primeiramente ela permite que o cliente tenha a impressão de maior profissionalismo. Além disso, somente pessoas da sua empresa podem utilizar um email do tipo [email protected] isso garante mais confiança no conteúdo.

Além disso, vale lembrar que você não precisa fugir da plataforma que você já está habituado. Por exemplo, se você sempre utilizou Gmail, ou outlook (antigo Hotmail), entre outros, você pode, facilmente, gerenciar seu email através destes provedores. Todos eles possuem tutorias explicando o processo, que é relativamente simples.

Através do ville Imob você tem acesso à um email corporativo através do Webmail. Assim você terá um email da forma “[email protected]”. Além disso, você consegue enviar emails e Newsletter através do seu CRM Imobiliário, incluso na plataforma.

Por fim, vale lembrar que é extremamente fácil utilizar outros serviços em conjunto com o ville Imob. Um exemplo é o ville Target, que permite a criação de campanhas de email marketing e possui diversas outras ferramentas. Faça já um teste grátis do ville Imob e aproveite essas vantagens.

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