Os portais imobiliários podem ajudar no processo de vendas? Este é um assunto que domina os escritórios de gestão estratégica das imobiliárias. Fato é que não existe uma receita pronta para determinar o que é bom e o que é ruim.

Entretanto, existe um processo que pode ser adotado para entender se faz ou não sentido para você anunciar nestes portais especializados. Acompanhe o texto para entender tudo sobre o assunto.

 

Portais imobiliários podem ajudar?

 

A resposta é sim e não. Tudo dependerá de uma série de critérios que você verá neste artigo.

Entretanto, é bom que se diga: os portais imobiliários podem ser uma mão na roda para quem já possui algumas definições bem encaminhadas, como público-alvo e os imóveis certos em carteira.

Para te ajudar neste aspecto, elaboramos uma série de situações do dia a dia do mercado que precisam necessariamente ser levadas em consideração. Seja se você vai vender online, offline, nas mídias sociais, via outdoor ou o que for, uma coisa precisa ser entendida: o comportamento do consumidor.

É isto que determina qualquer ação. Você precisa saber o que o seu consumidor está querendo e como ele está agindo para conseguir isto.

Assim sendo, após uma análise minuciosa do contexto, é importante levar para o ambiente online: como o consumidor se comporta diante da internet para encontrar imóveis? Acompanhe para ter um entendimento melhor.

 

 

O comportamento do consumidor

 

O comportamento do consumidor. Eis uma dúvida que muita gente em diversas áreas comerciais possuem. Esta não é uma abordagem simples. Não existe receita nem mágica para determinar um padrão comportamental. Afinal, o processo humano é muito diferente para um e para outro.

O que é importante para uma pessoa, pode não ser para outra e assim por diante.

Fato é que para determinar o comportamento do consumidor uma série de critérios devem ser abordados.

O primeiro deles, é definir onde você quer analisar o comportamento: online ou offline?

Neste caso, online. Queremos saber como o consumidor se comporta para procurar um imóvel novo na internet.

Entretanto, nunca podemos isolar as duas situações. Elas não são opostas. Muito pelo contrário, o online e o offline encontram-se em determinadas situações. Afinal, o comportamento humano acontece na vida real e é levado para a vida digital.

Entretanto, o ponto que queremos destacar aqui é o processo que o consumidor executa para encontrar o que está procurando.

Você já parou pra pensar que muitas dúvidas do dia a dia são respondidas com a ajuda do Google? Pois bem, levando para o âmbito imobiliário, não é diferente.

As pessoas irão sempre atrás de locais apropriados para encontrar o que elas querem.

Se buscam um celular novo, irão para uma loja do segmento. Se buscam uma geladeira nova, irão para uma loja específica. Entretanto, no caso das imobiliárias, para onde os consumidores irão para procurar uma casa nova? Você acertou se pensou nos portais imobiliários. Veja abaixo do que eles se tratam e entenda um pouco mais sobre eles.

 

Portais imobiliários – o que são?

 

Entender o comportamento do consumidor é fundamental. E neste passo, você já compreendeu que as pessoas procuram locais específicos para sanar dúvidas ou encontrar a solução para seus problemas.

Neste caso, falando especificamente de portais imobiliários, eles existem por um motivo: ajudar as pessoas a encontrarem imóveis para comprar, alugar ou vender. Ao passo de que você já percebeu que existem ramos e nichos que são específicos sobre algum assunto, é importante entender que o mesmo ocorre com imóveis.

 

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Portais imobiliários podem ajudar você a vender mais por um simples fato: eles são repletos de pessoas com alto potencial de fechar um negócio. Existe demanda. E basta você posicionar-se da forma certa para atingir este público alvo qualificado.

A convergência entre alguém que busca algo e alguém que oferece algo, acontece de forma natural neste aspecto. Afinal, todos estão lá por um único motivo. Ou alguns únicos motivos, relacionados ao mesmo assunto.

É claro que ter um site próprio ou elaborar campanhas de marketing digital para posicionar sua imobiliária de forma estratégia é fundamental. Não só fundamental, como determinante para um bom branding. Assim sendo, você não pode se confundir entre o que é melhor e o que é pior.

Não existe melhor e pior. Existem oportunidades em diversas áreas, basta você conseguir compreendê-las e aproveitá-las. O que é o caso dos portais imobiliários. Una o útil ao agradável e certamente poderá fazer bons negócios.

 

Quais os benefícios de anunciar em portais imobiliários?

 

Já entendemos o comportamento do consumidor e entendemos que é importante estar em lugares que seu público-alvo está. No caso, a internet. E, sendo mais específico, os portais imobiliários. Assim sendo, quais são de fato os benefícios de anunciar em portais imobiliários?

Será que é fácil? Será você perderá credibilidade por estar em um local tão “popular”? Entenda como você pode tirar proveito destas ferramentas eficazes.

 

A praticidade é incrível

 

Este não é um artigo para fazer propaganda para portais imobiliários. Entretanto, é importante ressaltar a praticidade que eles podem oferecer.

Diferentemente de um site próprio em que muitas vezes você precisa de uma série de recursos, em um portal imobiliário você terá assistência para os recursos e aprenderá a mexer em poucos minutos.

Eles são construídos para ajudar o público. Desta forma, você como anunciante estará com uma vantagem enorme, pois uma série de recursos, ferramentas e benefícios estão disponíveis para que você consiga fechar bons negócios.

Isto não é uma regra que você terá sucesso com seus imóveis nos portais, mas é uma forma de garantir que você tenha oportunidades de aproveitar o público-alvo certo.

 

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Há portais que oferecem ferramentas ainda mais avançadas, que permitem uma mensuração em seus anúncios para que você possa tomar atitudes estratégias. Ou seja, você poderá analisar os dados de acessos, cliques e impressões para, em cima disso, basear outras campanhas online para atrair ainda mais o seu público e, eventualmente, efetuar vendas.

 

A popularidade muitas vezes faz diferença

 

Como mencionamos anteriormente, ter um site imobiliário é fantástico. E trabalhar estratégias e campanhas online para atração do seu público-alvo é igualmente importante. Entretanto, para pequenas e médias empresas que não tenham muita popularidade no mercado, talvez uma boa estratégia seja justamente “pegar emprestado” a popularidade de um portal de imóveis.

Geralmente estes sites possuem muita relevância no mercado.

Como citado nos tópicos anteriores, as pessoas estão procurando por imóveis em locais que elas já conhecem e confia. E muitas vezes os portais imobiliários são justamente este elo entre quem busca e quem vende. A popularidade se dá neste sentido.

Além de popularidade, a credibilidade transmitida por estes canais também podem ser muito úteis ao seu negócio. Tudo que você precisará fazer é criar um perfil que seja atrativo para o público, com produtos interessantes e que supram alguma necessidade do mercado.

Afinal, produtos são justamente uma solução para algum problema. E quando você possui a melhor solução (produto), mais perto de fechar bons negócios você estará.

 

Facilidade para navegação

 

Os portais imobiliários podem ajudar em uma série de critérios. Inclusive nos critérios técnicos, como a facilidade para navegação. Sim, existem profissionais por trás de um projeto como este e eles estão dia e noite pensando em formas de proporcionar a melhor experiência possível para o usuário que está buscando um imóvel.

Como eles possuem muitos acessos e pessoas chegando de todos os lados, há um investimento muito grande no design de experiência (UX ou User Experience), que faz com que muitas vendas sejam convertidas ou, no mínimo, o processo seja iniciado.

E isto é uma facilidade enorme para quem busca potencializar o faturamento da imobiliária, visto que não precisará investir em recursos que os portais já entregam prontos.

 

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Dispensa a contratação de equipes para desenvolver um site

 

Como mencionamos no tópico anterior, a facilidade de navegação está muito associada a ter uma equipe extremamente profissional e competente. Pois elas podem estudar, durante anos, como o usuário se comporta dentro de um site. E a partir destes dados, construir a melhor plataforma para atender o público.

E outro benefício muito vantajoso para você anunciar nestes portais é justamente este processo de não ter que contratar muitas pessoas para reinventar a roda. É claro que você precisará de uma excelente equipe para o trabalho digital e a construção do seu site.

Entretanto, unir o útil ao agradável é sempre interessante. E certamente você conseguirá extrair muito potencial destes ambientes.

 

As pessoas estão procurando em locais específicos e você estará lá

 

Outro ponto muito benéfico para que você usufrua dos portais imobiliários, é a questão da presença do público. Já mencionamos anteriormente que é de suma importância estar onde seu público está. De nada adianta você anunciar seus imóveis em um site que vende automóveis, por exemplo.

Uma coisa não tem relação com a outra. Entretanto, anunciar onde seu produto é bem recebido é fundamental.

Os portais imobiliários estão prontos para receber seu conteúdo neste sentido. E as pessoas que estão por lá já estarão procurando por este assunto, o que é meio caminho andado. É o equivalente a anunciar seus imóveis no Google para aparecer para as pessoas que procurarem por ele.

As chances de gerar potenciais clientes é muito grande e você estará um passo a frente de quem ainda está selecionando potenciais compradores no topo do funil. Aliás, veja como o funil de vendas imobiliário pode lhe ajudar a construir ainda mais relacionamento e vendas.

 

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Como anunciar em portais imobiliários

 

Portais imobiliários podem ajudar. No entanto, como anunciar neles? Há um processo que você poderá seguir, desde que entenda quem está do outro lado. Ou seja, faça testes e veja o que mais funcionará para você. Pode ser que quem está procurando uma casa luxuosa não esteja nestes portais.

Ou, pode ser que quem esteja buscando um apartamento para comprar em uma cidade pequena também não esteja. Os fatores precisam ser combinados e você deverá testar estratégias. Veja abaixo como potencializar os anúncios.

 

Encontre um profissional capacitado

 

Encontrar um profissional capacitado é uma das melhores coisas que você poderá fazer. Encontre alguém que possa ajudar você desde a realização do cadastro dos imóveis no portal, até o atendimento das pessoas que entrarem em contato.

Elabore uma estratégia que permita um contato mais humano e menos engessado com as pessoas que demonstrarem interesse. Busque proporcionar experiências de atendimento que vão além de tentar vender a qualquer custo.

É neste momento que você passará a direcionar seu público do portal para a sua imobiliária, e seu trabalho de branding e marketing começa. Ou seja, é muito importante que seu potencial cliente transmita a credibilidade e confiança que ele trouxe do portal imobiliário, para sua imobiliário ou para você.

 

Entenda o público-alvo do seu imóvel

 

Mencionamos anteriormente que os portais imobiliários podem receber diversos públicos. Embora todos estejam determinados a procurar imóveis, nem sempre o público-alvo certo estará lá. Ou em outros casos, pode ser 100% o público-alvo.

O mais importante é você entender seu imóvel e saber que poderia comprá-lo. Tendo esta informação e sendo justo com ela, ou seja, sem exagerar e sem alimentar falsas esperanças, você poderá conectar-se com as pessoas do portal imobiliário.

Faça testes para comprovar a eficácia de alguns anúncios, promova diversas chamadas diferentes com fotos diferentes e veja o que mais poderá dar resultado.

 

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Analise o que a concorrência já está anunciando

 

Plágio nunca é saudável. Entretanto, analisar o que sua concorrência está anunciando e como ela está anunciando, pode ser uma ótima fonte de ideias. Possivelmente o que eles estão fazendo, se estiverem fazendo há algum tempo, pode ser que esteja dando resultado.

E você poderá usar isto como pivô de suas estratégias, sempre considerando seus potenciais, ideais e, claro, produtos.

 

Busque por softwares que otimizem o seu tempo

 

Um dos fatores mais determinantes para o sucesso nos portais imobiliários é, sem dúvida, contratar um serviço que automatize ainda mais estas funções para você.

Uma integração inteligente, fácil e prática será, sem dúvidas, um diferencial em potencial para a sua concorrência. Além, é claro, de otimizar recursos que poderiam ser investidos em outros aspectos.

Nós, da Ville Imob, estamos à sua disposição para lhe ajudar com o nosso sistema de integração com portais imobiliários. Assim você otimiza o seu tempo e gera ainda mais resultados! Conte conosco!

 

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