Para se manter competitivo em um mercado com muita oferta faz-se necessário o bom e velho Marketing. Mas sabemos que grandes campanhas têm um custo elevado, e então, o que fazer? Se você é um corretor autônomo ou imobiliária e dispõe de pouco recurso para divulgação dos seus imóveis fique atento às nossas dicas para fazer seu Marketing Imobiliário!!
No cenário atual a internet é a grande estrela da propaganda. Segundo dados do Google, cerca de 90% dos compradores de imóveis utilizaram a internet para buscar o imóvel ideal. Existem diversas ações de baixo custo que você pode fazer no meio on-line, confira algumas delas:

Site:

O site é a sua vitrine na internet, é o local para expor todos os seus imóveis da forma mais detalhada e rica possível. Insira muitas informações, diferenciais, atrativos (comércio no entorno), fotos, vídeos e mapa de localização. Existem empresas que trabalham com modelos pré-prontos de Site + Websistma + Mobile a um custo acessível.
ville Imob – Modelos pré-prontos com diversas ferramentas e funcionalidades, otimizado para o Google, além de integração com os principais portais de busca.
Acesse: www.villeimobiliarias.com.br.

Portais Imobiliários:

Além de um bom site é interessante “viralizar” seus imóveis colocando-os disponíveis nos grandes portais de busca, que recebem inúmeras visualizações. Para que seu imóvel seja facilmente encontrado também é importante descrevê-lo detalhadamente, explorar imagens e vídeos, e utilizar as palavras-chave corretas. Alguns portais são pagos, mas é um investimento necessário.
Viva Real – De planos compactos para corretores até planos ilimitados para imobiliárias.
OLX, Bom Negócio, Trovit, Imobox, villeBusca – Gratuitos

CRM Imobiliário:

Estreite relacionamento com os clientes interessados e faça uma boa base de dados. O sistema de CRM é muito importante para cadastrar todos aqueles clientes que entram em contato com você seja por e-mail, cadastro no site ou telefone. Além disso, o sistema cruza as informações dos interesses desses clientes e mostra possíveis imóveis que se encaixam nesse perfil. Mas não basta só cadastrar os clientes, você tem que mantê-los informados, enviando novidades no mercado, oportunidades e imóveis de seu interesse. Alguns web sistemas oferecem essa ferramenta.
ville Imob – CRM incluso no pacote. Permite cadastro de clientes, cruzamento de informações, cadastro de visitas aos imóveis, entre outros benefícios.
Acesse: www.villeimobiliarias.com.br.

E-mail marketing:

Como havia dito não basta só cadastrar os clientes, tem que manter relacionamento. Envie promoções e informativos para seus clientes da base de dados. Mantenha-os sempre informados das novidades, dicas interessantes, lançamentos imobiliários, oportunidades (imóveis com preço promocional), comunicados, e-mail comemorativo em datas festivas, entre outros. É muito importante manter o relacionamento com o cliente e fazê-lo lembrar de sua marca. Algumas empresas oferecem o serviço de envio gratuito, limitado a um número de disparos. Existem empresas .
MailChimp – Gratuito para mailing com menos 2.000 nomes com até 12.000 envios ao mês.
Chegou Email – Planos diversos, para atender a todos os tipos de empresas.

Gerador de Anúncios Online:

É possível fazer um anúncio profissional e atraente, sem precisar fazer cursos de corel draw ou photoshop. Existem sites que geram anúncios A4 para exibir em vitrines ou catálogos impressos, e o melhor, gratuitamente. É super simples de fazer, basta escolher o modelo pré-pronto que deseja, inserir informações e fotos do imóvel e gerar o pdf, que pode ser impresso ou enviado por e-mail.
villeAnúncios – São disponibilizados alguns layouts gratuitos, mas você pode contratar um plano e ter acesso a mais layouts.
Acesse: www.villeanuncios.com.br.

Redes sociais

O que dizer das redes sociais … é o que há no momento!! Utilize quantas puder, seja o instagram para postar fotos, o slideshare para divulgar apresentações, o youtube para divulgar vídeos, ou twitter para postar conteúdo interessante e urls. O Google + tem aumentado sua popularidade em meio aos usuários. Uma facilidade dessa rede social é poder organizar os contatos em grupos, o que para o corretor de imóveis é interessante, pois o mesmo pode organizar seus clientes por tipo de imóvel de interesse.  O facebook é uma rede social bem completa, e muito acessada. É possível criar um álbum para cada imóvel com breve descrição na legenda, postar conteúdo com informações e dicas, ou seja, manter relacionamento com os usuários e divulgar seus imóveis. É interessante integrar e divulgar suas redes sociais em seu site.

Marketing de busca

É crescente o número de compradores que fazem a busca pelo imóvel ideal na internet, tendo em vista a praticidade, comodidade e quantidade de informações encontradas na internet. Campanhas de anúncios patrocinados do Google são muito eficazes, porém o custo não é tão acessível. Outra forma de melhorar sua posição na busca orgânica é a utilização de tags (título, descrição e palavras-chave) e publicação de conteúdo relevante. Existem várias técnicas que, se feitas em conjunto, ajudam seu site a aparecer bem posicionado nas buscas. Alguns sites pré-prontos já vem otimizados para os buscadores.

Não fique para trás no mercado, comece a fazer suas ações e ampliar a visibilidade de seu negócio, atraindo mais clientes e potencializando suas vendas.

 

Leslie Bravin
Dpto. Marketing
ville Imob – Gestão e Marketing Imobiliário
Soluções para Imobiliárias e Corretores

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