Em um mercado altamente competitivo, como é o mercado imobiliário, a utilização de tecnologias de ponta é uma ótima ideia. Nesse sentido, o setor de fotografia imobiliária vem crescendo muito para permitir a captura de momentos de ângulos cada vez mais ousados. No artigo do hoje, por exemplo, veremos como a utilização de drones no marketing imobiliário pode aumentar suas vendas e a percepção dos seus clientes quanto à sua imobiliária.

drones no mercado imobiliário drone foto

O que são drones?

Drones, para o propósito deste artigo, podem ser vistos como veículos aéreos não tripulados que, portanto, são controlados remotamente. Embora o termo e a definição abranjam uma vasta gama de dispositivos, os drones utilizados para fotografia comercial são, em geral, pequenos veículos aéreos com quatro hélices e uma câmera na parte inferior.

Os drones foram criados, inicialmente, pela indústria bélica americana, algo comum com várias tecnologias. Mas, com o tempo, o dispositivo foi sendo utilizado por outras pessoas e com diferentes propósitos.

Drones no marketing imobiliário visam a captura de imagens e vídeos dos imóveis. A ideia é mostrar o imóvel de um ângulo único, relativamente incomum, assim o corretor consegue chamar a atenção do cliente. Veja abaixo um exemplo de uma foto da praia de Cancun tirada com o auxílio de um drone.

drones no mercado imobiliário cancun

Principais vantagens da utilização de drones no marketing imobiliário

Como já dissemos neste artigo, a competitividade do mercado imobiliário é um dos grandes fatores que levam os corretores e as imobiliárias a adotarem novas técnicas e estratégias de marketing. Nesse contexto, o drone fornece uma vantagem tecnológica, e por ser ainda pouco utilizado no Brasil, vai, certamente, garantir que sua imobiliária se destaque. Vamos ver algumas das principais vantagens:

Investimento inicial baixo

Há alguns anos, a compra de drones com máquinas fotográficas era algo possível apenas para pessoas e empresários com bastante recursos financeiros. Atualmente, no entanto, os dispositivos estão cada vez mais baratos e podem produzir fotos e vídeos de alta qualidade.

Você pode optar pela compra do equipamento, o que exigiria que você se qualificasse para pilotar e tirar fotos com o drone. Embora seja possível aprender a pilotar o drone por tentativas,, como o equipamento pode ser danificado, recomendamos que você busque alguns cursos, presenciais ou online. É possível até mesmo encontrar vídeos com aulas gratuitas no YouTube.

Mas, se preferir, pode também procurar por empresas especializadas no ramo, ou até mesmo profissionais independentes. Após uma pesquisa de mercado, você verá que o custo final para realizar a captura de fotos será bem menor que o imaginado.

Estratégia de marketing mais ampla

As fotos e os vídeos capturados utilizando um drone são únicas pois oferecem uma perspectiva e um ângulo único. Por esse motivo, é importante utilizá-las nos anúncios publicados no seu site imobiliário ou nos portais imobiliários que você utiliza. Isso certamente atrairá a atenção do seu cliente, pois a imagem será diferente, comparada com a maioria das imagens que ele encontrar no mesmo portal.

Mas, agora imagine como a divulgação deste conteúdo, em uma rede social pode viralizar. As fotos e os vídeos podem ser tão incríveis que seus seguidores podem decidir compartilhar as imagens por acharem muito interessantes, independento do desejo de compra de um novo imóvel. Isso mostra como a utilização de drones no marketing imobiliário poderá aumentar seu alcance e sua influência nas redes sociais de maneira significativa.

Separamos um vídeo que achamos extremamente interessantes no YouTube, criado por uma imobiliária americana, o vídeo mostra várias imagens de uma casa a venda. Veja abaixo e se impressione com os ângulos. Caso você queira procurar por mais conteúdo deste tipo, recomendamos a utilização, também, de termos em inglês na sua busca, assim você encontrará mais exemplos. Um termo que retorna vários resultados no YouTube é o “drone real estate”.

Melhor pós-venda de imóveis vendidos na planta

Ao contar com um serviço de capturas aéreas, você pode realizar vídeos incríveis que mostram toda a evolução da obra de ângulos únicos. Você pode, por exemplo, capturar o terreno antes mesmo que qualquer obra tenha sido iniciada, e, então, você segue realizando várias capturas ao longo da construção do imóvel. Ao fim você precisará apenas editar todo o conteúdo e mostrar ao cliente no dia de entrega das chaves.

Muitas pessoas podem ver isso como um custo adicional desnecessário, uma vez que seu cliente já efetuou a compra. Mas pense da seguinte maneira, o conteúdo criado terá duas funções:

-Cativar o cliente que já efetuou a compra: Um vídeo desses tornará a experiência de compra de seus cliente única. Ele verá o próprio imóvel ou o edifício em cada uma das etapas e isso certamente o tornará mais grato pelo serviço prestado por você. A fidelização de clientes no mercado imobiliário é essencial e, este tipo de estratégia pode ajudá-lo neste sentido.

-Conquistar novos clientes, especialmente em empreendimentos futuros similares: imagine que você conseguiu capturar todas as etapas da construção de um conjunto habitacional. Então você começa a trabalhar em um novo empreendimento similar, o material anterior será de extrema valia na produção de conteúdo para marketing e divulgação do novo empreendimento.

Observações finais

Existem alguns detalhes que precisam ser reforçados se você deseja iniciar a utilizar este tipo de recurso. Primeiramente é importante citar que uma capacitação será essencial, caso você opte por fazer todo o material por conta própria. A capacitação envolverá a utilização do drone e técnicas de captura de imagens aéreas. Novamente, existem cursos pagos e gratuitos, uma boa pesquisa e você conseguirá encontrá-los.

drones no mercado imobiliário drone foto exemplo

Outro ponto importante de ser dito é quanto à legislação. A Agência Nacional de Aviação Comercial (ANAC) tem uma série de regras quanto ao uso de drones. São regras simples e você pode acessá-las através deste link. Em resumo, não existe nenhuma regra que impede a utilização de drones no marketing imobiliário. Mas recomendamos a leitura do documento da ANAC e é importante que se sigam todas as regras estipuladas.

Por fim, vale sempre lembrar que, se você não possui um site imobiliário ou uma plataforma completa de gestão imobiliária, recomendamos o ville Imob. Nele você tem acesso à ferramentas como a integração social, nele você consegue postar os vídeos e as fotos facilmente nas redes sociais. Assim você consegue facilmente colocar em prática a estratégia de viralização citada.

Mas não é só isso, você também tem acesso à uma série de recursos como um site imobiliário com suporte à vídeos nas páginas dos seus imóveis. Sem contar no CRM Imobiliário, ferramentas de integração de portais entre outros. Faça logo um teste grátis e veja como nossa plataforma pode te ajudar nos negócios.

Banner horizontal fotografia imobiliária

Posts relacionados