Ter uma imobiliária digital se tornou uma das possibilidades mais plausíveis dessa era em que tudo é levado para o ambiente online.

É comum querer transformar processos convencionais em, agora, processos digitais. E durante este percurso, muitas dúvidas acabam surgindo. Inclusive, dúvidas relacionadas a funcionalidade e performance do famigerado ambiente online.

É comum corretores ou proprietários de imobiliárias se questionarem se vale ou não a pena migrar os serviços convencionais para os ambientes online.

Há quem acredite que o mundo somente será online daqui para frente. Mas, isto não deve ser levado em consideração de forma integral. Afinal, o digital só existe por conta do analógico. E o online, só existe devido ao offline.

Partindo deste ponto de vista, vamos te ajudar a construir o setor digital da sua imobiliária, de maneira profissional, planejada e focada na busca de resultados.

Assim, você evita uma série de problemas e seu foco pode estar exclusivamente na sua realidade e de seus prospectos. Entenderemos tudo a seguir.

Vamos lá?

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Imobiliária Digital: Vale a pena fazer?

Fazer uma imobiliária digital não precisa ser um bicho de sete cabeças.

É claro que para quem nunca teve contato com o meio, algumas coisas podem ser um pouco mais difíceis de entender. Mas, não se assuste. Vamos te ajudar a compreender de forma lógica e racional o processo para construir a sua imobiliária voltada ao online.

Ou, pelo menos, dedicar uma parte da equipe para estar a frente da proposta.

A verdade é que hoje em dia, estar presente digitalmente é muito mais do que uma tendência ou uma inovação. É fundamental para que sua marca cresça e ganhe mais relevância.

O online não é uma simples ferramenta. Mas sim, é um estilo de vida. As pessoas estão online o tempo inteiro. E aprender a conduzir sua imobiliária por estes caminhos é algo essencial para participar, então, da vida das pessoas.

Assim sendo, muito mais do que valer a pena, estar presente digitalmente é sinônimo de crescimento do seu negócio. E para te ajudar, separamos um passo a passo para que você possa iniciar este processo o quanto antes. Ou, melhorá-lo, se for o seu caso.

Acompanhe.

Como fazer uma imobiliária digital – Passo a passo

Para criar uma imobiliária digital ou mesmo levar a sua para o mundo online, não é preciso reinventar a roda. Na verdade, você precisará de poucas ferramentas.

Porém, estas ferramentas exigirão uma grande demanda de energia para que fiquem ajustadas e alinhadas com o seu plano de negócios.

Assim como qualquer outro processo ou mudança de hábitos, é preciso entender que nada acontecerá da noite para o dia. É preciso trabalhar com o fator tempo e interpretar o longo prazo como o “destino final” do projeto.

Você precisa ter um objetivo muito claro para cada ferramenta e, com base nisso, acompanhar o crescimento. Separamos quatro passos que você poderá começar a colocar em prática ainda hoje. Veja:

  • Ter um site responsivo e bem estruturado é o início de tudo;
  • Você precisa de um CRM imobiliário profissional e que atenda suas realidades;
  • É preciso criar uma cultura digital na imobiliária;
  • Treine muito bem sua equipe para que saibam lidar com as tecnologias;

Não se preocupe. Falaremos sobre cada um destes itens a partir de agora. Assim, você terá muito mais confiança e entenderá melhor cada etapa. Vamos lá?

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Ter um site responsivo e bem estruturado é o início de tudo

O primeiro passo para entrar de vez no mundo online, é ter um site responsivo para a sua imobiliária. Pode parecer ultrapassado ter um site. Afinal, com a chegada das redes sociais fica cada vez mais fácil de se conectar com as pessoas, não é mesmo?

Porém, um site é muito mais do que sinônimo de estar online.

Ter um site responsivo e dedicado para sua imobiliária é uma forma de contrair um ativo muito poderoso para seu negócio. E, como você sabe, ter ativos é o que fará qualquer plano de negócios prosperar.

Diferentemente de uma rede social que, por mais que tenha sua excelente contribuição para uma imobiliária digital, não oferece segurança e visão de longo prazo.

Pense o seguinte: imagine que do dia para a noite, a sua melhor rede social, com mais seguidores e engajamento, saia do ar. Seja por falência da empresa, seja por encerramento das atividades ou qualquer outro motivo.

Neste caso, você acaba de perder o contato com seus seguidores, pois era dependente da rede social para isso. E com isso, tudo que havia planejado em cima da rede social, acaba indo também por água abaixo.

E um bom site surge justamente para que você não passe por este problema. O site é seu. A mídia é sua. O controle é seu e, acima de tudo, você tem possibilidade de inovar como quiser.

Pois é a partir do site imobiliário que você poderá hospedar e oferecer seus serviços de locação, venda e processos documentais.

Você precisa de um CRM imobiliário profissional e que atenda suas realidades

O segundo passo, é ter um bom sistema de CRM imobiliário.

De maneira integrada com seu site ou ambiente de negociação digital, o CRM poderá gerenciar, otimizar e produzir resultados de maneira automática.

Este sistema é capaz de armazenar dados, priorizar vendas, categorizar clientes, indicar documentos e alertar para renovações e vencimentos.

Ou seja, é um trabalho que você terá que fazer de qualquer jeito. Mas, ter a ajuda de um “robô” é o que deixará sua imobiliária trabalhar e render de acordo com a velocidade do mundo digital.

Pense que estar online é, ter em suas mãos, o poder de atingir quantas e quais pessoas você quiser. E gerar volume de negócios nesta quantidade pode ser um grande desafio. Principalmente se você não tiver as ferramentas corretas.

E, caso algo saia do controle, será muito fácil você sentir que precisa “abandonar” o digital. Quando na verdade, tudo que você precisa é de uma gestão e otimização mais adequada a nova realidade.

E um bom CRM imobiliário poderá oferecer tudo isso, de forma que você possa focar naquilo que é mais importante: estratégias, prospecção e vendas.

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É preciso criar uma cultura digital na imobiliária

O terceiro passo, é começar a pensar no digital muito mais como uma cultura, do que como uma ferramenta ou uma oportunidade de negócios.

Conforme mencionamos anteriormente, este movimento não é apenas uma tendência que vem e passa. O digital se tornou um estilo de vida e ficará por aqui por muito tempo (para não dizer para sempre).

Então, você precisa se adequar a isso e entender que o seu negócio precisa trabalhar pensando também no online. Afinal, as pessoas estão conectadas o tempo inteiro.

Para uma simples pesquisa ou consulta, as pessoas abrem o Google. Verificar quem está de aniversário, as pessoas abrem o Facebook. Para assistir uma aula ou a um tutorial, o YouTube está a disposição de todos.

E tudo isso acontece de maneira praticamente automática. Ou seja, hoje em dia a internet faz parte de quem são as pessoas. Diferente de alguns anos atrás, onde estar conectado era uma novidade e se reservava um tempo do dia para “navegar na internet”.

Hoje, isso é automático, a todo instante e de forma praticamente robótica.

E colocar a sua marca imobiliária neste mundo é mais do que importante para estreitar os laços com o consumidor. Uma imobiliária digital é capaz de estar na vida das pessoas para que, no longo prazo, bons negócios possam surgir. E para isso, criar uma cultura digital internamente entre sua equipe, é essencial.

Olhe para o digital com carinho.

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Treine muito bem sua equipe para que saibam lidar com o digital

E por fim, algo que muitas vezes acaba passando despercebido: o treinamento da sua equipe imobiliária. Conforme mencionamos anteriormente, criar uma cultura digital é fundamental.

Afinal, é preciso muito mais do que saber mexer em uma ou outra ferramenta. Pois não se trata de ferramentas. Se trata de estilo de vida.

É preciso entender o comportamento do consumidor no mercado imobiliário, entender suas necessidades e angústias e, com isso, construir valor para que os negócios possam surgir.

Além disso, você deverá ter estratégias digitais muito bem fundamentadas, com base em objetivos claros e lógicos.

Conforme mencionamos anteriormente, não tente reinventar a roda. Use o que dá certo e o que já existe. E fazer com que sua equipe se qualifique para estes processo é, sem dúvida, um investimento importantíssimo.

Para complementar sua leitura: 07 estrategias de marketing imobiliario digital.

Quais as vantagens de fazer uma imobiliária digital?

Fazer uma imobiliária digital é um dos passos mais importantes que você pode dar. Afinal, o digital veio para ficar. E estar presente neste ambiente é fundamental. Mas, o que de fato pode mudar na sua empresa, caso opte por iniciar atividades no ramo digital?

Iremos entender alguns pontos abaixo, veja:

  • Praticidade, flexibilidade e menos burocracia;
  • Fortalecimento de marca – Branding nos canais digitais;
  • Amplas possibilidades de expansão do negócio;
  • Otimização de recursos;
  • Muito mais segurança de dados e informações;

Falaremos sobre cada um deles de forma detalhada para que você possa entender antes de colocar a mão na massa. Então, continue lendo.

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Praticidade, flexibilidade e menos burocracia

Todo mundo quer ter um negócio que seja prático e flexível para os gestores e para os clientes.

Afinal, muitas vezes é isto que garante a realização de bons negócios e a prosperidade financeira. E estar online é, sem dúvida, uma das melhores alternativas para que você consiga alcançar estes objetivos.

Estar online faz com que sua imobiliária possa oferecer processos mais ágeis, rápidos, sem deslocamentos e tudo na palma da mão do prospecto. E isto, por si só, já é um diferencial incrível perante a concorrência.

Fortalecimento de marca – Branding nos canais digitais

O segundo aspecto que torna a presença online da sua imobiliária uma vantagem competitiva, é o fortalecimento de marca. Afinal, as pessoas estão conectadas o tempo inteiro. Seja através das redes sociais ou seja fazendo buscas no Google e YouTube.

E estar no meio destes canais é o que fará a sua marca mais forte, pois estará participando ativamente da vida das pessoas. E quanto você ajudar elas de alguma forma, o poder será ainda maior. Como por exemplo, quando você usa o marketing de conteúdo a seu favor, que é uma forma de captar a atenção de prospectos ajudando eles com algum assunto.

Amplas possibilidades de expansão do negócio

O ambiente digital faz com que a sua imobiliária possa ter uma projeção de crescimento muito grande.

Afinal, há diversos tipos de públicos na internet. E ter uma imobiliária digital faz com que você possa alcançar estes públicos de maneiras muito ágeis, práticas e instantâneas.

E isto, quando colocado em um plano de médio e longo prazo, pode significar um crescimento exponencial de seus negócios. Pois, com o tempo, cada prospecto captado poderá vir a se tornar um cliente. E, com isso, o faturamento da empresa acaba crescendo também.

Já escrevemos aqui como captar leads imobiliários de maneira profissional para que sua imobiliária possa crescer no digital.

Otimização de recursos

Outra excelente vantagem de ter uma imobiliária digital, é a questão da otimização de recursos.

Quando se está online, se economiza com espaços físicos e até mesmo com contas fixas (como luz e aluguel). Afinal, estar conectado é o que importa. E ter contato com os prospectos de forma profissional é tudo que você precisa.

Inclusive, você pode ter uma equipe totalmente remota, otimizando diversos tipos de despesas.

Muito mais segurança de dados e informações

E por fim, estar online é também sinônimo de segurança de informações.

Seja com a implementação de um SSL em seu site, ou mesmo com o armazenamento dos arquivos em nuvem. Tudo isso faz com que a transição de dados e informações sejam completamente confidenciais. Logo, as chances de perder arquivos são relativamente pequenas.

Você pode contar com a Ville Imob para ajudar a sua imobiliária se digitalizar. Contamos com serviços e produtos especializados para que você possa dar este passo com profissionalismo e segurança.

Boas vendas!

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