O Certificado SSL para site imobiliário pode parecer um assunto técnico e até difícil de entender. Mas a verdade é que o mesmo é simples e muito intuitivo.

Entretanto, poucas pessoas têm acesso ao que realmente é importante para montar um site profissional e bem estruturado. Uma série de impeditivos muitas vezes são colocados e a imobiliária acaba desistindo de um potencial muito grande para o negócio.

No artigo de hoje, vamos mostrar o quão simples é entender este método e, além disso, vamos mostrar como você pode ter um site construído da forma correta. Acompanhe.

Saiba mais sobre o Certificado SSL para site imobiliário

O certificado SSL para site imobiliário é um critério técnico a ser observado por quem está desenvolvendo o portal. Este critério está relacionado a segurança do usuário e a navegabilidade do site. Entretanto, entender como funciona este processo é algo que todos deveriam saber. Visto que é uma forma de se proteger e de garantir mais acessos ao site.

Antes mesmo de você sair pela internet buscando alguma empresa que venda o SSL sem nem mesmo saber do que se trata, vamos abordar o assunto de forma objetiva, porém, completa. E para falar mais sobre um aspecto tão importante na vida das pessoas, não podemos pular as etapas. Entender o motivo da criação do SSL e da onde ele veio é fundamental. Assim sendo, acompanhe abaixo para entender tudo.

A segurança dos dados na internet é assunto sério

Não é de hoje que se discute segurança dos dados na internet. Você já parou para pensar que todos os inputs (informações, interesses, etc) que você demonstra na internet, vai parar em algum lugar? Sim, a internet é um ótimo lugar para buscar informações, aprender, estudar e fazer bons negócios. No entanto, dar um passo para trás neste entendimento é fundamentalmente importante para que você esteja sempre protegido ou protegida.

Assim sendo, a segurança dos dados na internet é um assunto sério. Talvez você já tenha visto notícias de ataques a sites famosos e vazamento de informações, como aconteceu com o Facebook diversas vezes e outros grandes portais. Quando algo assim acontece, as equipes técnicas que trabalham por trás da segurança dos dados agem imediatamente para descobrir qual foi a falha e, assim, consertar.

certificado ssl para site imobiliário

Pois bem, com o passar do tempo, cada vez mais foi-se percebendo a necessidade de ter padrões de segurança mais eficientes em sites, aplicativos e qualquer meio de acessar a internet. A vulnerabilidade das informações na rede fez com que milhares de desenvolvedores individuais e equipes grandes de programadores começasse a pensar como proteger estas informações. Seja um conta que o usuário eventualmente pudesse criar, seja uma compra onde ele precise digitar os dados do cartão de crédito.

O tempo passou, muitos problemas ocorreram, milhares de pessoas ao redor do mundo foram afetadas com instabilidades de segurança em sites e, finalmente, um método eficiente fez-se presente. Estamos falando, então, dos certificados de segurança SSL – Secure Socket Layer. Um componente simples, porém extremamente eficiente para que as pessoas pudessem navegar com mais segurança na internet. Assim, a troca de informações pela rede ficou mais prática, segura e muito menos exposta. Mas, o que é um certificado SSL e como ele funciona para proteger nossos dados? Acompanhe.

O que é um certificado SSL?

O entendimento básico das motivações para criação dos certificados SSL é fundamental. Agora que você já conseguiu entender que a troca de informações na rede era algo vulnerável, estando a disposição de muitas pessoas, é hora de entender como este problema foi resolvido.

Basicamente, um certificado SSL é uma prova de que você está navegando em um ambiente seguro na internet. E para o site, ter um certificado SSL significa ter muito mais credibilidade. Em linhas gerais, é isto. Porém, vamos explicar mais profundamente a seguir.

Entretanto, antes precisamos entender como enxergar um certificado SSL em um site imobiliário e como fazer isso de forma prática. Basicamente, você terá que olhar para o navegador e verificar, ao lado esquerdo, se há um cadeado e a variação “HTTPS” antes do endereço do site. Por exemplo, no caso do site Ville Imob, vai estar assim: “https://www.villeimobiliarias.com.br”.

Mas, caso não tenha o HTTPS antes do endereço, o que fazer? Bom, neste caso você deverá tomar muito cuidado e, de preferência, nunca fornecer informações pessoais como senhas ou dígitos do cartão de crédito. Pois o site não contém nenhum certificado de segurança e ele aparecerá apenas como “HTTP”. Entenda a diferença entre HTTP e HTTPS logo abaixo.

certificado ssl para site imobiliário

Entendendo o que é o HTTP

Como mencionamos anteriormente, a internet não começou com os certificados SSL já instalados nos sites. Todos os sites apenas possuíam uma hospedagem, condicionando o endereço do site ser apenas HTTP. Por exemplo, caso a Ville Imob não tivesse o SSL instalado, o endereço do site seria assim: “http://www.villeimobiliarias.com.br”. Sem o “S” de secure ao final.

Assim sendo, o HTTP é uma variação do endereço na rede sem nenhum dispositivo de segurança e sem nenhuma forma de criptografar os dados fornecidos para o endereço. Ou seja, caso o site fosse invadido ou sofresse algum tipo de ataque, as informações contidas nele poderiam ser expostas de forma integral e legível, sem nenhum método anti-cópia ou anti-leitura. O que era extremamente grave e, posteriormente, fomentou a criação dos certificados de segurança.

Entendendo o que é o HTTPS

Já o HTTPS é justamente o contrário do HTTP. Enquanto que no tópico anterior o endereço do site não contém nenhuma forma de segurança na transmissão de dados, neste caso contém. O “S”, neste caso, significa secure. Ou seja, o HTTP é seguro. Para entender de forma ainda mais objetiva, a transmissão de dados está segura.

Assim sendo, podemos constatar que a conexão segura com o site é protegida justamente pelo certificado SSL. Ou seja, ele será responsável por criptografar os dados das pessoas e transformá-los em códigos ilegíveis. Assim, quando o site sofrer algum tipo de ataque ou invasão, nenhum dado será vazado de forma que alguém possa ler ou usar as informações.

Saiba mais sobre:

 

Qual o motivo de usar um certificado SSL no meu site?

Somente pelos dados e informações fornecidas anteriormente, já seria motivação suficiente para você ter um certificado SSL para site imobiliário. No entanto, podemos aprimorar e construir ainda mais motivações para que você instale um certificado ainda hoje, caso não tenha. Entre outras situações de segurança, um certificado que proteja o dono e o usuário do site de possíveis vazamentos de informações, há uma série de outros critérios extremamente relevantes a ser levados em consideração.

No que diz respeito a sua reputação perante os motores de buscas, credibilidade passada para as pessoas que estão online e, obviamente, a segurança delas. Veja três motivos básicos para ter um certificado SSL em seu site imobiliário.

1- Muito mais relevância para o Google

Quando construímos um site, buscamos um objetivo: aparecer para as pessoas. Quem faz este trabalho, na grande maioria das vezes, são os buscadores da internet. O Google é um exemplo mais próximo de todos. Porém, o Bing ou Yahoo trabalham da mesma forma. Basicamente, para você ser enxergado pelos mecanismos de buscas e, posteriormente, eles mostrarem seu site para as pessoas, você precisa ser alguns critérios.

O SEO para imobiliárias (Search Engine Optimization) é uma forma de construir posicionamento no Google e aparecer toda vez que alguém procura sobre seu assunto. Porém, as técnicas de otimização vão muito além das estruturas textuais e palavras-chaves. Estamos falando também dos quesitos técnicos. E, neste caso, ter um certificado SSL é fundamental.

Ele é uma garantia extra de que o Google note o seu site como relevante e, acima de tudo, confiante. Caso haja uma ausência de certificados de segurança, automaticamente o Google deixará de ranquear o seu site nas buscas orgânicas. E isto é muito prejudicial para os negócios no médio e longo prazo, pois seus concorrentes poderão estar muito bem posicionados. Ou seja, demonstrar para o buscador que você está preocupado com o usuário é uma ótima forma de fazer com que ele coloque seu site nas primeiras posições.

certificado ssl para site imobiliário

2- A segurança do seu usuário é importante

Além do fator técnico de SEO, que faz com que seu site cresça ou não no Google ou outro buscador, o fator da segurança do seu usuário é fundamental. Quando você estiver planejando seu site imobiliário, você deve ter um foco único: a melhor experiência para o usuário. Quando alguém acessa seu site imobiliário, você não espera fechar uma venda no primeiro acesso e nos primeiros 2 minutos de navegação. Existe uma construção da venda antes que ela seja oficializada.

Por isso, proporcionar um ambiente seguro é uma foram de deixar seu possível cliente confiante e confortável. Imagine você, acessando um site sobre determinado assunto e ser avisado ou notificado pelo navegador que este site não é confiável? A primeira coisa que a grande maioria das pessoas fará é fechar tudo no mesmo instante. Afinal, ninguém sabe quando um vírus ou um vazamento de informações pode acontecer, não é? E, com um certificado SSL, você estará facilmente prevenindo estas situações.

3- Credibilidade para quem acessa o site

Neste caso, o exemplo mencionado anteriormente ainda é extremamente válido. Imagine você, acessando um site sobre determinado assunto e a todo momento o navegador informar que o ambiente não é seguro, com mensagens em vermelho aparecendo na tela? Não é confortável, não é mesmo? Pois bem, este é o pensamento que você precisa ter quando for desenvolver um projeto de site para imobiliária.

Faça com que seus potenciais clientes sintam-se confortáveis e seguros dentro do seu site. Automaticamente, você ganhará alguns pontos de credibilidade perante a sua concorrência. Além do mais, esta é uma alternativa para demonstrar profissionalismo ao usuário. Ele entenderá que o local foi pensado para que ele navegue a vontade e com segurança. E isto é ótimo e fundamental para o processo de decisão de compra em um futuro próximo.

certificado ssl para site imobiliário

Se você não tiver um SSL em seu site estará em desvantagem

Não há como pensar em alguma vantagem em deixar de ter um certificado SSL para seu site. Aliás, não existe nenhuma vantagem. Caso você opte por não contratar um protocolo de segurança adequado, estará abrindo mão de um mercado incrível que é a internet. E, nos dias de hoje, não ter presença online é praticamente suicídio. As pessoas estão conectadas e você precisa, necessariamente, ir até elas. Veja dois motivos com que ter um site imobiliário sem certificado SSL é desvantajoso.

1- Perante os buscadores de internet

Aqui ocorre o processo inverso. Quando você tem um protocolo de segurança (certificado SSL) instalado em seu site, os buscadores irão entender que você está no caminho certo. E quando você não tiver, o que acontece? Basicamente, você fica para trás. As únicas chances que você tinha de aparecer nas pesquisas do Google, Bing, Yahoo, entre outros, estão praticamente zeradas e anuladas.

2- Perante sua concorrência

Se a sua concorrência tiver um certificado SSL e você não tiver, o problema é ainda maior. Além de não ranquear e não aparecer com relevância para potenciais clientes, quem irá aparecer é a sua concorrência. E isto é basicamente abandonar a competição, visto que seu sites estará muito para trás na corrida por novos clientes no meio digital entre o médio e longo prazo.

Como instalar um certificado SSL para site imobiliário?

Pois bem, agora que você já entendeu como é importante ter um certificado SSL no seu site, é hora de instalar um. Mas, como fazer isso? Você terá duas opções: fazer você mesmo ou optar por alguma plataforma que já tenha este benefício.

certificado ssl para site imobiliário

Contratando um profissional técnico ou programador

Caso opte por contratar um profissional técnico e fazer de forma individual, você precisará encontrar uma empresa que comercialize os certificados, comprar um protocolo e instalar no seu site de forma que todas as URLs estejam elegíveis ao SSL.

Contratando plataformas com SSL já presente

Entretanto, caso você ache a primeira opção muito complicada, poderá fazer de forma automatizada. Assim sendo, contrate uma plataforma que você poderá fazer seu site de forma prática, pensado para a área imobiliária e ainda receber um certificado SSL já instalado. A Ville Imob é um exemplo de plataforma 100% customizável e com certificado SSL já devidamente instalado. Você poderá fazer seu cadastro e começar seu site ainda hoje de forma profissional, proporcionando credibilidade para seu público e, consequentemente, mais vendas.

estrategias digitais para venda de imoveis