Ter estratégias de marketing imobiliário é uma forma de trabalhar de maneira direcional. Ou seja, com um caminho bem definido e que precisa ser percorrido através de ações. No entanto, nem sempre é fácil descobrir quais são as melhores maneiras de fazer isso. A definição de uma estratégia, seja ela qual for, estabelece muitos obstáculos até que chegue-se em algo relevante. E no marketing também. Por isso, veja hoje como você poderá levar sua imobiliária para outro patamar e crescer! Acompanhe o texto.

Estratégias de marketing imobiliário – o que são

Antes de entrarmos em um assunto tão importante, que são as estratégias de marketing imobiliário no âmbito digital, precisamos entender o que de fato é isso. Muito se fala em elaborar estratégias e ter um plano. Mas, como isso deve ser feito de forma prática? Escrevendo em um papel? No computador? No post-it?

Vamos entender o que é uma boa estratégia e o que é uma má estratégia de forma geral.Vamos começar falando do que é uma estratégia ruim.

Basicamente, uma estratégia ruim não é caracterizada por algo que não deu certo. Afinal, não sabemos o que pode acontecer no dia de amanhã. Não existe estabilidade e isso precisa ficar claro. No entanto, podemos elencar uma má estratégia como aquela que não sabe muito bem pra onde vai, da onde veio e o motivo de estar ali. Ou seja, quando não não fundamentadas as motivações para acreditar que alguma ação é importante, na verdade, não é importante. É apenas aleatoriedade.

É claro que para empreender e ter uma imobiliária de sucesso, precisamos testar. Não existe receita mágica. Porém, ter um norte ou uma direção clara do ponto de vista objetivo é muito importante. Mas quando as estratégias traçadas não levam a conquista deste objetivo de forma alguma, ela é uma má estratégia. Ou pelo menos, uma estratégia equivocada que poderia funcionar em outro momento.

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Agora, uma boa estratégia é exatamente o contrário do que mencionamos anteriormente. Ela está preparada para apontar para um único lugar: o objetivo principal. Por exemplo, se o seu objetivo é captar mais clientes para a sua imobiliária através do Facebook, a primeira estratégia a ser determinada é: como fazer isso? Através de conteúdo? Anúncios? Vídeos ao vivo? Depoimentos? Ações com influenciadores da região do imóvel? Existem dezenas de estratégias para outras dezenas de objetivos. E tudo que você precisa fazer é elaborar uma que torne possível atingir o que você deseja.

Na teoria parece muito fácil e óbvio, não é mesmo? Mas acredite, na prática é mais difícil do que parece. Pois na prática temos que lidar com diversas variáveis que podem ou não estar no nosso controle. Além de que estaremos lidando com a ação do tempo: nada é do dia para a noite. E pode levar tempo até suas estratégias de marketing imobiliário despontarem! Veja como estruturar esta operação e seguir pelo caminho certo.

Como estruturar uma boa estratégia com base na sua imobiliária

Agora que já entendemos o que é uma boa estratégia (de forma geral e ampla), vamos entender como podemos estruturar boas estratégias de marketing imobiliário.

Conforme compreendemos anteriormente, uma estratégia precisa ser a descrição de como percorrer um caminho. Ou seja, como chegar em determinado objetivo. Assim sendo, ela precisa também estar adequada a toda empresa para que tudo funcione conforme o esperado.

Afinal, do que adianta você desenvolver uma estratégia para vender um imóvel que talvez nem esteja ainda disponível? Este é um exemplo superficial, mas acredite, acontece. Desorganização interna é um dos principais problemas que qualquer gestor de marketing pode enfrentar.

Pois tudo que ele planejar, poderá barrar em burocracias ou outros tipos de empecilhos gerados por conta do alinhamento de setores. Portanto, o primeiro passo para elaborar ótimas estratégias de marketing imobiliário, é fazer isto em conjunto com toda imobiliária. Todos precisam participar e saber o que está acontecendo. Pois esta é a única forma de todos remarem para o mesmo lado em prol de um objetivo.

Para montar uma boa campanha de marketing, ela precisa seguir os ideias e vontades da empresa. Neste caso, sua imobiliária. Entenda o seu plano de negócios de forma que ele possa ajudar neste processo. Assim você poderá não só fazer um plano de um mês. Mas sim, um plano de longo prazo, pra mais de um ano. Isto não só é benéfico para ter um rumo. Mas é também benéfico para deixar tudo organizado e saber exatamente o que precisa ser feito em cada etapa.

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Alinhamento com todos os departamentos

Para aprofundar um pouco mais o alinhamento de uma boa estratégia de marketing, vamos entender a relevância do alinhamento entre departamentos.

Há quem acredite que cada setor é responsável por uma tarefa. De forma canalizada, sim. Mas de forma ampla, com um olhar macro para um bom plano de negócios, todos os setores precisam estar alinhados. Desde a recepção que atenderá os clientes de uma forma planejada, até o CEO (se tiver).

Ou seja, quando você estiver desenvolvendo um plano para vender um imóvel, você não poderá fazer isso sozinho. Precisará de informações muito importantes vindas de outros setores. Por isso, o primeiro passo é justamente alinhar toda a equipe e toda a visão da empresa. Para, somente depois, decidir quais passos dar e quais objetivos buscar. Mas, o que seria um objetivo? Veja abaixo.

Foco – qual seu objetivo?

Tenha foco! Parece simples, mas não é. Foco é algo extremamente importante que muitas vezes não é levado a sério. Mas, como ter foco? Dando um passo atrás e verificando os objetivos.

Ter foco “grátis” não adiantará de nada se você não souber no que focar. Por isso, estabeleça objetivos claros. E estes objetivos deverão ser com base no que a sua imobiliária busca. Pode ser faturamento, pode ser vender um imóvel antigo, pode ser alugar o dobro de apartamentos com relação ao ano anterior, enfim.

Há vários e você deverá elencar o principal. A partir do momento que o objetivo principal for elencado, você deverá ter foco para conseguir atingi-lo. E isto geralmente não acontecerá da noite para o dia. Por isso, você precisará ter um plano com estratégias igualmente bem pensadas e que direcionem as ações. Agora sim você poderá trabalhar focado, pois sabe o que deve fazer e como!

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Não esqueça do norte do seu plano de negócios

Mencionamos esta etapa anteriormente e ela deve estar em todos os processos da sua imobiliária: o plano de negócios. Qual o norte do seu? Este documento, que pode ser simples (não precisa de burocracias e perda de tempo), é ideal para estabelecer as formas que sua imobiliária irá ganhar dinheiro.

Se o seu plano de negócios é nichado, por exemplo, prevendo um faturamento com base apenas no aluguel de quitinetes, você deverá montar ações e estratégias para marketing imobiliário em cima disso. De nada adiantará querer fazer mil e um negócios, pois isso não funcionará. Foco!

Aborde o marketing como um todo

Agora que entendemos a importância de interligar tudo ao marketing, não podemos esquecer de que o marketing também é um todo! Ou seja, há pessoas que acreditam que o marketing é ramificado entre digital e offline. Mas isso não existe. O que existe é marketing! E você pode criar estratégias de marketing de diversas formas, inclusive, digital.

Porém, tudo deverá ser feito de forma que o marketing em si seja bem projetado, com base nos objetivos, no plano de negócios, nas necessidades da imobiliária, etc. Dentro da esfera digital, há diversas formas de criar uma presença de marca. Pode ser no Facebook ou outra rede social, pode ser através de blogs, pode ser através de um canal no Youtube para atrair pessoas que preferem vídeos, pode ser através de influenciadores, enfim. As formas são inúmeras. Como escolher a certa?

Bom, não existe a certa. Existe a que se adeque a tudo que já explicamos anteriormente. Talvez o que você precisa não é de uma campanha no Facebook, mas sim, no Youtube. Ou talvez o seu público prefira leituras e um blog seja a melhor forma de fazer marketing. Não há regra! Há estudos e testes. Por isso, acompanhe 7 estratégias de marketing para imobiliárias que você pode implementar.

7 estratégias de marketing digital para imobiliárias

Para que o seu trabalho na elaboração deu ma boa estratégia de marketing seja facilitado, listamos 7 formas de construir um plano consistente e que possa atingir suas expectativas. Acompanhe:

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1. Comece por um bom objetivo

Esta é a primeira etapa. Continuaremos a bater nesta tecla: tenha um objetivo! Esta é a única forma de construir uma boa estratégia. Não faça de forma equivocada, achando que a aleatoriedade poderá apresentar bons resultados. Contar com a sorte, sem fazer o menor esforço para que ela apareça, não é aconselhável. Veja como traçar um objetivo:

  • Saiba o que você quer vender;
  • Saiba o que você quer alugar;
  • Saiba quantos novos clientes você quer captar;
  • Saiba quanto você quer aumentar o faturamento;
  • Saiba quantos potenciais clientes você quer captar;

Esta é a forma mais básica de estipular objetivos: metrificando e estabelecendo “quantidades”.

2. Geração de conteúdo na internet

Agora que você já tem o seu objetivo bem definido, é hora de optar por uma (ou mais) estratégias de marketing para imobiliárias. A geração de conteúdo na internet, neste caso, pode ajudar e muito na conquista de seus objetivos. Você pode fazer isso com um blog, por exemplo.

Um blog é uma ótima porta de entrada para potenciais clientes (iremos explicar no próximo tópico), pois você conseguirá atrair pessoas que estejam interessadas no seu assunto. Se você falar sobre imóveis, por exemplo, as pessoas que irão ler seu conteúdo chegarão a ele pois já estarão procurando sobre isso. E uma das melhores formas de fechar negócios é justamente com pessoas que já querem saber sobre o produto. O processo de venda em si fica mais facilitado.

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3. Atração de potenciais clientes (leads)

A captação ou atração de potenciais clientes, mais conhecidos como leads, é uma forma de gerar ativos que poderão gerar receita em um futuro de médio e longo prazo. Conforme mencionamos no tópico anterior, você pode fazer isso com a geração de conteúdo. Além disso, também pode captar estes potenciais clientes com campanhas no Instagram ou Facebook, através de anúncios.

4. Ofereça iscas digitais (valor agregado) em troca de contatos

Para que a captação de potenciais clientes funcione, você precisa oferecer algo em troca do contato destas pessoas. Por exemplo, se você estiver falando de imóveis em determinado bairro de São Paulo, poderia oferecer (exemplo) um guia de como escolher o melhor bairro para morar em SP. E as pessoas teriam acesso a este guia a partir do momento que disponibilizassem o e-mail para contato. Assim, você ganha um lead e entrega valor.

5. Segmente seus potenciais clientes e converse com eles

Depois que o processo de captação estiver bem estruturado, você pode começar uma segmentação interna. Ou seja, divida os seus leads entre categorias que façam sentido para elaborar diálogos e oferecer produtos. Sua lista pode ter pessoas de diversas faixas-etárias, classes sociais e profissões. E você terá ainda mais assertividade no seu marketing quando entender quem é seu público de fato!

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6. Faça campanhas de remarketing

Campanhas de remarketing nada mais são do que uma forma de fazer um marketing novamente para alguém que já teve algum contato com sua imobiliária. Por exemplo, você pode fazer uma campanha no Facebook somente para pessoas que visitaram o seu site ou uma página específica do seu site. Esta é uma ótima forma de manter-se conectado com quem tem interesse no seu produto.

7. Utilize um software de CRM

Como fazer tudo isso sem ter um bom software de CRM imobiliário? Impossível. Para que você otimize tempo e consiga colocar estas estratégias de marketing para imobiliárias em prática, um programa para gerenciar contatos e manter-se ativo com seus leads é importante. Por isso, conte sempre com o suporte da Ville Imob e tenha certeza de fazer suas campanhas de uma forma prática e otimizada, sempre visando o crescimento da sua imobiliária através do marketing digital e de boas ações. Bons negócios!