Certamente você já deve ter ouvido falar em CRM imobiliário. Entretanto, são tantos os termos que nos deparamos no marketing digital que, muitas vezes, podemos ficar em dúvida sobre o que determinada expressão significa, não é mesmo?

E com isso, nada melhor do que pesquisar e ficar por dentro do assunto!

Afinal, foi-se o tempo que apenas vendíamos casas e apartamentos sem se preocupar com a imagem que a nossa empresa tinha na internet.

Hoje, muito pelo contrário, a internet veio como uma ótima porta de entrada para bons negócios, desde que seja utilizada com ferramentas coerentes e que gerem resultados satisfatórios.

Dentre as ferramentas que citamos, você encontrará a possibilidade de investir em CRM para imobiliárias. Mas o que é isso? Quais são os benefícios?

Onde encontrar um suporte adequado para tal ferramenta? Essas e outras dúvidas serão todas respondidas em nosso artigo de hoje. Acompanhe a seguir e fique por dentro do assunto!

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O que é um CRM Imobiliário?

Antes de qualquer coisa, é muito importante que você compreenda o que é, de fato, o CRM imobiliário. Afinal, muito se ouve falar do mesmo, mas pouco se é explicado de modo coerente e que possa lhe ajudar.

A gente sabe que ele é importante, mas, por que ele é importante? Qual é o efeito que ele causa sobre o seu negócio?

Bom, em linhas gerais, CRM nada mais é que a sigla de Costumer Relationship Management, isto é, “gestão de relacionamento com o cliente”. Desse modo, esta informação por si só já diz muito sobre o que e por que esta ferramenta é utilizada, não é mesmo?

Ela é utilizada para gerar um relacionamento de qualidade entre você e o seu cliente. Mas não estamos falando de qualquer relacionamento. Afinal, as redes sociais, por si só, tratam-se de relacionamentos, não é?

Mas, no caso do CRM, estamos falando de um relacionamento estruturado e organizado. Você poderá trabalhar os seus clientes de acordo com o estágio do funil de vendas no qual o mesmo se encontra.

Isto é, é possível você apontar certos conteúdos, e-mails e contatos para determinado grupo, indo de encontro ao que aquela pessoa está verdadeiramente precisando naquele momento.

Você poderá, dessa forma, estabelecer diversas estratégias de comunicação com os seus clientes e potenciais clientes, desde o primeiro contato que ele terá com a sua imobiliária.

E assim, você vai “preparando” o mesmo para converter-se em uma compra efetiva. Tudo isso de uma maneira leve, natural, e sem acabar “forçando” a barra para conquistar o cliente.

Afinal, uma coisa é certa: quando pensamos em adquirir um produto ou serviço, logo consideramos o atendimento que recebemos, não é mesmo?

Pois é! Agora imagine receber um atendimento personalizado, e que demonstre preocupação com o que você precisa de verdade? Parece interessante, não é mesmo?

Por isso o CRM é tão importante. Pois ele lhe aproximará dos seus clientes e tudo isso de uma forma milimetricamente calculada, organizada e preparada, a fim de gerar um relacionamento próximo, mas, antes de qualquer coisa, saudável e estruturado.

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Será que o seu negócio precisa de um?

Agora que você já sabe o que é CRM imobiliário, é hora de pensarmos na resposta para um questionamento muito importante: será que o seu negócio precisa de um?

Será que a sua imobiliária necessita, de fato, deste tipo de relacionamento com os clientes? Bem, vamos analisar a situação de uma maneira prática: Você quer ou não criar um relacionamento interessante com o seu cliente? Acreditamos que sim.

Mas, o que você tem feito, até então, para estabelecer esta conexão com o seu público alvo? Você possui páginas no Facebook e Instagram? Criou um blog? Possui um site? Quais são os caminhos que levam a sua imobiliária até o seu público?

Pense em cada um deles, e como eles têm gerado resultados para o seu negócio.

É claro que estas possibilidades são muito interessantes e elas realmente criam uma aproximação com o seu público alvo. Mas, elas são apenas uma porta de entrada, e não podem ser simplesmente entendida como a única forma de estabelecer comunicação.

Afinal, você estará chegando pela primeira vez naquele prospecto, ou será que ele já conhece a sua imobiliária? Como você poderá saber a resposta para isso? Como você conversará com ele? De um modo mais superficial ou mais próximo, como se ele conhecesse o seu negócio?

Pois é! Você até pode se aproximar dos seus clientes utilizando as estratégias acima, mas e depois disso, como seguir com o relacionamento?

Apenas de um modo: organizando os seus leads de uma maneira inteligente, com o uso do CRM imobiliário. Sem ele, a conversa com o cliente pode ser vaga e você pode, consequentemente, estar perdendo importantes oportunidades.

Portanto, se o seu objetivo é se aproximar dos seus clientes, utilizando uma linguagem que combine com ele e o traga para mais perto, então o CRM é feito para você.

Mas, se você quer apenas uma linguagem mais superficial, um primeiro encontro e apenas um contato mais “de longe”, o CRM não será necessário.

Embora tenhamos a certeza que tudo que você mais quer é ficar perto do seu público, engajando o mesmo com a sua imobiliária e sempre aproximando-o do fundo do funil, ou seja, da venda em si, não é mesmo?

Para isso, aposte no CRM imobiliário! E, se você ainda tem dúvidas acerca deste tipo de ferramenta, acompanhe a seguir todos os benefícios que ele poderá gerar para o seu negócio. Vamos lá?

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Quais são os benefícios?

O CRM imobiliário aproxima você do seu cliente, isso já ficou claro. Mas, para isso, você deve estar pensando que existem outros meios de se aproximar e criar um vínculo interessante, não é?

Por isso, estamos aqui para também lhe apresentar quais são os benefícios que este tipo de estratégia pode desencadear no seu público alvo. Veja a seguir:

Otimização de tempo

O primeiro ponto que podemos destacar como uma grande vantagem de utilizar um bom CRM imobiliário é o fato de que o mesmo irá otimizar – e muito – o seu tempo.

Afinal, queremos que você reflita de uma forma objetiva: quanto tempo você leva para preparar a comunicação com o seu cliente? E ainda, quanto tempo você investe para falar com 10 potenciais clientes por telefone? Pois é.

Agora imagine que todo esse tempo de dedicação, que é feito de maneira “separada” para cada cliente, fosse organizada de um modo grupal?

E assim, você consegue direcionar e-mails que casam com a necessidade de 3 destes 10 clientes, enquanto envia um vídeo condizente com o que o restante necessita saber por agora.

Parece uma boa otimização de tempo, você não acha? É justamente por isso que destacamos essa vantagem como um ponto alto que precisa ser pensado.

Visto que sabemos o quanto tempo é dinheiro e precisa ser aproveitado da melhor forma, sempre cumprindo as obrigações, além de elevar os resultados em menos tempo.

Portanto, se você precisa de uma organização mais expressiva na hora de trabalhar a comunicação com o seu cliente, o CRM imobiliário pode ser um caminho muito interessante para ser seguido.

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Relacionamento mais assertivo

Seguindo o raciocínio do tópico anterior, podemos ainda pensar no relacionamento mais assertivo que você poderá desenvolver com os seus clientes e potenciais clientes.

Mas o que isso quer dizer? Bem, como mencionamos acima, se você quiser escrever um e-mail específico para três pessoas de sua lista, mas perceber que vídeos interessantes podem ser uma via melhor para o restante dos seus contatos, você poderá aproveitar isso utilizando o próprio CRM para imobiliárias.

Mas, como assim? Simples! Você poderá criar estratégias de comunicação que serão direcionadas para cada perfil de cliente. Além disso, você poderá agrupar os seus contatos de acordo com a etapa do funil em que se encontram.

Um exemplo seria o prospecto que chega neste instante em sua página ou no seu blog. Vamos supor que essa é a primeira vez que ele se depara com algum conteúdo acerca da sua imobiliária.

Aqui, em qual etapa ele estará? Isso mesmo, dentro do topo do funil. Desse modo, você deverá ter uma conversa um pouco mais superficial, e nada invasiva.

Mas sim, irá sustentar alguma solução interessante para algum problema daquela pessoa. Por exemplo, oferecendo um e-book que a ajude a compreender algo que, atualmente, tem sido a “dor” dela. O que acontece neste momento?

Ela poderá se interessar pelo e-book e assim ela deixará o e-mail para se tornar um lead.

Ao se tornar um lead, ela já começará a caminhar para o meio do funil. Nesta etapa você deverá continuar trabalhando o relacionamento com o seu cliente, mas de um modo um pouco mais próximo.

Vá adequando a linguagem na medida em que nota o seu prospecto se aproximando de você. Quanto mais vezes ele clicar, por exemplo, nos links de artigos do e-mail, mais pessoalidade você pode colocar nos textos que encaminha a ele.

Em pouco tempo, ele poderá notar o quanto os seus conteúdos valiosos têm sido uma ótima maneira de otimizar o dia a dia dele. E tudo isso sem deixar de lado aqueles que acabaram de chegar!

Isto é, você estará levando este prospecto para o fundo do funil, ao mesmo tempo em que estará recebendo novos potenciais clientes todo dia.

E é aqui que queríamos chegar com esta análise. Imagine, agora, você ter que fazer tudo isso manualmente. Separar quem está no topo, no meio e no fundo, e manualmente entrar em contato, seja por e-mail marketing ou até mesmo telefone.

Parece um tanto cansativo, não é mesmo? E realmente é!

Por isso que este mais um dos benefícios do CRM imobiliário. Pois além de você otimizar o seu tempo organizando o seu grupo de prospectos, você ainda estará enviando para ele conteúdos assertivos e que se encaixam verdadeiramente na necessidade dos mesmos.

Simples de compreender, certo?

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Segmentação

Ainda compreendendo a importância da comunicação assertiva, vamos pensar na segmentação.

Pois além de separar os seus grupos de leads de acordo com a etapa de funil que o mesmo está, é preciso que você compreenda em qual região cada qual se encontra, além das necessidades específicas de cada um.

Por exemplo, não dá para você encaminhar por e-mail o anúncio de um imóvel de luxo para um estudante que procura um apartamento compartilhado para alugar, certo?

Pois é… É preciso seguir uma segmentação para não se tornar aquela empresa invasiva e, de certo modo, que pratica spam.

Com o tempo e com o uso estratégico do CRM você vai conquistando as habilidades e moldando todo o seu sistema para que ele seja direcionado exatamente dessa forma.

E com isso, vá alcançando os seus clientes e potenciais clientes de um modo muito segmentado e bem estruturado.

Banco de dados com informações importantes

Por fim, o CRM também pode ser destacado como uma fonte de informações muito importantes sobre todos os seus leads. Ali você pode centralizar tudo que precisa saber acerca daqueles que, em algum momento, demonstraram interesse pelo o que você tem para oferecer.

E sabemos o quanto, nos dias atuais, informações são valiosas e inclusive há empresas que trabalham com a venda deste tipo de informação (o que não significa que seja válido, mas, apenas prova a importância de se ter um bom banco de dados).

Afinal, é a partir de informações como o clique em um link enviado que você poderá tomar decisões acerca dos seus prospectos, sempre desenvolvendo uma comunicação que se encaixe com a realidade e as necessidades do mesmo.

Como elaborar um bom CRM imobiliário?

Agora que você já sabe tudo CRM imobiliário, deve estar se perguntando: mas como trabalhar este tipo de estratégia? Por onde começar?

Bem, para isso é importante que você tenha uma boa plataforma imobiliária. Apenas ela lhe dará os subsídios para organizar os seus contatos e preparar uma comunicação direcionada e bem estruturada.

A Ville Imob, por exemplo, conta com a vantagem de lhe oferecer um CRM completo, intuitivo e muito efetivo.

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Assim você certamente terá a chance de conhecer um pouco mais sobre este processo e terá mais segurança na hora de pôr a mão na massa, não é mesmo? Aposte nesta possibilidade e eleve as suas vendas!

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