O corretor imobiliário é uma profissão bem reconhecida e popular. Todos nós sabemos que a melhor maneira de comprar um imóvel é através deste profissional. Além disso, é através de um corretor que sabemos dos imóveis disponíveis para venda ou é através dele que conseguimos colocar o nosso imóvel à venda. Mas e o consultor imobiliário, o que ele faz? Um corretor pode ser um consultor imobiliário?

As funções de um consultor imobiliário

Ao fazer uma pesquisa no site vagas.com vemos que o consultor imobiliário é um profissional cuja graduação mais comum é, na verdade, Administração de Empresas. As funções executadas por um corretor em geral são a prospecção e captação de clientes. Além disso, compra, venda e captação de imóveis são apresentados como funções comumente descrita nos anúncios das vagas.

Mas o que isso significa? Isso mostra que consultores imobiliários podem até trabalhar com a compra e venda de imóveis. Mas julgando pela graduação mais comum (Administração), podemos assumir que eles estão, em geral, focados na parte da gestão do negócio. Isso porque sabemos que para vender e captar imóveis é essencial ter registro no CRECI. E o registro só é obtido após a conclusão do curso em Transações Imobiliárias.

Agora, qual a função específica do consultor? Em geral consultores são chamados para ajudar em técnicas que são mais específicas de um gestor. Por exemplo, o processo de prospecção de clientes. Uma imobiliária pode contratar um consultor imobiliário para ajudar a captar clientes que querem comprar, vender ou alugar imóveis.

consultor imobiliário ideia

Outras imobiliárias podem contratar consultores para descobrir maneiras de tornar seus processos internos mais eficientes. E é claro, investidores também podem contratar consultores para descobrir mais sobre o mercado imobiliário local. Trabalhando para obter os imóveis ou bairros onde o retorno do investimento da compra de imóveis será maior.

Ou seja, o consultor de imóveis é quase um coringa. Mas ele precisa ter um grande conhecimento na área de gestão. Além disso, conhecer a economia local e o mercado imobiliário será essencial para conseguir aconselhar os clientes de maneira bem assertiva.

Características de um bom consultor imobiliário

Um consultor imobiliário deverá ter uma série de características mas vamos ver as principais a seguir.

Gosta de estar atualizado

Um consultor imobiliário deve saber todas as novidades do mercado. E isso inclui notícias que afetam só a cidade (como a construção de um novo supermercado, que pode valorizar uma certa região). Ou notícias globais, que afetam a economia como um todo (como variações cambiais).

Tem um grande desejo de ser desafiado

Aprender é a palavra-chave para um consultor de qualquer área. Ninguém chama um consultor quando a empresa está indo bem, o faturamento está ótimo e todos os sócios e funcionários estão felizes com o resultado.

consultor imobiliário desafio

Um consultor é chamado especificamente para resolver problemas. Ele é o profissional que vai chegar em uma empresa, descobrir os problemas e desenvolver soluções para os mesmos. E o interessante é que cada problema será diferente do anterior. Cada um terá suas peculiaridades e, mesmo no mercado imobiliário, cada cliente terá uma demanda específica.

Se você gosta desse ambiente dinâmico e desafiador, então ser um consultor é uma ótima ideia!

Tem empatia

Ser um consultor também dependerá de um certo grau de empatia. Você precisa conseguir se colocar no lugar do cliente. Assim você conseguirá ver melhor quais são os problemas do cliente e maneiras de resolver estes problemas que serão também interessantes para o cliente.

Ser assertivo e objetivo

É importante que o consultor consiga ver um problema e desenvolver soluções práticas. Conseguir olhar um labirinto e encontrar o caminho correto a ser perseguido é uma habilidade essencial para o consultor. E isso não é algo que todos nós temos.

consultor imobiliário objetivo

Além disso é importante saber apresentar estas opções ao seu cliente de maneira clara. Não adianta ver a solução do problema e não saber passar a solução para o cliente.

Como são os ganhos de um consultor?

Um consultor imobiliário pode até auxiliar no processo de compra e venda de imóveis, mas esta não é sua função principal. Por este motivo, em geral consultores em geral recebem por tempo trabalhado, podendo ser em horas, dias ou meses.

Isso é um dos principais diferenciais entre um consultor e um corretor. Um ganha por produção e o outro por tempo ou algum outro contrato.

É possível ser corretor e consultor imobiliário?

Sim! Mas tal decisão tem vantagens e desvantagens. A primeira vantagem é que ambos os campos são totalmente interligados. Sim, a função de um consultor imobiliário é totalmente diferente da função de um corretor imobiliário. Mas isso não significa que não é possível interligar os negócios.

consultor imobiliário negocio

Como um consultor, como já dissemos, você terá contato com imobiliárias, investidores e todos eles estarão em busca de informações sobre o mercado imobiliário. Investidores em especial estarão muito interessados em imóveis que mostrem um bom retorno financeiro no futuro.

Claro, isso mostra que você deverá ter cuidado para não confundir os negócios. Por exemplo, ao avaliar imóveis bons para investidores você não pode valorizar mais os imóveis da sua carteira. Trabalhar tanto como corretor quanto como consultor pode ser um ótimo negócio, mas é essencial saber conciliar ambos e evitar conflitos de interesse.

De fato, uma das dificuldades que você pode ter é estabelecer uma relação de confiança com imobiliárias. Os empresários que fazem a gestão das mesmas podem te ver como um concorrente ao invés de associar a sua imagem à de um consultor. A pessoa que auxiliará a imobiliária no processo de prospecção de clientes e captação de imóveis.

Mas se, mesmo frente à essas dificuldades você consegue conciliar ambas profissões, não se esqueça que ter o ville Imob é uma ótima maneira de tornar o trabalho de corretor mais prático. Assim você consegue simplificar alguns processos e ter mais tempo para dedicar ao trabalho típico de um consultor imobiliário. Que envolve avaliação de mercado e desenvolvimento de técnicas mais complexas.

Não deixe de fazer o nosso teste grátis aqui e ver como ficará muito mais fácil liberar tempo para dedicar à sua profissão de consultor. Boa sorte e bons negócios.

Posts relacionados