É essencial que um corretor possua um site imobiliário. Isso é um fato que nós já discutimos em diversos artigos neste blog. Mas, a compra e venda de imóveis online é um campo pouco explorado. Por esse motivo resolvemos fazer um artigo discutindo a possibilidade da adoção deste modelo. Será que é realmente possível?

Problemas com a compra e venda de imóveis online

Primeiramente é importante ver que imóveis não são bens que podem ser empacotados e enviados até o comprador. A dinâmica do mercado imobiliário é totalmente diferente da dinâmica de compra e venda de outros bens, como computadores e smartphones (mesmo os mais caros).

Isso porque, como dito, não é possível simplesmente enviar o imóvel ao proprietário. Além disso, a compra de imóveis exige o preenchimento de toda uma documentação. E, em diversos casos, quando existe a necessidade de financiamento, é necessário que o comprador vá até uma agência bancária para avaliar a possibilidade de aquisição de crédito.

Isso sem contar a óbvia necessidade de visitar o imóvel antes da compra. Para verificar o mesmo pessoalmente. Fotos, vídeos e plantas são ótimos. Mas visualizar materiais e o acabamento em si em pessoa pode ser essencial para a maioria dos clientes.

compra e venda de imóveis visita

Todos esses fatores tornam a compra e venda de imóveis online algo difícil. Principalmente no caso da documentação. Mas, para a maioria dos compradores tal negócio é simplesmente inconveniente, visto que ele não teria a possibilidade de avaliar pessoalmente a qualidade de um dos bens de maior valor que ele possuirá.

O que vem sendo feito para resolver estes problemas?

Documentação

No que diz respeito à documentação, existe um projeto chamado de “Escritura Simples”. Idealizado pelo Colégio Notarial do Brasil, o programa visa facilitar a emissão de escrituras. O que permitira que o processo de compra e venda seja simplificado. A ideia é que o comprador, vendedor ou imobiliária solicite a escritura online que um Tabelião cuidará de todo o processo.

Mas o projeto é recente e ainda está em fase de consolidação. Além disso, ainda é necessário que o cliente realize o agendamento das assinaturas. O lado positivo é que as taxas são as mesmas já pagas atualmente.

Fotos e a visita

No que diz respeito à visita é simplesmente impossível de substituir a visita do cliente. Se o cliente busca um imóvel para morar no mesmo, é essencial que ele realize uma visita. Somente assim ele conhecerá mais sobre a vizinhança, o local, e os demais detalhes que não podem ser observados em fotos.

compra e venda de imóveis vr

Existem tecnologias interessantes, como a realidade virtual, que permitem que o cliente visualize o imóvel com um certo nível de detalhamento. É uma tecnologia interessante e é, basicamente, o melhor que se pode oferecer em termos de imagem, sem que o cliente vá até o local. Mas ainda esta tecnologia está longe de ser perfeita, para este propósito em específico.

Quem realmente poderia buscar a compra de imóvel online

A compra e venda de imóveis online é um modelo de negócio que interessa, em geral, investidores. Eles compõem um grupo de pessoas que se beneficiariam pela compra de imóveis à distância. Naturalmente, isto não interessa à todos os investidores, mas é possível visualizar alguns grandes investidores se limitando à avaliar imóveis por fotos, vídeos e a expectativa de valorização.

Outro grupo de pessoas que pode se interessar pela compra online são as pessoas que moram no exterior. Existem várias pessoas que sonham com a possibilidade de se aposentar e ir morar em outro país. Neste contexto o Brasil é uma ótima opção, trata-se de um país que os gringos gostam, por causa das praias e da comida. Não é difícil imaginar alguém que queira passar por um longo período de férias ilimitadas por aqui.

compra e venda de imóveis negócio fechado

Mas a simplificação do processo de compra e venda pode facilitar a vida de todas as pessoas. Suponha que alguém esteja de mudança para uma nova cidade e goste de um imóvel que visualizou em um portal ou site imobiliário. Esta pessoa vai até a cidade, visita o imóvel e decide pela compra do mesmo.

No entanto, o comprador mudará definitivamente apenas em alguns meses. Além disso, ele não poderá ir até a cidade novamente até a mudança (por questões de trabalho, por exemplo). A gota d’agua é que o proprietário quer vender o imóvel rapidamente. Um processo de compra e venda de imóveis, mesmo que não seja totalmente online, mas que seja simplificado, poderia facilitar este tipo de situação.

É importante citar que já existem soluções para situações como estas. No entanto, as soluções não são tão simples e exigem que o comprador conheça alguém (ou um corretor) de total confiança no local.

Preciso me preparar para um futuro totalmente online?

Como já dissemos, é difícil imaginar um futuro em que as pessoas optem por realizar a compra e venda de imóveis totalmente online. Do ponto de vista do comprador simplesmente não é algo interessante. Já quem vende ainda procurará um corretor ou imobiliária de confiança. Afinal de contas ninguém quer correr o risco de ter um grande prejuízo.

Mas, isso não significa que não é preciso estar atento às novas tendências do mercado imobiliário. Pode ser que novas maneiras de lidar com a documentação facilite a vida de corretores. Pense na Escritura Simples, por exemplo, ela permite que todo o processo de aquisição de uma escritura seja feito sem sair de casa.

Simplificações como essa, para vários outros documentos, seriam ótimas para corretores. Já que o tempo de deslocamento diário poderia ser reduzido significativamente. Mesmo nos casos em que os imóveis e o cartório estejam na mesma cidade.

Mas, enquanto estas soluções não chegam ao mercado, o corretor pode continuar a se preparar. O primeiro passo é garantir que você tenha um site imobiliário. Ele será sua vitrine de imóveis, e você espera que as pessoas que tenham interesse entrem em contato graças ao seu site.

Outra necessidade é a criação de páginas nas redes sociais, que permitirão que você tenha uma identidade online. As pessoas te conhecerão melhor no mundo digital dessa maneira. Isto é essencial para o momento atual do mercado imobiliário. Se você ainda não possui um site imobiliário, recomendamos o ville Imob.

Com o ville Imob você tem acesso à uma plataforma completa, feita para o corretor moderno. Através dela você consegue criar um site imobiliário, divulgação de imóveis em redes sociais além de vários outros recursos. Faça já um teste grátis de 15 dias do ville Imob.

estrategias digitais para venda de imoveis

Posts relacionados