Todos sabemos da importância de ser pontual. É uma das melhores maneiras de demonstrar profissionalismo aos nossos clientes. E, além disso, ser pontual garante uma redução no nível de stress. Mas, mesmo sabendo disso várias pessoas ainda conseguem ser os “atrasados compulsivos”. Que são aqueles que insistem em deixar os clientes, parceiros e amigos esperando. Se você é assim, não deixe de ler este artigo discutimos sobre a importância de ser um corretor pontual.

Porque não somos sempre pontuais

Existem vários estudos sobre o tema da pontualidade. E alguns apontam motivos bem fora do comum para justificar a falta de pontualidade de algumas pessoas. Por exemplo, o psicólogo Oliver Burkman falou, em uma entrevista para a BBC, que os atrasadinhos fazem isso porque gostam de estar no controle da situação e ser o centro das atenções.

O psicólogo alivia a crítica ao afirmar que isso não é arrogância. Segundo ele, algumas pessoas crescem acostumadas a ter suas vontades e desejos realizados. E elas não fazem isso de maneira consciente, ou seja, chamar a atenção não é o que está na superfície dos pensamentos do atrasado.

Mas alguns estudiosos tem teorias diferentes para explicar as pessoas que tem problemas com relógio. É o caso de Diana DeLonzor, que prefere definir os atrasados como pessoas que são ou “acelerados” ou “otimistas”.

corretor pontual ampulheta

O primeiro (acelerado) gosta da adrenalina e de esperar o último segundo antes de começar qualquer atividade. Já os otimistas, sempre subestimam o tempo necessário para realizar uma atividade. Ou seja, um corretor otimista pode ser aquele que deixa para sair do escritório 20 minutos antes de uma visita. Mas o tempo necessário para chegar até o local costuma ser 30 minutos. Embora ele insista em acreditar que consegue fazer o percurso em menos tempo.

Os atrasados costumam ser criativos, positivos, otimistas mas também falham em ver a realidade.

Como são os pontuais?

Ser pontual é um traço que mostra mais autocontrole e percepção da realidade e do tempo. O corretor pontual é alguém que é mais cauteloso e se prepara para imprevistos. É o corretor que leva em consideração que se ele errar o caminho ele pode acabar gastando um bom tempo reencontrando a avenida certa.

Outra característica dos pontuais é que eles tendem a procrastinar muito menos. E talvez é por isso que nossa sociedade preza tanto pela pontualidade. Nós já sabemos que quem é pontual costuma ser alguém confiável.

Chegar cedo demais nem sempre é bom no entanto. Por exemplo, se o Google Maps te mostra que chegar até a casa do cliente para capturar as fotos leva 20 minutos. Não existem motivos para sair do escritório faltando uma hora para o horário do compromisso.

Chegar muito cedo pode deixar o seu cliente desconfortável. Principalmente nos casos de avaliações e fotografias. Que são situações em que o cliente pode estar aproveitando os últimos 15 minutos para arrumar a casa. Para garantir que as fotos serão muito bonitas e chamativas.

corretor pontual pulso

Mas, por outro lado, não custa nada sair do escritório com uns 10 minutos extras. Assim, você considera o tempo necessário para caminhar até o carro e também estacionar o mesmo (o Google Maps ainda não contabiliza o tempo necessário para essas atividades). E de quebra você deverá ter uns cinco minutinhos extras.

Se você chegar mais cedo e precisar esperar o cliente não se preocupe! Aproveite para pegar seu smartphone e ir lendo os emails, comentários nas redes sociais (profissional), e realizar outras atividades produtivas.

Estratégias para ser um corretor pontual

Utilize a estratégia dos 50%

Greg McKeown é um autor que já figurou na lista dos mais vendidos do New York Times. O livro que alcançou esta posição foi o Essencialismo. Ele propõe a regra dos 50%, onde você adiciona a metade do tempo que você estima que uma atividade irá demorar.

Por exemplo, se você acredita que a reunião com o cliente irá durar 40 minutos, você deixa reservado uma hora. Que é exatamente 40 min (a sua estimativa) mais os 20 min (50%). Esta estratégia é ótima para quem está constantemente atrasado. Mas ela pode ser ruim se você se atrasa apenas em algumas ocasiões.

corretor pontual relógio

Se você não acredita ter um grande problema com o tempo, mas gostaria de melhorar você pode tentar uma outra estratégia. Uma delas é a de simplesmente ter mais atenção no cálculo do tempo.

Como calcular o tempo

Muitas pessoas conseguem se manter pontuais para atividades que já conhecem, mas basta uma simples mudança na rotina que elas já perdem todo o planejamento. Saber calcular o tempo é uma ótima maneira de evitar este problema.

Funciona assim, não estime o tempo simplesmente, busque maneiras de realmente saber qual será o tempo necessário em cada atividade. Por exemplo, você pode usar o Google Maps para saber o tempo necessário para fazer um percurso de carro, ônibus (em algumas cidades) e a pé.

Assim, ao invés de calcular o tempo mentalmente, tentando puxar na memória qual foi o tempo gasto quando você passou por lá, utilize uma ferramenta mais precisa. Mas, sendo sincero, nem sempre o atraso é culpa do trânsito né?

Muitas vezes simplesmente acordamos muito tarde. Você percebe que só precisa de 30 minutos para tomar banho, comer e sair de casa e cria o hábito de acordar exatos 30 minutos antes. Mas no dia que um imprevisto acontece, você não tem sequer um único minuto extra para resolver o problema.

corretor pontual despertador

Utilize ferramentas produtivas

Uma maneira simples e prática de se tornar mais produtivo é utilizar ferramentas que otimizam seu tempo. Você pode utilizar algo como o gerador de contratos do ville Imob ao invés de escrever cada contrato individualmente. Ou você pode utilizar a nossas ferramentas de integração para postar imóveis em vários portais ou redes sociais mais rapidamente.

Ter um fluxo de trabalho mais eficiente permitirá que você tenha cada vez mais tempo livre ao fim do dia. Tudo depende de como você utiliza os recursos tecnológicos existentes.

E lembre-se, ser um corretor pontual ajuda em mais do que construir uma ótima imagem profissional. Pessoas pontuais costumam sofrer menos do stress diário e ter uma qualidade de vida melhor. Afinal de contas, o que é melhor: ficar parado no engarrafamento sabendo que você tem 10 minutos extras ou pensando que seu cliente já está te esperando?

E não se esqueça, se você gostou da ideia de usar a tecnologia como aliada na sua jornada de ser um corretor pontual, então você pode fazer o nosso teste grátis de 15 dias. Boa sorte e bons negócios.