WhatsApp: 27 99748-7465
Select Page

Atualizado em: 14 de Abril de 2021

 

Para que a venda de imóveis em portais imobiliários ocorra de uma maneira efetiva, é muito importante que seja trabalhado todo o marketing envolvido com este tipo de divulgação.

Afinal, não basta simplesmente publicar em dezenas de portais, não é? Mas sim, é preciso que estas publicações sejam feitas da maneira correta.

No entanto, nós da Ville Imob já lhe apresentamos diversas dicas de como fazer a descrição de imóveis e de como divulgá-los em portais imobiliários.

Porém, no artigo de hoje vamos lhe apresentar pontos que podem diminuir a sua probabilidade de fechar uma venda através destas plataformas.

Portanto, lhe convidamos para seguir em nosso texto. Assim você estará ainda mais preparado para impulsionar a venda dos seus imóveis. Há, e não deixe de assistir também o vídeo de nosso CEO Ramon Carvalho, logo abaixo:

8 erros que diminuem a venda de imóveis em portais imobiliários

Muitas vezes, os erros que apresentaremos abaixo podem passar despercebidos por nós. E sabe por quê? Porque eles estão simplesmente atrelados ao nosso comodismo.

Ou seja, possuem uma relação com o nosso famoso “piloto automático”. Afinal, quem é que gosta de errar propositalmente, não é mesmo?

venda de imóveis em portais imobiliários

Desse modo, o primeiro passo para fugir destes pequenos deslizes é justamente sair da zona de conforto. Para isso, é preciso observar a fundo como tem sido a sua estratégia de venda a partir dos portais imobiliários.

Apenas desse modo é que será possível diagnosticar erros que possam atrapalhar o seu desenvolvimento no mercado imobiliário.

Visto isso, vamos agora aos 8 erros que diminuem a venda de imóveis em portais imobiliários:

1- Erros ortográficos e gramaticais

Sim, este pode parecer um erro bastante simples, mas, na verdade, os seus potenciais clientes prezam muito por isso. Afinal, que tipo de credibilidade você poderá formar se simplesmente cometer deslizes gramaticais e ortográficos?

Pois é! E dependendo do seu público alvo, este tipo de erro pode ser visto como algo ainda mais impactante negativamente.

Portanto, cuidado com as palavras! Elas estão lá para cativar os seus prospectos, e não para “espantá-los”. É preciso ter cautela para que o texto flua de uma maneira natural, e que realmente atraia as pessoas que o leem.

Uma boa forma de manter tudo nos conformes é utilizando corretores automáticos, que podem te apontar onde há um erro gramatical ou ortográfico. Porém, lembre-se que nem todo corretor é capaz de apontar erros gramaticais, mas sim, apenas erros ortográficos, ok?

Ou seja, ele pode não apontar onde uma pontuação é válida ou não, mas pode simplesmente te avisar quando uma palavra for escrita de modo errôneo.

2- Imagens dos Imóveis de baixa qualidade

Outro erro comum que ocorre durante as tentativas de venda de imóveis em portais imobiliários é o de utilizar imagens de baixa qualidade para divulgar o empreendimento em questão.

Desse modo, o potencial cliente não tem a chance de conhecer de modo mais fidedigno o que é que você está vendendo.

E o erro não diz respeito apenas isso! Uma imagem de baixa qualidade, além de tirar o interesse do prospecto, pode também criar aversão no mesmo. Ou seja, existem pessoas que não terão interesse em conhecer o imóvel, por não terem uma imagem que desperte o interesse.

Porém, haverão prospectos que não irão gostar do imóvel, por conta de uma imagem ruim. E assim, ele acreditará que aquele empreendimento é ruim, mal acabado, mal decorado, etc. O que não é verdade!

Portanto, cuidado com as imagens que você divulga nos portais imobiliários. Elas são o primeiro contato que o seu potencial cliente tem com o imóvel.

Contudo lembre-se, que essa imagem deve receber por parte do software o mínimo de compressão e otimização em KB para que não fique lento o carregamento para o usuário de seu site.

E, portanto, precisam ser bem apresentáveis, editadas e bonitas. Caso contrário você poderá estar perdendo grandes chances de fechar vendas incríveis.

3- Descrições muito genéricas e pouco persuasivas

Não adianta divulgar o seu imóvel em inúmeros portais imobiliários, se isso for feito do jeito errado. Nem sempre o que é visto por milhares de pessoas é, necessariamente, algo bom e vendível.

Portanto, é essencial que você foque em uma criação interessante para a descrição do seu imóvel. Fuja da mesmice!

Pois muitos corretores apenas colocam descrições genéricas, como por exemplo, X quartos, X salas e X vagas na garagem. É claro que você precisa colocar todas estas informações na sua descrição, mas também é claro que apenas isso não irá persuadir os seus clientes.

Portanto, comece a praticar mais as técnicas de persuasão, principalmente com relação às descrições de imóveis. Por exemplo, no caso acima, além de dizer quantos quartos tem, você pode inclusive escrever sobre qual deles tem o prazer de ser visitado pelo sol da manhã. Isso é um atributo muito procurado, mas que poucas vezes é mencionado nas descrições de imóveis.

Além disso, você pode falar sobre o tamanho perfeito para um escritório completo para duas pessoas, em um dos cômodos. E assim, poderá chamar a atenção de quem trabalha em casa.

Contudo, o segredo está em cativar os seus prospectos, criando uma imagem mais positiva do imóvel e que combine mais com o dia a dia daquela pessoa.

Assim, além de parar para ler a descrição até o final, o usuário também adorará entrar em contato para ter ainda mais informações sobre o pagamento, por exemplo.

4- Falta de adaptação para o público alvo

Para que a venda de imóveis em portais imobiliários ocorra de uma maneira efetiva, você precisa considerar o seu público alvo. Isto é, embora existam técnicas específicas para a criação de descrições incríveis, é essencial que você trabalhe de acordo com as pessoas que terão interesse no tipo de imóvel que você está divulgando. Mas o que isso quer dizer?

Bem, quer dizer que você precisa assinalar qual é o seu público alvo antes mesmo de começar a escrever o seu texto descritivo.

Assim você saberá conversar com ele da melhor maneira, fugindo da ideia de criar algo muito vago e que não impacte pessoa alguma.

Por exemplo, você precisa escrever uma descrição de uma quitinete pequena, no centro de uma cidade. Como você escreveria esta descrição? Apontando para um público alvo de imóveis de luxo?

É claro que não! Ou então, você apontaria para uma linguagem do público mais jovem, e que procura um espaço deste tipo para morar perto da faculdade? Pois é!

venda de imóveis em portais imobiliários

A forma como você conversa com os seus potenciais clientes diz muito sobre as chances de se efetivar uma venda. Por essa razão, trabalhe uma conversa fluída. Estude a persona do seu negócio e desenvolva um contato interessante e bastante persuasivo.

5- Informações escassas de contato ou atendimento lento

Quando uma pessoa está procurando por um novo imóvel, independente da plataforma que ela usa para essa busca, ela sempre esperará um atendimento rápido.

E se você não estiver preparado para suprir esta necessidade, é bem provável que ela procure outro corretor ou outra imobiliária.

Portanto, cuidado para não cometer este erro quando for iniciar a sua venda de imóveis em portais imobiliários! Você precisa disponibilizar todo o tipo de contato possível para os seus prospectos. Pois assim eles se sentirão muito mais próximos de você.

Mas, além de divulgar diversos meios de contato, lembre-se de também atender de uma maneira mais ágil. Porém, isso não significa que você precisa atender a todo momento, ok?

Mas sim, o que estamos querendo dizer é que você precisa ser ágil, dentro do seu horário de atendimento.

E como o prospecto saberá qual é o seu horário de atendimento? Com você preenchendo a descrição do imóvel com este tipo de informação. Afinal de contas, dessa maneira ele saberá o quanto precisa esperar para ter um retorno seu, e não se sentirá “largado” enquanto consumidor.

Em suma, busque sempre disponibilizar diversos meios de comunicação, como WhatsApp, redes sociais, e-mail e telefone. Mas, mais do que isso, sempre estipule o seu horário de atendimento.

Assim o cliente se sente respeitado e você não se sentirá invadido aos fins de semana ou no meio da madrugada, por exemplo.

6- Atributos positivos “em exagero”

Uma coisa você tem que concordar conosco: quando você se depara com um anúncio, de qualquer tipo de produto, que atribui muitos elogios para a mercadoria, o que você sente?

Bem, grande parte dos consumidores se sentem inseguros e até mesmo com aversão a este tipo de divulgação.

Afinal, pode parecer nada modesta uma descrição com mil e um elogios para um produto, não é mesmo? Pois então, no caso dos imóveis, isso acontece da mesma maneira.

É claro que você pode, e deve, apontar todos os pontos positivos do imóvel que você está vendendo. Porém, tem que ter bastante cuidado para não transformar isso em elogio em excesso, que possa deixar a sua descrição cansativa e até mesmo irritante.

ville Imob

Portanto, o segredo é: apenas elogie aquilo que realmente seja um diferencial para o imóvel. Ou seja, não adianta apontar um benefício que praticamente todos os imóveis possuem. 

Mas sim, é preciso ir além! Se você quer elogiar, elogie algo que realmente impacte positivamente a mente da pessoa que estiver lendo.

7- Pouca ou nenhuma informação sobre a localização

A localização é um dos atributos mais importantes quando o assunto é venda de imóveis em portais imobiliários. Afinal de contas, as pessoas que buscam um imóvel também procuram por uma localização interessante, não é?

E se o seu empreendimento não apresenta informações quanto a isso para o prospecto, ele pode automaticamente perder o interesse.

Além disso, é importante você compreender que os próprios portais imobiliários trabalham por segmentação e, desse modo, entregarão o seu imóvel nos resultados de pesquisas por localização. Mas, se você não preencher estes pontos, como é que o seu imóvel será divulgado? Pois é!

A gente sabe que muito corretor têm receio de fazer a divulgação do endereço completo, por exemplo. Já comentamos este tipo de assunto em um artigo específico, e constatamos que o endereço é um atributo muito decisivo para o cliente.

Mas, se ainda assim você se sentir inseguro quanto a divulgação da localização, procure pelo menos apresentar características da rua e do bairro, por exemplo.

O importante é que você faça com que o seu prospecto se localize de alguma forma. Para que, desse modo, ele possa se sentir mais imergido na possibilidade de fechar um contrato com você.

8- Falta de otimização SEO para o Imóvel

Por fim, para que as vendas aconteçam de uma maneira mais natural e orgânica, você precisa também trabalhar o SEO de suas descrições em portais imobiliários.

Isto é, precisa focar na palavra chave de pesquisa e, dessa maneira, trabalhar todo o texto descritivo que você montará sobre o seu imóvel. Assim ele será ainda mais facilmente encontrado por aqueles que possuem interesse neste tipo de empreendimento.

É interessante utilizar uma plataforma como o ville Imob por exemplo, onde poderá fazer uma otimização SEO para cada imóvel no momento do cadastro ou edição do mesmo.

Utilize a integração para a venda de imóveis em portais imobiliários

Que a venda de imóveis em portais imobiliários é interessante, isso a gente já sabe. Além disso, hoje você já pôde aprender um pouquinho mais sobre os pequenos erros que podem estar atrapalhando o seu sucesso neste tipo de plataforma.

Mas talvez por algum motivo você ainda não esteja satisfeito com o seu trabalho nos portais… Acertamos?

Pois bem, acontece que a divulgação neste tipo de site pode ser bastante demorada. Afinal, são tantos que existem por aí, que você terá que tirar um dia inteiro, ou uma semana inteira, para divulgar todos os seus imóveis em todos os portais. Quando se dá conta, já perdeu horas e horas divulgando um único imóvel!

Como resolver este problema e impulsionar as suas vendas ainda mais? Bem, você pode utilizar uma ferramenta de integração com portais imobiliários como o ville Imob! Isso mesmo!

A ferramenta lhe ajudará a otimizar o seu tempo e divulgará o seu imóvel em diversos portais, de uma só vez! Assim você poupa tempo e torna a divulgação ainda mais fácil.

E, desse modo, poderá dedicar o seu tempo ao preparo de descrições completas e que realmente engajem os seus potenciais clientes. Para saber mais sobre a ferramenta de integração, clique aqui.

Temos certeza de que esta solução inteligente tornará o dia a dia da sua imobiliária ainda mais rico e organizado.

Conte com a gente e boas vendas!