SEO para imobiliária é tão importante quanto o bom atendimento ou a qualidade dos imóveis que você costuma anunciar em sua empresa. Mas, você sabe por quê? Simplesmente porque é a partir dele que você poderá aumentar o engajamento do seu conteúdo e assim gerar mais leads e vendas para o seu negócio.

Se interessou no assunto? Então não deixe de acompanhar o nosso guia completo de hoje. Nele você aprenderá tudo o que precisa saber para alavancar ainda mais a sua visibilidade na internet. Vamos lá?

O que é SEO para imobiliária?

Na verdade, o conceito de SEO é o mesmo para todos os nichos e segmentos do mercado. Deste modo, o SEO para imobiliária – assim como para qualquer outro nicho – significa Search Engine Optimization, que nada mais é do que a Otimização para os motores de busca.

Mas, o que isso significa? Significa que o conteúdo postado na internet precisa ser otimizado para que os motores de busca o encontrem mais facilmente.

Por exemplo: quando você pesquisa sobre dicas para fotos de imóveis no Google, o que aparece? Diversos links, certo?

Estes links precisam seguir as regras de SEO para permanecerem no topo das buscas do Google. E assim, o seu negócio passa a ser mais visto por muito mais gente. Afinal, haverá mais cliques no link que direciona para o seu site.

Simples não?

Em suma, o SEO para imobiliária nada mais é do que preparar o seu conteúdo para que o mesmo chegue ao topo das buscas das mais diversas ferramentas de pesquisas. Podendo ser do Google, do Yahoo ou do Bing, por exemplo.

seo para imobiliária

Por que o SEO para imobiliária é importante?

Você deve estar se perguntando: mas afinal, porque este negócio de “SEO” é tão importante? Ele é mesmo indispensável para o meu negócio?

E se você é do tipo de corretor que adora trabalhar com o desenvolvimento constante do seu negócio, e está sempre em busca de alternativas que potencializem as suas vendas, a resposta é: sim. Sim, é muito importante e indispensável! Simplesmente porque ele entrega os seguintes benefícios para o seu negócio:

  • Impacta mais pessoas: Automaticamente, quanto mais otimizado for o seu conteúdo, maiores serão as chances de ele aparecer na primeira página de pesquisas. A consequência? Você impactará mais pessoas e de diferentes lugares, aumentando a visibilidade do seu conteúdo e dos seus imóveis.
  • Gera mais valor: Quanto mais somos vistos, mais valor geramos para o nosso negócio. Afinal, os usuários passarão a enxergar o seu conteúdo cada vez com mais confiança, já que você está sempre aparecendo entre os assuntos que os mesmos pesquisam. Isto é, quanto mais respostas você entrega, mais bem visto você será. É assim que funciona a internet!
  • Converte mais prospectos: E a partir do momento que você gera mais confiança para a sua empresa, consequentemente você conquista mais leads e converte-os em vendas qualificadas e efetivas. Uma vez que pessoas pesquisam por soluções na internet. E assim que as encontram, não as largam por nada!
  • Vira referência no seu nicho: A partir dos pontos anteriores postos em prática, você também poderá se tornar uma referência no seu nicho. Ou seja, as pessoas começarão a visitar o eu blog/ site diretamente, sem parar para pesquisar nos motores de busca. E assim você ganha ainda mais engajamento com o seu conteúdo, impactando cada vez um público ainda maior.
  • Sai à frente de sua concorrência: Trabalhar SEO não é tarefa fácil. Requer dedicação, tempo e paciência. Porém, saiba que estes cuidados são essenciais para destacar você da sua concorrência. Afinal, quanto melhor posicionado você estiver, mais à frente você ficará daqueles que competem com você no mercado imobiliário.

Como fazer um bom SEO para imobiliária?

Agora que você já sabe o que é e já pôde compreender a real importância do uso do SEO para o seu negócio, é hora de aprender a como colocá-lo em prática. Para que assim você possa criar estratégias consistentes que realmente impactem um grande público e, a partir disso, gere ainda mais vendas e resultados para o seu empreendimento. Acompanhe a seguir:

seo para imobiliária

1- Conhecendo bem o seu nicho

Primeiramente você precisará conhecer bem o nicho do seu negócio, pois somente assim poderá trabalhar o SEO da melhor maneira possível.

Mas, o que isso significa? Significa que você precisará:

  • Conhecer o seu público: Para que o seu material – seja ele um anúncio ou um conteúdo para blog – funcione bem, é essencial que você conheça o seu público. Ou seja, você precisa pensar e pesquisar acerca dos assuntos que os mesmos buscam. Quais são as necessidades do seu público? Que soluções você pode entregar? Que resultados você pode mostrar? Assim você poderá listar os possíveis assuntos e temas que serão abordados no seu site/ blog.
  • Criar uma persona: A partir da pesquisa acima estando pronta, você poderá criar uma persona para a sua imobiliária. Mas, o que é uma persona? Uma persona é um personagem fictício que será o seu “alvo” quando você estiver criando os seus conteúdos na internet. Veja mais informações sobre como criar uma persona clicando aqui.
  • Trabalhar com dados específicos: A partir da mensuração feita acerca do seu público, automaticamente você poderá trabalhar com dados mais específicos. Ou seja, saberá por onde começar e por onde “terminar”.

2- Volume de pesquisas

A partir do momento que você já elencou bem os dados técnicos do seu nicho, é hora de fazer a pesquisa dos volumes de palavra chave.

Ou seja, vamos supor que você quer auxiliar os seus clientes a compreenderem mais sobre as regras da locação… O que você faz? Pesquisa o volume que cada palavra chave apresenta para este tipo de assunto.

Por exemplo: você encontrou a palavra chave “como funciona o contrato de locação de um imóvel”, com um volume de mil pesquisas por mês? Ótimo! Agora você precisará criar um conteúdo que responda a este questionamento do seu cliente.

Lembrando que existem diversas ferramentas capazes de mensurar o volume de pesquisas de uma palavra. Embora o planejador do próprio Google seja o mais utilizado.

3- Conteúdo relevante

Com os passos anteriores postos em prática, é chegado o momento de pensar na produção do conteúdo de fato.

Ou seja, não basta responder ao questionamento de uma maneira rápida e pouco conclusiva, hein? Da mesma forma que não adianta investir na famosa estratégia de “encher linguiça” para tentar criar textos e conteúdos longos. Uma vez que estas duas práticas podem – e serão – mal vistas.

Desta maneira, é essencial que você sempre crie conteúdo que seja verdadeiramente relevante. Nem grande demais, e tampouco super pequeno. Mas sim, o ideal para responder ao questionamento do seu prospecto.

Assim ele perceberá que a sua preocupação foi a de realmente entregar uma solução plausível para ele, fugindo da ideia de se sentir apenas mais um que foi parar no seu seu blog e se deparou com conteúdos nada interessantes.

Portanto, invista em produção de qualidade. Esqueça a quantidade e vise sempre a qualidade! As pessoas gostam de ler aquilo que gera valor, e não aquilo que gera espaço em um texto.

4- Imagens otimizadas

Não se esqueça de também se atentar para as imagens que são publicadas. Embora estejamos trabalhando com fotografia imobiliária e inevitavelmente as fotos acabam sendo “pesadas” demais, é essencial que você busque otimizá-las ao máximo.

Para isso, existem diversas ferramentas que comprimem a imagem. Ou seja, diminuem o seu “peso”, sem necessariamente diminuir a sua qualidade.

Dessa forma, a sua página será carregada ainda mais rapidamente, o que melhora o seu posicionamento nos motores de busca.

Pois você precisa compreender um ponto muito importante do SEO: os motores de buscas focam nos usuários, e não nos produtores. Isto é, estas plataformas sempre tentarão entregar qualidade para os seus usuários, encontrando os melhores conteúdos entre os produtores.

Dessa maneira, uma página que carrega mais rapidamente gera uma experiência mais qualificada para o usuário. E, portanto, se o seu site carrega de uma maneira ágil, automaticamente ele passará a ser mais bem visto. Subindo, desse modo, no ranking de  pesquisas dos buscadores.

Por fim, lembre-se de otimizar os atributos Alt da imagem. Mas, o que são estes atributos? Os mesmos tratam-se de uma “descrição” que é feita na imagem, para que os motores de busca possam lê-la. É por isso que você deve salvar o nome do arquivo de acordo com a palavra chave que você estipulou para o conteúdo.

seo para imobiliária

5- Textos otimizados

Além de otimizar as imagens com o tamanho adequado e todos os atributos preenchidos, lembre-se de sempre otimizar os seus textos. Para isso, você precisa:

  • Quebrar com subtítulos: Procure sempre quebrar o seu conteúdo com subtítulos. Assim você o divide de uma maneira mais interessante, deixando a leitura mais leve e fácil. Como acontece neste artigo que você está lendo agora.
  • Fazer listas: As listas (como esta) também são bem vindas. Elas organizam o material que você está disponibilizando, melhorando ainda mais a leitura e engajando ainda mais o usuário.
  • Apostar em parágrafos curtos: Os parágrafos curtos são essenciais para promover uma melhor escaneabilidade do material.
  • Utilizar as formatações em itálico e negrito: As variações em negrito e em itálico também são ótimas para melhorar a leitura ao longo do texto. Além de tornar o visual mais bonito e organizado.
  • Apostar em imagens para quebrar o conteúdo: As imagens são importantes tanto para ilustrar o seu conteúdo, quanto para promover um “descanso” na leitura. Afinal, sabemos que ler sem parar nenhum instante pode ser bastante desgastante. E, por essa razão, é essencial que você conte com “quebras” ao longo do artigo/ conteúdo.
  • Distribuir bem a sua palavra chave: A sua palavra chave precisa ser bem distribuída para que os mecanismos de buscas compreendam sobre o que o seu conteúdo está falando. Porém, cuidado para não “encher” de palavra chave, ok? Busque utilizá-la da uma maneira leve e natural. Pois o excesso pode apenas “punir” o seu site, ao invés de ajudá-lo.
  • Escrever introdução, desenvolvimento e conclusão: Busque sempre manter uma linha de raciocínio com introdução, desenvolvimento e conclusão. Embora você não precise dividir em capítulos com este tipo de nomeação, ok? Apenas forme esta divisão de um sutil, com subtítulos e quebras interessantes.

6- Divulgando nas mídias sociais

A partir do momento que você produz um conteúdo relevante, otimizado, com fotos interessantes e um título atraente, você poderá divulgá-lo nas suas mídias sociais. Afinal, é a partir delas que você receberá os seus primeiros visitantes.

Portanto, invista neste tipo de divulgação e dissemine o seu conteúdo (sem criar spam, claro) por diversos caminhos na internet.

7- Cuidados com a taxa de rejeição

Por fim, sempre acompanhe (a partir da análise de visitas do seu site) qual é a taxa de rejeição que o mesmo possui. Pois assim você poderá sempre buscar pontos de melhoria, até tornar o seu trabalho o mais alinhado possível com o que buscam acerca do seu nicho.

E, desse modo, o SEO para imobiliária poderá trabalhar ao seu favor.

seo para imobiliária

Trabalhe sempre o marketing de conteúdo

Contudo, trabalhar o marketing de conteúdo do seu negócio/ site é imprescindível para gerar vendas e leads para o seu empreendimento. Portanto, procure sempre trabalhar em melhorias que impactem diretamente no relacionamento com os seus prospectos.

E, para isso, nada melhor do que incluir todas as suas mídias sociais neste processo, não é mesmo? Assim você poderá trabalhar de uma maneira mais interessante na internet. Além de automatizar diversas atividades de marketing, que se fossem feitas “à mão”, tomariam muito tempo seu.

E para te ajudar neste processo, lhe apresentamos a nossa ferramenta de automação em marketing! Com ela você poderá trabalhar ainda mais a sua visibilidade na internet, melhorando o seu engajamento e o seu relacionamento com o seu público. Clique aqui para saber mais!

estrategias digitais para venda de imoveis