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Não é novidade para nenhum corretor que ele precisa estar presente nas diversas plataformas digitais. Mas, para manter uma boa imagem online, existem algumas regras de etiqueta digital para corretores de imóveis que devem ser seguidas. Essas regras são interessantes porque são diferentes entre os diversos meios de comunicação. Ou seja, existem regras para o email, WhatsApp, Facebook, Twitter, e por aí vai.

Se você não sabe se está respeitando estas normas e quer conhecer um pouco mais sobre as mesmas, basta seguir lendo este artigo onde citaremos as regras de etiqueta digital mais importantes do mercado imobiliário.

Regras Gerais

Antes de discutir como cada email deve ser escrito, ou as nuances das mensagens instantâneas (WhatsApp e Mensenger), precisamos entender algumas regras gerais válidas na grande maioria dos meios digitais.

Evite SPAM

Mas muita gente sequer entende de fato o que é spam, para facilitar, podemos definir este termo como mensagens eletrônicas não desejadas e/ou não solicitadas. Logo, antes de enviar qualquer conteúdo ao seu cliente, você deve-se perguntar:

-Esta mensagem é importante para meu cliente?

-Meu cliente me pediu para enviar esta mensagem?

etiqueta digital para corretores de imóveis spam

Se pelo menos uma das respostas acima for positiva, siga em frente e envie a mensagem. Caso você responda ambas perguntas com uma negativa, você deve reconsiderar e, talvez, evitar o envio dessa mensagem.

Evite erros de ortografia e gramática

Esta é outra regra essencial que deve ser seguida em qualquer meio de comunicação, seja ele digital ou não. O ideal é a releitura de tudo que você escrever antes do envio ao cliente. Assim você tem a chance de verificar, não somente os aspectos linguísticos básicos citados como também a possibilidade de ambiguidade, ou até mesmo a falta de informação.

Corretores de texto como o revisor de ortografia do Microsoft Word® podem ser utilizados, mas lembre-se que, mesmo este corretor não é capaz de identificar todos os erros. Na verdade, existem diversos erros que passam em branco até mesmo pelos melhores corretores ortográficos automáticos.

Evite assuntos e temas polêmicos

Outra regra geral é evitar temas polêmicos e que tendem a criar uma certa divisão. Alguns exemplos de tópicos difíceis e polêmicos: política, religião e, em alguns casos raros, até mesmo o esporte. Logo evite assuntos relacionados, sobre tudo, aos dois primeiros tópicos.

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Algumas pessoas pensam da seguinte maneira: “se é uma página imobiliária, todo assunto deve ser do ramo imobiliário, sendo a maioria anúncios”. No entanto, é interessante que quem administre a página da sua imobiliária nas redes sociais, poste, eventualmente conteúdos mais virais (relacionados ao setor). Isso permite que as pessoas compartilhem estas postagens e você atinja cada vez mais clientes.

Tenha contas pessoais e profissionais separadas

Outra regra de etiqueta digital para corretores de imóveis bem generalizada. Isso porque, não interessa se estamos falando do email, do perfil no Facebook ou até mesmo do seu telefone. Se você pode separar essas contas sua vida ficará muito mais simples, você poderá postar fotos de churrasco em amigos na sua conta pessoal sem se preocupar se seus clientes podem ou não ver tal postagem.

Regras específicas

As regras de etiqueta para corretores de imóveis acima foram mais gerais, ou seja, devem ser seguidas não interessa o meio digital utilizado. Agora vamos, no entanto, lidar com as nuances de cada um dos principais meios de comunicação digital, tais como o email e WhatsApp.

Email

Ao redigir um email profissional é essencial que você se lembre que se trata de um meio de comunicação similar às antigas cartas. Isto significa que seus emails devem ser escritos de uma maneira formal. Inicie sempre com o campo de assunto, caso você envie um email sem o assunto, você corre o risco que seu cliente ignore sua mensagem por acreditar ser algum tipo de vírus.

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Outro ponto importante é a adição de uma saudação adequada no começo como: “Bom dia, [nome do cliente]” ou ainda, “prezado [nome do cliente]”, entre outras diversas saudações comuns. Sempre finalize com sua assinatura com os principais meios de contato. Apenas evite uma assinatura gigantesca, o ideal é: Nome, CRECI, email, 1 ou 2 números de telefone, site imobiliário ou rede social principal.

Por fim, ao enviar um email para múltiplas pessoas, oculte os endereços de email de tal forma que seus destinatários não consigam descobrir os emails das outras pessoas que também receberam a mensagem. Assim você evita que alguém consiga o email do seu cliente de maneira acidental.

Uma ferramenta de email marketing é essencial para quem quer aumentar seu alcance e, nós recomendamos o ville Target para esse propósito. Através desta ferramenta você tem, inclusive informações como taxa de abertura de emails e os links que foram “clicados” (click-through rate). Assim você consegue ver se a mensagem enviada está realmente sendo relevante para seus clientes e leads.

WhatsApp

O WhatsApp segue regras de etiqueta digital que são mais “modernas” que o email. Por ser um meio de comunicação recente, é interessante que você, também se atente ao comportamento das pessoas quanto à este meio de comunicação. Ou seja, além de seguir as regras aqui propostas, observe se existe algo que as pessoas antes aceitavam, mas, com o tempo, passaram a não achar tão interessante.

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Vamos às regras: evite adicionar clientes em grupos sem a permissão dos mesmos. Esse é um tópico comum, atualmente, as pessoas gostam de evitar a presença em grupos, logo, tenha certeza que seu cliente autorizou a inclusão dele em determinado grupo, mesmo que você considere o assunto relevante para o mesmo.

Cuidado com abreviações, por ser um meio de comunicação mais moderno, é comum o uso de abreviações e algumas gírias. Nós consideramos ideal simplesmente evitar qualquer tipo de abreviação ou gíria, mas isso depende muito do seu cliente. Se você tiver um cliente que utiliza estes termos frequentemente, é válido utilizar, com moderação, algumas abreviações para que ele se identifique mais em você e na sua imobiliária.

Por fim tome cuidado também nos horários utilizados ao entrar em contato com os clientes. Ou seja, evite mensagens após as 18h e antes das 9h da manhã (nos dias úteis) e simplesmente evite enviar mensagens nos finais de semana e feriados.

Com o ville Imob você consegue enviar mensagens sobre seus imóveis via WhatsApp. Além de poder postar os imóveis com as imagens no Facebook e no Twitter de maneira rápida e prática.

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