Uma análise feita pela consultoria Ernst & Young deixou em alerta algumas profissões. Com base em diversos estudos, foi constatado que um em cada três postos de trabalho devem ser substituídos por tecnologia inteligente até 2025. Ao menos 10 profissões operacionais estão na mira da pesquisa, inclusive o fim da profissão corretores de imóveis.

Mas calma, não se desespere! A pesquisa foi feita a nível mundial. Cada país tem seus costumes, modelos de mercados, perfis de clientes e até mesmo regulações diferentes. Não é possível prever, com exatidão, se a profissão de corretor de imóveis será extinta no Brasil em um futuro próximo.

Como sobreviver em um mercado competitivo ?

O que pode-se dizer, nesse sentido, é que, daqui para frente, apenas os corretores qualificados sobreviverão nesse mercado bem disputado. Na prática, isso significa que os profissionais que se adaptarem às novas tendências tecnológicas terão espaço. Mas isso é um ponto favorável, pois a profissão de corretor terá mais respeito e reconhecimento, não abrindo espaço para aventureiros de plantão.

Para aliviar ainda mais a apreensão, uma pesquisa feita pelo Portal SP Imóvel questionou mais de dois mil proprietários sobre como preferem negociar a venda de imóveis, se direta ou intermediada por um corretor. O resultado foi praticamente unânime: 95% dos entrevistados optam pela venda com o auxílio de um profissional do mercado imobiliário.

Plataforma ERP ville Imob

Mas o que tudo isso quer dizer efetivamente?

O desafio da contemporaneidade é se adaptar às diversas mudanças que os avanços tecnológicos impõem nas mais variadas profissões. A carreira de um corretor sempre envolveu o trato com o público. O novo mercado aposta em profissionais que têm facilidade em se relacionar com clientes diversos entre si. O pulo do gato, nesse momento, é conseguir interpretar, interagir e analisar as informações disponíveis sobre o mercado imobiliário e os desejos dos seus clientes.

Como a tecnologia pode auxiliar o corretor de imóveis?

A notícia sobre o fim de uma profissão não pode ser vista como algo apocalíptico. Cabe ao corretor se antecipar às mudanças e observar as novas tendências do mercado. Estudar e se especializar é o melhor caminho para estar no páreo. A tecnologia pode ser sua aliada, não sua inimiga.

Estar atualizado sobre o que a rede pode te oferecer e atento às técnicas de marketing vai alavancar suas vendas. Contudo, não basta apenas estar antenado com o último aplicativo para venda de imóveis, é preciso mudar sua postura, acompanhar as notícias sobre o mercado imobiliário, leis que envolvem sua profissão e analisar o comportamento do público que se interessa por imóveis hoje em dia.

É preciso se atualizar e inovar diariamente. Atualmente há muita facilidade nas relações comerciais e sistemas menos burocráticos. Verificar como tornar a procura do imóvel dos sonhos mais tranquila para seu potencial cliente pode ser um caminho de sucesso.

Turbine sua carreira com ferramentas digitais. Aqui, a plataforma ville imob pode ser sua grande aliada. Em um único espaço, você cria um site imobiliário responsivo, cadastra seus clientes e imóveis e integra aos portais imobiliários e redes sociais. Um pacote de ferramentas em uma única solução pode ajudar bastante.

Contudo, sempre existirá espaço no mercado para um profissional bem qualificado e disposto a ajudar e sanar as dores de um cliente em potencial. 🙂

Abraço,
Equipe ville Imob

Posts relacionados

Compartilhe: