No futuro, a profissão de corretor de imóveis não vai mais existir. CALMA! Você não precisa acreditar em todos os palpites que lê por aí. No final do milênio passado, todos acreditavam que, hoje, carros voadores estariam trafegando por aí, mas não é isso que vemos.

Por mais que muitas pessoas achem, de fato, que os aplicativos ameaçam a profissão de corretor de imóveis, há quem não decreta a morte desta carreira. É claro que os profissionais que ficarem de braços cruzados e não se capacitarem não terá vida longa no mercado imobiliário.

É preciso proporcionar benefícios aos clientes, como um atendimento bem personalizado. Isso inclui, também, respostas rápidas e variedades de opções de imóveis. Por fim, vale a pena ficar de olho nos principais aplicativos e entender como eles funcionam.

App do Imóvel coloca profissão de corretor de imóveis em risco?

Disponível para Android e iOS, o App do Imóvel é conhecido como o Tinder da venda de imóveis. Basicamente, o proprietário faz uma pequena descrição e insere fotos de seu imóvel. Aí, os interessados na compra dão like. Nisso, inicia-se uma negociação direta entre proprietário e comprador.

Como não há a presença do corretor de imóveis, o interessado em adquirir o imóvel está livre de pagar a comissão do profissional. Ou seja, o valor dos imóveis fica mais atrativo.

Desvantagens do App do Imóvel

Se, por um lado, os preços caem sem a taxa de corretagem, pelo outro lado, a negociação sem um profissional do ramo pode trazer problemas – muitos problemas! A começar pela segurança jurídica.

profissão de corretor de imóveis

Sem as devidas documentações, uma transação imobiliária pode ir por água abaixo. Existe a possibilidade de o comprador transferir o dinheiro e, no fim das contas, ficar sem o imóvel por conta da papelada. Portanto, a profissão de corretor de imóveis não se resume a vendas, mas também a uma assessoria para os envolvidos na negociação.

Os problemas não param por aí. Quem está à procura de um imóvel gosta de ter informações rápidas. Aqui, pode acontecer de o proprietário demorar para dar respostas, o que frustra qualquer interessado. Isso não aconteceria com um bom corretor de imóveis, que está sempre à disposição para ajudar os clientes.

Proprietários buscam corretores e imobiliárias

E vale frisar que muitos proprietários ainda preferem demandar as funções de divulgação e de negociação para profissionais capacitados. Até mesmo porque a maioria deles não tem tempo para responder dúvidas e receber visitas de interessados.

Plataforma ERP ville Imob

Tenha diferenciais

Como você viu, o App do Imóvel, assim como outros, possuem alguma vantagem para os clientes. Por que, então, não fazer o mesmo?

Enquanto os aplicativos oferecem praticidade e um preço mais vantajoso, você pode construir um relacionamento mais próximo com o cliente. E esse ponto é fundamental na compra e venda de um imóvel. Para tanto, tenha muitos ferramentas de atendimento para manter uma conversa dinâmica com seus clientes. Nunca os deixe na mão.

profissão de corretor de imóveis

E lembre-se: nenhuma ferramenta pode substituir algumas características que só o relacionamento humano é capaz de proporcionar.

Mas não se limite apenas à simpatia durante o atendimento. Vá muito além. Procure capacitar-se em diferentes assuntos, como decoração e direito imobiliário. Ao passar muitas informações relevantes para seus clientes, você ganha a confiança deles. Aí, eles vão pagar a sua taxa de corretagem com gosto – pode apostar!

Invista em tecnologia

É importante que o corretor de imóveis não enxergue a tecnologia como uma inimiga, mas sim como uma parceira. Ela não substitui o seu trabalho, mas ajuda a organizar sua rotina e, principalmente, a otimizar sua produtividade.

profissão de corretor de imóveis

Em primeiro lugar, sabendo que a maioria das compras de imóveis iniciam na internet, você deve ter um site imobiliário. Isso é fundamental, mas não suficiente. Procure espalhar seus anúncios de imóveis em portais especializados e redes sociais. Aqui, as ferramentas de integração social e de integração de portais facilitam seu trabalho.

Por fim, para que você possa oferecer um atendimento personalizado para seus clientes, é preciso conhecê-los a fundo. Nesse sentido, vale a pena reunir todas as informações de proprietários e compradores em um CRM imobiliário. A ferramenta consegue cruzar os dados de clientes com os de imóveis. Assim, você pode oferecer o imóvel certo para a pessoa certa.

Se você não ficar de braços cruzados e aproveitar a tecnologia a seu favor, a profissão de corretor de imóveis não ficará tão ameaçada como algumas pessoas acreditam. Bons negócios!

 

Posts relacionados