Ao montar seu site de venda de casas é possível que você ainda não saiba quais cores deve utilizar. Isso acontecerá principalmente se você ainda não possui uma logomarca para guiar a escolha das cores. Nestes casos, a dúvida então se torna, qual cor seria a melhor não só para o meu site como também para minha marca.

A verdade é que existe todo um estudo do uso de cores para representar certas marcas. Embora a escolha das cores seja livre, pode-se afirmar que cada segmento do mercado tende a utilizar cores específicas. Quer um exemplo?

Pense na Coca-Cola, McDonalds, Burger King, KFC e outras marcas de produtos alimentícios. Todas essas marcas possuem vermelho em sua logo, a segunda cor costuma ser amarelo, em vários casos. Existe um motivo bem claro por trás dessas escolhas, elas não são por acaso. Vamos ver ao longo deste artigo um pouco mais sobre isso e o melhor: qual cor você deveria utilizar em seu site de venda de casas.

Cores quentes: Vermelho, Laranja e Amarelo

Já comentamos alguns exemplos de utilização da cor vermelha em marcas alimentícias. Mas esta cor também é comumente utilizada em empresas de entretenimento. Quer um exemplo? Existem vários: Netflix, Sky, Cinemark, Youtube, Nintendo e LEGO. Mas porque as marcas escolheram essa cor? Foi algo aleatório? Provavelmente não.

site de venda de casas cores quentes

A cor vermelha é utilizada quando você pretende criar excitação. Ao ver a cor vermelha os batimentos cardíacos do ser humano aumenta, o que cria uma sensação de urgência. Não é atoa que vários dos cartazes de oferta utilizam a cor vermelha.

Laranja é a cor utilizada por empresas que são “amigáveis” ou que querem passar a ideia de ser amigáveis. Pegue a Fanta por exemplo, é uma marca que sempre passa a ideia de uma marca jovem, não só pela cor, como também pelas campanhas de marketing.

Mas existe uma outra característica da cor laranja. Ela é muito comum em empresas (ou em situações) de vendas. Como é o caso da Amazon. A verdade é que a cor laranja é comumente utilizada na criação de botões de chamada para uma ação (Call to action ou CTA).

Por fim temos a cor amarela, comumente utilizada em empresas que querem passar uma impressão de otimismo. É o caso do “M” da McDonalds. Algo comum nas cores quentes? São utilizadas para chamar a atenção do cliente. Cada cor desse grupo desperta um sentimento único, mas todas tem como objetivo atrair o cliente de forma intensa.

Cores Frias: Azul e Verde

Se as cores quentes têm como objetivo atrair o cliente de forma intensa e incisiva. As cores frias têm como objetivo despertar um sentimento e criar um relacionamento contínuo do cliente com relação à marca.

Note, por exemplo, que várias empresas que produzem equipamentos e produtos tem a cor azul no seu logo. A Dell, a Ford, até mesmo a NASA, e você sabe qual o principal objetivo da utilização da cor azul? Estabelecer uma relação de confiança. Naturalmente você quer comprar um carro ou um computador de uma empresa que você confia.

site de venda de casas notebook

Outras empresas que utilizam a cor azul com frequência são os bancos. No Brasil, por exemplo, temos: Caixa, Itaú, Banco do Brasil. O que faz sentido. Você quer guardar seu dinheiro em um banco que inspire confiança. Agora, obviamente que a simples utilização de uma cor não garantirá a segurança de nenhuma dessas empresas.

O simples fato da logo da Ford ser azul não significa que seus carros não quebrem. O mesmo vale para a Dell. E, no caso dos bancos, logos azuis não significam que eles são “mais confiáveis” que os bancos com logos vermelhos, como, por exemplo, o Santander e Bradesco. Aqui estamos falando de aspectos psicológicos apenas que devem, naturalmente, ser complementados por ações positivas promovidas por essas empresas.

Curiosidade do uso da cor Azul

Você já reparou que as empresas fabricantes de avião mais relevantes utilizam o azul na sua logo? Airbus, Boeing, Embraer, Lockheed Martin, Cessna e por aí vai. A exceção talvez seja a Bombardier, mas se você resolver visitar o site deles, verá que, embora o logo seja simplesmente preto, o site faz o uso de vários elementos em cinza e azul.

Faz sentido, como várias pessoas têm medo de voar, inspirar a confiança das mesmas pode ser essencial.

Mas e a cor Verde

A cor verde é utilizada para dois motivos principais. Trazer a sensação de riqueza e da natureza. Outro objetivo é trazer uma sensação de paz, proporcionada, principalmente pelo aspecto “natural e ecológico” da cor.

site de venda de casas verde

Empresas que atuam no ramo de energia irão, comumente, utilizar a cor verde. Ajuda a trazer a sensação da utilização de energia limpa. É o caso da AES, Cemig, Energisa e várias outras concessionárias de energia do país.

Cores Escuras

As cores escuras são utilizadas quando se quer passar a impressão de um artigo de luxo. Você não acha que o cartão de crédito “Black” é nessa cor atoa. Logo, empresas que querem atuar no ramo de peças luxuosas podem optar pelo uso de cores escuras.

O cinza, quando utilizado, visa passar uma impressão de balanço e equilíbrio. Traz uma ideia de Yin e Yang.

E qual a cor adequada para o meu site de venda de casas?

A resposta vai depender do objetivo da sua imobiliária. Se você pretende atuar vendendo imóveis exclusivamente de luxo e de alto custo, pode ser uma boa ideia investir em cores escuras, em especial o preto, vermelho escuro (vinho) ou azul escuro.

site de venda de casas luxo

Agora se seu objetivo é vender imóveis de qualquer faixa de preço, então você pode optar por qualquer cor, mas apenas lembre-se. Se quer passar uma imagem de confiança, o azul será interessante. Agora, se você pretende chamar a atenção do seu cliente quanto aos imóveis que sua imobiliária possui, vermelho é sempre uma boa opção.

Por fim, se seu site de venda de casas estará focado no comércio de imóveis construídos em áreas verdes. Isso pode acontecer se a imobiliária está sendo criada em conjunto com uma construtora, ou algo do tipo. Nesses casos, pode ser uma boa ideia investir na utilização da cor verde e de um marketing que visa mostrar ações de reposição (plantação de árvores, preservação, etc).

Agora, se você não sabe como construir um site de venda de casas completo, que utilize qualquer uma dessas cores, recomendamos que você dê uma olhada nos sites da ville Imob. Nós oferecemos vários templates com diversos esquemas de cores, para agradar qualquer imobiliária.

Um adicional é que os sites são construídos visando a utilização por uma imobiliária. Portanto tem todos os recursos que você pode precisar: mapas, ferramentas de busca, ícones de financiamento, etc. E é sempre válido lembrar que todos os sites rodam perfeitamente bem em computadores e smartphones pois possuem também uma versão mobile. Faça já um teste grátis da plataforma e veja as outras ferramentas inclusas como CRM  Imobiliário, software de gestão e ferramentas de integração.

Posts relacionados