Saber como criar uma boa imagem pessoal não é uma tarefa fácil, e tampouco rápida. Mas sim, é preciso compreender diversos fatores envolvidos com a qualidade da imagem que transparecemos, tanto no universo profissional quanto nas relações mais pessoais.

Não obstante, este tipo de cuidado e trabalho contínuo visa promover novos horizontes e caminhos para qualquer pessoa que se engaje com o seu autoconhecimento e desenvolvimento. E no caso do mercado imobiliário, não seria diferente. Saber como desenvolver a forma como os outros lhe enxergam é um árduo desafio que precisa ser posto em prática.

Acompanhe, portanto, o nosso guia completo de como criar uma boa imagem pessoal. Você está pronto para se desenvolver?

Como criar uma boa imagem pessoal

Qual a importância de criar uma boa imagem pessoal?

Antes de qualquer coisa, vamos analisar a real importância de saber como criar uma boa imagem pessoal: o que ela tem de tão imprescindível em sua vida?

Bem, a resposta pode ser simples e prática: nos dias atuais, vemos muitos campos e áreas de atuação sofrendo com crises e desestruturações bem expressivas. Dessa maneira, quem consegue se desenvolver o suficiente para se destacar dos demais têm adquirido mais resultados e experiências positivas.

Por que isso acontece? Porque simplesmente todos os gestores – e pessoas comuns – buscam por idealizações. Buscam por profissionais e companhias que agreguem em suas vidas. E apenas uma boa imagem pessoal é capaz de transparecer essa positividade.

Ou seja, o que estamos querendo dizer é que precisamos, na medida do possível, trabalhar todas as nossas características pessoais  e profissionais, pautando-se em nosso próprio desenvolvimento. As pessoas gostam de influências, gostam de pessoas equilibradas e que demonstram um ar mais positivo e seguro.

Logo, trabalhar a imagem pessoal é transparecer exatamente isso para quem entra em contato com você. Desse modo, você estará trazendo mais confiança para quem conversa com você e para quem busca informações e auxílios profissionais.

No caso do mercado imobiliário, trabalhar uma boa imagem pessoal é progredir rumo a prospecção de mais clientes e a criação de mais influência no ramo. Afinal de contas, você estará desenvolvendo diferenciais que farão com que as outras pessoas sintam interesse por se relacionar com você. E é aí que a sua vida profissional alavanca.

Como criar uma boa imagem pessoal

Como criar uma boa imagem pessoal?

Agora que você já sabe a importância de saber como criar uma boa imagem pessoal, é chegado o momento mais esperado: o de aprender a como fazer essa transição da melhor forma possível.

Porém, lembre-se que trata-se de uma construção, e não uma idealização. Isto é, você precisa partir em busca de um equilíbrio e um autoconhecimento que gere uma imagem positiva em sua melhor versão, e não na melhor versão para os outros.

Pois mais importante do que ser idealizado por algo que você não é, é ser reconhecido por suas verdadeiras qualidades.

Visto isso, vamos as nossas dicas:

1- Mantenha-se atualizado

Para se tornar influente no mercado de trabalho, independente do segmento de atuação, é essencial que você sempre se mantenha atualizado. Porém, isso não significa que você necessariamente precisa investir em milhares de cursos, todos os meses. Mas sim, significa que, às vezes, participar de encontros e eventos da sua área pode ser o suficiente para manter-se por dentro das novidades.

Afinal de contas, com as tecnologias e todas as transformações da modernidade, é essencial que você garanta o mínimo de conhecimento sobre cada novidade. Assim você se mantém sempre antenado e demonstra a sua preocupação em aperfeiçoar o seu trabalho e a sua forma de enxergar as possibilidades profissionais.

Como criar uma boa imagem pessoal

2- Seja uma pessoa pontual

Um aspecto que é capaz de “queimar” a imagem pessoal de qualquer pessoa é com relação a pontualidade. Muita gente, principalmente em nosso país, possui o terrível costume de se atrasar para qualquer tipo de compromisso. Há ainda quem aponte esta característica como um “charme”, o que não passa de uma definição completamente errônea.

Pois pare e pense: se você faz alguém esperar por você, enquanto você está atrasado, o que isso significa? Significa que o tempo daquela pessoa não é visto por você como importante. É como se você dissesse que a sua vida é mais ocupada e requer mais atenção do que a do outro.

E, obviamente, este tipo de caracterização não é nada positivo para a imagem pessoal. Pois ninguém gosta de ser desprezado.

3- Seja gentil e educado

Ainda seguindo o ponto anterior, podemos sempre pensar no poder da gentileza e da educação. Estes aspectos são muito importantes para fortalecer uma imagem positiva sobre nós. Saber como conversar (sem aumentar o tom de voz quando se sentir contrariado), bem como dar um “bom dia” são fatores cruciais na hora de criar uma imagem interessante.

Dessa maneira, procure sempre demonstrar preocupação pelos outros, demonstre gentiliza e procure sempre estar aberto para qualquer conversa franca e sincera.

Como criar uma boa imagem pessoal

4- Trabalhe as suas mídias sociais

Além de cuidar da forma como você se porta diante de outras pessoas (sejam clientes ou não), é essencial que você também desenvolva as suas mídias sociais de um modo positivo. Dessa maneira, é preciso que você tenha a cautela de não se envolver com polêmicas muito marcantes, por exemplo, pois podem confundir a sua vida pessoal com a profissional.

Não é à toa que muitas empresas acabam por punir profissionais que cometem “deslizes” na rede, mesmo quando ocorre fora do horário de trabalho. Portanto, é essencial que você tenha bastante cautela com as suas publicações.

Além disso, ferramentas como o Linkedin são ótimas para criar uma atmosfera mais profissional. Explanar opiniões construtivas e mostrar a sua experiência no mercado de trabalho é um ótimo meio de como criar uma boa imagem pessoal sem “forçar a barra”.

5- Seja organizado com os seus prazos e compromissos

Do mesmo modo que é essencial trabalhar de uma maneira sempre pontual, quanto a horários, é essencial sempre procurar cumprir todos os prazos e compromissos dentro do que fora explicitado anteriormente. Dessa maneira, você demonstra comprometimento com aquilo que faz, inibindo que uma imagem negativa seja caracterizada em você.

Afinal de contas, no mercado de trabalho os gestores buscam por pessoas que sejam capazes de trabalhar exatamente estes pontos: gentileza, educação, pontualidade, organização e prazos. Sem estas características, fica difícil manter um trabalho constante e de qualidade.

Como criar uma boa imagem pessoal

6- Trabalhe a sua aparência

Outro ponto que precisa ser trabalhado com muito cuidado é a sua própria aparência, de fato. Afinal, saber como criar uma boa imagem pessoal envolve justamente a sua aparência somada as suas atitudes. Dessa maneira, pensar na forma como você se veste e como você se porta é crucial para criar empatia nas outras pessoas.

Portanto, é imprescindível que você vista-se, por exemplo, de acordo com o ambiente em que você está inserido. Você precisa analisar as pessoas e os prospectos que estão a sua volta, para ter como parâmetro qual a melhor maneira de criar combinações mais interessantes e que enalteçam o seu profissionalismo.

7- Cuide da sua forma de se comunicar

Lembre-se a maneira como você fala uma frase é muito mais importante do que o que é dito. Portanto, tente sempre ser assertivo e direto em suas colocações, sem destoar a sua entonação de uma maneira que possa intimidar a outra pessoa, ou deixá-la desconfortável.

Você é responsável por tudo que diz, e precisa evitar ambiguidades que possam constranger ou fazer com que o outro sinta-se desconfortável. Procure sempre manter uma conversa leve, mas sem fugir dos objetivos. Além disso, é necessário sempre demonstrar atenção ao que a outra pessoa diz, para que a mesma sinta-se importante.

Pois uma coisa é certa: não há nada mais desagradável do que conversar com alguém que não se mostra presente diante daquilo. Como se a pessoa não quisesse, de fato, estar ali com você.

8- A pergunta certa

Chegamos até aqui e já pudemos ver diversos pontos que envolvem como fazer uma boa imagem pessoal. Mas, a pergunta que fará total diferença neste seu desenvolvimento diz respeito a forma como você mesmo se vê. Ou seja, você precisa se perguntar: você gostaria de se relacionar com a sua pessoa? Você gostaria de ser atendido por um profissional como você?

Dependendo das respostas, você já saberá aonde precisa melhorar e o que precisa fazer para impulsionar uma imagem mais assertiva e qualificada sobre quem você costuma ser, não é mesmo? Afinal de contas, se você responder qualquer um dos questionamentos acima com alguma negação, sabemos que estamos iniciando um processo de desconstrução muito importante para o seu desenvolvimento.

Como criar uma boa imagem pessoal

9- Ajude outras pessoas

Uma das melhores maneiras de firmar uma imagem positiva perante a sociedade é demonstrando o quanto você está disposto a ajudar os outros. Mas é claro que esta ajuda precisa ser genuína, e não se pautando apenas no “crédito” de ser bem visto. Afinal, se você apenas ajuda alguém esperando algo em troca, isso inevitavelmente ficará escancarado mais tarde. Portanto, cuidado com a ambição de “ser bem visto”, ok? Pois o tiro pode sair pela culatra.

Não obstante, pessoas que demonstram preocupação pelas outras e buscam alternativas que auxiliem no desenvolvimento pessoal de outros indivíduos são sempre muito bem vistas. Embora saibamos que não existe altruísmo, é indispensável compreender que estamos “todos no mesmo barco”, e que ninguém consegue nada sozinho.

E ser a companhia de alguém que precisa de ajuda é mostrar o lado mais humano que você tem. É mostrar o quanto você está disposto a trabalhar por um mundo melhor, mesmo que seja a partir de pequenas diferenças.

10- Compreenda os seus pontos fortes e fracos

Uma ótima maneira de compreender se o seu desenvolvimento pessoal está caminhando rumo a uma imagem positiva, é justamente reconhecer todos os seus pontos fortes e fracos. Afinal:

  • Pontos fortes: Quando você reconhece o que há de positivo em sua personalidade, pode trabalhar estas qualidades de uma maneira que sempre lhe impulsionem para frente. Saber no que somos bons é essencial para que sempre possamos dar passos precisos e assertivos naquilo que fazemos. Porém, só porque você é bom não significa que não precisa nunca mais aperfeiçoar, ok? Trata-se de um trabalho constante e contínuo.
  • Pontos fracos: Reconhecer as falhas é ainda mais importante para que sempre possamos nos movimentar para sempre. Pois assim poderemos criar estratégias que exercitem as nossas dificuldades para que assim criemos novos caminhos para nós mesmos. Aumentando, dessa maneira, a nossa “boa imagem” e proporcionando novas experiências para nós mesmos.

Como criar uma boa imagem pessoal

11- Desenvolva o seu marketing pessoal

Por fim, é importante que você saiba desenvolver o seu marketing pessoal da melhor forma possível. No caso dos corretores de imóveis, criar um site imobiliário pode ser uma ótima maneira de se aproximar do seu público de um jeito mais interessante e assertivo.

Além disso, cultivar o seu marketing pessoal é aumentar as chances de se aproximar de pessoas que antes, por algum motivo, não conheciam o seu trabalho. Mas é claro que não estamos falando de anúncios e publicidade da sua marca pessoal, não é isso! Mas sim, estamos falando da promoção de visibilidade que você mesmo precisa fazer.

Uma boa estratégia é o uso do software de CRM imobiliário, por exemplo, onde você lidará diretamente com os seus prospectos de uma maneira mais organizada e profissional. E assim se manterá mais perto daqueles que podem se tornar seus clientes um dia.

Portanto, lhe indicamos a nossa plataforma Ville Imob, que conta com este software de CRM que é capaz de promover diversos benefícios para o seu negócio imobiliário. Sendo assim, clique aqui e acesse mais informações dessa ferramenta e faça o teste gratuito. Assim você poderá conhecer todas as funcionalidades e poderá decidir se essa opção é ideal para você ou não.

Afinal de contas, criar uma boa imagem pessoal não é tarefa fácil, mas para lhe ajudar existem diversas ferramentas capazes de tornar esta trajetória construtiva muito mais simples. Pode acreditar!