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Um dos segredos de um corretor de imóveis de sucesso é ficar por dentro de tudo o que acontece no mercado. Quem acompanha os principais portais de notícias para corretores de imóveis ficou sabendo que, na última semana, a Caixa Econômica Federal anunciou mudanças nas regras de financiamento, o que promete reaquecer o mercado.

O principal banco de financiamento imobiliário estava há 17 meses sem mexer nas taxas. Com a mudança, as taxas mínimas da Caixa passaram de 10,25% ao ano para 9% ao ano, no caso de imóveis do Sistema Financeiro de Habitação (SFH). Para os imóveis enquadrados no Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI), a taxa caiu de 11,25% ao ano para 10% ao ano.

Outra mudança importante anunciada pelo banco é o aumento no limite de cota de financiamento do imóvel usado. Agora, o contratante pode financiar 70% do valor do imóvel usado, e não mais apenas 50%.

O que o corretor deve fazer com as mudanças nas regras de financiamento?

Essas medidas trouxeram um novo fôlego para o setor de um modo geral. A expectativa é que o mercado imobiliário brasileiro experimente um novo momento positivo. No entanto, isso não quer dizer nada se o corretor de imóveis ficar de braços cruzados.

Afinal de contas, uma venda imobiliária não cai do céu, né? Então, veja como aproveitar a retomada do crédito imobiliário para impulsionar seu negócio!

1. Informe seus clientes sobre a novidade

Faça uma consulta em seu CRM Imobiliário para verificar aqueles clientes que estão há um tempo pensando em comprar um imóvel, mas ainda estão economizando. Nisso, dispare um email para eles avisando das mudanças nas regras de financiamento.

Talvez, essa pode ser a oportunidade que eles estavam esperando para tomar uma decisão definitiva. Quando passa informações relevantes para seus clientes, você conquista ainda mais a confiança deles. É bem provável que eles procurem por você para iniciar uma negociação.

2. Capte imóveis variados

Com a retomada do crédito imobiliário, outras pessoas devem se animar para iniciar a busca para comprar um imóvel. Com mais pessoas no seu radar, é importante ter uma variedade grande de produtos para oferecer, desde apartamentos compactos até imóveis mais espaçosos. Uma grande variedade de imóveis na sua carteira permite que você atenda todos os perfis de clientes que aparecer.

Mas esse trabalho de captação de imóveis exige que você saia do escritório. É importante andar pelas ruas e deixar seu cartão de visitas de corretor de imóveis com síndicos, zeladores e proprietários. Quem sabe alguma pessoa não te procure para vender o imóvel dela?

3. Faça a divulgação em diversos canais

Depois de aumentar sua carteira de imóveis, é importante trabalhar para encontrar novos potenciais clientes. Para tanto, aproveite a internet para potencializar sua divulgação.

Sabemos que um ótimo anúncio imobiliário precisa conter fotos de qualidade e informações relevantes. Por isso, preocupe-se em tirar fotos de todos os cômodos, com o imóvel bem arrumado e iluminado.

Para ampliar o alcance de seus anúncios, utilize as ferramentas de integração social e de integração de portais. Em poucos cliques, você coloca seus anúncios no Facebook, Twitter, LinkedIn, Portal VivaReal, OLX e por aí vai.

4. Priorize o atendimento

Quando o usuário encontra o seu anúncio, você precisa estar disponível em todas as ferramentas de atendimento no mercado imobiliário: email, redes sociais, WhatsApp e chat online do seu site. Responder imediatamente às dúvidas de seus potenciais clientes pode ser decisivo para encantá-los.

Logo no primeiro contato, pegue bastante informações sobre seus potenciais clientes. Conhecendo as preferências e necessidades de cada um, você consegue construir um relacionamento mais sólido e oferecer o imóvel certo.

5. Pós-venda de imóveis

Conseguiu concretizar o negócio? Ótimo, parabéns! Mas o seu trabalho ainda não acaba. É preciso realizar o pós-venda de imóveis. Esse trabalho consiste em manter um contato periódico com o cliente que já fechou negócio com você.

Após algumas semanas da mudança de casa, procure seu cliente para saber se ele está gostando do imóvel. Aproveite para dar dicas de reformas e decoração.

Quando ocorrer algum evento, como um show, na região que for de interesse do seu cliente, vale a pena encaminhar um email, informando-o. Essa gentileza pode agradar bastante seu cliente. Talvez, ele indique seu trabalho para alguma amigo ou familiar, né?

Então, aproveite as mudanças nas regras de financiamento para garantir mais vendas. Sucesso!