Uma das características de um bom corretor é conhecer as principais tendências do mercado. Ser bem informado é o que permitirá que ele se prepare para atender todo e qualquer tipo de cliente, independentemente do que o cliente está em busca. No artigo de hoje veremos um pouco sobre uma tendência nova no mercado: micro casas. Se você nunca ouviu falar disso, basta seguir lendo este artigo.

O conceito de micro casas

A ideia de construir uma moradia compacta não pode ser considerada tão recente. O que é novo é a tendência e a popularização deste novo estilo de vida. As pessoas que optam por este tipo de construção se baseiam em conceitos como a sustentabilidade, qualidade de vida, economia e minimalismo.

Micro casas não são cômodos pequenos separados. Na verdade, a maioria das casas compactas sequer tem portas internas (com exceção do banheiro). Vários cômodos tem mais de uma função, como é o caso de quartos que se tornam salas de estar ao longo do dia. Cozinhas e copas são o mesmo cômodo. Se existem escadas, a parte logo abaixo da mesma pode ser utilizada como armários.

Enfim, micro casas não são “barracões” feitos com o objetivo único de serem demolidos ou expandidos no futuro. Sim, sempre existe a possibilidade de expansão. Mas trata-se de uma mera opção e não uma necessidade.

micro casas fachada

Para o corretor de imóveis, é importante entender o que motiva as pessoas a escolherem este estilo de vida. Morar em micro casas vai muito além de uma simples escolha econômica. E se você precisar vender um imóvel deste tipo é essencial que você entenda seu cliente para conseguir vender o imóvel para o mesmo.

Porque optar por micro casas

Como já dissemos os motivos são diversos, vamos então listar alguns deles e falar um pouco mais sobre cada um.

Economia

O que você acha que é mais caro: construir uma casa de 30m² ou uma de 120m²? A resposta é óbvia certo? Naturalmente, estamos considerando imóveis com acabamentos similares. Além disso não estamos esperando uma redução nos custos de 4 vezes. Na verdade a redução real vai depender de vários outros fatores. Mas uma coisa é certa: o custo de construção de micro casas é, em geral, menor.

Dito isso, se coloque na situação de jovens solteiros emancipados ou recém-casados que acabaram de adquirir um lote. Muita das vezes o investimento na construção de uma casa é muito maior que eles esperavam. Logo, durante o planejamento, ao verem este tipo de imóvel, é possível que eles optem por construir um imóvel deste tipo com o objetivo de reduzir custos.

Mesmo que o casal venha a ter filhos e que o jovem solteiro venha a se casar, é sempre possível pensar em expandir o imóvel, se necessário. Mas novamente, expandir sempre será uma opção e nunca uma necessidade.

micro casas aérea

A manutenção de imóveis compactos também pode ser mais simples. A limpeza, de uma maneira geral, certamente será mais prática. Mas o conserto de instalações elétricas e hidráulicas irão depender da maneira na qual o imóvel foi projetado. No entanto, como os projetos costuma ser novos, em geral, não existem grandes problemas neste aspecto.

A economia não é o principal motivo pelo qual as pessoas constroem e vivem em micro casas, mas ninguém costuma recusar uma economia quando possível. Além disso, se você vier a captar um imóvel deste tipo, é interessante destacar este ponto para algum cliente que você acredita que se beneficiaria do imóvel. Pode ser que ele estava buscando por um apartamento pequeno e acabe gostando da ideia de uma casa compacta, devido aos menores custos.

Sustentabilidade

A busca pelo menor impacto nos recursos naturais é constante. Quando pensamos nos materiais necessários para construção de um imóvel, podemos listar o cimento, rochas, madeiras e outros elementos. Agora fica claro que, quanto maior o imóvel, maior a quantidade de materiais necessária para construir o mesmo.

Dependendo do lugar em que a casa é feita, é comum que se instalem equipamentos de ar condicionado ou aquecedores. E, micro casas, por possuírem um menor volume, exigem um menor consumo de energia para climatizar os ambientes. Mais um ponto positivo para quem está pensando na sustentabilidade (ou economia).

micro casas sustentabilidade

Logo, algumas pessoas que estão mais engajadas em maneiras de viver de maneira sustentável acabam optando pela construção de casas compactas. Neste motivo, diferente do anterior, vemos que morar em micro casas pode ser uma opção feita, não com base em restrições econômicas. Mas baseada em convicções e causas que seus clientes podem vir a defender.

Minimalismo e qualidade de vida

Existem pessoas que simplesmente nunca viram a necessidade de morar em imóveis gigantescos. São aquelas pessoas que sempre buscavam por um apartamento pequeno, com um ou dois quartos. Os motivos são um mix dos citados até agora: facilidade de limpeza e nas faxinas, menores custos iniciais e ao longo da utilização (energia elétrica, por exemplo).

Para estas pessoas minimalistas, ter um lugar pequeno e aconchegante é igual a uma maior qualidade de vida.

Para quem e como vender micro casas

Se o assunto for para quem vender, foque nas pessoas que te procurarem em busca de um imóvel (podendo ser um apartamento) pequeno. Com apenas 1 ou 2 quartos, sendo estas pessoas jovens e adultos solteiros ou casais sem filhos. Sendo que até mesmo idosos podem se interessar neste tipo de moradia, devido a simples limpeza e manutenção.

micro casas casal

Qualquer um com uma família maior ou que demonstre que quer um imóvel maior certamente não estará interessado neste tipo de imóvel. Logo, não faz muito sentido apresentar uma casa compacta para uma família com 5 membros.

Se a pergunta for como vender, a resposta é relativamente simples. Trate o imóvel de maneira similar aos outros, em relação à fotografia e anúncios. Apenas lembre-se de destacar, na descrição, as características citadas neste artigo. O que pode deixar o público geral mais interessado no imóvel.

No mais, lembre-se de utilizar ferramentas como o ville Imob para facilitar a divulgação e venda destes e de qualquer outro imóvel. Isso será possível graças às ferramentas de integração, que facilitam a postagem em redes sociais e portais imobiliários. Isso sem mencionar o site imobiliário incluso na plataforma. Comece seu teste grátis hoje mesmo!

Posts relacionados