Quando pensamos na profissão de corretor de imóveis, o senso comum diz que ele é apenas alguém que faz a intermediação de compra, venda ou locação de imóveis. Mas as funções dos corretores de imóveis vão muito além.

Sim, é possível realizar transações imobiliárias sem um profissional competente. Aliás, imobiliárias e aplicativos já trabalham com a venda de imóveis sem o corretor. Mas, convenhamos, essa opção é muito arriscada. Qualquer erro no processo pode colocar tudo a perder. Portanto, o profissional é responsável por conduzir todas as etapas burocráticas.

Não é só isso. Sabendo que a decisão de comprar um imóvel envolve aspectos emocionais, o profissional precisa conhecer muito bem seus cliente e passar informações relevantes em seus atendimentos. Dessa forma, ele consegue oferecer o imóvel certo o mais rápido possível.

Enfim, garanta que o processo de transação imobiliária seja feito sem dores de cabeça para as partes envolvidas. Isso também é uma das funções dos corretores de imóveis.

5 funções dos corretores de imóveis

Desde junho de 1978, a profissão de corretor de imóveis é regulamentada a partir do decreto nº 81.871. A partir de 2010, a lei nº 12.236 passou a determinar as funções desse profissional.

5 funções dos corretores de imóveis

A lei foi aprovada com o intuito de atribuir maior responsabilidade ao corretor. Ele precisa ter ciência da natureza do negócio e situação do imóvel. Espontaneamente, deve fornecer todas as informações e é obrigado a executar a mediação com prudência e diligência, isto é, com cuidado e presteza. Mas não espere que o comprador te peça informações sobre o imóvel, é sua função ter tudo à mão, para evitar problemas no futuro.

Veja, a seguir, quais são as funções dos corretores de imóveis:

Devidamente registrado no CRECI

Para dar os primeiros passos no mercado imobiliário, é obrigatório que todo o profissional esteja devidamente registrado no Conselho Regional dos Corretores de Imóveis (CRECI) da sua região. Para isso, deve-se passar por um curso de formação e estágio probatório. Nenhuma etapa desse processo pode ser burlada.

Atenção às certidões e dívidas

O corretor deve apresentar e pesquisar as certidões referentes à transação. Isso inclui dívidas do condomínio com concessionárias de serviços públicos e parcelas em atraso com bancos, construtoras, etc. É importante levantar, também, todas as taxas de mobiliário, pendências com IPTU e processos contra o vendedor.

Estar a par da documentação do imóvel

Um documento esquecido ou irregular é o suficiente para tornar a transação imobiliária inválida. Por isso, uma das funções dos corretores de imóveis está em confirmar a validade e veracidade de todos os documentos necessários para a compra de imóveis.

funções dos corretores de imóveis documentação

E, claro, é muito importante conduzir esse processo com muita transparência. Isso significa apresentar toda papelada às duas partes envolvidas na negociação e expor seus custos extras, como registro no cartório e por aí vai.

Código de ética

Cumprir e zelar o Código de Ética da classe, que foi aprovado em 1992 pelo Conselho Federal de Corretores de Imóveis (COFECI). Nele, constam os valores e condutas que os profissionais devem seguir. Podemos destacar, aqui, a busca constante de aprimoramento das técnicas de transações imobiliárias, o prestígio às entidades de classe, entre outros.

funções dos corretores de imóveis código de ética

O Código de Ética também lista práticas que são proibidas pelos profissionais. Entre elas, estão:

  • assumir trabalhos pelos quais não estão qualificados;
  • aceitar tarefas fraudulentas;
  • lucrar de forma desonesta às custas do cliente;
  • tirar o cliente de outro corretor;
  • abandonar uma transação imobiliária sem aviso ou justificativa.

Não causar dano ao comprador

Por fim, uma das funções dos corretores de imóveis está em evitar danos aos compradores. Caso isso aconteça, o profissional deve responder civil e penalmente por seus atos. Atenção à algumas causas: imperícia, negligência, infrações éticas e imprudência.

Além das funções dos corretores de imóveis

Em meio a tantas funções a serem cumpridas, é essencial que o corretor tenha todas as informações da sua carteira de imóveis e de seus clientes organizadas. Daí, surge a necessidade de contar com uma plataforma imobiliária para ajudar nos negócios.

O ville Imob, por exemplo, é uma ferramenta “tudo em um”. Nele, você encontra todos os recursos para executar suas tarefas com rapidez e precisão. Por exemplo, é possível gerar todos os contratos necessários de uma transação imobiliária em poucos cliques. Com o CRM Imobiliário, você tem acesso a todas as informações de clientes e imóveis.

além das funções dos corretores de imóveis

Cumprir suas funções é apenas uma obrigação, não significa, é claro, que ela seja o suficiente para você se tornar um corretor de imóveis de sucesso. Você precisa entender o novo comportamento do consumidor e se adequar a ele.

Sabendo que a maioria das pessoas inicia a busca de imóveis pela internet, é preciso marcar presença na rede. Mais uma vez, o ville Imob tem as soluções ideais para você ser encontrado por potenciais clientes.

Além de oferecer modelos de sites imobiliários prontos e personalizáveis, a plataforma conta com ferramentas de integração, o que possibilita divulgar rapidamente seus anúncios de imóveis nos principais portais imobiliários e nas maiores redes sociais.

Gostou? Então, faça um teste grátis agora mesmo e impulsione seus negócios!

Posts relacionados