Em tempos de crise econômica quando as pessoas fecham suas carteiras, o momento não é muito propício para a venda imobiliária. Abre-se espaço, então, para a locação de imóveis. Aliás, sugerir a locação de imóveis como um caminho rápido para se ganhar dinheiro é uma maneira de fazer o proprietário contratar sua imobiliária.

Mas, aqui, existe um desafio para o profissional. Fugindo da burocracia e acreditando ser mais tranquilo lidar sozinho com o aluguel do imóvel, os proprietários se aventuram na negociação com os futuros inquilinos e não recorrem aos corretores de imóveis. Sem pensar, abrem mão da experiência desses profissionais e preferem resolver tudo por conta própria.

Tanto o inquilino quanto o proprietário precisam estar cientes que os corretores de imóveis e imobiliárias são aqueles que têm prática em lidar com a documentação necessária para alugar um imóvel, sem falar na elaboração do contrato e da vistoria. Em outras palavras, é bom para todos os envolvidos o proprietário contratar sua imobiliária.

No entanto, você, como corretor de imóveis, precisa convencer o proprietário contratar sua imobiliária para locação de imóveis. A melhor maneira de fazer isso é mostrar os benefícios que eles terão nesse processo. Confira quais são eles:

Valorização do imóvel

Como falamos no início do texto, o cenário atual não está favorável para a venda. O raciocínio é o seguinte: com muita oferta e poucos interessados, os valores dos imóveis tendem a ficar abaixo do esperado pelo proprietário.

O ideal é esperar a recuperação econômica do país para, então, vender a propriedade quando ela estiver bem valorizada. Enquanto espera por essa melhora de cenário, uma alternativa de ganhar dinheiro é recorrer à locação de imóveis.

Renda mensal

É claro que o corretor de imóveis deve conhecer muito bem o perfil de seus clientes. Isso inclui até a situação financeira deles. Caso o proprietário esteja com uma saúde financeira boa e não precisa de muito dinheiro em curto prazo, a locação de imóveis é ideal. Com essa renda mensal, ele pode investir em aplicações e ter um retorno maior no longo prazo do que vender o imóvel de uma vez.

Aqui, é importante reunir e recorrer ao máximo de informações dos seus clientes em um CRM imobiliário. Aí, na hora de sugerir novos negócios a eles, como a locação de imóveis, você saberá muito bem como convencê-los.

Burocracia da locação de imóveis por conta do corretor

Deixe claro que você, com sua experiência, será o responsável pelo processo de elaboração do contrato de locação, vistoria do imóvel dentro dos padrões exigidos por lei e averiguação dos dados do inquilino, assim como o do fiador.

É fundamental que você aponte todos os serviços prestados por você, assim o proprietário realmente enxerga vantagem em seguir com o negócio. O processo, sendo supervisionado por um especialista, trará mais tranquilidade para locador e locatário, do início ao fim.

Plataforma ERP ville Imob

Cumprimento do contrato de locação de imóveis

A maioria dos proprietários não tem condições de avaliar se um possível interessado no seu imóvel será um bom locatário no futuro. O profissional imobiliário deve estabelecer uma relação de confiança com o proprietário e mostrar que tem conhecimento de mercado para avaliar cada interessado pelo imóvel, separar os inquilinos sérios daqueles que possam trazer problemas, como não respeitar os termos do contrato.

É sua obrigação, por exemplo, pesquisar a “saúde financeira” do locatário e saber se ele terá condições de cumprir com o pagamento do aluguel. Aqui, é sempre recomendado o corretor exigir uma garantia locatícia.

Divulgação dos imóveis

De acordo com levantamento do Sindicato da Habitação de São Paulo (SECOVI-SP), a velocidade média para a locação de imóveis varia entre 18 e 50 dias. Em outras palavras, alugar uma propriedade é um processo muito mais rápido do que o de venda. Só que para seguir essa média, é preciso trabalhar bastante na divulgação do imóvel. Aqui, será que o locador tem ideia da quantidade de contatos que a imobiliária tem?

Além de anunciar para clientes cadastrados no CRM imobiliário, é muito importante divulgar os imóveis na internet para alcançar ainda mais interessados. Nesse sentido, para otimizar o trabalho de corretores e imobiliárias, vale a pena contar com uma ferramenta de integração social e de integração de portais. Assim, o produto aparece nos principais sites especializados de busca de imóveis, no Facebook, Instagram e por aí vai.

Administração do imóvel

Após a assinatura do contrato de locação de imóveis, o trabalho do corretor continua. Compete a esse profissional administrar a propriedade, se o proprietário também contratou com a imobiliária ou o corretor a administração da locação do imóvel

Em outras palavras, os documentos necessários, pequenas reformas ou consertos na casa serão gerenciados pela imobiliária. A taxa cobrada pode afugentar o proprietário, mas explicar as possíveis tarefas do administrador e passar segurança informando como isso pode ser resolvido pela imobiliária, pode fazê-lo aceitar.

Deixando todo processo transparente, fica mais fácil fazer o proprietário contratar sua imobiliária para alugar o imóvel.

 

Posts relacionados