Há inúmeros motivos para se fazer uma reforma na residência: necessidade de ajustar reparos, mudança na estrutura familiar (o filho casou e foi morar fora, por exemplo), intenção de valorizar o imóvel e por aí vai. Volta e meia sempre pinta aquela vontade nas pessoas de transformar a residência. No fim, muitas famílias acabam ficando só na vontade mesmo, já que o alto valor de uma grande reforma impede que o projeto saia do papel.

No entanto, é possível repaginar e dar uma vida nova ao apartamento sem estourar o orçamento. E o melhor de tudo: sem aquele quebra-quebra e poeira que costumam vir de brinde nas grandes obras. Trocar móveis de posição e retirar algumas peças que já não fazem mais sentido, por exemplo, já fazem toda diferença.

Quer saber mais como reformar um imóvel sem gastar muito? Então, fique atento às dicas abaixo:

Faça um planejamento completo

Esse é o pontapé inicial de qualquer reforma. Antes de sair comprando os materiais só porque estão em promoção, crie uma planilha e coloque todo seu projeto nela. Isso inclui o quanto você quer gastar, o prazo final para a conclusão da reforma e as formas de pagamento. Para te ajudar nessa empreitada, conta com o auxílio de profissionais gabaritados, sendo um decorador ou um arquiteto.

Ampliando espaços

Um simples espelho que ocupe toda a parede é um item que transforma a decoração da sua casa. Além de ampliar o cômodo, ele dá um efeito mais moderno. Outra maneira de deixa o ambiente mais espaçoso é remover certas mobílias que não fazem mais sentido. Por exemplo, você pode tirar o rack da sala e instalar a TV na parede. Só com essa mudança, você já ganha um belo espaço.

Iluminação cria diversos ambientes

É possível, também, alterar de modo significativo um cômodo por meio da instalação de uma nova estrutura de iluminação. Aqui, você pode utilizar um dimmer, dispositivo que regula a intensidade das luzes. Posicionar um abajur em um canto estratégico é uma forma ainda mais barata para criar um ambiente diferente por meio da iluminação.

imob-v30-728x90-post

Ideias de decoração

Sabe aquele sofá velho e aqueles armários com cara de sujo? Você não precisa trocá-los. Basta revestir o estofado das cadeiras, sofás e almofadas e pintas as portas dos armários para deixá-los com cara de novos. Além disso, colocar quadros, plantas e flores na sala dão uma nova identidade à sua residência.

Por fim, se você não quer pintar todas paredes, a recomendação é aplicar um papel de parede, que é bem prático e barato. Já há, inclusive, marcas nacionais oferecendo esse tipo de produto.

Gostou das dicas? Como corretor de imóveis, você pode sugeri-las aos seus clientes e, assim, construir um ótimo relacionamento pós-venda.

Posts relacionados

Compartilhe: