No início do ano, o mercado imobiliário é fortemente aquecido pela locação para estudantes que estão em busca de um local para viver ao sair de sua cidade natal para estudar. De acordo com a última pesquisa do IBGE sobre o tema, 30% dos universitários brasileiros estudam fora da cidade onde moram.

O dado indica uma excelente oportunidade de negócio. No entanto, embora a procura se intensifique no começo do ano letivo, o trabalho do corretor de imóveis deve começar muito antes. Afinal de contas, é preciso captar imóveis, conversar com os proprietários sobre essa oportunidade e trabalhar na divulgação.

Para ter sucesso com a locação para estudantes, elaboramos algumas dicas. Confira a seguir:

Estudantes ainda são evitados

Antes de mais nada, você precisa lidar com o fato de que existem fatores que desestimulam alguns proprietários a terem estudantes em seu apartamento. Para eles, investir em universitários parece desvantajoso e arriscado por conta da perturbação à vizinhança ou do medo de não receber o aluguel em dia.

Afinal, estudante é festeiro e vive sem grana, não é? Não, nem todos! Mas o proprietário tem o direito de se recusar a assinar contrato com esse perfil de consumidor.

desafios da locação para estudantes

Para não perder essa oportunidade, você pode (deve) mostrar ao proprietário como essa transação pode ser vantajosa e segura. Basta elaborar um contrato eficiente e discutir os prós e contras com o seu cliente.

Captar imóveis bem localizados

De modo geral, os estudantes costumam alugar imóveis perto da universidade onde vão estudar nos próximos anos. Por isso, faça um levantamento das principais instituições de ensino superior da sua cidade e marque presença nessas regiões.

imóveis de locação para estudantes

Aqui, vale a pena até consultar seu CRM imobiliário para saber se você tem clientes donos de imóveis perto de universidades. Use todas as suas armas para se dar bem nesse mercado.

Vantagens da locação para estudantes

Ao alugar um imóvel para um casal, você tem a garantia de contrato de um ano pelo menos. Com um universitário, a história pode ser diferente. Como estudantes têm, em média, quatro anos para concluir o curso, eles precisam se manter no imóvel nesse período. Ou seja, a possibilidade de renovação é muito grande.

Do ponto de vista do proprietário, isso significa uma renda garantida a longo prazo. Além disso, todo mundo quer alugar o imóvel o mais rápido possível para não ter de ficar arcando com os custos sozinho. Lidar com universitários facilita a negociação nesse sentido. Com um imóvel próximo à faculdades ou mesmo de fácil acesso ao metrô e pontos de ônibus, é meio caminho andado para o sucesso da transação.

Plataforma ERP ville Imob

Cuidados da locação para estudantes

É de praxe, mas a vistoria detalhada do móvel é imprescindível tanto no início quanto no encerramento do contrato. Você precisa garantir ao proprietário que informou como estava o estado do imóvel e como ele receberá.

cuidados da locação para estudantes

Dessa maneira, em caso de necessidade de reparos futuros, eles devem ser feitos pelos estudantes quando devolverem o imóvel ao proprietário.

Verifique as regras do condomínio

Antes de fechar o contrato de locação, apresente aos estudantes todas as regras do condomínio. Tudo deve ser explicado nos mínimos detalhes para que festinhas não passem do limite, por exemplo. Ressalte as multas ou medidas que possam ser aplicadas em caso de incidentes.

regras da locação para estudantes

Aliás, procure saber, convenção do condomínio, se é permitido a locação para estudantes formarem uma república. Dois ou até três jovens não se caracterizam como república, mas um número maior pode ser restritivo. Informe ao inquilino o número máximo de moradores permitido.

Faça uma divulgação direcionada

Tudo certo com os proprietários? Então é hora de encontrar os clientes. Além de anunciar o imóvel em portais especializados, procure divulgá-lo nas redes sociais. Assim, você impacta mais pessoas.

Aliás, outra vantagem das redes sociais está na possibilidade de direcionar seus anúncios para o público certo. Por exemplo, é possível definir faixa etária, sexo e interesses das pessoas que serão impactadas pelos seus posts.

locação para estudantes divulgação

Para não perder tempo nessa tarefa, use a ferramenta de integração social do ville Imob para divulgar seus anúncios imobiliários nas principais redes sociais, como Facebook, Instagram e Twitter.

Atenção ao elaborar o contrato

Na hora de elaborar o contrato, pense nas duas partes envolvidas no negócio e redija regras que garantam o bom relacionamento entre eles. A locação para estudantes deve seguir o rito padrão e os critérios de qualquer outro tipo de contrato de aluguel.

contrato da locação para estudantes

Defina de maneira clara e objetiva os deveres e direitos de inquilinos e proprietários. Na maioria dos casos são os pais que assinam o contrato, mas há muito estudante que já se banca. Atenção na hora de redigir o contrato e verifique as garantias de locação.

Bons negócios!

 

Posts relacionados