Propaganda imobiliária é um assunto que poucas vezes é levado em consideração de forma profissional. Muitas pessoas acreditam que esta é uma prática mais recorrente apenas por empresas enormes (pois associam propaganda apenas a televisão) e acabam deixando de lado uma peça fundamental para vender mais.

No entanto, nem sempre é fácil saber o que fazer para ter sucesso nesta jornada. Por isso, preparamos estes texto para te dar ideias do que fazer nas suas propagandas. E depois, um bônus de locais onde você pode anunciar. Acompanhe o texto e saiba tudo.

Propaganda imobiliária – Como fazer?

Uma boa propaganda imobiliária vai demandar alguns critérios importantes. E para que ela seja feita de forma positiva, é importante entender que uma propaganda não é uma simples arte. Ou seja, há pessoas que confundem este tema com um simples folheto ou material gráfico impresso para divulgação. Divulgação não é propaganda! É também uma forma de comunicar, mas a propaganda é diferente. Pois ela necessariamente precisa de um veículo para entregar a mensagem. Ou seja, você precisa anunciar em algum lugar.

Por exemplo, quando estamos assistindo televisão e o intervalo do programa nos mostra uma série de anúncios, entendemos que aquilo é a mensagem e o veículo é a televisão. Desta forma, podemos elencar uma série de veículos e mídias para entregar nossa mensagem ao público-alvo. Entretanto, tudo pode parecer um pouco confuso. Pois talvez muitas empresas não tenham condições de anunciar em programas de televisão. O que não tem problema, pois existem muitas outras alternativas muito mais viáveis e rentáveis.

Quando pensamos em investir em propaganda imobiliária, podemos ter diversos focos. Pode ser uma comunicação para reforço de marca (branding) ou pode ser uma comunicação para vender um produto (imóvel) e faturar logo em seguida. Entretanto, fato é que se a mensagem não encaixar, este retorno pode não acontecer como o esperado. Aliás, é impossível prever resultados sem testar modelos e estilos. E é exatamente por isso que separamos uma lista com 12 ideias para que você possa testar e colocar em prática. E, desta forma, criar propagandas mais coerentes. Acompanhe.

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Ideias criativas de propaganda imobiliária

Conforme mencionamos no parágrafo anterior, precisamos, acima de tudo, de coerência. E para isso, precisamos dar um passo atrás e entender os objetivos de nossa campanha. Ela pode ser para anunciar um novo empreendimento ou para simplesmente reforçar a marca. Mas é importante que isso fique claro para que as abordagens sejam objetivas e direcionadas.

Outro fator importante é entender que as pessoas não querem assistir ou ver propagadas. Elas não gostam de ser interrompidas do que elas estão fazendo. E para enxergar um anúncio convencional, a pessoa precisa ser interrompida. Por isso, é muito importante fazer de formas que chamem atenção e não passe despercebido. Por isso, veja agora 12 ideias para colocar em prática em suas próximas propagandas.

1. Gerando empatia

Talvez esta seja a peça mais importante para criar propagandas de qualidade. A empatia é, basicamente, fazer a pessoa se sentir em determinada situação. Ou seja, a mensagem será tão certeira que, além de acertar o público, você acertará a condição psicológica em que o público sente-se mais aberto. A empatia é fantástica para criar situações em que as pessoas consigam se enxergar naquele momento. E falando de imóveis, isto é muito possível.

Por exemplo, você pode criar anúncios voltados para uma série de personas diferentes. Por isso, conforme mencionamos anteriormente, é importante definir quais seus objetivos empresariais. Pois quanto mais nichado for o seu público, melhor. Assim sendo, vamos imaginar uma situação. Você possui um apartamento de luxo para vender em determinada região importante de São Paulo. Seu público-alvo são pessoas com poder aquisitivo para tal. Logo, podemos imaginar que são pessoas de meia idade, com uma boa experiência de vida e que está pensando em se aposentar e desfrutar dos anos trabalhados.

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Pois bem, temos uma situação de persona. E a partir deste momento, você poderá criar inúmeras situações de empatia para colocar a pessoa praticamente dentro do imóvel quando o anúncio for entregue. Descreva situações que a pessoa viveu. Anos de trabalho, muito suor, dificuldades na infância, dificuldades profissionais, etc. São elementos que geram empatia pois certamente falará a língua de alguém. E é isto que você quer: falar a língua do seu público!

2. Percepção de valor é importante

Outra forma de fazer propaganda imobiliária de qualidade, é transformar uma mensagem em percepção de valor. Como assim percepção de valor? Simples: Você poderá demonstrar para o seu público o quanto determinado imóvel é valorizado. Mas não se engane: não estamos falando simplesmente de valores financeiros, pois isto é subjetivo. Estamos falando de valores sociais. Um imóvel em uma boa localidade é uma ótima percepção de valor. Um imóvel de frente para o mar é outra ótima percepção de valor.

Demonstrar qualidade de vida é fundamental. Afinal, as pessoas buscam um imóvel para morar (tirando as que buscam para empreender, que o público é outro). Por isso, busque sempre descrever as situações que determinado produto pode oferecer. Extraia o máximo que você puder dos pontos positivos do imóvel e relate o que há de bom. Esta técnica é uma das mais clichês do mercado, mas nunca “sai de moda” por um simples fato: funciona. As pessoas precisam ouvir que algo é bom.

3. O título precisa ser objetivo

Independente de onde você vai anunciar, o título sempre precisa ser objetivo. Mas, como fazer isso? Neste caso, profissionais de redação publicitária e agências poderão lhe ajudar. Aliás, sempre conte com estes profissionais para transformar o seu negócio e levá-lo a outro patamar quando o assunto é publicidade. Assim sendo, assuntos como este podem ser facilmente resolvidos.

Mas, o que seria um título objetivo? Além de ser curto, ele precisa falar muitas coisas. Você precisará colocar uma série de emoções com foco em uma ideia criativa que venda o seu produto em poucas palavras ou frases. Há sentenças que podem ser ditas de diversas formas, com muitas ou poucas palavras. Mas que no fim, irão dizer a mesma coisa. E você precisa fazer mais com menos. Minimalismo importa para uma boa propaganda imobiliária!

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Lembra que no primeiro tópico mencionamos a situação de que pessoas não gostam de anúncios? Pois bem, quanto menos tempo delas você tomar, melhor. E o seu desafio é justamente despertar curiosidade e interesse logo no início para que o resto da campanha ou mensagem sejam absorvidas. Veja uma situação: “vende-se este lindo apartamento de frente para o mar no Guarujá”. Como esta frase poderia ser mais objetiva? Veja: “vende-se apartamento beira-mar no Guarujá”. Ou ainda: “Vende-se apê beira-mar!”. São duas formas de despertar curiosidade e que falam as mesmas coisas. Os detalhes podem ficar para o resto da mensagem. Pois lembre-se: o importante é captar a atenção!

4. Transpareça aconchego no seu anúncio

Esta situação está muito interligada com a empatia. Transparecer aconchego em uma propaganda imobiliária é fundamental se o seu público estiver interessado em comprar para residir. Utilize situações na mensagem que coloquem o receptor da mensagem dentro do imóvel e, quando ele estiver lá, abuse de palavras que remetam a conforto.

Por si só, o corpo humano adora conforto. Ficar na zona de conforto é algo natural e lutamos contra isso diariamente. Neste sentido, quando alguém lhe oferecer conforto depois de lutar tanto e trabalhar tanto, as chances de aceitar são enormes!

5. Fale a língua do seu público

Falar a língua do seu público é clichê, mas pouca gente faz. Há pessoas que ainda não entenderam a real importância de nichar o público-alvo. Ou seja, falar somente com pessoas que tenham real interesse no seu produto. De início, parece descartar uma parcela do público. Mas ao final, você verá que vale a pena falar somente com quem quer lhe ouvir. E garantimos: sempre haverá alguém que quer lhe ouvir, basta você encontrar!

Basicamente, é uma rápida conta que você precisa fazer. Imagine você criando uma propaganda imobiliária que atinja cem mil pessoas e você teve que investir dez mil reais para isso. Agora, imagine que deste público, apenas mil pessoas tem realmente interesse no que você está dizendo. Não seria melhor economizar muita verba e anunciar somente para estas mil pessoas interessadas? Sim, seria. E você pode fazer isso nichando seu público. Escolhendo o público-alvo de forma minuciosa e bem pensada. E, desta forma, você falará a língua das pessoas que realmente querem falar com você.

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6. Faça uma descrição criativa e associativa

Fazer uma descrição criativa e associativa é fantástico para uma série de situações. E está completamente interligado com a geração de empatia. Ou seja, você poderá criar frases que remetam o público a situações que ele conhece e gosta, usando o imóvel como base para isso. Por exemplo, se o potencial público ter lembranças da infância na praia com os pais, você pode associar estas situação com algum imóvel na praia que você esteja vendendo. Ou seja, associando criativamente a “pontos fracos” do potencial cliente.

7. A geração de status pode ser uma peça importante

Comprar um imóvel muitas vezes faz parte de uma série de crenças das pessoas. Seja para sentir-se mais segurança do futuro, seja para status social. Para você, que está vendendo, isso não importa. O que importa é entender o comportamento do consumidor e, desta forma, abraçar as causas que ele defende. Por exemplo, se o seu público quer ter uma mansão pois acredita que precisa disso para manter o nível social, aposte nisso! Entretanto, é importante tomar cuidado para falar com as pessoas certas.

8. Contrate influenciadores que seu público se identifica

Em um passado não tão distante, uma das formas mais clichês (e vendáveis) era (e ainda é) contratar atores ou cantores famosos para estrelar um comercial na televisão. Hoje em dia, com a internet, todos podemos fazer isso. Entretanto, contratando influenciadores. Uma forma criativa de fazer propaganda imobiliária é associar sua marca a uma personalidade digital para falar com o público. Para isso, faça uma pesquisa e assimile os nomes que mais façam sentido para determinado produto.

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9. Faça brincadeiras com móveis da casa

Se você estiver pensando em estratégias mais ousadas, poderá fazer uma série de brincadeiras e metáforas com os móveis da casa. Uma ideia, é criar um diálogo entre móveis da cozinha ou da sala. Por exemplo, eles podem estar conversando a respeito de onde gostariam de morar (o imóvel que você vende). Esta ideia pode ser em formato de vídeo ou até mesmo em áudio (rádio).

10. Conte histórias para envolver as pessoas

A arte de contar histórias nunca sai (e nunca sairá) de moda. Ela é fantástica e você pode vender muito com isso. É o chamado storytelling. A partir do momento que você consegue envolver uma pessoa na história, com elementos de empatia, status, gírias, falando a língua do seu público, certamente os resultados aparecerão. Combine elementos e conte histórias nos seus anúncios (em que o formato permita).

11. Venda a resolução de problemas

Outra forma de fazer propaganda imobiliária, é vendendo a resolução de problemas. E esta ideia parte do princípio de qualquer produto, que é ajudar alguém a resolver um problema. Para isso, faça uma lista dos possíveis problemas que seu imóvel poderia resolver para o seu público-alvo. Distância para o trabalho? Segurança? Tamanho do imóvel? As possibilidades são inúmeras.

12. Venda a realização de sonhos

Para finalizar, venda a realização de sonhos nas suas peças publicitárias! Conforme mencionamos anteriormente, quem compra um imóvel que não seja para investir, compra para morar. E morar, muitas vezes é realizar sonhos. Combine todos os elementos mencionados no texto e crie uma campanha incrível para o seu público!

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Locais para anunciar

Agora que já entendemos algumas possibilidades para criar boas propagandas imobiliárias, é hora de entender onde podemos anunciar de fato. Estes são alguns possíveis veículos e mídias:

  • Rádio
  • Televisão
  • Revista
  • Jornal local
  • Jornal estadual
  • Outdoor
  • Busdoor (propaganda atrás dos ônibus)
  • Floordoor (propaganda no piso de shoppings)
  • Facebook
  • Instagram

E, se você optar por anunciar nas mídias digitais, pense sempre em integrar as plataformas através de um sistema imobiliário que facilite sua vida e o seu dia a dia dentro da empresa. A Ville Imob oferece esta facilidade em um de seus serviços. Boa sorte!

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