Um dos maiores desafios dos donos de imobiliária é manter sua equipe de corretores de imóveis motivada. O trabalho no mercado imobiliário requer atenção a muitos detalhes, como metas de venda, atenção ao cliente, aos processos burocráticos, à evolução das concorrências e às novidades do setor. No meio de tudo isso, pode surgir uma razão que acaba afetando o motivacional de uma ou mais pessoas do seu time.

É preciso estar atento a essa possibilidade. Tal desmotivação pode acontecer por algum motivo externo ou por algum motivo interno, que surgiu dentro de sua imobiliário. Seja qual for a razão, identificá-la e saber como lidar com ela é essencial.

Para te ajudar, vamos citar alguns fatores que podem desmotivar os corretores de sua imobiliária e o que pode ser feito para superar essa possível crise.

O que pode levar à desmotivação?

Uma causa bastante recorrente que pode desmotivar um profissional é a falta de vínculo dele com a imobiliária – em caso de autônomos. Um bom gestor ou líder precisa garantir o mínimo de estabilidade para que seu colaborador se sinta seguro para trabalhar e não tema qualquer instabilidade do mercado em tempos menos favoráveis para venda.

Metas fora da realidade também podem prejudicar o desempenho do seu corretor. Ele precisa ter a certeza de que consegue cumprir os objetivos estabelecidos. E, nesse ponto, seu gestor pode ajudar traçando uma meta condizente com seu estilo de venda.

Há casos em que um corretor específico pode apresentar maior dificuldade para fechar negócios. Nesse caso, ele não pode se sentir abandonado. Para solucionar essa questão, tenha uma conversa com ele para tentar achar uma solução. Quanto antes esses problemas forem resolvidos, melhor. E conhecer bem seus profissionais ajuda muito.

Incentive seus profissionais de forma positiva

Já falamos que estabelecer metas de venda fora da realidade não é uma boa medida para deixar sua equipe de corretores de imóveis motivada. Muito pelo contrário. Trabalhar sob muita pressão não ajuda em nada. Portanto, não vale a pena propagar medo para atingir resultados.

Crie um ambiente mais amigável e confortável, que faça com que todos os corretores se esforcem ao máximo pelo prazer de fechar suas vendas. Eles precisam desse clima mais leve para superar a pressão e o estresse da rotina.

Ofereça oportunidade de ascensão profissional

Quando o profissional consegue enxergar novas oportunidades de crescimento em seu trabalho, dificilmente ele fica desmotivado. Como muitos corretores são autônomos, ofereça benefícios e oportunidades para que ele cresça no ramo e não queira deixar a sua equipe. Crie um plano de carreira ou use um case de sucesso para ajudá-lo nesse processo de evolução com a sua imobiliária. Certamente, você acaba tendo algum ganho com isso também.

Estabeleça desafios e sistemas de recompensa

A curto prazo, você também pode criar um sistema de recompensa. Trata-se de uma ótima tática para manter sua equipe de corretores de imóveis motivada. Além disso, procure fazer com que seus profissionais se sintam desafiados a superar as próprias marcas, assim como a de seus companheiros. Tudo isso da forma mais saudável possível. Nada de criar metas impossíveis, pois os profissionais podem desistir imediatamente.

Por mais que as metas sejam pés no chão, você não pode deixar de acompanhar o desempenho de seus corretores no dia a dia. Para tanto, recorra ao Software de Gestão Imobiliário. Nele, você consegue acompanhar os atendimentos, vendas e captação de cada corretor. Isso sem mencionar de recursos que ajudam a administrar o caixa da sua imobiliária.

Seja um exemplo inspirador

Uma forma de motivação muito eficiente é você ser um exemplo inspirador para seus colaboradores. Essa dica, inclusive, vai motivar você pessoalmente como líder. Dar um exemplo é uma comprovação prática de que as metas podem ser alcançadas e qual a melhor forma de chegar até elas.

Esse método também pode gerar credibilidade à sua liderança. E para manter e disseminar essa visão, procure agir com ética e coerência aos valores do mercado imobiliário e da profissão de corretor. Faça com que os corretores de sua equipe sejam o profissional comprometido que você trabalha para ser. Por fim, não deixe de elogiar, quando houver oportunidade.

Não dá pra deixar as suas vendas serem afetadas por um clima chato dentro da imobiliária. É uma questão também de deixar o clima melhor para você. Com um equipe motivada, as preocupações não devem ir além do que é realmente necessário.

Posts relacionados