Todos nós sabemos que o sucesso de uma empresa depende muito dos funcionários que a mesma emprega. Mas um líder de sucesso sabe que o desempenho dos funcionários está totalmente ligado à capacidade que o mesmo tem de liderar. Ser um bom líder consiste, portanto, em extrair o máximo possível da sua equipe. No artigo de hoje veremos dicas de como ser um bom líder, aplicando os conceitos no mercado imobiliário.

1. Comunicação

Qualquer membro de uma equipe sabe que a comunicação é essencial para a mesma. Sem comunicação ninguém sabe o que o outro está fazendo. No mercado imobiliário, isso pode significar imóveis sendo negociados por dois corretores diferentes dentro de uma mesma imobiliária. O que é um grande problema se ambos os clientes resolverem comprar, quem ficaria com o imóvel?

Mas, agora, se a comunicação entre os membros da equipe é essencial imagina a comunicação entre o líder e os demais membros. É de suma importância que um líder saiba se comunicar com clareza. Pense bem, os objetivos, metas, falhas, necessidades, oportunidades, enfim, tudo será repassado para equipe através de conversas, emails, entre outros.

Dominar a comunicação falada e escrita (emails, memorandos) é essencial para ser um bom líder.

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2. Empatia

Empatia é a capacidade de se colocar na posição do outro. E um bom líder precisa ter essa capacidade. Afinal de contas, quem nunca se viu em uma situação que pensou “a pessoa X não sabe o que eu estou passando”. É um sentimento comum e, em muitos casos, verdadeiro. Poucas pessoas tem essa empatia como uma qualidade inerente.

Felizmente, é muito fácil de “adquirir” essa qualidade. Basta que o líder sempre se coloque no lugar do outro. O dono de uma imobiliária deve pensar: porque o corretor X não consegue captar tantos imóveis. A falha pode ser no método utilizado. Ou a região que ele atua não está tão movimentada quanto o restante da cidade. Ou o mesmo pode estar passando por problemas pessoais.

Entender o que está fazendo com que alguém da sua equipe esteja tendo um desempenho abaixo do esperado é essencial. E uma das melhores maneiras de entender o outro é se colocar no lugar do mesmo.

3. Conhecimento

Um líder precisa ter conhecimento. Muitos dizem que um líder precisa saber fazer tudo que sua equipe faz. Isso não é necessariamente verdade. Afinal de contas quem acredita que o Elon Musk sabe projetar um foguete espacial, um carro elétrico e túneis como qualquer engenheiro da sua equipe?

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Mas calma, isso quer dizer apenas que um líder não precisa necessariamente saber como fazer tudo. Mas ele certamente ainda precisa entender cada processo. No caso do Elon Musk ele sabe cada passo do processo de produção de um caro elétrico. Para um líder de uma imobiliária ele deve saber todo o processo de venda de um imóvel. Desde a captação, divulgação, visitas e venda.

Ou seja ter conhecimento do processo, como um todo é essencial. Além disso, saber os principais problemas que podem ocorrer em cada etapa do processo é importante. De maneira geral, um líder que conhece bem o serviço de seus funcionários tende a conseguir liderar de maneira mais eficiente.

4. Reconhecer talentos

Uma das características mais importantes de um líder é saber reconhecer talentos. Pense em um dono de uma imobiliária. Entre seus funcionários ele possui: corretores que trabalham na venda e outros que trabalham com a captação. Além disso pode ser que ele possua uma secretária, alguém responsável pelo marketing e pessoas que cuidam da limpeza e manutenção do local. Eventualmente o dono ainda contará com estagiários.

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Agora veja bem, um bom líder pode ser capaz de visualizar um talento nato para vendas em uma secretária. Ou ainda, pode ser que aquele estagiário do marketing seja realmente uma boa adição para a equipe. Talvez até mesmo alguém que trabalhe na captação seja melhor para vendas e vice-versa.

Conseguir reconhecer este tipo de talento é essencial para ser um bom líder. Este tipo de habilidade permite o crescimento da equipe e a melhor alocação dos recursos disponíveis.

5. Saber dar Feedbacks

Feedback é a principal maneira que você pode informar seus funcionários do desempenho da cada um. E é essencial que um bom líder saiba como conduzir uma reunião de feedback. Não existe uma fórmula mágica, mas existem algumas dicas.

  • Tente dar o feedback de maneira individual. Dar um feedback negativo na frente de todos os outros funcionários pode ser extremamente constrangedor. E feedbacks positivos podem dar a impressão de favorecimento, mesmo quando há razões claras e óbvias para o mesmo.
  • Feedbacks são avaliações. E é essencial que seu funcionário saiba que ele será avaliado e saiba também a meta que ele será cobrado. Logo, antes mesmo da reunião de feedback, tenha certeza que a meta do período ficou bem definida anteriormente.
  • O feedback tem como objetivo uma melhora na qualidade do serviço do funcionário. Então lembre-se que você precisará encontrar maneiras de passar este desejo tanto para quem teve um desempenho superior à média quanto para quem não conseguiu alcançar os objetivos.

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6. Investir na qualidade do serviço

Investir na qualidade do serviço prestado pela sua imobiliária tem diversos significados. Neste caso nos referimos ao investimento em dois setores que afetam diretamente seus funcionários. O primeiro aspecto são os treinamentos. Um bom líder investe em treinamentos por diversos motivos distintos.

Mas um deles é o seguinte: além de aumentar a qualidade do serviço você mostra aos funcionários que a sua imobiliária valoriza e investe na educação dos mesmos. O outro tipo de investimento é em tecnologia. Ao investir em sistemas modernos você mostra aos seus funcionários que você não quer seus funcionários realizando serviços que são realizados facilmente com o auxílio da tecnologia.

Este tipo de investimento tende à aumentar a qualidade de vida dos seus funcionários. Visto que o trabalho pode ficar menos estressante dependendo do tipo de tecnologia que é adquirida.

Uma plataforma como o ville Imob oferece, por exemplo, um sistema completo para imobiliárias e corretores de imóveis. O principal objetivo deste sistema é facilitar a vida de todos, desde o gestor ou dono da imobiliária até a secretária.

Monitorar a parte financeira e o rendimento dos seus funcionários fica mais fácil. Além disso tarefas como divulgação de imóveis e geração de contratos podem ser feitas com uma fração do tempo. Existem muitos outros recursos nesta plataforma e você pode fazer um teste grátis para verificar todas as ferramentas.

Por hoje é só, esperamos que com essas dicas você tenha aprendido um pouco mais sobre como ser um bom líder. Boa sorte e bons negócios.