Para saber como organizar uma imobiliária, não é somente conhecimento técnico que você precisará. É importante ter também uma série de outros fatores, bem como o senso humano e feeling de mercado. Mas, como assimilar tudo isso para que funcione de uma maneira equilibrada e coerente? É o que vamos te ajudar com este texto. Por isso, acompanhe e tire todas as suas dúvidas a respeito do assunto!

Como organizar uma imobiliária

Para que possamos começar a entender como organizar uma imobiliária, é preciso entender que nem tudo se baseará no dinheiro. Ele é importante e obviamente se ele não entrar, não há empresa.

No entanto, ele é sim uma parcela fundamental para que ao menos o quesito emocional fique equilibrado e, desta forma, as atitudes possam ser tomadas de maneira mais coerente e racional.

Desta forma, elaboramos uma lista de itens indispensáveis para quem está começando uma empreitada imobiliária agora ou mesmo quem já está há um bom tempo no mercado e busca por melhorias e otimizações na empresa.

Vale lembrar ainda que todas as situações são adaptáveis. Ou seja, você deverá assimilar as características do seu negócio para que seja adaptado ao que iremos listar. Não há regra, pois cada negócio será único. No entanto, seguir uma linha de organização é importante. Acompanhe.

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Otimização e economias

Para quem está buscando maneiras de como organizar uma imobiliária, o primeiro passo é equacionar todas as contas e ter um planejamento financeiro saudável.

E isto obviamente vale para qualquer ramo, uma vez que o desequilíbrio financeiro pode facilmente arruinar os planos de um crescimento de médio e longo prazo, tanto profissional quanto pessoal. Por isso, busque fazer uma otimização das finanças de uma maneira inteligente.

Mas, o que seria de fato uma otimização? Basicamente, simplificar todas as operações e tornar tudo o mais transparente possível. Parece clichê e simples de fazer isso. Mas acredite, não é.

Principalmente se as operações já acontecem a muito tempo. Mexer com as finanças da empresa nem sempre é a tarefa mais fácil. Pois podem haver diversos vícios setoriais (muitas vezes inconscientes) que são extremamente difíceis de tirar.

Se você achar viável, poderá contar com a ajuda de alguma empresa especializada na organização financeira e otimização dessa gestão. Pelo menos para equilibrar e reorganizar tudo para que você consiga dar prosseguimento depois.

É importante que tudo esteja plenamente claro para que uma boa organização possa ser colocada em prática. Afinal, se o setor que faz a empresa respirar estiver mal administrado, dificilmente os outros setores conseguirão se desenvolver.

Conforme mencionamos anteriormente, o dinheiro não é tudo. Mas ele é fundamental para que haja um clima organizacional e determinadas ações possam ser colocadas em prática e, obviamente, enxergar onde as economias são bem-vindas. Vale lembrar também que somente economizar por economizar não significa nada.

Você pode entender como economizar em uma série de departamentos e mesmo assim ser desorganizado, visto que esta economia pode ser equivocada no sentido de estar cortando um investimento. E isto nos leva ao próximo tópico. Acompanhe.

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Investimento em áreas importantes

Para que qualquer negócio prospere, investir em áreas importantes é fundamental. Não há crescimento sem investimento. E isto muitas vezes é confundido com a questão de economia.

Se você está tentando entender como organizar uma imobiliária, tenha em mente um ponto importante: economia é importante.

Mas cortes de investimento, não! Entretanto, nem sempre é fácil tomar essa atitude, visto que se não há um bom plano de negócios a ser seguido, dificilmente saberemos o que é investimento e o que é custo desnecessário!

Este é um dos tópicos mais importantes, pois a chance de você buscar a resolução de um problema e criar outro é muito grande. E não somente grande, como provável.

Mas, como assim provável? Acompanhe o raciocínio: se você está querendo organizar algo, significa que há uma desorganização. Se há desorganização, logo, há confusão. E quando há confusão, há inversão de valores.

É claro que cada caso é específico e talvez a sua imobiliária possa precisar apenas de alguns reparos de gestão. Mas na grande maioria das vezes, o buraco é mais embaixo e é preciso tomar muito cuidado com as famosas economias equivocadas.

Por exemplo, se há um repasse de um valor para a área do marketing (fundamental para captação de clientes), isso não pode ser visto como gasto. Mas sim, investimento. Este é o pensamento inicial.

Ou seja, nunca abra mão daquilo que possa trazer mais dinheiro! Mesmo que no curto prazo possa não acontecer.

Mas é óbvio, cada caso é um caso. E talvez o que a sua imobiliária precise é justamente deste refresh em todos os setores para, em pouco tempo, reorganizar tudo e realocar o dinheiro dos investimentos.

As vezes uma ação destas apenas para enxergar a condição como um todo, pode ser interessante.

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Os setores precisam ter funções diferentes mas o mesmo objetivo

Talvez você já tenha ouvido falar das organizações centralizadas em setores. Isto é muito comum em qualquer tipo de empresa e funciona muito bem.

Basicamente, cada profissional será responsável por alguma ação dentro da empresa e ao final o resultado será gerado.

No entanto, é preciso tomar muito cuidado com este pensamento. Pois podemos facilmente lidar com o fator de desencontros. Mas, como assim desencontros? Acompanhe.

Uma equipe que não é bem liderada, seja a área que for, não saberá o que precisa ser feito, por mais que possam ser excelentes profissionais.

Quando os setores começam a se tornar muito distantes, ou seja, quando não há diálogo ou uma interação saudável para o trabalho, dificilmente haverá uma direção sendo seguida.

Por isso, para que você entenda como organizar uma imobiliária, é muito importante ter em mente que a sua equipe é parte fundamental do processo e ela precisa estar remando para o mesmo lugar.

Mas, como fazê-los entender para qual lugar remar? Isto pode ser feito de maneira muito simples quando as metas ficam claras.

Por exemplo, você poderá fazer reuniões semanais ou mensais para apontar quais objetivos devem ser atingidos, como fazer isso e quais estratégias utilizar. Assim, você colocará todos para correrem atrás de um propósito claro e específico.

Mas atenção: estas reuniões precisam ser objetivas! Nada de fazer longos encontros, ok? Isto só vai atrasar e tirar a concentração das pessoas. E o pior: elas não vão prestar atenção!

Objetividade e linearidade na condução do pessoal é fundamental. Faça isso e acrescente um monitoramento constante e alcance os resultados que você almeja! Assim, você estará no caminho para ser um bom líder.

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Tenha uma gestão horizontal

Depois de organizar a sua equipe e fazê-los entender para onde devem ir e o que devem fazer (de maneira clara e objetiva), é hora de pensar na forma como os funcionários enxergam a equipe como um todo.

Geralmente há nas empresas a questão da hierarquia. E isto é importante e deve ser mantido. No entanto, o formato de pirâmide está cada vez mais extinto, visto que isto afasta a confiança das pessoas e a boa conduta interna.

Para que você possa superar este desafio (que é grande), há uma forma muito inteligente de montar a equipe: o formato horizontal. Mas, como assim horizontal?

O entendimento é muito simples: ao invés de ser uma pirâmide, onde há a base maior (funcionários) e o topo (gestores, gerentes, etc), é muito mais produtivo criar um ambiente em que todos estão lado a lado.

Ou seja, o gerente trabalha com o financeiro, a equipe de atendimento está lado a lado com os gestores, etc.

Esta é uma forma de promover a integração de todos e fazer com que ninguém sinta-se mais ou menos dentro da companhia. Afinal, o que precisa ser cultivado é o bom profissionalismo e a concretização de metas. E não o ego da equipe.

Quanto mais “alto” um cargo, mais facilmente o ego pode contaminar o profissional e fazer a equipe ficar desmotivada. E quanto mais percepção de que “todos estão no mesmo barco”, respeitando a hierarquia, melhor. Faça um teste!

Foco no cliente é importante

Para sobreviver, qualquer empresa precisa vender. E para vender, precisa cultivar clientes. Portanto, um dos passos mais importantes de como organizar uma imobiliária, é focar no cliente. É muito importante que as ações de marketing, treinamento de vendas e de atendimento, seja focado exclusivamente no cliente.

Afinal, é a partir dele que as metas poderão ser atingidas e os objetivos devidamente alcançados.

Há equipes que gostam de focar única e exclusivamente no dinheiro. Já entendemos que ele é sim importante e tem papel fundamental dentro da imobiliária, uma vez que ele possibilitará diversas atitudes.

No entanto, é preciso pensar um passo antes. É preciso entender e compreender da onde vem este dinheiro. Ou seja, entender os clientes.

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E isto pode ser feito através de uma série de alternativas. Por exemplo, você pode estudar o comportamento do consumidor com base no seu produto e serviço. Entenda o seu público-alvo e trabalhe para que você consiga alcança-lo de maneira única.

É importante encontrar a persona que a sua imobiliária está buscando e falar diretamente para ela, sem pulverizar. Afinal, quem quer vender para todo mundo dificilmente consegue vender para alguém.

Comece por um segmento, entenda como falar para estes potenciais clientes, tenha sucesso na área e avance para outro campo. E assim você poderá ir desenvolvendo novos negócios de maneira saudável.

Não esqueça de valorizar os funcionários

Já entendemos que os clientes tem papel fundamental no crescimento e organização da imobiliária, não é mesmo? Agora é hora de dar ainda mais um passo atrás para que a gestão esteja ainda mais otimizada para a busca de resultados.

Sim, estamos falando da sua equipe. Ter uma equipe profissional e que “compre a briga” para o alcance das metas da imobiliária é fundamental. Mas isso não é trabalho fácil.

Contratar e reter bons funcionários é uma tarefa cada vez mais difícil nos dias de hoje. E isto se deve por uma série de razões.

Entre elas, o ambiente de trabalho e a valorização da equipe. Há quem prefira contratar e simplesmente pagar um salário mínimo de acordo com a categoria. Está errado? Não está. Entretanto, é preciso mais do que simplesmente isso.

Se uma equipe recebe somente o mínimo, ela certamente só entregará o mínimo. E isto precisa ser entendido e levado a sério. Você pode oferecer um plano de carreira claro, que seja atraente e que faça as pessoas quererem trabalhar na sua imobiliária.

Além disso, recompensar metas e objetivos é algo muito positivo. Assim você demonstrará interesse e alegria com o trabalho do profissional. E ele também se sentirá recompensado! Valorize!

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Tenha um bom plano de negócios

Não há mistério: uma empresa somente dará certo se ela souber para onde está indo. E isto também é válido para uma imobiliária. Entender como organizar uma imobiliária é uma ação simples, mas não fácil. E uma das primeiras atitudes que você deve ter é construir um bom plano de negócios.

Este é um documento que deve ser simples e muito objetivo. É claro que pode ser complementado, mas o mais importante é ter um norte e uma trilha de longo prazo.

Ou seja, da onde a imobiliária está saindo? Para onde ela quer ir? Quais ações ela vai colocar em prática para chegar lá? E quais as melhores estratégias para isso? Estas são perguntas que precisam ser respondidas.

Esta é uma das melhores formas de manter tudo organizado e caminhando para uma direção mais clara.

Utilize as tecnologias a favor da sua imobiliária

É claro que para uma imobiliária funcionar de forma organizada, ela precisa de inteligência nos métodos e processos. E nem sempre tudo pode ser feito de maneira manual, analógica e lenta.

Por isso, nunca abra mão de usar a tecnologia a seu favor. Você pode contar com os softwares de gestão imobiliária da Ville Imob e transformar o ambiente da sua empresa em algo muito mais produtivo, dinâmico e objetivo.

Esta é uma das formas mais eficientes de ter as informações detalhadas, claras e acessíveis por toda sua equipe. Além de poupar tempo, um bom software de gestão imobiliária poupará (e muito) seu dinheiro.