Como aumentar a produtividade da imobiliária? Esta é uma dúvida muito frequente por quem é gestor e está buscando mais resultados no sentido de melhorar os lucros. Pois bem, este é um assunto que requer uma série de elementos a serem estudados, uma vez que a produtividade está ligada em completamente todos os aspectos de gestão.

E justamente por isso nem sempre é fácil ter êxito neste objetivo, pois é muito fácil “se perder” e não ter mais o controle do que de fato importa. Há quem acredite que um funcionário não pode estar parado por mais de 10 minutos, caso contrário ele está ociosos e gerando despesa.

Isto é verdade somente até certo ponto. Pois o primeiro “mito” que você precisa derrubar é justamente este: produtividade não é excesso de funções ou trabalho. Isto é falta de organização. E é neste ponto que a maioria das pessoas não consegue avançar, pois não conseguem separar uma situação da outra.

Mas você vai entender tudo e conseguirá ter uma boa produtividade da imobiliária com a ajuda deste texto. Por isso, acompanhe a leitura.

produtividade da imobiliária

Produtividade da imobiliária

A produtividade da imobiliária é considerado um tema muito complexo, pois como ela pode ser algo “simples” e não burocrático é o ponto chave. Ou seja, você precisa necessariamente ter isto em mente: simplificar. A simplificação de processos de gestão e de gerência são de extrema importância. E aqui até se encaixa o ditado “menos é mais”. E realmente é.

Ou seja, nossa primeira dica é esta: mantenha tudo o mais prático possível. E neste caso é muito importante ter em mente que o simples não necessariamente é simplório. Ambas situações são diferentes.

Por exemplo, o simples é tudo aquilo que acontece de forma prática e produtiva. O simplório é tudo aquilo que acontece de forma também “rápida”, porém, sem o mesmo cuidado e esmero. É feito de qualquer forma. E isto você não quer, lembre-se!

Assim sendo, a produtividade da imobiliária se dá muito por este aspecto. E você deverá aplicar o quanto antes em todos os processos internos. Seja na gestão, seja na contratação de pessoal, seja no cafézinho! Tudo faz parte do processo.

Outro ponto muito importante de entender sobre a produtividade, é que ela não necessariamente está ligada a quantidade. Mas sim, a qualidade. Conforme mencionamos anteriormente, trabalhar inúmeras horas por dia não faz alguém mais ou menos produtivo. Agora, trabalhar certo, sim!

E como trabalhar certo? Depois da simplificação dos métodos e processos, este é o próximo ponto que iremos abordar. Trabalhar certo é, acima de tudo, saber o que fazer, como fazer e quando fazer. Acompanhe para saber mais.

produtividade da imobiliária

A produtividade só é possível se todos souberem o que fazer

Agora que você já entendeu que a produtividade passa muito pela questão da simplificação e ajustes das tarefas para melhorar a qualidade e não a quantidade, é hora de partir para algo essencial: todos precisam saber o que fazer para haver produtividade! E isto não é necessariamente uma habilidade profissional. Isto também parte da gestão da empresa!

Por exemplo, um ótimo profissional não vai conseguir ser produtivo se ele não souber exatamente o que ele precisa fazer. Por mais que ele saiba desempenhar determinada tarefa, ele só vai fazê-la de forma comprometida se ele souber tudo que precisa ser feito. E isto não significa que você precisa dar os mínimos detalhes. Basta ter um direcionamento claro!

Por exemplo, se um dos objetivos da sua imobiliária for vender determinado imóvel até determinada data, muitas ações precisam ser desenhadas para que isto aconteça. Simplesmente imaginar que vai acontecer e torcer para que aconteça, jogando a responsabilidade para os funcionários, é de longe a pior forma de buscar a produtividade da imobiliária.

Você precisa, acima de tudo, ser um líder competente e comprometido, que saiba guiar a sua equipe! E a partir destas ações de líder, a produtividade será uma consequência, pois as pessoas que trabalham com você conseguem enxergar claramente para onde a empresa quer e está indo.

Acredite: quando há uma falta de comprometimento nem sempre é por motivos de “corpo mole” dos funcionários. Se eles estão assim e a produtividade está baixa (e isto vale para qualquer setor), precisa-se urgentemente rever os modelos de gestão de pessoas e os processos internos.

É preciso entender que muitos trabalhos são sim chatos e burocráticos, o que torna o dia pesado. E por isso, é sua responsabilidade pensar em atributos e formas de garantir que as pessoas continuem acreditando no projeto, continuem acreditando em você e, acima de tudo, sejam felizes.

Por isso, deixe claro os objetivos da sua imobiliária para que todos remem para o mesmo lado!

produtividade da imobiliária

Estabelecer metas é fundamental

Talvez este seja uma das dicas mais importantes deste texto. Aumentar a produtividade da imobiliária é uma questão de trabalhar pelos caminhos certos. E estabelecer metas ajudam (e muito) neste processo que muitas vezes pode ser complicado e demorado.

Estabelecer metas é uma das formas mais práticas de evidenciar o que precisa ser feito, conforme mencionamos no tópico anterior. Esta é uma forma amplamente consagrada de tangibilizar uma atividade.

Pois, conforme mencionamos antes, somente dizer de forma superficial o que precisa ser feito não leva a lugar algum, pois haverão centenas de desencontros e desentendimentos até chegar ao ponto final. Se chegar, obviamente.

Uma boa forma de você conseguir a tão sonhada produtividade, é dividindo o trabalho em partes menores. Por exemplo, vamos supor que você queira montar uma campanha de marketing digital nas redes sociais. Para fazer isso, não é simplesmente cobrar de alguém. Você precisa pensar racionalmente o trabalho. O que precisa ser feito? Vamos listar para dar um exemplo.

Para montar uma campanha de marketing digital nas redes sociais da sua imobiliária, acima de tudo, você precisa contar com uma equipe especializada no assunto. Isto por si só já faz a produtividade aumentar, pois não há perda de tempo. Depois, o trabalho precisa ser dividido, mais ou menos assim:

  • Criar as artes até um prazo determinado;
  • Estudar um público-alvo para determinada campanha;
  • Elaborar os textos para as legendas das postagens;
  • Pensar na verba que será utilizada e fazer os depósitos com antecedência;
  • Colocar os anúncios no ar;
  • Fazer o acompanhamento depois de pronto;

Muito mais fácil de entender o trabalho principal, não é mesmo? Fazendo isto, você garante que o objetivo final seja alcançado, pois tudo precisa ser construído através de um passo a passo. E este é um ótimo exemplo de como fazer isso.

Saiba como você vai atingir estas metas

Depois de entender que dividir o trabalho é uma das melhores alternativas para conquistar uma alta produtividade da imobiliária, está na hora de pensarmos em algo tão importante quanto: como atingir estas metas! Este é um exemplo de como absolutamente tudo está interligado neste processo, pois de nada adianta você ter a melhor estrutura de metas se não souber como atingi-lás!

E este é um dos problemas mais comuns em qualquer organização, pois quando há uma certa organização até os tópicos acima, pode haver a confusão a partir do momento de executar tudo aquilo. Afinal, fazer é tão importante quanto somente organizar! E por isso, recomendamos que você tenha a melhor equipe em todas as áreas. Esta é a melhor forma de ser produtivo!

E quando falamos em ter uma equipe especializada para todas as áreas, significa todas as áreas mesmo! E não contratar uma pessoa para “fazer de tudo”. Pois ao final, ela na verdade não está fazendo nada. É muito importante que pessoas especializadas trabalhem naquilo que elas sabem. Para que, ao final, a produtividade seja de fato atingida.

Se você tiver dificuldades para manter uma equipe presencial, não há problemas em contratar em forma de freelancer ou mesmo contratar uma empresa especializada. Na verdade, isto é até recomendado, pois é assim que você conseguirá atingir suas metas, indo pelos caminhos certos e poupando tempo. Deixe as funções certas para as pessoas certas!

produtividade da imobiliária

Tenha um objetivo global e vários intercalados

Esta dica está muito associada com aquela que mencionamos anteriormente: dividir tarefas e quebrá-las em partes que possam se somar e chegar em um todo. A produtividade da imobiliária passa muito por este quesito, que diz respeito as metas e objetivos de forma geral. E por isso, é importante que você tenha um objetivo global bem definido para que a partir deste, possam surgir outros menores.

Por exemplo, se o seu objetivo for vender um empreendimento até determinada data, isto pode ser considerado o objetivo global. Ou seja, o objetivo maior que norteará todas as funções da imobiliária. No entanto, somente isto não diz muita coisa. Afinal, vender é um processo e precisa-se ter muito atenção em cada etapa. Logo, pode-se construir objetivos intercalados para construir e chegar no maior.

É algo parecido com o exemplo que demos anteriormente. Você deverá esmiuçar ao máximo todas as metas para que chegue-se ao ponto principal. Afinal, é desta forma que tudo pode ser construído: tijolinho por tijolinho!

Pegando o exemplo anterior, para vender um empreendimento até uma data específica, você precisará definir as ações de marketing para isso, encontrar o público-certo, comunicar na língua deste público, trabalhar para encontrar o melhor preço, fotografar o empreedimento, etc. Após tudo isso consolidado e acionado, precisará ter um acompanhamento, medir os resultados e, aos poucos, atingir o objetivo global!

produtividade da imobiliária

A sua equipe precisa estar motivada

A motivação é uma das peças chaves para a produtividade da imobiliária. Talvez você tenha percebido que, até aqui, mencionamos a importância de dividir tarefas, elaborar metas atingíveis e ter objetivos claros, não é mesmo? Pois bem, e justamente a partir deste ponto que precisamos inclusive contar com algo indispensável: a motivação deste pessoal.

Diferente do que muitas pessoas pensam, motivar não é simples. Não é simplesmente oferecer folgas, benefícios ou dar elogios. Motivar é muito mais do que isso. Motivação é algo que deve vir do funcionário, e não de uma ação. Ou seja, você deve proporcionar um ambiente que seja motivador, e não ações que busquem a motivação.

Por exemplo, uma das melhores alternativas para manter uma equipe produtiva, é oferecer a ela a liberdade para trabalhar da forma que ela mais rende. Cada pessoa é única e possui um estilo de trabalho.

E a moldagem deste estilo para ficar dentro de um padrão que não diz absolutamente nada, é completamente desnecessário do ponto de vista da produtividade. Ou seja, o que você prefere: ter um ambiente engessado onde todos batem o ponto as 7h da manhã ou um ambiente com liberdade para deixar as pessoas produzirem?

E neste ponto envolve-se outras situações, como por exemplo, o ego de “controlar” uma equipe. Há chefes que não querem resultados. Querem uma equipe obediente. E isto é muito negativo para a empresa, pois perde-se muitos critérios benéficos, como a produtividade em si e, obviamente, a motivação.

Por isso, equilíbrio é importante!

produtividade da imobiliária

Todos precisam entender para onde a empresa deseja ir

Você já ouviu aquela expressão que diz que todos precisam remar para a mesma direção? Pois bem, é justamente o tema deste tópico que isto significa. Toda a imobiliária precisa estar trabalhando em prol de uma única direção. E como a equipe pode fazer isso? Com o líder indicando os caminhos que precisam ser percorridos.

E isto parte de um bom plano de negócios, que vai nortear todos os objetivos e ambições da empresa. E é importante tudo isto estar disponível para os funcionários de uma forma prática, clara e objetiva. Eles precisam saber para onde estão indo! Isto gera motivação e, consequentemente, produtividade!

Use a tecnologia para aprimorar a produtividade

E por fim, use a tecnologia! Ela será indispensável para aprimorar ainda mais a produtividade da imobiliária. Por exemplo, você poderá utilizar um software de gestão imobiliária que permita você criar estruturas organizacionais práticas, simples e altamente executáveis. Esta é uma ótima forma de poupar tempo, recursos e garantir um alto desempenho durante o no todo.

Conte com a Ville Imob para ajudar neste processo de otimização e gestão e foque em processos que demandem sua total atenção. Boa sorte!