Chegou o momento de vender sua casa e você começa a se perguntar:
-Quanto será que vale meu imóvel?
-Como consigo valorizá-lo?
-Será que isso é sequer necessário?

Como veremos neste artigo valorizar seu imóvel antes da venda não somente é necessário como é também bem fácil, só seguir as dicas que daremos.

Vamos responder à última pergunta primeiro: preciso valorizar meu imóvel? A resposta é bem óbvia do ponto de vista financeiro: Sim! Desde que o valor investido seja inferior ao acréscimo do preço.

Mas não é só isso, de acordo com os últimos dados estatísticos da Associação Brasileira de Incorporações Imobiliárias (ABRAINC) o setor de venda de imóveis apresentou alta no geral, mas isso alavancado por imóveis do programa Minha Casa Minha Vida. Empreendimentos do setor de médio e alto padrão (MAP) apresentaram uma queda nas vendas de quase 14%.

Isso significa que, valorizar seu imóvel antes da venda não terá o objetivo único de aumentar o valor obtido por ele, mas também visará destacá-lo em meio à concorrência. Bom, agora podemos seguir em frente e responder à segunda pergunta com algumas dicas de como valorizar seu imóvel.

1) Limpe e organize seu imóvel

A primeira dica é bem simples e não apresenta nenhum custo, a simples limpeza e organização do imóvel pode fazer maravilhas. A limpeza consiste em uma faxina caprichada, aqui vale remover marcas nos pisos e paredes que foram ignoradas.

Valorizar o imovel antes de vender limpeza e organizacao

Tente focar em todos os cantos possíveis, até mesmo aqueles que não são tão acessíveis assim: lembre-se o comprador pode pedir para ver até mesmo os locais mais escondidos do imóvel.

Quanto a organização é importante guardar tudo que está fora do lugar e não vale só jogar dentro dos armários. Em casas com móveis planejados, os compradores podem testar portas e gavetas abrindo e fechando-os, você provavelmente não vai querer que todas suas vasilhas caiam na cabeça de um potencial comprador.

2) Torne sua decoração mais neutra

Você pode ser um torcedor fanático do Corinthians, mas seu comprador pode ser palmeirense. E você dificilmente vai querer perder uma venda porque seu comprador, inconscientemente, achou sua casa desagradável devido à decoração.

Elementos que não representam riscos são plantas, flores, livros, alguns discos e quadros artísticos mais neutros. E não se preocupe em colocar muitos novos elementos decorativos, além de ser um gasto adicional, muitos elementos podem poluir a visão e deixar o ambiente pouco atraente.

A dica é final é simples, tente deixar sua decoração neutra, sobretudo evite excessos e exageros: uma pequena imagem religiosa ou um simples quadro de um time podem não ser um problema. Aqui vale o bom senso: se quiser, peça a opinião dos seus amigos ou seu corretor imobiliário.

3) Faça uma reforma básica

Com o tempo as paredes desbotam, algumas marcas aparecem, pequenos defeitos nas tubulações também costumam ser comuns. Consertar e reformar esses pequenos problemas representam um certo investimento que poderá ser totalmente recuperado devido ao aumento no valor de venda do seu imóvel.

Valorizar o imovel antes de vender reforma basica

Atente-se ao seu jardim, a poda de árvores pode não só embelezá-lo como também garantir uma melhor iluminação no interior da sua casa.

Mas o melhor é que algumas ações simples resolvem grandes problemas, sabe aquelas portas que rangem ao abrir? Um simples lubrificante pode eliminar qualquer ruído. Torneiras com defeito podem exigir somente a troca de uma bucha. Enfim, foque também nos pequenos detalhes, eles podem ajudar e muito na valorização do seu imóvel.

4) Amplie espaços e remova divisões desnecessárias

Imóveis antigos tinham como padrão uma grande segmentação do espaço interno, atualmente, no entanto é comum termos cozinha, copa e salas conjugados.

Nesse contexto, é importante tentar modernizar sua casa: remover paredes completamente ou parcialmente pode garantir um aspecto amplo e moderno para sua residência com um custo relativamente baixo.

5) Capriche na iluminação dos ambientes

Outro ponto importante é garantir que o imóvel seja bem iluminado. Uma outra tendência das casas modernas é o alto aproveitamento da iluminação natural, por isso garanta que as cortinas (que devem estar limpas) estejam abertas durante a visita.

Valorizar o imovel antes de vender iluminação

Caso exista algum quarto mais escuro, capriche na iluminação artificial: lâmpadas do tipo LED embutidas nas paredes laterais, e algumas luminárias podem garantir um efeito especial no momento em que você pressionar o interruptor para mostrar o cômodo ao potencial comprador.

6) Seja bem informado

É importante ter informações do local e do condomínio à venda: existem ônibus que passam por perto? O supermercado fica muito longe? Ele abre nos finais de semana? E quais são as escolas da região?

O comprador poderá perguntar sobre diversos aspectos que você, por mais que tenha vivido no local por 10 ou 20 anos nunca se perguntou. Por exemplo: se você sempre utilizou seu carro, talvez você não saiba qual os horários dos ônibus locais.

Portanto se informe sobre o local e caso, durante a visita, o comprador faça alguma pergunta que você não saiba responder, pegue o contato dele envie uma resposta o mais rápido possível.

7) Se prepare para o dia da visita

Muitas pessoas deixam a casa bem organizada apenas no dia em que são tiradas as fotos para o anúncio. Mas o dia decisivo é, em geral, o dia da visita dos possíveis compradores. É importante realizar preparações especiais, uma vela aromática ou um incenso bem suave, por exemplo, podem ser interessantes.

Ainda sobre o dia da visita, é importante garantir que os visitantes estejam bem confortáveis. Isso pode significar garantir que a casa esteja vazia. Tente combinar visitas em horários em que boa parte dos moradores estejam fora.

Por fim, evite realizar outras tarefas no momento da visita, desligue o fogão ou forno e dê a máxima atenção aos possíveis compradores, não deixe que eles tenham a impressão de que estão atrapalhando ou interrompendo algo.

8) Capriche no anúncio e trabalhe com bons profissionais

É imprescindível caprichar no anúncio da sua casa, tire ótimas fotos e destaque as principais características da residência. Por fim você pode sempre conversar com um corretor que terá acesso às ferramentas profissionais para divulgação do seu imóvel.

Valorizar o imóvel antes de vender

Um exemplo de ferramenta que pode fazer toda diferença é a Integração com portais imobiliários da Plataforma villeImob, nele seu promotor consegue postar o anúncio do seu imóvel em vários portais com poucos cliques.

É isso, se você seguir a risca todas essas dicas seu imóvel será valorizado não vai existir crise imobiliária que te impedirá de vendê-lo.

Banner horizontal fotografia imobiliária

Posts relacionados