Ter sucesso na venda de imóveis nem sempre é fácil. Afinal, não existe uma receita mágica ou uma fórmula secreta que faz tudo acontecer da noite para o dia.

E justamente por isso, é muito importante que você siga pelos caminhos corretos e que vão levar a sua imobiliária ao sucesso. Caso contrário, você poderá perder muito tempo em estratégias “mirabolantes” e que na prática, não vão levar a lugar algum.

Mas, e o que o marketing digital tem a ver com isso? Muito! Afinal, ele poderá fazer com que a sua imobiliária tenha muito sucesso naquilo que almeja, de uma maneira equilibrada, focada no longo prazo e sem querer reinventar a roda.

E é justamente isso que vamos entender a partir de agora: como você poderá ter sucesso na venda de imóveis, usando a tecnologia e a internet em favor da sua empresa, de uma maneira integrada ao marketing convencional e integrada com as suas estratégias já estabelecidas.

Continue o estudo para, quem sabe, tirar as ideias do papel ainda hoje. Vamos lá?

Sucesso na Venda de Imóveis: Como o Marketing Digital vai ajudar você?

Sucesso na venda de imóveis – Veja como “chegar lá” usando o marketing digital de uma maneira efetiva

O sucesso na venda de imóveis é muito relativo. Não há como simplesmente entendermos o sucesso como algo tangível e fruto de uma receita pré-estabelecida. Pelo contrário. O sucesso na venda de imóveis está muito mais relacionado com aquilo que você quer e realiza, do que com aquilo que o mercado diz que é ou não sucesso.

Por exemplo, para alguns corretores ou imobiliárias, vender um imóvel a cada dois meses, pode ser um nível alto de sucesso. Entretanto, para outras imobiliárias ou corretores, vender menos do que dois imóveis por semana, talvez seja considerado fracasso. Partindo deste ponto de vista, é importante entender que o alinhamento certo com objetivos e possibilidades é o que dará um norte verdadeiro para sua imobiliária.

Portanto, não queira dar passos maiores do que a perna. Isto não dará certo no longo prazo. Estipule objetivos claros e importantes, porém atingíveis. Objetivos completamente fora da realidade podem até ser “tentadores”, mas na prática eles podem significar o fracasso de suas estratégias, pois não haverá preparo o suficiente.

Pense sempre que o mais importante é subir um degrau de cada vez, mas subir sempre, do que subir quatro, cinco ou seis degraus de uma única vez e parar de subir por falta de fôlego. Com base nisso, separamos uma lista com alguns pontos importantes que o marketing digital poderá oferecer para turbinar suas estratégias imobiliárias. Veja abaixo:

Falaremos especificamente sobre cada um dos itens acima a partir de agora, de forma que possamos nos aprofundar mais sobre o tema e entender como tudo isso funciona. Acompanhe!

Sucesso na Venda de Imóveis: Como o Marketing Digital vai ajudar você?

O primeiro passo é a construção de conteúdo para a sua presença online – É isto que fará as pessoas encontrarem sua imobiliária na internet

Quando falamos em marketing digital e presença online, estamos falando também de produção de conteúdo. A única maneira de estar na internet e chegar até uma base forte de prospectos que tenham real interesse em seu produto, é através de uma produção de conteúdo profissional, focada, regular e completa. É através desse passo que as pessoas começarão a encontrar e seguir a sua imobiliária.

Este é o passo número zero para ter sucesso na venda de imóveis. E isto pode parecer contraditório, pois no marketing convencional deveríamos estar pensando em colocar mais produtos na “prateleira” ou melhorar os banners do ponto de venda. Isto tem sua importância. Mas precisamos focar nas estratégias corretas e que antecedem a força de vendas – que é justamente a construção de conteúdo.

Portanto, comece a estruturar um bom site imobiliário, que possa receber um bom blog imobiliário e que, por sua vez, possa se tornar referência em determinados assuntos. O bom conteúdo vai se espalhar na internet, de maneira que cada vez mais os prospectos encontrem a sua imobiliária através do Google (resultados orgânicos). E isto poderá fazer você vender muito lá na frente.

Aqui estão alguns artigos que podem te ajudar a construir um bom conteúdo para a presença online da sua imobiliária:

Elabore estratégias para capturar leads e transformá-los em clientes no médio e longo prazo

Ok, já entendemos que o “passo zero” para ter sucesso na venda de imóveis usando o marketing digital, é com a criação de conteúdo – conteúdo de qualidade, que agregue valor e que faça as pessoas encontrarem sua imobiliária na internet.

Porém, será que somente isso será o suficiente? A verdade é que não – é fundamental elaborar estratégias para que o conteúdo converta em alguma coisa para além da sua autoridade online.

Neste caso, é importante considerar a captura de leads. Mas, o que são leads? Leads é a descrição para o que a gente conhece como “prospecto” no mundo físico. No ambiente digital, os prospectos serão os leads. Ou seja, as pessoas que demonstram algum tipo de interesse e, posteriormente, tem mais chance de comprar um produto.

Portanto, você precisa produzir conteúdo de uma maneira voltada para a conversão de leads. É aqui que você começará a ter uma proximidade maior com as pessoas que encontraram sua imobiliária para que, depois, você possa fazer uma eventual venda.

Então, capture e-mails, números de WhatsApp, perfis de LinkedIn, Facebook, Instagram, ou aquilo que você julgar importante para manter um contato próximo e profissional.

Lembre-se que cada usuário que chega no seu site é, na verdade, uma pessoa. E quando você consegue perceber os números desta maneira, certamente haverá uma maior possibilidade de converter cada usuário em uma potencial venda no futuro – pois haverá conexão humana.

E isto, para o marketing digital, é fundamental.

Sucesso na Venda de Imóveis: Como o Marketing Digital vai ajudar você?

 

Produza conteúdo em suas redes sociais de uma maneira que não seja apenas para vender imóveis – Ajude as pessoas de alguma maneira

O “lema” do conteúdo na internet é um só: ajudar as pessoas. E você precisa incluir esta cultura no seu time de conteúdo, para que tudo que for produzido tenha um objetivo específico: ajudar.

E nas redes sociais, claro, não é diferente. A grande parte do conteúdo que você produzir, deve ser voltada para auxiliar as pessoas em alguma coisa. Portanto, a construção da linha editorial e das pautas precisa seguir este raciocínio.

Mas, que tipo de conteúdo pode ajudar as pessoas? Isto vai depender muito do seu público-alvo e da sua persona, uma vez que você precisará entender as necessidades e, em cima disso, construir valor. A nível de exemplo, vamos imaginar um casal jovem que está procurando um apartamento em São Paulo.

Que tipo de conteúdo você pode fazer para ajudar o casal? Inúmeros. Como por exemplo, poderá criar conteúdos sobre os melhores bairros de São Paulo ou sobre a qualidade de vida em determinado condomínio.

Esta linguagem falará diretamente com o público-alvo e não será uma forçação de barra, pois você não estará implorando para que eles comprem seu imóvel – estará construindo conteúdo que desperte este desejo no público-alvo.

No longo prazo, os resultados destes esforços podem ser incríveis, uma vez que cada conteúdo educativo poderá construir a sua autoridade imobiliária, se tornando referência no assunto.

Esta dica é específica para redes sociais, mas não deixa de ser útil para diversas outras plataformas, como YouTube ou Blog. Afinal, o norte para a produção de conteúdo sempre será o mesmo: ajudar as pessoas que tenham potencial interesse no seu produto!

Sucesso na Venda de Imóveis: Como o Marketing Digital vai ajudar você?

Atue em nichos específicos e fale de maneira ultra-focada – Evite querer falar com todo mundo (pois não é todo mundo que será cliente)

Você já ouviu falar de nichos imobiliários? Esta é uma das palavras mais populares no marketing digital, uma vez que você precisa atuar em um nicho específico para que consiga ter relevância em suas empreitadas e, assim, ter sucesso na venda de imóveis.

Ou seja, você precisa basear suas estratégias de marketing digital em alguns poucos pontos específicos – sem pulverizar e sem querer falar com todo mundo.

Por que isso é importante? É muito simples: na internet, você poderá falar com quem quiser, no momento que quiser. Diferente da televisão, em que você falará em determinado horário e quem assistir, assistiu.

No digital, você tem a chance de fazer seu conteúdo chegar nas pessoas de uma maneira muito específica. Seja através do Facebook Ads, com a segmentação de anúncios, ou seja através da construção de conteúdos no seu blog imobiliário, em que as pessoas chegarão através dos resultados orgânicos do Google.

Então, não há problema de “deixar de lado” alguma audiência não tão relevante, para focar em um público mais nichado. Pense que é melhor falar para cem pessoas e vender um imóvel, do que falar para cem mil pessoas e vender somente um imóvel.

Falar para mais pessoas gera mais impacto. Porém, na ala da quantidade, você dificilmente conseguirá falar com pessoas relevantes, pois estará falando com muitas pessoas ao mesmo tempo – e gastando muitos recursos para isso.

Agora, se você focar em nichos específicos, você terá muito mais conexão e conseguirá extrair muito mais valor da sua audiência – pois ela já tem algum tipo de interesse no que você tem para dizer ou vender. Sua imobiliária vende mais e economiza mais.

Sucesso na Venda de Imóveis: Como o Marketing Digital vai ajudar você?

Torne sua imobiliária uma referência (autoridade) em determinado assunto – Os leads sempre lembrarão dela em momentos-chave

Falamos durante todo o texto, até aqui, sobre a questão de ser autoridade no assunto. E no marketing digital, se tornar uma autoridade no assunto é muito importante para que você possa ter créditos junto da audiência da sua imobiliária.

Afinal, quando há esta conexão de autoridade, você tem a capacidade de falar sobre os assuntos de forma que as pessoas depositem confiança naquilo. No longo prazo, claro, isso gerará conversões.

Mas, como fazer para criar autoridade em determinado assunto? Principalmente criando conteúdos regulares e de qualidade. Quanto mais você publicar em suas redes sociais ou site, maior será a construção da autoridade da sua imobiliária.

Afinal, você estará cada vez mais inserido no cotidiano das pessoas e fará parte da vida delas – e isto é fundamental para ter algum tipo de influência no futuro.

A ideia aqui é que toda vez que alguém precisar de algum assunto relacionado a imóveis, lembre automaticamente da sua imobiliária. O conteúdo tem este poder, desde que bem produzido.

Veja também: Autoridade Imobiliária – Como Ser um Corretor de Referência?

Tenha um bom CRM Imobiliário que ajude a manter o contato e a organização dos leads e clientes

E por fim, não podemos esquecer das ferramentas para viabilizar o sucesso na venda de imóveis com a ajuda do marketing digital. Seja para captar leads ou para organizar uma lista de clientes, o ideal é que você tenha um bom CRM Imobiliário. Ele será capaz de otimizar recursos de uma maneira que você possa focar naquilo que trará os melhores resultados lá na frente: conteúdo.

Conte com a Ville Imob para encontrar ótimas ferramentas imobiliárias para gestão e otimização, como o CRM imobiliário. O software será a ponte para unir tudo que citamos neste texto, com os bons resultados que as estratégias podem apresentar. Afinal, sem as ferramentas certas, qualquer trabalho fica mais pesado e difícil, não é mesmo?

Boas vendas!