Você sabe como fazer sua imobiliária aparecer no Google? Este é um dos principais desafios de donos de imobiliárias, uma vez que é desta forma que, hoje em dia, as vendas acontecem.

Não estar na internet pode ser um erro muito grave. Mas, estar na internet e não aparecer no Google é, infelizmente, a realidade de algumas imobiliárias. Grandes ou pequenas.

Por isso, no texto de hoje, vamos entender melhor o que você pode fazer e quais são os melhores caminhos para você seguir e, com isso, conseguir fazer sua imobiliária aparecer no Google, lá pelas primeiras posições.

Seria um sonho? Bom, ele pode estar prestes a se tornar realidade.

Não é fácil. Mas, está longe de ser impossível. Assim como qualquer outra atividade que gere resultados extraordinários, trabalho duro será necessário.

Mas, como a gente sabe que isto não é um desafio para você, acompanhe o texto e entenda tudo sobre o tema. Assim, quem sabe, nas próximas semanas ou meses, você já estará lá pelas primeiras páginas do maior motor de buscas da internet.

Vamos lá?

Imobiliária Aparecer no Google

Imobiliária aparecer no Google – O que fazer para que isto aconteça?

Fazer a sua imobiliária aparecer no Google é uma das formas mais eficazes de estar perto de realizar um dos maiores sonhos das pessoas que entendem a importância do motor de busca para os negócios.

Estar no Google, hoje, representa uma fatia muito importante de participação do mercado. Afinal, as pessoas estão a todo momento pesquisando questões para resolver um problema.

E quanto mais você conseguir aparecer para as pessoas certas, no momento certo, melhor.

Para entender o quanto o Google pode ajudar a sua imobiliária a vender mais, basta imaginarmos o significado de um produto em si. Qualquer item que é vendido em uma prateleira, tem uma função única: resolver algum problema do consumidor. Sempre.

Agora, pense o seguinte: não seria incrível aparecer para alguém no exato momento que esta pessoa está tendo uma dúvida ou declarando uma necessidade? Suas chances de gerar negócios aumentam exponencialmente.

Este é o poder de aparecer no Google.

Mas, como você pode fazer isso de uma forma efetiva, simples e funcional? Existem inúmeras alternativas. Porém, é importante entender que não existe uma receita mágica. O que existe, é método.

E é este método que vamos explorar a partir de agora, a partir dos seguintes tópicos:

  • Entendendo o que faz um site imobiliário aparecer ou não no Google;
  • A importância de produzir conteúdo relevante e de valor para o usuário;
  • SEO para sites imobiliários – Dedique muita atenção nisso aqui;
  • Não esqueça das redes sociais – Elas terão um peso importante no processo;
  • O layout do seu site precisa ser responsivo e leve;
  • Experimente páginas com AMP para melhorar a navegação;
  • Links patrocinados podem ser uma excelente alternativa para ficar nas primeiras posições;
  • Construa parcerias com outros sites/blogs para que eles coloquem links do seu site, no site deles;

Falaremos sobre cada um dos pontos acima.

Portanto, continue seu estudo a partir de agora de maneira mais aprofundada e vamos, juntos, colocar sua imobiliária na primeira página do Google.

Imobiliária Aparecer no Google

Entendendo o que faz um site imobiliário aparecer ou não no Google

O primeiro passo para conseguir fazer sua imobiliária aparecer no Google é, sem dúvida nenhuma, entender o que faz um site aparecer ou não no motor de busca. Para isso, devemos entender o que de fato é um motor de busca.

Basicamente, esta é uma ferramenta que permite que o usuário busque qualquer coisa através de termos digitados ou falados (pesquisa por voz).

O Google se encarregará, então, de entender a pesquisa e mostrar os melhores resultados para aquilo que o usuário está buscando.

Por exemplo, se alguém quer comprar um imóvel em São Paulo e buscar pelo termo “imóvel a venda em SP”, o Google não vai mostrar resultados de empresas que estão vendendo motos ou carros.

Obviamente, ele vai mostrar resultados de empresas que estão vendendo imóveis em SP. E estas empresas não aparecem de maneira aleatória. Elas estão lá, pois trabalharam para isso.

Fazer o Google encontrar seu site e mostrar ele no momento de uma pesquisa relevante, é um processo de construção. Você precisa otimizar as páginas, construir conteúdo e criar títulos e tópicos que façam o Google entender do que se trata sua empresa.

Quanto mais claro você deixar o site imobiliário para o motor de busca, melhor. Para entender o que significa “deixar claro”, acompanhe os próximos tópicos.

Imobiliária Aparecer no Google

A importância de produzir conteúdo relevante e de valor para o usuário

Para embasar este tópico, gostaríamos de apresentar uma frase de Lary Page, o cofundador do Google: “Sempre entregue mais do que o esperado”.

Em resumo, é isto que queremos explorar neste tópico, que é um dos fundamentos mais básicos para que você apareça nos resultados de busca do Google.

Mas, o que significa produzir conteúdo relevante? Basicamente, entregar aquilo que as pessoas estão procurando naquele exato momento.

Você poderá fazer isso de diversas maneiras: com vídeos, artigos, imagens, etc. Quanto mais você conseguir produzir um conteúdo completo para determinado assunto, mais o Google vai entender que seu site imobiliário é relevante para aquela pesquisa.

E, assim, mostrará mais e mais vezes, de maneira exponencial.

Por exemplo, se uma pessoa está buscando pelo termo “como comprar imóveis em SP”, a melhor coisa que você pode fazer, é criar um conteúdo (artigo, vídeo ou imagem) respondendo esta dúvida.

Esta é uma maneira de ajudar aquela pessoa e, do ponto de vista de negócios, capturar um novo prospecto. Pois quem está buscando por “como comprar imóveis em SP” possui algum tipo interesse em, de fato, comprar imóveis em SP.

Então, não hesite na hora de investir em uma entrega repleta de informações. Entregue o melhor conteúdo que você puder, respondendo as dúvidas dos usuários. Faça isso de forma ampla, sem fugir do tema central.

Complemente com dicas, estratégias e ofereça alguma coisa de maneira gratuita para o usuário em troca do contato dele. Assim, você estará criando uma ligação incrível com o prospecto. E, no longo prazo, isto se converterá em faturamento.

SEO para sites imobiliários – Dedique muita atenção nisso aqui

Agora que você já entendeu a importância de produzir conteúdo de qualidade e relevância, é hora de entender um dos processos que estão embutidos nisso: o SEO.

Por mais que você crie o seu melhor conteúdo para ajudar a resolver uma dúvida de um prospecto que busca por um termo específico no Google, mas esquece de dar um bom carinho para o SEO, talvez sua estratégia não funcione.

Mas, o que é o SEO? Esta palavrinha significa Search Engine Optimization. Ou, na tradução, otimização para os motores de busca.

Ou seja, você precisará otimizar o seu conteúdo e o seu site imobiliário para os motores de busca. Neste caso específico, o Google. Mas, ainda há outros motores de busca, como o Yahoo e o Bing, que também vão priorizar conteúdos otimizados para SEO.

Imobiliária Aparecer no Google

Otimizar conteúdo para SEO é simples. Mas, é trabalhoso.

Você precisará, além de criar um ótimo conteúdo, pensar em algumas variáveis que vão fazer este conteúdo ter algum tipo de relevância para o Google.

Vamos listar alguns dos pontos importantes que não podem ser esquecidos durante o processo, que são:

  • Uma palavra-chave relevante para o conteúdo (entenda o que as pessoas buscam);
  • Títulos com a palavra-chave e derivações;
  • Uma legibilidade simples e compreensível (o conteúdo precisa ser fácil de entender);
  • Aprofundamento do tema – Responda as perguntas, mas não deixe de se aprofundar;
  • No caso de artigos, utilize URLs amigáveis e que correspondam ao tema do conteúdo (palavra-chave);
  • Não use imagens pesadas;
  • Trabalhe os links internos de um conteúdo escrito. No caso de vídeos, deixe links na descrição ou nas anotações;

Esta é uma base mínima para que você consiga construir conteúdos que o Google julgue relevante.

Mas, você não pode focar somente nisso, ok? Lembre-se que o seu conteúdo precisa ser para o usuário, não só para o Google.

Se o usuário achar que o conteúdo não é bom (saindo imediatamente da página ou não clicando em links), o Google automaticamente entenderá que aquele conteúdo não é bom – Mesmo que esteja 100% otimizado para SEO.

O foco será sempre o usuário. Depois, otimize as questões de SEO. É um trabalho em conjunto.

Não esqueça das redes sociais – Elas terão um peso importante no processo

Aqui no blog da Ville Imob, já tratamos diversas vezes os temas relacionados a redes sociais para imobiliárias. Afinal, hoje em dia é importantíssimo ter um posicionamento digital de uma maneira criativa, estratégica e que tenha algum tipo de penetração no público das redes sociais.

Mas, o quanto isto é relevante para sua imobiliária aparecer no Google? Poderíamos dizer que muito, muito relevante.

O Google sempre vai priorizar aqueles resultados que apresentam os melhores posicionamentos na internet. É claro que os links de conteúdo vão ter um peso muito grande. Mas, quanto mais o Google entender que a sua imobiliária é relevante em várias mídias, melhor.

E as redes sociais, claro, ajudam a construir esse entendimento. Portanto, monte o seu posicionamento no Instagram ou Facebook de uma forma que agregue valor a sua estratégia digital. Para saber mais, veja aqui: Redes Sociais para Imobiliária: O que evitar e não fazer?

O layout do seu site precisa ser responsivo e leve

Este é um tema um pouco mais técnico, voltado para a construção do seu site imobiliário em si.

De maneira objetiva, ele precisa ser muito responsivo, leve e de fácil navegação. Caso contrário, o Google automaticamente vai ignorá-lo.

E não importa se você tem muita relevância na internet e produz os melhores conteúdos imobiliários: se o seu site não for bom para o Google, ele não vai ranquear.

E aqui, conseguimos perceber o quanto é importante a questão do usuário. No tópico de SEO, mencionamos que você não deve só focar no SEO. Mas sim, na experiência do usuário e no conteúdo em si. E o site faz parte deste processo.

Afinal, mesmo que o conteúdo tenha valor, se ele for difícil de ler, com letras pequenas, anúncios por toda parte do site, carregamento lento e travado, as chances de o usuário desistir do conteúdo e fechar a página são muito grandes. E o Google, claro, sabe disso.

Portanto, construa um site que seja de fácil navegação, rápido e muito prático para expor o conteúdo.

site no celular

Experimente páginas com AMP para melhorar a navegação

Ainda em conjunto com o tópico anterior, sobre a velocidade e otimização do site, não podemos deixar de mencionar algo importante: as páginas AMP.

Este tipo de página é uma das formas mais incríveis de navegação na internet. Em milésimos de segundos, o usuário tem acesso ao conteúdo, sem esperar o carregamento de imagens, links ou textos.

Por isso, vale a pena testar as páginas AMP no seu blog imobiliário ou páginas que recebem um grande tráfego orgânico ou pago. Quanto mais rápidas forem as páginas, mais o Google vai dar atenção a elas.

Links patrocinados podem ser uma excelente alternativa para ficar nas primeiras posições

Links patrocinados estão ganhando muito espaço hoje em dia. Esta é uma forma de você receber um grande volume de visitas no seu site praticamente da noite pra o dia. E, claro, é uma maneira rápida de fazer sua imobiliária aparecer no Google.

O ponto positivo, é que é tudo muito rápido. Para campanhas pontuais, é uma ótima alternativa.

O ponto negativo, é que você deverá pagar sempre que quiser receber um tráfego específico. Ou seja, você não ficará bem posicionado no Google depois que parar de pagar. Diferente de um conteúdo orgânico, que ficará lá posicionado de maneira mais longeva.

Ambas estratégias são ótimas. Cada uma, dentro de suas próprias realidades.

Construa parcerias com outros sites/blogs para que eles coloquem links do seu site, no site deles

E por fim, você deverá construir parcerias de sucesso para que sua imobiliária tenha uma grande relevância no Google. Converse com outros sites para que eles coloquem links do site da sua imobiliária, no site deles.

Isto fará com que o Google entenda que o seu site é relevante, pois está sendo citado em outros grandes portais. Esta é a estratégia de link building.

Conte com a Ville Imob para ajudar a sua imobiliária vender mais e bons negócios!