Ter autoridade imobiliária é um verdadeiro desafio para grande parte das pessoas. Afinal, não é tão simples de se conquistar a confiança das pessoas. Porém, também não é um “bicho de sete cabeças”.

Tudo que você precisa, é entender como este processo acontece na mente das pessoas e o que você precisa fazer para atingir este patamar.

Influenciar pessoas ou mesmo fazer com que elas prestem atenção no que você tem a dizer talvez seja o principal objetivo das empresas ou profissionais nos dias de hoje. Com a internet, parece que ficou cada vez mais difícil de as pessoas se ouvirem.

Afinal, todas elas querem falar: comentários, posts em redes sociais, vídeos mostrando o dia a dia, etc. Há uma necessidade de exposição e um excesso de informações que muitas vezes não são úteis.

E como fazer para se destacar em meio a tudo isso? Sim, construindo autoridade imobiliária. É necessário fazer com que as pessoas não só queiram ouvir o que você tem a dizer. Mas também, se identifiquem com aquilo. Ou, queiram participar deste momento de alguma forma.

E como este processo se dá, na prática? Vamos entender a partir de agora! Acompanhe.

autoridade imobiliária

Autoridade imobiliária – Como ser um corretor de referência?

Para ser um corretor de referência, é preciso entender o que as pessoas precisam, e entregar aquilo que elas querem. É um processo de construção de marca (branding) que não tem fim.

Ou seja, será sempre necessário provar o que você faz, como você faz e porque é melhor do que os outros que também fazem aquilo.

Na verdade, este é o processo básico de estruturação de uma empresa. Afinal, é sempre necessário mostrar que o seu produto é útil e que ele é, de fato, para alguém.

E já podemos adiantar: o processo de confiança, credibilidade e de autoridade imobiliária, não acontece da noite para o dia. É, como o nome já diz: é um processo. Leva algum tempo.

Então, a primeira dica que podemos dar para você que busca se tornar referência e autoridade no assunto, é: calma. As coisas acontecem aos poucos e, quanto mais sementes você plantar, melhores serão as colheitas no médio e longo prazo.

Mas, claro, não adianta plantar qualquer semente. É preciso plantar as sementes certas.

Que é justamente o que entenderemos aqui: como plantar a semente da autoridade para que você torne-se respeitado no tema que você trata, no médio e longo prazo. Acompanhe.

Entendendo o que é autoridade imobiliária – Construindo confiança

Para podermos entrar na parte prática do tema, é preciso entender: você sabe o que é, de fato, autoridade imobiliária? Saiba que este não é um termo relacionado a autoridade que “manda” ou “ordena”. Não.

Autoridade imobiliária nada mais é do que uma nomenclatura fornecida para quem é respeitado em algum assunto, demonstra dominância completa e é referência.

Construir autoridade imobiliária é uma das estratégias de marketing imobiliário mais poderosas e eficientes. Afinal, é através deste conceito que se estrutura tudo aquilo que o corretor precisa para fazer negócios: estreitar laços, encontrar o público certo, comunicar de forma eficiente e, claro, gerar confiança e credibilidade.

Com a internet, ficou muito mais fácil de construir autoridade. Existem muitas ferramentas para isso, mas com apenas alguns cliques, você já pode começar a demonstrar o seu conhecimento e provar para seus potenciais clientes que você é a pessoa ideal para tratar de determinado assunto.

Mais a frente, entenderemos algumas ferramentas e como você pode fazer para começar sua construção de autoridade.

Como forma de exemplo, vamos imaginar um médico especialista em cirurgias do coração. No momento que alguém precisar de alguma cirurgia no coração, não há motivos para procurar um médico especialista em cirurgias plásticas, não é mesmo?

Este processo de especialização é ótimo para construir autoridade e, quanto mais especialista em um assunto você for ou demonstrar ser, maiores são as chances de fechar um negócio.

Vamos entender como isso funciona e como começar. Acompanhe.

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Ferramentas para construção de autoridade imobiliária

Agora que já entendemos um pouco da importância da autoridade imobiliária e o que ela significa na prática, podemos partir para alguns exemplos de como você também pode construí-la.

Existem inúmeras ferramentas e formas de fazer isso, onde o ponto principal é o seguinte: fazer com que seu público-alvo entenda que você é o melhor em determinado assunto. Ou seja, conquistar as pessoas pelo lugar de fala. As pessoas precisam pensar: “ele sabe do que está falando!”.

A partir do momento que este raciocínio é consolidado na mente do seu público-alvo, tudo fica muito mais fácil, pois tudo começa fluir a seu favor: as pessoas prestam mais atenção, dão credibilidade, confiam no que você diz e levam sua palavra para frente, com o famoso marketing de boca a boca, que ainda é um dos mais eficientes.

Mas, e como você pode começar a construir, então, sua autoridade imobiliária?

Separamos uma lista de ferramentas e práticas para que você comece a estruturar um plano de como chegar lá. É fundamental que você entenda que o objetivo aqui não é empurrar um produto ou dizer para as pessoas que sua imobiliária é a melhor ou que você é o melhor corretor ou corretora.

Mas sim, oferecer recursos em formato de informação e conteúdo para que as pessoas, por elas mesmas, decidam que você é autoridade no assunto.

Veja aqui o que fazer:

  1. Redes sociais – Produza conteúdo relevante e sólido;
  2. Canal no YouTube – Seja a ajuda que alguém precisa;
  3. Blog imobiliário – Apareça no Google quando alguém buscar por você;
  4. Eventos fora da internet – Feiras, lançamentos, publicações;
  5. Ofereça materiais gratuitos em suas mídias – Gere valor para as pessoas;
  6. Conquiste leads imobiliários (prospectos) e se relacione com eles;
  7. Foque em um nicho – Querer falar com todo mundo é o mesmo que não falar com ninguém;

Vamos explicar o passo a passo de cada item a partir de agora. Acompanhe.

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Redes sociais – Produza conteúdo relevante e sólido

A nossa primeira recomendação de construção de autoridade imobiliária, é através das redes sociais. Principalmente se você for um corretor ou corretora autônomo.

As redes sociais, hoje, são plataformas extremamente eficientes para conversas e comunicação de forma geral, desde que seja 1 pra 1. Ou seja, de forma pessoal, com linguagem simples e sem grandes formalidades.

Então, independente de qual seja a rede social que você utiliza, foque em produzir conteúdo relevante e que faça as pessoas pensarem: “ele/ela sabem do que estão falando!”.

E isto pode ser feito de diversas formas, onde a mais eficaz é através de conteúdos que ajudem as pessoas em alguma coisa. Então, dê dicas, ensine, transmita conhecimento. Esta é uma das principais ferramentas de geração de autoridade.

Veja também: Saiba como utilizar as redes sociais para vender imóveis

Canal no YouTube – Seja a ajuda que alguém precisa

Ter um canal no YouTube, antes, era coisa de jovens e adolescentes. Hoje, é coisa séria e o ganha pão de muitas pessoas. Construir um canal no YouTube, por mais que pareça simples, não é fácil.

É preciso dominar a plataforma e, acima de tudo, dominar a arte de produção de conteúdo relevante e educativo. Quando tudo isso estiver alinhado, você tem na mão uma ferramenta poderosíssima para geração de autoridade imobiliária.

O espaço do YouTube permite que você crie audiências extremamente segmentadas, pois quem vier a seu canal, virá através de uma pesquisa específica ou através de um interesse de recomendação da própria plataforma.

Ou seja: você estará falando com pessoas que querem te ouvir! E isto, no caminho de geração de autoridade, é mais do que importante.

Por lá, produza conteúdos relevantes, educativos, que ensinem algo a alguém e, com isso, sua autoridade vai crescendo. Veja aqui algumas dicas de conteúdo para seu canal do YouTube.

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Blog imobiliário – Apareça no Google quando alguém buscar por você

Depois das redes sociais e de um ótimo canal no YouTube, você ainda pode criar um blog imobiliário. Em um blog, você poderá publicar conteúdos relacionados ao seus negócios e o mais legal é que você também será encontrado por pessoas que querem te ouvir, como no YouTube.

Afinal, os mecanismos de busca, quando alguém pesquisa sobre um assunto, levam o usuário direto a conteúdos que ele deseja. Então, sempre que alguém pesquisar algo sobre uma imobiliária, encontrará seu blog falando do assunto. Logo, é uma excelente forma de começar a construir sua autoridade imobiliária!

Então, publique conteúdos educativos, ajude as pessoas a resolverem um problema, indique caminhos, mostre como se faz, etc. Tudo isso será uma colaboração fantástica para sua construção de marca, seja empresarial, seja pessoal. Quem for ajudado a partir de um conteúdo seu, será grato. E esta gratidão será representada em atenção, compartilhamentos, indicações, etc.

Veja aqui algumas ideias de conteúdos para um blog imobiliário.

Eventos fora da internet – Feiras, lançamentos, publicações

Mas a internet não é o principal palco para construção de autoridade! Pelo contrário, existem muitas outras formas de fazer isso. Embora a internet tenha facilitado muito este processo e deixado ele muito mais barato, há alternativas para quem prefere os processos mais antigos.

E talvez, estes processos ainda sejam mais eficientes, pois o mundo real e presencial ainda produz muita energia e estímulos.

Então, gerar autoridade imobiliária através de feiras, lançamentos ou mesmo publicações (como livros), pode ser uma excelente alternativa.

Aqui, seu público-alvo também será restrito e nichado, o que é ótimo para “falar a mesma língua”. Somente comprará um livro seu, quem quiser saber mais do assunto. Somente irá para alguma feira ou lançamento, quem tiver interesse no tema.

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Ofereça materiais gratuitos em suas mídias – Gere valor para as pessoas

Voltando para o mundo digital, vamos falar um pouco sobre a prática de distribuição de materiais grátis. Estas são as famosas “iscas digitais”, que faz com que alguém deixe um contato com você, em troca de algum conteúdo de valor (ebook, guia, manual, livro, etc). A internet nos possibilita inúmeras formas de conseguir o contato de alguém.

Oferecer materiais grátis que ajudam a pessoa em alguma situação, faz com que sua autoridade cresça muito. Além de ajudar, você ainda está fazendo isso de graça.

Os estímulos que alguém recebe com estas ações são realmente muito grandes em favor da geração de confiança. Então, sempre considere produções neste sentido para que você se aproxime do seu público de uma forma ainda mais estreita.

Você pode oferecer materiais grátis em suas redes sociais, blog, site, canal do YouTube ou onde for. O importante, é ter o público e entregar um material de qualidade.

Conquiste leads (prospectos) e se relacione com eles

Esta dica de construção de autoridade está relacionada diretamente com a dica anterior. Afinal, quando você distribui um conteúdo grátis, deve pedir em troca o contato desta pessoa.

Neste momento, você captou um lead imobiliário (prospecto) que tem interesse no seu assunto e que poderá ser um eventual cliente no médio e longo prazo, dentro dos processos de funil de vendas imobiliário.

Depois de captar o prospecto, você deve se relacionar com ele. Então, mande e-mails, mensagens e outros conteúdos mais exclusivos e próximos.

Neste processo, é fundamental que você mostre que se importa com o prospecto e que quer “cuidar bem dele”. Aqui, você estará gerando sensações de exclusividade e cuidados pessoais, que fará sua autoridade aumentar.

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Foque em um nicho – Querer falar com todo mundo é o mesmo que não falar com ninguém

Focar é fundamental para gerar autoridade. Ninguém constrói autoridade querendo ser o melhor em todos os assuntos. Lembra do exemplo do médico especialista em cirurgias do coração?

Pois bem, ele é especialista naquilo. E quanto mais você concentrar seus esforços para ser especialista dentro de um tema específico, melhor.

O ramo imobiliário possui centenas de nichos e micronichos. Não existe apenas a venda de apartamentos no centro de São Paulo.

Existem muitas formas de construir relacionamentos e gerar autoridade com algum tipo de público: há investidores, há casais jovens, há casais idosos, há estudantes que buscam moradia flexível, etc. Foque em um público e seja autoridade para este público!

Conte com a Ville Imob para encontrar ferramentas imobiliárias que podem ajudar neste processo e deixar seu trabalho ainda mais profissional e otimizado.

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