WhatsApp: 27 99748-7465
Select Page

Os dois últimos artigos publicados neste blog falavam das características dos portais imobiliários. E, para dar seguimento à essa pequena série, vamos falar neste artigo um pouco das vantagens e desvantagens da utilização dos portais imobiliários gratuitos.

Tudo que é gratuito é bom?

Existe um velho ditado que diz: “ de graça até injeção na testa”. Mas não acreditamos nesse ditado porque nada é realmente de graça, sempre existe:

-Custo de oportunidade

-Tempo consumido na realização da atividade gratuita

Logo, quando avaliamos opções gratuitas ou com custos financeiros muito baixos, precisamos sempre avaliar os possíveis pontos negativos. Por exemplo, suponha que para utilizar um serviço gratuito você precise investir 12 horas semanais, enquanto serviços pagos, similares permitem que você utilize apenas 1 hora semanal.

Fica claro que, embora a decisão final seja sua, o tempo necessário para executar determinada atividade de maneira gratuita pode não torna-la tão interessante.

portais imobiliários gratuitos tempo

Como veremos, para portais imobiliários gratuitos que permitem a integração em softwares de gestão imobiliária, a questão do tempo pode ser ignorada. Isso é, desde que você utilize um software imobiliário como o ville Imob, que possua ferramentas de integração de portais.

Existem diversos sites que permitem que o anúncio seja feito de maneira gratuita. Esses sites podem não ser utilizados exclusivamente no mercado imobiliário, e mais, muitos podem ser pouco conhecidos. Estes sites dificilmente permitirão que você utilize softwares integradores, logo, a utilização dos mesmos de maneira eficiente pode ser complexa.

Nesses casos específicos, recomendamos que se tome cuidado e você deve avaliar: qual o tempo que gasto anunciando neste website? Quantos leads recebi graças aos anúncios aqui publicados? É o mesmo cálculo do ROI, mas neste caso, o investimento é seu tempo, ou o tempo de um dos seus colaboradores.

Vantagens da utilização de portais imobiliários gratuitos

Uma vez que entendemos um pouco sobre custos financeiros e gastos com tempo e o custo de oportunidade, podemos então ver as principais vantagens da utilização dos portais imobiliários gratuitos.

Anúncio de Imóvel Gratuito

Essa é uma das vantagens mais óbvias da utilização de portais imobiliários gratuitos. Naturalmente, quem utiliza estes portais está visando divulgar os imóveis de seu portfólio para conseguir captar leads e fechar negócios.

portais imobiliários gratuitos anuncie

Considerando que portais pagos representam um investimento, muitas pessoas optam por eliminar este custo e divulgar somente em portais gratuitos. No entanto, uma das grandes vantagens dos portais pagos é o alcance e a popularidade, logo não recomendaríamos ignorar estes portais por completo.

Exposição da marca

Este é um dos motivos mais ignorados em um primeiro momento, mas, no momento em que alguém vê um imóvel divulgado pela sua imobiliária ele irá também conhecer, pelo menos, o nome da sua imobiliária e a logomarca.

Veja bem, um dos objetivos dos administradores e donos de imobiliárias (e empresas em geral) é dar visibilidade à sua marca. Ao publicá-la na internet, associada à um produto, você está fazendo exatamente isso.

portais imobiliários gratuitos exposição

É possível que 90% das pessoas que visitarem o imóvel não se tornem leads, mas, ainda assim, essas pessoas já viram a marca e agora elas têm uma certa familiaridade com o nome. Em situações futuras, sua imobiliária não será tão desconhecida.

Divulgação do Website e Linkbuilding

Primeiramente precisamos entender que linkbuilding é uma estratégia muito importante no SEO de blogs e websites. E o objetivo é, basicamente, divulgar seu website em diversos sites da internet. O algoritmo do Google leva esse tipo de informação em consideração o que aumenta as chances de seu website aparecer entre os principais resultados do Google.

No mundo dos blogs e sites de notícias, é comum que as pessoas divulguem artigos em blogs parceiros que redirecionam o leitor para outro blog. Assim cria-se uma rede e quanto mais links enviando as pessoas para o website de outra pessoa, melhor.

Agora, pense bem, cada link que você coloca em uma descrição de um imóvel que direciona o usuário para o seu site acaba sendo uma estratégia de linkbuilding. É verdade que alguns sites terão regras quanto ao redirecionamento do público para outro site, logo é sempre válido ler os termos do contrato.

portais imobiliários gratuitos link building

Aliás, a leitura dos termos de contrato de portais imobiliários é essencial para garantir que realmente não haverá cobranças adicionais ou surpresas desagradáveis.

Mas, caso a utilização de links na descrição seja permitida, recomendamos fortemente que você aproveite este espaço para divulgação do seu próprio site imobiliário. Assim, além de aumentar as chances de fechamento de negócio, você consegue, com alguma sorte, captar mais leads.

Desvantagens

Grande volume de anúncios

Uma das grandes desvantagens de portais imobiliários gratuitos é a possibilidade que várias pessoas o utilizem para anunciar e isto acabe tornando seu anúncio difícil de ser encontrado.

Claro que a estratégia de (pseudo)linkbuilding citada não seria afetada, mas as chances de conseguir leads ou até mesmo fechar negócios graças à estes anúncios é reduzida drasticamente.

Suporte ao usuário

Portais imobiliários pagos devem oferecer uma ótima experiência ao usuário e um ótimo suporte. Afinal de contas eles recebem recursos para cobrir os custos com suporte técnico.

portais imobiliários gratuitos suporte

Portais imobiliários gratuitos, por outro lado, não recebem uma grande quantidade de recursos, some isso à possibilidade de uma grande quantidade de anunciantes e pronto: é possível que você tenha um volume alto de problemas técnicos (devido ao alto número de usuários) e poucas pessoas para resolver estes problemas (devido à menor quantidade de recursos).

Como utilizar portais imobiliários gratuitos

Agora que sabemos as principais vantagens e desvantagens destes portais, precisamos entender como utilizá-los. A ideia básica é utilizar vários portais imobiliários gratuitos, afinal de contas, além da chance de conseguir leads e fechar negócios você pode conseguir aumentar a exposição da sua marca e o tráfego do seu website.

Por outro lado, já dissemos que o tempo pode ser um grande inimigo dessa estratégia. Logo, a maneira ideal de utilizar portais gratuitos é através de ferramentas de integração de portais como a do ville Imob.

Através dessa ferramenta você conseguirá divulgar em portais gratuitos como: Mitula, Trovit, villeBusca e muitos outros com poucos cliques. Claro, todo esse processo também é válido para os principais portais pagos. Mas como você pode optar por utilizar vários portais gratuitos e apenas alguns pagos, conseguir agilizar todo este processo pode ser essencial para garantir a eficiência.

Vale lembrar que o ville Imob possui diversos outros recursos integrados. Faça já um teste grátis da plataforma e veja como o ville Imob pode te ajudar a crescer.

estrategias digitais para venda de imoveis