Será que outdoor para imobiliária vale a pena? Será que é uma boa mídia? Ou melhor, o que você deve levar em consideração na hora de contratar ou escolher a mídia ideal para a divulgação de imóveis?

Estas e outras perguntas serão respondidas a partir de agora.

No texto de hoje, vamos entender um pouco mais sobre como o outdoor pode ser parte fundamental e determinante em uma campanha. Além disso, vamos entender o que torna um anúncio em outdoor somente mais um anúncio – ou seja, paisagem.

Por isso, é preciso considerar alguns critérios na hora de escolher, criar ou planejar.

Há quem acredite que somente anunciar ou terceirizar o serviço é suficiente para dar resultados. Mas na verdade, não é. Saiba que é preciso muito estudo e esforço antes mesmo de colocar uma peça na rua.

Por mais que as empresas que vendem espaços de outdoor não estão preocupadas com o seu resultado, você precisa focar nele.

Acompanhe para entender!

outdoor para imobiliária

Outdoor para Imobiliária – Como esta mídia pode te ajudar?

O outdoor não chega a ser uma mídia alternativa quando elaboramos campanhas de marketing para imobiliária. Na verdade, para quem entende pouco do assunto, o outdoor é um dos meios mais buscados pelas empresas.

Quando fala-se em propaganda, geralmente as pessoas partem para conceitos óbvios e populares. E o outdoor é um deles.

Mas, somente por ser popular, não quer dizer que funciona. E é aqui que mora o perigo. Simplesmente fazer por fazer vai, de alguma forma, deixar sua consciência tranquila.

Afinal, resolver problemas gera esta sensação de dever cumprido. Mas, tome cuidado! Simplesmente aceitar qualquer oferta de divulgação pode fazer sua imobiliária perder mais dinheiro do que ganhar.

Para que isto fique mais claro, vamos fazer um simples exercício: imagine que seu público-alvo sejam jovens, recém casados e que estão procurando pelo primeiro lar.

Agora, imagine que estes jovens não tenham carro e nem morem em determinada região em que os pontos de outdoor estão. Será que, mesmo assim, ainda vale a pena anunciar para estas pessoas, sendo que elas talvez nem vejam os anúncios?

Não faz sentido, não é mesmo?

E este é um dos princípios básicos de qualquer projeto ou campanha de marketing. É preciso saber se localizar dentro de um planejamento para saber exatamente quais direções seguir.

Mas, não se preocupe. Vamos te ajudar com isso para que fique um pouco mais claro. Acompanhe.

O outdoor é uma excelente mídia – Desde que seu projeto precise dela

Outdoor para imobiliária é, sem dúvidas, uma excelente mídia. Muitos resultados podem ser alcançados a partir de uma boa campanha de marketing em que bons pontos de outdoor são utilizados.

Por mais que seja uma mídia popular e que muitas vezes é ignorada pelo público, existem alguns pontos que podem transformá-la em uma ótima opção de comunicação.

E o primeiro ponto a entender, é: será que sua campanha realmente precisa de um outdoor? Ou, será que a sua imobiliária sabe se comunicar através de outdoor?

Estes pontos são fundamentais para que você possa dar um passo um pouco mais “certo” em direção a buscar seus objetivos.

outdoor para imobiliária

É muito melhor planejar antes do que esperar o tempo passar para que, somente depois, você tire a conclusão de que era melhor ter investido em outra coisa, não é mesmo?

Pois bem, a partir do momento que você entende que seu projeto precisa realmente do outdoor, você pode partir para fazê-los.

Escolher um tipo de marketing para sua imobiliária não é tarefa tão simples. E por isso, vamos te ajudar com o guia abaixo. Acompanhe.

Estude e entenda o seu público-alvo de forma a compreender onde ele está

Você sabe qual é o público-alvo da sua imobiliária? Pois saiba que este é o primeiro e mais fundamental passo a se dar em direção a fazer seu primeiro outdoor para imobiliária.

Se você vende imóveis, sabe que nem todos os imóveis são indicados para todos os públicos. Há uma segmentação. E o mesmo você precisa fazer quando for construir uma campanha de marketing.

  • Quem você quer atingir?
  • Quem são os potenciais prospectos e onde eles estão?
  • As pessoas que você quer atingir, circulam pelos pontos de outdoor?
  • Como seu público costuma consumir conteúdo?

Estas são algumas das perguntas mais básicas que você precisa responder sempre que for planejar uma campanha de marketing.

A partir delas, você começa a perceber quais são os melhores locais para anunciar. E isto nos leva a entender que não existe um melhor formato ou veículo. O que existe, é o formato ou veículo certo!

Por exemplo, se você notar que seu público-alvo consome conteúdo na internet e está muito presente nas mídias digitas, talvez fosse uma boa ideia optar por campanhas de marketing digital ou invés de mídias offline.

Ou, ainda, se você notar que seu público-alvo está o tempo inteiro na rua ou no trânsito, talvez o melhor local para impactar ele seja realmente o outdoor.

Os pontos do outdoor são tão importantes quanto as quantidades

Há quem ainda acredite na quantidade como forma de obter resultados. As vezes é possível, sim. Mas, na grande maioria das vezes, você precisa focar na qualidade.

No caso de outdoor para imobiliária, os pontos que eles estão são extremamente importantes para que os resultados sejam alcançados.

Podemos entender isto da seguinte forma: imagine que você tenha um empreendimento em determinada cidade.

Agora, imagine você anunciar em um ponto de Outdoor em uma cidade ou rodovia que não tenha qualquer tipo de ligação com a cidade em que está o empreendimento.

outdoor para imobiliária

Pode atrair algum cliente? Claro que pode. Mas, imagine a quantidade de pessoas que precisariam ser alcançadas para converter uma venda?

Agora, se o seu outdoor estiver bem posicionado, em locais estratégicos e dentro de uma segmentação feita previamente, as chances de sucesso são muito maiores.

Sem contar que você gastará muito menos. Por exemplo, se você sabe que seu público-alvo faz o mesmo trajeto de manhã e de noite, talvez um anúncio no meio desta jornada seja uma ótima opção!

É por isso que é tão importante saber tudo sobre seus prospectos. Investir em pesquisa de mercado para identificar o comportamento do consumidor é uma das melhores alternativas!

O outdoor pode ser muito útil em ativações pontuais e momentâneas

O outdoor para imobiliária pode ser extremamente útil em algumas ações pontuais, como ativações momentâneas ou formas de chamar atenção em curtos períodos de tempo.

Um outdoor, quando muito tempo no mesmo lugar, faz com que as pessoas que passem por ele simplesmente o ignorem. Agora, quando há novidade, há muito mais chances de alguém consumir a mensagem.

Por isso, explore estas situações esporádicas: faça uma campanha hoje, volte a fazer daqui alguns meses e assim por diante. Jamais mantenha a mesma mensagem ou faça repetidas ações.

Tudo isso é prejudicial para sua empresa e o potencial cliente acaba simplesmente ignorando.

Experimente locais próximos dos imóveis em questão ou do empreendimento

Talvez um dos maiores benefícios de experimentar a mídia em outdoor para imobiliária, é o fato de poder contar com ela em locais próximos ao empreendimento.

As pessoas tem curiosidade.

E, quando você consegue unificar o útil ao agradável, tudo flui com muito mais naturalidade.

Experimente colocar um outdoor na frente do empreendimento ou mesmo em locais próximos. Isto ajudará muito a identificar sua marca e o impacto será grande.

Ofereça uma mensagem clara, limpa, sem informações em excesso (outdoor não é um flyer!) e com chamadas para ação como telefone, e-mail ou WhatsApp.

Dica extra: Um bom atendimento via WhatsApp pode ser a chave para trazer um potencial cliente até sua imobiliária.

outdoor para imobiliária

Explore novos formatos para que o anúncio tenha ainda mais impacto

Você já ouviu falar dos apliques em outdoor? Pois bem, esta é uma técnica utilizada por publicitários que buscam impactar ainda mais as pessoas que possam consumir a mensagem do outdoor.

Quanto mais elementos diferentes tiver, maiores as chances de alguém de fato olhar para o seu anúncio.

No caso dos apliques, basicamente, é uma foram de externar a mensagem do formato padrão de nove por três metros. Pode ser uma peça saindo nas laterais ou mesmo uma extensão da imagem invadindo a borda de cima.

Isto causa um efeito 3D aos olhos de quem passa e, consequentemente, chamará atenção.

Evite mensagens longas no outdoor – As pessoas não vão ler e muito menos se esforçar pra entender

Outdoor é uma mídia de velocidade. O consumo precisa ser rápido e é preciso muita coesão para que a mensagem seja de fato interpretada.

Se você está pensando que em uma mídia grande é possível colocar tudo que é tipo de informação, saiba que esta não é uma boa ideia. Menos é mais!

Recomendamos que seu outdoor para imobiliária tenha no máximo uma foto, com uma mensagem principal e uma chamada para ação.

Mais do que isso será completamente desnecessário, pois ninguém conseguirá ler e pode mais confundir do que ajudar.

Por isso, conte com ajuda de profissionais especializados no assunto: publicitários, diretores de arte ou designers.

Eles certamente saberão qual é o limite de texto e de informação que um outdoor suporta.

O outdoor pode ser uma paisagem, caso não faça-o corretamente

Mencionamos isto durante boa parte do texto. É muito fácil para que um outdoor passe a virar apenas uma paisagem na rua, caso você não faça-o corretamente.

Uma paisagem vai estar sempre lá, intacta. É algo que não chama a atenção de ninguém que já viu pela primeira vez. Passa batido.

E um outdoor para imobiliária mal feito acaba tendo justamente este efeito. Ele até existe, mas ninguém sabe da existência, mesmo que já tenha visto.

Clareza na mensagem, coesão, objetividade, algo para chamar atenção (pode ser um aplique) e ações pontuais podem ser ótimas formas de aproveitar ao máximo esta mídia.

outdoor para imobiliária

Como mensurar os resultados de um outdoor para imobiliária?

Com o crescimento da internet, muitas pequenas empresas tiveram a oportunidade de criar anúncios rápidos, relevantes e objetivos. Afinal, o Google Ads e o Facebook Ads possibilitam tudo isso.

Além disso, mensurar as campanhas online é outra função que ficou extremamente fácil. Afinal, os números estão bem ali, na sua frente.

Agora, com mídias offline, como o outdoor, isto ainda é um pouco difícil. E, como você sabe, mensurar é importante para saber quais passos dar em seguida.

Mas, separamos três dicas para que você consiga fazer. Veja abaixo.

1- Conte a quantidade de ligações ou visitas na sua imobiliária

Disponibilizar uma linha exclusiva é uma das formas de mensurar. Por exemplo, você pode colocar um número de WhatsApp exclusivo nas campanhas de Outdoor.

Quem entrar em contato através dele, automaticamente você sabe que veio a partir de um outdoor que você tenha feito.

2- Deixe um código promocional no outdoor para que o prospecto utilize-o no atendimento

Outra forma de mensurar o outdoor para imobiliária, é colocando um código promocional exclusivo na divulgação. Assim, toda vez que alguém entrar em contato, deverá usar este código como uma forma de identificação.

Assim, você também consegue computar todas as pessoas que demonstrem interesse a partir do anúncio do outdoor.

3- Foque uma campanha específica em uma mídia específica para resultados mais precisos

Além destas duas dicas, você pode fazer um planejamento específico para cada campanha publicitária. Por exemplo, você poderá focar um mês em outdoor, outro mês em jornal, outro mês em internet, e assim sucessivamente.

Desta forma, todas as conversões que acontecerem durante o período específico, você saberá que foi efeito da campanha em questão.

outdoor para imobiliária

Um outdoor é uma ótima ferramenta de reforço de marca

Portanto, sim: fazer outdoor para imobiliária vale muito a pena. Mas, é preciso sempre considerar todos os aspectos que mencionamos durante o texto.

Entre fazer uma campanha promissora e com alta taxa de conversão e fazer uma campanha mediana e sem muito retorno há uma linha muito tênue. Por isso, você precisa contar com profissionais especializados no assunto desde o início.

A Ville Imob está com você para auxiliar no que for preciso entre softwares de gestão, otimização e ferramentas para melhorar ainda mais suas vendas.

Combinando isso com ótimas campanhas de marketing, certamente o sucesso será uma consequência.

Boas vendas!