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Quer saber como melhorar seu atendimento no WhatsApp? Mas não sabe por onde começar? Então fique tranquilo! Pois no artigo de hoje vamos lhe apresentar diversas dicas que impulsionarão o seu atendimento e, consequentemente, irão promover mais resultados para a sua imobiliária.

Afinal, a gente sabe o quanto as tecnologias, como os aplicativos de comunicação, são essenciais para manter-nos conectados com nossos clientes, sempre trabalhando a possibilidade de fechar um negócio. Por isso, aprender a usá-los da melhor forma é imprescindível para que você aumente o faturamento da sua imobiliária.

Para saber mais sobre este assunto, acompanhe nosso artigo até o final.

Dicas para melhorar seu atendimento no WhatsApp

Listamos abaixo diversas dicas para melhorar seu atendimento no WhatsApp. Lembre-se de sempre estudar cada possibilidade, e vá implementando cada uma delas, até tornar um hábito. Pois a gente sabe que nem tudo dá para mudarmos da noite para o dia, não é mesmo? Mas, do mesmo modo, sabemos que com algumas atitudes simples você já poderá melhorar o seu desempenho com o uso do app.

Contudo, fiquei atento a cada detalhe e vamos a nossa lista de dicas:

Dicas para melhorar seu atendimento no WhatsApp

1- Apresente-se ao entrar em contato com o cliente

Muitas vezes, nossos clientes deixam o contato deles conosco dando-nos a liberdade de chamá-os pelo WhatsApp, por exemplo. Entretanto, eles podem estar fazendo isso com outros corretores e imobiliárias e, portanto, podem vir a se esquecer deste tipo de situação.

O que estamos querendo dizer com isso? Estamos querendo dizer que você deverá ser bem claro, logo no primeiro contato, a respeito de quem você é e qual o motivo do seu contato. Assim, a pessoa já saberá exatamente do que se trata, evitando qualquer tipo de falta de resposta ou até mesmo denúncia por spam.

Portanto, logo de cara apresente-se como corretor X da imobiliária Y, e diga o porquê do contato. E esse porquê pode estar relacionado com o fato de a pessoa ter deixado o telefone dela em um formulário do seu site imobiliário, ou até mesmo ter deixado diretamente com você. Assim ela logo lembrará do momento em que isso aconteceu, e possivelmente lhe dará a atenção devida.

2- Cuidado com a sua imagem

O segundo ponto que requer muita atenção se você quer melhorar o seu atendimento no WhatsApp, é com relação à sua imagem profissional. E isso se refere a alguns fatores que estão envolvidos com este tipo de contato. São eles:

  • Nome: A gente sabe que as pessoas podem salvar o nosso contato no celular delas com o nome que bem entenderem. Porém, quando ocorre o primeiro contato, o que aparecerá é aquele que escolhemos quando cadastramo-nos no WhatsApp. Portanto, cuidado com o que você preencher ali. Nas configurações do perfil você pode alterar o seu nome, de um modo simples e rápido, e nós te aconselhamos a deixá-lo o mais profissional possível, ok?
  • Foto: A sua foto é, sem dúvidas, a primeira imagem que a pessoa parará para olhar. Afinal, uma imagem fala mais do que mil palavras, certo? Pois bem. Por conta disso, você deve cuidar para não utilizar uma foto que seja muito pessoal sua. Como por exemplo, na praia, bebendo, etc. Procure, na medida do possível, utilizar uma imagem que seja mais profissional, e que mostre bem quem você é. Aqui você deve prezar também pela qualidade e clareza da foto, pois ninguém gosta de receber mensagem de alguém sem rosto e sem nitidez, não é mesmo? Atente-se para esse fato.
  • Status: Os status do WhatsApp são uma ótima maneira de postarmos fotos e frases que nos inspiram e nos fazem bem. Porém, é importante que saibamos separar o que é profissional e o que é pessoal. Assim não corremos o risco de sermos interpretados de uma maneira errônea. Por exemplo, se um cliente entrar em contato com você, no fim de semana, é bem possível que você não o responda de imediato, certo? Agora imagine se ele notar que você está online, e postando fotos nos seus status? Pois é! É claro que ele deveria compreender o seu espaço de lazer, mas, a gente sabe que nem todo mundo pensa assim. Por isso, para evitar estes tipos de conflitos, nada melhor do que manter um número pessoal e outro profissional.
  • Modo de se comunicar: Por fim, preste muita atenção quanto ao modo que você se comunica com o seu cliente. Mas o que isso quer dizer? Quer dizer que você precisa conversar de acordo com a maneira que ele fala com você. E, do mesmo modo, você precisa ter em mente que não pode fugir completamente do profissionalismo. Mas sim, precisa se posicionar e mostrar que você está ali para trabalho, e não para jogar conversa fora, ok?

Dicas para melhorar seu atendimento no WhatsApp

3- Marque uma reunião com o seu cliente

De nada adianta você aprender a melhorar o seu atendimento no WhatsApp se você não se atentar para o ponto mais importante de todos: o atendimento não acaba ali. Pois o que muita gente acaba cometendo de erro é justamente pondo na cabeça de que é possível fechar um contrato apenas a partir da conversa no WhatsApp, o que não é verdade.

Afinal, por escrito, não temos tanto o poder de persuadir e de conhecer verdadeiramente o perfil e os desejos do nosso cliente. E, desse modo, um contato pessoalmente se faz necessário para que a negociação se desenvolva de uma maneira muito mais assertiva.

Por isso, antes de simplesmente encerrar o assunto pelo aplicativo, tente conversar com o seu cliente para que seja marcada uma reunião. Assim, você pode demonstrar ainda mais disponibilidade e interesse em ajudá-lo, aumentando as chances de ele fechar um negócio com você.

Mas, cuidado com esse convite! Não tente forçar a barra, e se a pessoa disser que não tem disponibilidade por agora, não seja aquela pessoa que a chama todos os dias, convidando para a mesma programação, ok? Pois isso pode soar como invasivo, e ainda haverá a chance de você vir a ser bloqueado.

Dicas para melhorar seu atendimento no WhatsApp

4- Cuidado com os erros gramaticais e ortográficos

O quarto ponto que você deverá considerar, de um modo muito expressivo, por sinal, é com relação aos erros gramaticais e ortográficos. Embora em algumas situações este tipo de erro possa parecer “bobo”, ou melhor, alguns errinhos podem ser visto como algo sem importância, saiba que nem todos os clientes pensam dessa forma.

Por conta disso, procure sempre escrever com bastante atenção, e corretamente. Entretanto, isso não significa que você precisa escrever de uma maneira completamente formal e cheia de palavras difíceis. Até porque, em muitos casos, você pode estar lidando com pessoas que tenham menos instrução que você e, por conta disso, elas poderão se sentirem um pouco intimidadas com a situação.

Ou seja, o que estamos querendo dizer é que você deve escrever de uma maneira leve, clara, objetiva e, acima de tudo, correta. É preciso passar a mensagem para o seu cliente, de um modo efetivo, sem deixá-lo confuso com a informação, e tampouco insatisfeito com a maneira que você escreve.

Lembre-se: se tiver dúvida sobre como escrever uma palavra, o Google é um forte aliado de pesquisa. Pesquise antes e evite qualquer perda de contato por um deslize tão bobo!

Dicas para melhorar seu atendimento no WhatsApp

5- WhatsApp Business

Você já ouviu falar no WhatsApp Business? Não? Então está na hora de conhecê-lo! Pois se você quer melhorar o seu atendimento no WhatsApp, você precisa deixá-lo ainda mais profissional, não acha?

Para isso, a migração para a conta comercial pode ser bem interessante. A partir dela você poderá organizar os seus contatos de um maneira mais categorizada, o que facilitará durante as conversas, respostas de mensagens e até mesmo modo de abordar cada cliente.

Assim você terá um acompanhamento mais efetivo de toda a situação e poderá organizar as suas abordagens, melhorando o atendimento para cada estilo de cliente. Inclusive, poderá gerar respostas automáticas, para quando não estiver disponível no momento. Desse modo, mantém um atendimento efetivo mesmo quando não estiver com o celular por perto.

6- Aborde de um modo agradável

Como mencionamos em outro tópico, é muito interessante que você tome bastante cuidado com a forma que você irá abordar o seu cliente. Não precisa usar mil e uma palavras difíceis para impressionar, pois, na verdade, esse tipo de atitude pode fazer com que a conversa soe mais como arrogante, ok?

Portanto, tente sempre levar de uma maneira leve e descontraída. Ao mesmo tempo em que mantém o profissionalismo em cada mensagem enviada.

Além disso, você deve ter muito cuidado com imagens, vídeos e áudios. Pois você precisa ter em mente que cada cliente tem uma forma singular de se comunicar pelo aplicativo. E, por conta disso, você deverá ficar atento as características do mesmo.

Por exemplo, se o seu cliente costuma lhe enviar áudios, é bem possível que você possa enviar para ele também. Mas, sem exageros, ok?

O ideal é que você sempre pergunte, antes de enviar alguma mídia, se você pode fazer isso. Assim, a pessoa responderá e você já saberá se está sendo inconveniente ou não. Pois ninguém gosta de receber um áudio enquanto está em algum local que não pode ouvi-los, não é? Isso causa desconforto e, até mesmo, certa ansiedade. E cremos que você não quer provocar nada disso em seus clientes e potenciais clientes.

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7- Não cobre respostas

Outro ponto que deve ser visto com muita atenção e cuidado é com relação a cobrança de respostas. É claro que você tem interesse em saber o quanto antes o que um cliente pense de determinado assunto e o que ele pode estar esperando acerca do imóvel X ou Y.

Mas, você precisa ter paciência e, em hipótese alguma, ficar cobrando a pessoa o tempo todo. É possível, no entanto, que você marque uma data para ter algum retorno, dependendo da sua solicitação. Assim, você já pode deixar a pessoa avisada de que você irá entrar em contato com ela em tal dia, para saber o posicionamento da mesma.

Desse modo, você não estará sendo invasivo, e ainda poderá garantir que receberá algum tipo de resposta do seu potencial cliente. E todo mundo terá os seus objetivos estabelecidos e cumpridos no final, não é mesmo?

8- Nunca pratique nenhum tipo de spam

Por fim, uma das regras mais importantes para você melhorar o seu atendimento no WhatsApp: nunca, em hipótese alguma, pratique algum tipo de spam. E isso inclui:

  • Adicionar a pessoa em grupos: Ninguém gosta de ser adicionado em grupos sem o consentimento. Por isso, jamais cometa esse erro! Se você tiver algum grupo no WhatsApp e quiser incluir seus clientes, convide-os, enviando o link para participar. Assim, eles mesmos poderão decidir se entram ou não, ok?
  • Enviar mensagens sem consentimento: Sim, a gente sabe que você irá enviar mensagens e irá conversar com os seus clientes. Mas, isso não quer dizer que você pode enviar alguma coisa toda hora, certo? Ainda mais em horários inoportunos, como tarde da noite ou muito cedo de manhã. Tenha cuidado!
  • Flodar a caixa de entrada da pessoa: Enviar mil e uma mensagens também é um grave erro. Meça suas palavras e seja sempre objetivo e claro.

Lembre-se: spam nunca é bem visto e você poderá ser bloqueado por isso!

Dicas para melhorar seu atendimento no WhatsApp

Profissionalize os seus atendimentos com uma plataforma de CRM

Agora que você já sabe como melhorar o seu atendimento no WhatsApp, nós te perguntamos: Como você tem cuidado do seu atendimento, de uma maneira geral? Você tem pensado na otimização do mesmo? E ainda, você tem trabalhado com sistema de CRM imobiliário? Pois é!

Se a sua resposta for não para esta última pergunta, nós te convidamos para conhecer, gratuitamente, a plataforma de CRM da Ville Imob. A partir dela, você poderá melhorar o seu atendimento ainda mais, gerando efeitos positivos de curto, médio e longo prazo.

Esperamos que este conteúdo possa ter te ajudado! Qualquer dúvida, deixe um comentário aqui embaixo. Até a próxima e boas vendas!

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