27 3262-0877 - WhatsApp: 27 99748-7465 [email protected]

Neste artigo, o Ville Imob vai te ajudar a entender o que faz um consultor imobiliário e como você poderá ingressar na profissão de uma melhor forma.

Afinal, a gente sabe o quanto pode ser desafiador se tornar um profissional imobiliário, caso não haja uma base de conhecimento suficiente para isso.

Mas não se preocupe. Vamos esclarecer suas principais dúvidas sobre o assunto.

E se você tiver qualquer outra questão, poderá navegar pelo nosso blog e encontrar os temas que mais fazem sentido para o seu aprendizado. Temos uma base de conhecimento com mais de mil artigos publicados para te ajudar nesta jornada.

Acompanhe!

O que faz um consultor imobiliário?

O que faz um consultor imobiliário

Para aprender o que faz um consultor imobiliário, precisamos entender como funciona o mercado como um todo. Afinal, a profissão de consultoria está muito atrelada com o que o mercado apresenta e oferece.

Ou seja: é uma profissão que deve se adaptar e se ajustar o tempo inteiro.

De maneira geral, um consultor imobiliário faz atividades que são muito mais voltadas para o negócio como um todo. Ou seja, o consultor poderá se especializar em muitas áreas diferentes dentro do ramo imobiliário e auxiliar profissionais de várias formas diferentes.

Inclusive, um consultor imobiliário pode até mesmo vender imóveis – desde que seja regularizado, também, como corretor imobiliário. Falaremos mais sobre isso no decorrer do artigo.

Ao entender o que faz um consultor imobiliário, podemos perceber o quanto o mercado imobiliário é grande.

Afinal, a área não trata apenas da venda de imóveis. Muito embora este seja o grande objetivo final, há muito caminho para trilhar antes mesmo de que as vendas comecem a acontecer.

Os corretores precisam se preparar, estratégias precisam ser criadas e as imobiliárias precisam desenvolver um planejamento viável. E em tudo isso, o consultor imobiliário poderá ajudar, visto que ele tem uma visão muito mais voltada ao negócio do que ao imóvel a venda.

Por exemplo, hoje em dia, corretores já contam com ótimos sistemas de gestão imobiliária, como o que a Ville Imob oferece.

Só que, ao mesmo tempo, pode ser que muitos profissionais ainda não saibam o quanto podem otimizar seu dia-a-dia e ter mais resultados. Neste caso, o consultor imobiliário poderá entrar em ação para ajudar.

Ou seja: o consultor possui uma base de conhecimento muito interessante sobre o ramo imobiliário. Esta “visão de fora”, faz com que pequenas decisões no dia-a-dia do corretor ou da imobiliária possam ajudar muito nos negócios.

Muitas vezes, vale muito mais a pena contratar um consultor imobiliário para desenhar estratégias e fazer uma análise do negócio como um todo, do que passar meses testando uma estratégia sem saber no que vai dar.

É uma forma de ter um acompanhamento embasado e próximo.

Qual é a diferença entre consultor imobiliário, corretor imobiliário e assessor imobiliário?

O que faz um consultor imobiliário

Agora que você já tem uma ideia mais clara sobre o que faz um consultor imobiliário, podemos nos aprofundar um pouco mais para entender e comparar a atividade com outras profissões.

Afinal, o mercado imobiliário é muito grande e, portanto, as profissões também podem ser diversas.

Vejamos a diferença entre consultores imobiliários, corretores e assessores. Acompanhe.

Consultor imobiliário

Um consultor imobiliário, conforme entendemos até aqui, nada mais é do que um profissional que pode ajudar o mercado imobiliário como um todo.

Este consultor pode se especializar em muitas áreas e, portanto, auxiliar profissionais de várias maneiras diferentes.

Por exemplo, um consultor imobiliário especializado em captação de imóveis, poderá prestar uma consultoria para alguma imobiliária ou corretor, para elaborarem, juntos, uma estratégia de como captar mais imóveis.

Ou seja: o consultor vai ser um companheiro muito importante para todo o segmento imobiliário, pois ele terá uma visão técnica e externa dos processos. E isto, por si só, já é muito valioso.

Afinal, muitas vezes tudo que um corretor precisa para vender mais, é só apertar um parafuso aqui e outro ali – algo que fica difícil de enxergar estando dentro do negócio. Mas com um olhar técnico de fora, a visão é mais clara.

Além disso, entender o que faz um consultor imobiliário pode ajudar em vários outros processos internos em uma imobiliária. Um simples método mais eficiente de organização de clientes através de um CRM imobiliário, como o da Ville Imob, pode transformar os negócios para melhor.

Só que se a imobiliária ou corretor não souber disso, não fará. E o consultor, claro, poderá auxiliar neste processo.

Se for do interesse do consultor, ele também poderá vender imóveis! Sim, o consultor imobiliário também poderá fazer negociações imobiliárias.

Mas para isso, ele vai precisar se formalizar e se registrar no CRECI. Desta forma, ele obterá a licença para atuar como corretor de imóveis. E por falar em corretor de imóveis, vamos entender sua função em comparação ao consultor. Acompanhe.

Corretor imobiliário

banner ville Imob

Ao entender o que faz um consultor imobiliário, automaticamente, podemos compreender de maneira mais clara o que as outras profissões do mercado podem fazer.

No caso do corretor imobiliário, ele será o responsável por captar, negociar, conduzir e realizar vendas de imóveis. Quem vende os imóveis, na prática, é o corretor imobiliário.

Muitos corretores podem trabalhar de maneira autônoma ou também em participação em imobiliárias. É muito comum que estes profissionais se especializem, principalmente, em técnicas de vendas. Só que o mercado imobiliário, hoje, é muito maior do que isso.

O novo perfil do corretor de imóveis precisa ser muito mais dinâmico, técnico e humano.

Ou seja, simplesmente fotografar imóveis e publicar no site imobiliário não é mais um diferencial. É uma obrigação. E os diferenciais ficam por conta de cada profissional.

Justamente por isso que existe, também, o consultor imobiliário: para ajudar corretores a transformarem suas carreiras e continuarem a ter sucesso neste mercado tão dinâmico.

Existem várias outras competências que envolvem um corretor imobiliário. Aqui no blog da Ville Imob, você poderá encontrar centenas de artigos falando sobre o assunto. Portanto, para se tornar um corretor de sucesso, vale a pena garimpar nosso conteúdo!

Leia mais: Como ser corretor de imóveis – Ferramentas, cursos, captação e vendas.

Assessor imobiliário

Já entendemos o que faz um consultor imobiliário e também um corretor. Mas, ainda há mais uma profissão bem importante neste mercado, que é a do assessor imobiliário. Afinal, o que faz um assessor imobiliário?

Ele tem uma função bastante parecida com a função do consultor imobiliário. Só que ao invés de auxiliar nos negócios em si, o assessor vai ajudar em outras frentes, como:

  • Solicitação de documentos imobiliários;
  • Pesquisa de mercado;
  • Captação de imóveis;
  • Conferências;
  • Entrevistar clientes;
  • Captar informações importantes;
  • Ajudar o corretor de maneira geral;
  • Ajudar os clientes após uma transação;
  • Vistoriar imóveis;
  • Zerar pendências;
  • Conciliar conflitos;
  • Etc.

Ou seja, esta função é muito importante, pois está associada justamente a situações sensíveis dentro de um processo de compra e venda de um imóvel.

Muitas vezes, é o assessor imobiliário que vai notar a falta ou necessidade de mais documentações em um processo. E isto, claro, é de suma importância para a agilidade e dinamismo das transações.

Assessorar os clientes de forma profissional, muitas vezes, é aquele “algo a mais” que faz toda a diferença para os clientes. E o assessor poderá ajudar nisso, de forma que ninguém se preocupe com nada, pois o profissional traz confiança para a negociação.

Como se tornar um consultor imobiliário de sucesso?

O que faz um consultor imobiliário

Até aqui, compreendemos as principais funções do mercado imobiliário, com foco maior naquilo que faz um consultor imobiliário.

E como você pôde perceber, esta é uma profissão bem importante no mercado e, por isso, se tornar um profissional de consultoria imobiliária pode ser uma grande vantagem.

Para ter dar uma mãozinha, separamos algumas dicas práticas que podem fazer toda a diferença na hora de se tornar um consultor imobiliário. Veja abaixo:

  • Entenda o mercado como um todo;
  • Busque conhecer o comportamento do consumidor imobiliário;
  • Aprofunde-se em marketing imobiliário;
  • Caso queira negociar imóveis, registre-se no CRECI;

Em detalhes, vamos conhecer cada item da lista a partir de agora. Portanto, se você quer ir além de entender o que faz um consultor imobiliário e, de fato, se tornar um, continue lendo!

Entenda o mercado como um todo

Antes de mais nada, é muito importante que o consultor imobiliário em formação saiba que seu papel vai ser, também, conhecer o mercado.

Ou seja, é importantíssimo que o profissional tenha um conhecimento bem amplo sobre o que acontece e o que não acontece no mercado, pois é isto que vai direcionar as ações em consultorias.

O mercado imobiliário, como você sabe, é muito dinâmico. Ele muda a todo momento. É muito comum ter anos maravilhosos, e anos muito ruins. Faz parte.

Só que o conhecimento sobre isso precisa ser muito mais profundo do que simplesmente saber que haverão anos de crise e anos de bonança.

É preciso saber o que as pessoas querem e como elas estão agindo – pois, no fim das contas, o mercado é sobre pessoas.

Por isso, se você quer ser um consultor imobiliário, busque compreender os movimentos que o mercado faz. Tente entender o motivo destes movimentos e, depois, busque antecipá-los.

Isto ajudará a criar boas estratégias junto a seus clientes corretores e imobiliárias.

Busque conhecer o comportamento do consumidor imobiliário

O que faz um consultor imobiliário

Outro ponto muito importante que faz toda a diferença no mercado de consultoria imobiliária, é conhecer o comportamento do consumidor.

Este tema deve ser estudado todos os dias, pois é isto que faz um imóvel, de fato, ser vendido.

Quando conseguimos entender ou dominar os movimentos de comportamento que nosso público-alvo faz, é muito mais fácil construir ações e estratégias de marketing para atingir nossos objetivos.

Mas, cuidado: entender o comportamento das pessoas não é simplesmente se ater a um padrão único e esquecer todo o resto.

Comportamento humano é complexo. Não há um “fim” na pesquisa. Você precisa estar sempre atento para entender os movimentos que as pessoas fazem.

Leia mais sobre o tema neste artigo aqui: Comportamento do Consumidor Imobiliário.

Aprofunde-se em marketing imobiliário

Se tem uma área que vai ganhar cada vez mais peso e notoriedade dentro do ramo imobiliário, é o marketing. E se você quer ser um consultor imobiliário de sucesso, deveria se aprofundar neste tema.

O marketing, principalmente o digital, é uma ferramenta muito poderosa para atrair novos clientes. Só que, da mesma forma que é uma ferramenta poderosa, é também uma ferramenta complexa.

Entender sobre marketing é unir uma série de informações e conhecimentos sobre o tema para, depois, aplicar e testar.

Muitas vezes uma estratégia de marketing pode demorar alguns meses até dar certo, principalmente no digital.

Por isso, aprofunde-se no tema e não queria aprender apenas uma coisa aqui e outra ali. Marketing não é uma fórmula mágica. É uma ferramenta que está totalmente ligada ao comportamento do consumidor.

Leia mais: Estratégias de Marketing para Imobiliárias.

Caso queira negociar imóveis, registre-se no CRECI

Sim, um consultor imobiliário também pode vender imóveis. Só que para isso, ele precisa estar registrado no CRECI. Esta é uma maneira de ter autonomia em alguns processos, mas principalmente, para ter conhecimento sobre a área em si.

Se você quer ser um consultor imobiliário, vale a pena ter um registro no CRECI. Mesmo que você não vá vender imóveis diretamente, é sempre bom participar do dia-a-dia dos corretores e imobiliárias para, assim, estar mais próximo da realidade.

Como é o novo perfil do corretor ou consultor imobiliário?

Agora que já entendemos o que faz um consultor imobiliário e também como se tornar um, é importante entender que todas estas dicas estão dentro de um padrão: O padrão do novo perfil do corretor ou consultor imobiliário.

Afinal, para vender um imóvel hoje em dia, é muito mais desafiador do que no passado. Há mais concorrência e, claro, há inúmeras alternativas no mercado.

Além disso, precisamos entender o que as pessoas realmente querem e devemos estar perto delas através dos canais digitais.

Muitas vezes uma venda poderá demorar meses até acontecer. E se você não souber disso, poderá abandonar o prospecto no meio do caminho e deixar bons resultados para trás.

Aprofunde-se no assunto, estude muito e conte com a Ville Imob para te ajudar com ferramentas e sistemas!