Depois de muito tempo, a casa própria já não é mais o primeiro sonho de consumo dos brasileiros. Aliás, essa conquista deixou de ser a principal prioridade da população desde 2012.

De acordo com a última pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) realizada anualmente no país, o primeiro sonho de consumo dos brasileiros é viajar pelo Brasil. Mas continue acompanhando este texto para entender por que essa notícia não é motivo de preocupação para os corretores de imóveis.

O primeiro sonho de consumo dos brasileiros em detalhes

A pesquisa é realizada apenas com pessoas entre 18 e 64 anos e permite que cada entrevistado selecione mais de um item como sonho de consumo. E, desde 2012, todas as pesquisas apresentam viajar pelo Brasil como o primeiro sonho de consumo dos brasileiros. 

primeiro sonho de consumo dos brasileiros pesquisa

Como você vê no quadro abaixo, aparecem na sequência comprar a casa própria, comprar um automóvel, ter seu próprio negócio e por aí vai. Aqui, vale destacar que essa sequência se repete em todas as regiões do país, de Norte a Sul.

Por que a casa própria não ser mais o primeiro sonho de consumo dos brasileiros não é um problema

Essa notícia está longe de ser uma preocupação para quem trabalha no mercado imobiliário brasileiro. Isso porque, como você viu acima, a casa própria ainda aparece na lista dos principais sonhos de consumo dos brasileiros, na segunda colocação muito perto da primeira.

casa própria não é mais o primeiro sonho de consumo dos brasileiros

Mas não é só isso. Comprar ou alugar um imóvel nunca vai deixar de ser uma necessidade. E são diversas situações em que isso ocorre: as pessoas buscam por imóveis quando precisam mudar de cidade por conta de trabalho ou estudos, para sair da casa dos pais e formar uma família, por exemplo.

Por fim, o déficit habitacional ainda é um grande problema do país, o que motiva a construção de novos empreendimentos. De acordo com o Ministério das Cidades, o déficit chega a quase 6,2 milhões de unidades. Ou você acha que construtoras e incorporadoras erguem novos empreendimentos à toa, sem fazer nenhum estudo de viabilidade de negócio?

Outras alternativas de negócio para o corretor de imóveis

E o corretor de imóveis não vive apenas de vender imóveis residenciais. Ele pode trabalhar em diversas frentes para aumentar seus rendimentos.

1. Locação de imóveis

Não é porque ter a casa própria deixou de ser o primeiro sonho de consumo dos brasileiros que as pessoas não vão mais buscar uma residência para morar. Nem que seja para alugar.

Por isso, os profissionais também podem (e devem) apostar na locação de imóveis como uma alternativa de negócios. Entre suas vantagens, podemos destacar a velocidade da negociação e a garantia de uma renda fixa mensal – mesmo que pequena –, o que ajuda no planejamento financeiro para corretor de imóveis.

2. Locação de imóveis para temporada

Um detalhe dessa pesquisa que não pode passar batido pelo corretor de imóveis é que os brasileiros querem viajar mais pelo país. Isso abre uma nova oportunidade de negócios para o corretor: o de alugar imóveis na alta temporada.

primeiro sonho de consumo dos brasileiros locação de imóveis de temporada

Afinal de contas, muitas pessoas preferem alugar uma casa do que um pagar para ficar hospedados em um hotel. Pode sair muito mais em conta.

Invista em tecnologia

Viu como existem muitas possibilidades de fazer bons negócios mesmo quando ter a casa própria deixa de ser o primeiro sonho de consumo dos brasileiros?

Para tanto, você não pode abrir mão de uma plataforma imobiliária. Isso porque essa ferramenta ajuda em todos os momentos do trabalho do corretor ou de uma imobiliária. A começar pela presença na internet.

Com ela, você constrói um site imobiliário sem precisar ter conhecimento técnico. Isso sem falar das ferramentas de integração social e de portais, que divulgam seus anúncios para o maior número de pessoas possível.

primeiro sonho de consumo dos brasileiros invista em tecnologia

Por fim, você consegue acompanhar todas as suas negociações em um painel prático. O CRM Imobiliário ainda permite fazer um cruzamento inteligente de dados. Dessa forma, você consegue oferecer o imóvel certo para os seus clientes, de acordo com suas preferências e necessidades.

Você quer uma sugestão? O ville Imob é, basicamente, uma ferramenta “tudo em um”. Isso porque ela reúne todas essas funcionalidades em um só lugar. Faça um teste grátis agora mesmo e veja como nossa plataforma pode impulsionar seus negócios!

Posts relacionados