O mercado imobiliário americano está vivendo um momento bem diferente do que o mercado brasileiro, uma vez que os diversos erros causados pelo atual governo estão influenciando diretamente o movimento imobiliário no País.

O mercado americano, apesar da alta do dólar, que passou dos R$3 há algum tempo, não tem assustado novos investidores que estão saindo do Brasil, da Argentina e de países asiáticos para conquistar imóveis nos Estados Unidos, principalmente nos estados da Flórida e Miami. Esse tipo de investidor não está preocupado nas conversões do dólar para as demais moedas, ele está buscando um investimento seguro que lhe proporcione um bom negócio. Investir em imóveis americanos virou sinônimo de segurança. O mercado imobiliário americano está passando por um período de renovação.

O Brasil, devido aos problemas da gestão do governo atual sofreu uma desaceleração principalmente no mercado imobiliário e de venda de veículos, os investimentos não estão acontecendo, logo os postos de trabalho gerado pelos investimentos foi interrompido, fazendo com que os consumidores ficassem inseguros, hesitando na hora de investir na compra de um imóvel. Os juros, taxas e regras para financiamento imobiliário, ficaram por sua vez também mais apertados.

Outro fator é que a inflação está destruindo a renda dos brasileiros e os juros bancárias estão crescendo cada vez mais. Em Janeiro observou-se que a taxa de juros estava em 9,29% ao ano, sendo que em Dezembro estava 8,87% de acordo com dados divulgados pelo Banco Central e esses números não param de crescer. O aumento das taxas de juros afetou diretamente a Caixa Econômica Federal, que é responsável por mais de 70% de toda a carteira de crédito imobiliário nacional, fazendo com que todas as parcelas fiquem mais caras e o que antes poderia não pesar no orçamento dos brasileiros, hoje está ficando fora da realidade.

Devido ao atual momento do mercado brasileiro, da incerteza no retorno dos investimentos realizados em solo brasileiro, o mercado americano está ganhando mais investimentos com perfis de empreendedores e empresários, que estão preferindo investir em imóveis que lhe renderam uma maior certeza de retorno.

Hoje não é possível comprar um imóvel por R$ 400mil nas principais capitais brasileiras, principalmente no eixo Rio – SP, que um imóvel em uma região nobre está mais que o dobro deste valor. Já em algumas regiões dos Estados Unidos, como: Miami, Orlando e Flórida, você consegue adquirir imóveis que possuem uma grande garantia de retorno a partir deste valor.

Outra vantagem que está atraindo investidores para os Estados Unidos é a facilidade na compra de um imóvel, caso já tenha o imóvel em mente, você não precisa de tanta burocracia se a compra for à vista, é necessário apenas enviar um extrato bancário informado que o valor está disponível para a transação, se a compra for parcelada, existe burocracia, mais nada comparado ao mercado brasileiro. Para comprar um imóvel em Miami, você não precisa recorrer a diversas imobiliárias, existe um cadastro único de imóveis que estão à venda, facilitando a busca.

Contudo, sabemos das diferenças entre o mercado imobiliário nos Estados Unidos e Brasil, porém, não podemos achar que essa situação desfavorável no Brasil irá durar eternamente. Assim como os Estados Unidos saiu da crise imobiliária que ocorreu a alguns anos atrás, nós também podemos nos ajustar para que tempos melhores sejam possíveis. Grandes reformas, sejam tributárias ou políticas, serão bem vindas para melhorar a situação do brasileiro de uma forma geral.

Corretor, ofereça a seu cliente oportunidades com relação a compra de imóveis, procure os diferenciais de cada imóvel e deixe isso claro para o seu cliente. Se o imóvel está com um preço bom, se tem probabilidade de valorização a médio e longo prazos, fale isso com seu cliente. Conte com soluções online focadas para as necessidades dos corretores e imobiliárias. Inove seus setores de gestão, marketing imobiliário e produtividade.

Na situação atual, vender qualquer coisa no Brasil hoje, está mais complicado, mas tenha sempre em mente, que os bons vendedores e profissionais vão perpetuar. Esses claro, nunca vão desaparecer, irão vencer os obstáculos e procurar tirar algum aprendizado desse momento econômico que estamos vivendo. Força, superação e paz, é o que deseja a equipe do blog ville Imob.

Posts relacionados

Compartilhe: