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Conhecer muito bem o cliente sempre foi um requisito básico para o corretor de imóveis. Nesse sentido, vale a pergunta: você está por dentro dos novos hábitos e exigências dos consumidores no mercado imobiliário?

Em primeiro lugar, é importante estar atento às necessidades individuais do comprador durante o atendimento. Assim, você tem mais chances de oferecer o imóvel certo a cada um de seus clientes.

No entanto, as preocupações particulares não são as únicas a pesarem na negociação. Ao analisar a questão de uma forma coletiva, o corretor pode notar algumas mudanças no comportamento de quem quer adquirir um imóvel.

São essas mudanças, aliás, que devem ser levadas em consideração nas suas ações de marketing imobiliário e durante o processo de captação de imóveis. Afinal de contas, ter um catálogo de imóveis bem diversificado, de imóveis de luxo a apartamentos compactos, aumenta suas chances de venda.

Para garantir a conclusão de novos negócios, vamos apresentar quais são os novos comportamentos dos consumidores no mercado imobiliário. Confira:

Como é o cliente atual?

No geral, o perfil etário dos clientes mudou bastante, representando a nova postura de comportamento. Ainda vivemos sob a influência de uma ascensão econômica vista nas últimas décadas que levaram alguns brasileiros a comprarem imóveis por volta dos 30 anos. Antes, eles faziam isso por volta dos 40.

Eles também têm um grau de escolaridade maior. Metade deles é solteiro, segundo algumas pesquisas, e ganham salários superiores a 10 mil reais. O corretor que estiver atento a esse perfil e aos fatores que influenciam o seu comportamento tendem a se preparar melhor para atender às demandas do mercado imobiliário.

Cliente preocupado com a localização

A proximidade com o transporte público – metrô e ônibus – é um dos principais fatores que podem influenciar no preço do imóvel. Ter na redondeza comércio e serviços, como bancos e padarias, também entra na lista de preocupações dos atuais consumidores no mercado imobiliário.

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Enfim, a localização, cada vez mais, pesa na decisão dos seus clientes. Eles desejam facilitar sua locomoção diária. Ninguém aguenta mais perder horas e horas no trânsito, ainda mais depois de um dia pesado de trabalho e estudos.

Diante desse cenário, captar imóveis diversificados o suficiente para suprir essa necessidade crescente é mais um desafio na rotina do corretor de imóveis.

E não se preocupe em ter muitos imóveis em sua carteira. Para encontrar rapidamente o mais compatível com o perfil do seu cliente, você pode realizar o cruzamento de dados do CRM Imobiliário do ville Imob. Em pouco tempo, ele apresenta quais opções se encaixam às necessidades de cada pessoa.

Prosumer, o cliente comunicador

Hoje em dia, as pessoas não se contentam mais com a posição passiva de apenas receber as informações e esperar por um bom atendimento. Principalmente os consumidores no mercado imobiliário.
Dotados de uma personalidade que varia entre o produtor e o consumidor, o cliente aproveita bastante da liberdade concedida pelas redes sociais. Eles compartilham mais suas impressões e reclamam também quando sentem que sua expectativas não foram atendidas.

Prosumer é um termo criado por volta dos anos de 1980, nos Estados Unidos. Ele se refere ao cliente comunicador que demonstra grande poder de influenciar um público numeroso mantido na internet. É praticamente um influenciador digital.

No geral, os prosumer têm capacidade para interferir na reputação de um produto ou marca. E eles também compram imóveis. Os corretores precisam estar atentos a essa tendência, afastando-se de um formalismo institucional para manter uma relação mais verdadeira, satisfatória e atenta às necessidades do cliente. Afinal, é melhor manter esse tipo de cliente como aliado, não?

O cliente cético e bem informado

As novas mídias sociais e as plataformas digitais não incentivaram apenas o surgimentos de clientes mais dispostos a se manifestarem. Elas também contribuíram para mantê-los ainda mais bem informados. Isso se deve também ao maior nível de escolaridade dos compradores.

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A princípio, eles realizam a busca de imóveis pela internet. Nesse processo, eles já chegam até o primeiro contato com o corretor cheio de informações. Aliás, você pode contribuir para deixá-los bem informados com o seu blog imobiliário.

Nesse sentido, o desafio do corretor não é mais informar o cliente, e sim estabelecer um relacionamento de confiança. No fundo, o cliente precisa enxergar em você o profissional mais competente para conduzir a negociação.

Em resumo, o cliente não quer apenas informações simples, ele exige que o você comprove o que está falando e seja sincero. Afinal, há muitas ferramentas a seu dispor para checar o que é verdadeiro e o que não é.

O cliente quer respostas rápidas

Os novos consumidores no mercado imobiliário, além de terem muitas informações à disposição, querem respostas rápidas. Por isso, é fundamental estar disponível em diversas ferramentas de atendimento.

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Dificilmente, a nova geração pega no telefone para tirar dúvidas. Na prática, isso significa que você precisa integrar um chat online no seu site imobiliário, responder a todos os emails recebidos e por aí vai. Vale a pena, inclusive, começar a utilizar o WhatsApp Business na venda de imóveis.

Enfim, os novos hábitos dos consumidores no mercado imobiliário exigem uma postura mais flexível dos corretores. Você está preparado?