Fazer vídeo marketing para imobiliária é uma das melhores maneiras de conseguir atrair o público-alvo que você tanto deseja. Afinal, o vídeo possui uma série de benefícios voltados a retenção de atenção e conversão para vendas.

Principalmente quando colocado em um plano de negócios com visão de longo prazo, onde as estratégias são semeadas para gerarem frutos consistentes.

Porém, você sabe como fazer um bom vídeo marketing para imobiliária? Ou melhor, você sabe quais são as principais características que devem ser levadas em consideração para fazer da forma certa?

No texto de hoje, vamos entender melhor os caminhos que você deverá trilhar para extrair o máximo que puder desta estratégia. Afinal, produzir vídeos imobiliários já não é mais uma tendência do futuro. Mas sim, é presente.

E justamente por isso, vamos te ajudar a traçar um plano prático e dar algumas ideias do que você poderá fazer para conseguir realizar um bom trabalho de marketing na sua imobiliária.

Se é isto que você está buscando, acompanhe. Algumas coisas você poderá, inclusive, tirar do papel ainda hoje!

Acompanhe para entender melhor.

vídeo marketing para imobiliária

Vídeo marketing para imobiliária – O que é?

Vídeo marketing para imobiliária nada mais é do que uma forma de se comunicar, através de uma das mais poderosas ferramentas de comunicação: o audiovisual.

Porém, diferente de outros tipos de vídeo, o formato voltado para o marketing possui uma “aparência” um pouco mais comercial. Ou, pelo menos, tem este objetivo para o médio e longo prazo.

Porém, esta “aparência” comercial não se resume a propagandas, vídeos de venda ou de divulgação de algum produto, conforme você já deve ter assistido.

O vídeo marketing para imobiliárias é muito mais amplo do que isto. Ele, na verdade, é uma forma de você construir toda uma estratégia de posicionamento de marca para que, desta forma, você possa identificar sua imobiliária e cravar sua bandeira no mercado.

O vídeo marketing pode ser usado em uma série de funcionalidades diferentes, para as mais diversas áreas e necessidades. Simplesmente por ter “marketing” no nome, não significa que este tipo de material é feito única e exclusivamente para vender diretamente um imóvel.

Afinal, marketing também não é apenas isso, não é mesmo? E para complementar seu estudo, leia nosso artigo sobre estratégias de Marketing para Imobiliárias.

Como fazer vídeo marketing para imobiliária – Passo a passo do que você deve considerar

Agora que já entendemos o que é o vídeo marketing para imobiliária, é hora de entendermos também como poderemos fazê-lo. Afinal, as melhores ações somente entregam resultados quando colocadas em prática, não é mesmo?

E com vídeo, isto é ainda mais evidente, pois precisamos rodar uma série deles para que, desta forma, tenhamos algum tipo de base para analisar se algo está ou não dando certo.

O primeiro passo para você considerar na produção de seus vídeos imobiliários, é o fator necessidade.

Saiba que você precisará ter um norte indicando para qual caminho seguir. Sem isto, você estará fazendo vídeos aleatórios, o que é muito ruim. Portanto, tenha um objetivo claro.

E isto pode ser resolvido com a seguinte pergunta: “para qual finalidade servirá o vídeo?” Isto é o suficiente para que você possa criar o direcionamento necessário.

Mas é claro que esta pergunta deve estar encaixada dentro de um contexto mais amplo. Ou seja, é necessário possuir um plano de ação que dará todo o suporte para que o vídeo em si, tenha um bom desempenho e uma boa performance.

Mas, e como você poderá construir este contexto? Separamos três tipos diferentes de vídeos que podem ser usados em campanhas ou planos de marketing. Veja:

  • Vídeos institucionais para fortalecimento de marca;
  • Vídeos publicitários para vendas e lançamentos;
  • Marketing de conteúdo com vídeos;

Falaremos detalhadamente sobre cada um destes estilos e modelos de produção. Continue lendo para entender melhor.

vídeo marketing para imobiliária

Vídeos institucionais para fortalecimento de marca

O primeiro estilo de vídeo marketing para imobiliária que você poderá criar, é o modelo institucional. Este é um dos tipos mais comuns, pois pode ser usado em uma série de estratégias diferentes.

Um bom vídeo institucional da sua empresa, poderá servir como base para uma apresentação, um lançamento, uma campanha de Facebook Ads ou simplesmente para compor o seu site imobiliário.

As utilidades são tão amplas, que fica até difícil fazer uma lista daquelas que de fato são efetivas. Porém, o mais recomendado é que você faça o vídeo sempre pensando em um objetivo exclusivo.

Ou seja, quanto mais dedicado e propício for o vídeo para determinada ocasião, melhor para os negócios.

A pulverização ou expansão extrema do foco ou objetivo de um vídeo marketing, poderá até deixar você psicologicamente mais confortável. Afinal, investir em um produto com mais de uma função é sempre melhor.

Porém, no caso do marketing, não. Aqui, quanto mais focada e direcionada a mensagem for, melhor para os resultados que você pretende colher.

Então, por mais que você deseja fazer um bom vídeo institucional, tenha um foco para ele e saiba onde ele deve ser utilizado.

Vídeos publicitários para vendas e lançamentos

O segundo tipo de vídeo marketing para imobiliária, é o famoso filme publicitário.

Este talvez seja ainda mais popular do que o vídeo institucional. Afinal, este tipo de vídeo a gente consome de maneira muito ampla no dia a dia. Seja em anúncio do YouTube ou mesmo em um break comercial de um programa de TV.

O vídeo publicitário é uma peça produzida essencialmente para gerar mais vendas em determinada ação de marketing. Ou, gerar mais visitas em um site, em uma loja e, até mesmo, melhorar a imagem da sua marca com o uso de um vídeo institucional em espaços publicitários.

Porém, simplesmente fazer um vídeo publicitário não é uma garantia de aumento de faturamento. É preciso ter alguns outros fundamentos bem estruturados para isso.

E, adivinhe – um destes fundamentos é justamente ter um objetivo claro, conforme mencionamos anteriormente. E um objetivo claro, mesmo que para um vídeo publicitário, não pode ser a intenção de “vender mais”. Isto é muito amplo!

Pense mais da seguinte forma: vender o que? Para quem? De que forma? Em qual plataforma? Qual o ROI mínimo esperado para viabilizar a sequência do projeto?

Isto faz parte de um plano de marketing eficaz que poderá fazer com que este tipo de vídeo imobiliário possa, enfim, ajudar a vender mais. Nunca contrate uma produtora de vídeos sem ter uma ideia clara do que você precisa, ok?

vídeo marketing para imobiliária

Marketing de conteúdo com vídeos

E por fim, uma das opções mais incríveis para produzir vídeos para a sua imobiliária: o marketing de conteúdo.

Aqui, você poderá fazer uma série de formatos, estruturas e linguagens diferentes. No marketing de conteúdo, você tem muito mais espaço para tentar, testar, errar, refazer e encontrar uma forma eficiente de atingir a sua audiência.

Para contextualizar um pouco mais, vamos entender em poucas linhas o que significa marketing de conteúdo.

Esta é uma ferramenta que permite a sua imobiliária estruturar um plano de curto, médio e longo prazo para captação de prospectos relevantes.

Através de conteúdos produzidos, como este artigo que você está lendo, postagens em redes sociais e vídeos, você poderá formar um público engajado e interessado no assunto que, com o passar dos meses e anos, estará muito nutrido e educado a comprar algum produto ou serviço da sua empresa.

Este é o poder do marketing de conteúdo.

E a utilização racional e criativa para a produção de vídeos poderá, neste caso, beneficiar muito o seu plano de negócios – Afinal, estar perto dos prospectos, entender o comportamento do consumidor e falar diretamente com eles é realmente um diferencial.

E se você quer entender um pouco mais sobre como produzir bons vídeos para usar na sua estratégia de marketing de conteúdo, continue lendo.

vídeo marketing para imobiliária

Temas de vídeo marketing para imobiliária – Quais os melhores?

Até aqui, entendemos o que é o vídeo marketing e como você poderá executá-lo, dentro de alguns formatos e estilos muito conhecidos.

Porém, caso você esteja construindo ou mesmo pensando em construir um plano de marketing de conteúdo em vídeo, precisa também entender o que funciona e o que não funciona.

A má notícia, é que você somente saberá o que funciona e o que não funciona para sua estratégia, com muitos testes.

A boa notícia, é que nós vamos te ajudar a pensar de maneira um pouco mais criativa para que os vídeos tenham um impacto positivo dentro daquilo que você propõe.

E para isso, separamos alguns temas que você poderá testar, que são o seguintes:

  • Bastidores da sua imobiliária – Como as coisas acontecem internamente e quem são as pessoas;
  • Dicas e tutoriais sobre determinado assunto do interesse do público;
  • Imagens de imóveis como demonstração de produto;
  • Entrevistas com autoridades da área imobiliária;

Falaremos sobre cada modelo a seguir. Acompanhe.

Bastidores da sua imobiliária – Como as coisas acontecem internamente e quem são as pessoas

O primeiro estilo de vídeo marketing para imobiliária, é o formato bastidores. Ou seja, mostrar o que acontece dentro do seu escritório/empresa de maneira geral.

Este tipo de conteúdo é excelente e possui uma adesão muito grande, principalmente nas redes sociais, como Instagram ou Facebook.

As pessoas gostam de saber o que acontece “por trás das cortinas”. O gatilho mental da curiosidade é muito latente e fará com que os seus prospectos notem muito mais a sua imobiliária. Portanto, utilize este tipo de vídeo para criar engajamento e proximidade com seu público.

Dicas e tutoriais sobre determinado assunto do interesse do público

Outro estilo de vídeo que você poderá construir, é voltado ao conhecimento e educação. Ou seja, você poderá usar a sua imobiliária como uma “porta voz” do conhecimento a respeito de assuntos imobiliários, ajudando, engajando e educando os seus prospectos.

O marketing de conteúdo é muito sobre “ajudar alguém”. E as ferramentas para isso, vão desde artigos (como este), posts nas redes sociais ou vídeos dos mais diversos tipos.

Portanto, faça tutoriais, ensine como gerar algum tipo de documento imobiliário, mostre como avaliar um imóvel, etc. Quanto mais conteúdo de valor você produzir, maior será a adesão da sua audiência.

E, claro, esta audiência poderá ser convertida em clientes dentro de um prazo adequado.

vídeo marketing para imobiliária

Imagens de imóveis como demonstração de produto

Outro tipo de vídeo marketing imobiliário que você poderá produzir, são os vídeos que mostram imóveis. Eles podem ser bem produzidos, ou feitos de maneira mais pessoal, que mostram que um ser humano os produziu, e não grandes câmeras e equipamentos.

Afinal, esta questão da proximidade humana faz com que os vídeos ganhem muito mais relevância – pessoas se conectam com pessoas, não com empresas.

Este tipo de vídeo pode ser usado como conteúdo primário em redes sociais e até mesmo no YouTube. Se preferir, poderá gravar em formato de Stories para impactar a audiência de forma ainda mais natural e orgânica.

Entrevistas com autoridades da área imobiliária

E por fim, indicamos ainda um formato de entrevistas.

Neste padrão, você poderá chamar pessoas relevantes de alguma área específica, ou da própria área imobiliária. A autoridade que este tipo de conteúdo transmite é muito grande. Afinal, quem consome uma entrevista, tem interesse no que aquela pessoa tem a dizer.

E você poderá se beneficiar disso através de captações profissionais, voltadas ao crescimento da sua presença de marca, elaboração de parcerias e, assim, construir um maior valor agregado sobre seus produtos e serviços.

Vale a pena fazer vídeo marketing para imobiliária?

Com certeza, vale. Afinal, o vídeo marketing imobiliário é muito mais amplo do que este ou aquele formato.

Um vídeo pode se tornar a principal ferramenta de vendas da sua empresa, ou pode se tornar o principal cartão de visitas. Ou ainda, ele pode ser usado para educar e guiar uma audiência para algum nível do seu funil de vendas.

As utilidades são inúmeras e você poderá tirar proveito disso de maneira muito eficiente.

Portanto, faça testes e veja o que melhor se adapta para o seu público e para sua imobiliária. Conte com a Ville Imob para ajudar no seu crescimento de vendas, com ferramentas e sistemas que otimizam seu dia a dia para que, com isso, você possa se dedicar em criar grandes vídeos imobiliários.

Banner horizontal fotografia imobiliária