Talvez você esteja se perguntando: como criar meu vídeo imobiliário?

Esta é uma das principais dúvidas de quem está buscando aprimorar e melhorar a questão da imagem da imobiliária. Entretanto, nem sempre é um trabalho simples fazer algo que seja bem visto pelo público. Precisamos nos dedicar, investir tempo e recursos financeiros para, somente então, ter resultados positivos. Desta forma, veja como você poderá aprimorar e criar vídeos para ajudar no seu processo de vendas e faturar ainda mais.

Criar meu vídeo imobiliário

Como criar meu vídeo imobiliário? Quais os primeiros passos a ser dados? Devo comprar câmeras caras e microfones profissionais? E o cenário, como deve ser feito? Bom, estas são apenas das inúmeras perguntas que você deve se fazer quando está em um processo criativo para melhorar as estratégias de vendas da sua imobiliária. A verdade é que hoje em dia, os vídeos são ferramentas de comunicação extremamente úteis.

Notamos um crescimento exponencial na produção e no consumo de vídeos na internet. As redes sociais e principalmente as plataformas de streaming, permitiram as pessoas pensarem em possibilidades muito maiores de resolver seus problemas. Hoje encontramos vídeos de qualquer assunto no YouTube, assistimos qualquer filme na Netflix e a nossas linhas do tempo no Facebook e Instagram são repletas de produções audiovisuais.

E você, como gestor ou proprietário da sua imobiliária está fazendo muito bem em dar este passo para o futuro, investindo em vídeos para vender mais e, consequentemente, faturar mais no médio e longo prazo. Saiba que você tem uma infinidade de possibilidades através dos vídeos e, desta forma, vamos te ajudar a elaborar as melhores estratégias para tirar este plano do papel. Acompanhe para aprender.

criar meu vídeo imobiliário

Defina sua estratégia

“Como criar meu vídeo imobiliário se eu não tenho uma estratégia?” Este é um questionamento muito importante e que deve ser feito a todo momento. Ter estratégias e objetivos são fundamentais para conseguirmos sair do ponto A e chegar no ponto B. Ou seja, chegar onde desejamos chegar.

E com os vídeos não é diferente. Você precisará, antes de mais nada, definir uma estratégia que seja inteligente e devidamente alinhada com as suas projeções de faturamento do ano. Ou seja, tudo precisa estar andando para a mesma direção e com o mesmo foco. Assim sendo, o primeiro passo é adaptar as estratégias da sua imobiliária para a realidade dos vídeos. E isso significa entender como você irá usar esta ferramenta.

Você poderá usar os vídeos nas redes sociais, no YouTube ou até mesmo criar um comercial para veicular na TV, se for o caso. As possibilidades são inúmeras e antes de colocar a câmera para gravar, você precisa saber onde este vídeo será distribuído. Esta informação será válida para adequar a linguagem e o formato. Por exemplo, o tempo de um vídeo para o Facebook e para a TV são extremamente diferentes. E você precisa estar ciente disso na hora de criar.

Entenda que tipo de vídeo você precisa fazer

Depois de alinhar suas estratégias internas e entender como este vídeo será utilizado para alcançar algum objetivo traçado, é hora de entender que tipo de vídeo você fará. Como esta é uma ferramenta criativa, é muito fácil ter milhares de ideias boas (ou aparentemente boas), porém, não colocar nenhuma em prática. Este é um problema que precisa ser controlado. Ou seja, é de suma importância que você projete o vídeo do início ao fim.

Se for um vídeo mostrando algum produto da sua imobiliária, como uma casa ou apartamento, você deverá decidir como fazer. Pode ser ao estilo narrativo, pode ser ao estilo conceitual com imagens do produto, pode ser um vídeo explicativo com pessoas aparecendo e falando do empreendimento, etc. As formas de gravar são inúmeras e você poderá, inclusive, misturá-las para um resultado mais dinâmico.

criar meu vídeo imobiliário

No entanto, é muito importante que o foco esteja mantido caso você resolva misturar os formatos. Lembre-se sempre que o vídeo, ao fim, precisa fazer sentido. Ele precisa contar alguma história com começo, meio e fim. E você poderá projetar tudo isso no papel para gravar depois. Mais a frente neste texto, falaremos como o roteiro pode ser feito. Continue acompanhando.

Identifique a sua persona em potencial

Você sabe o que é persona imobiliária? Este é muito mais do que um termo técnico. É uma ferramenta muito útil para construir um público cativo e que queira saber mais sobre o que você está falando. Construir uma persona é identificar um público-alvo que esteja dentro dos padrões da sua comunicação e do seu produto. E você poderá fazer isso identificando pontos de empatia com o seu público.

Uma boa forma de construir a persona do seu vídeo, é desenhar as personalidades e estilo de vida do potencial cliente (espectador do vídeo). Identifique quem é ele, onde ele mora, qual a idade, o status social, o estilo de vida em si, os hobbies, a condição financeira, etc. Esta é uma forma de criar um alvo e mirar de forma certeira em quem você quer atingir.

É importante fazer este exercício para não correr o risco de falar para todo mundo e, ao mesmo tempo, não falar com ninguém. Este é um erro muito cometido por quem está iniciando as estratégias digitais. É uma enganação acreditar que quanto mais pessoas atingir, melhor para os negócios. Você não quer bater o recorde de pessoas atingidas! Você quer vender. E para isso, o mais importante são as pessoas certas. Quantidade nem sempre é qualidade. Lembre-se disso!

Ferramentas necessárias para criar um bom vídeo

Agora que você já entendeu um pouco dos passos necessários para começar a criar um bom vídeo imobiliário, é hora de entender um pouco mais sobre as questões técnicas. Como mencionamos anteriormente, os vídeos estão cada vez mais difundidos nas redes sociais e estilo de vida das pessoas. E isto significa dizer que cada vez mais há pessoas criando conteúdo.

Mas será que todas elas possuem equipamentos extremamente caros, profissionais e de última geração? Com certeza não! E queremos deixar claro desde o início que não necessariamente será um impeditivo para você, caso não tenha a melhor câmera ou microfone. Entretanto, veja alguns equipamentos que você poderá adquirir com o tempo e outros que com certeza você já tem.

criar meu vídeo imobiliário

Câmeras profissionais

Criar meu vídeo imobiliário com uma câmera profissional? Pode ser interessante, caso você esteja disposto a investir nos melhores equipamentos neste momento. Ter uma câmera profissional para gravação pode ser muito útil quando você já tiver algum conhecimento sobre o assunto e saber como manter o processo da forma certa.

Elas são práticas e podem gravar seus vídeos sem que você se preocupe com configurações difíceis e cheias de atributos técnicos. Entretanto, não coloque este tópico como um empecilho! Uma câmera profissional é importante no longo prazo, mas ela não é necessária caso você esteja iniciando seu projeto. Principalmente devido ao tópico a seguir. Veja abaixo.

Câmeras de smartphones

Assim como os vídeos evoluíram, as câmeras dos smartphones também. Hoje em dia, um bom smartphone com uma câmera boa é responsável pela produção de conteúdo em vídeo de diversos canais profissionais na internet! Saiba que o poder de gravação das câmeras de celular são extremamente relevantes.

É claro que uma câmera profissional é indispensável caso você leve o projeto para outro patamar. Entretanto, começar com um bom celular não é só possível, como também é recomendado. Ele possibilitará flexibilidade, facilidade e dinamismo com as gravações. Lembre-se que se você está começando agora, não terá muito conhecimento técnico sobre o assunto. E o que você precisa é gravar para começar a tirar suas ideias do papel.

Tripés com engate universal

Além de uma câmera para iniciar seu projeto de vídeos para a sua imobiliária, ter um tripé que seja universal é tão importante quanto. Ele será responsável por proporcionar muita praticidade a suas gravações. Além de posicionar onde você achar mais viável, poderá aproveitar cenários e locais já prontos para gravar. Diferente de depender de uma estante ou prateleira, por exemplo.

Ter um tripé de chão poderá facilitar muito a sua vida. Mas também não é descartável ter um tripé de mesa para o seu celular ou câmera. Se os seus vídeos tiverem uma direção de cena em que você apareça sentado, gravar utilizando um tripé de mesa pode ser muito útil, prático e fácil.

Iluminação direcional básica

Quando estamos falando de vídeos, também estamos falando de iluminação. Partindo do princípio que você precisará iluminar qualquer objeto filmado, ter uma iluminação que direcione para o foco do vídeo é fundamental. Esta é uma forma barata de deixar seu vídeo extremamente profissional, visto que a luz interfere (e muito) na retenção do público.

Imagine que alguém esteja querendo ver seu vídeo mas sente-se desconfortável com a escuridão da imagem. Isto causará muita perda de credibilidade e sua imagem poderá ser danificada perante o seu público-alvo. Por isso, aposte em uma iluminação que ajude a criar foco e objetividade nas cenas.

Um bom microfone é indispensável

Assim como a luz, o áudio é muito importante. Conforme mencionamos, hoje você poderá encontrar boas câmeras em smartphones, abrindo mão de câmeras profissionais (pelo menos, no início). Entretanto, os dois últimos tópicos são muito importantes que sejam levados em consideração.

Imagine você assistindo um vídeo em que o ambiente está escuro e o áudio está ruim? Certamente você procurará o assunto em outro lugar e não dará credibilidade. A audição e a visão são sensíveis e precisam contemplar estruturas que sejam agradáveis e confortáveis. Não deixe de ter um microfone que proporcione uma boa captação de áudio!

criar meu vídeo imobiliário

Como fazer um bom roteiro

Agora que as questões técnicas já estão bem definidas, você já sabe que precisa ter uma estratégia e também sabe que precisa definir um formato, ainda pode estar se perguntando: “como criar meu vídeo imobiliário?” Pois bem, está faltando algo muito importante e indispensável: o roteiro! Veja como você pode produzir o seu em 3 passos simples.

Começo, meio e fim

Já mencionamos anteriormente que o seu vídeo precisa ter um formato agradável. E o formato leva em conta ter uma cronologia de fatos acontecendo. Ou seja, é importante que tenha um começo, um meio e um fim. Saber onde você quer chegar é crucial e poderá ajudar a criar um ponto de partida. Assim, o meio do processo será uma consequência e você terá uma história contada do jeito certo.

Tópicos do que precisa ser abordado no vídeo

O roteiro pede um bom conteúdo. Por isso, é importante saber o que será dito no vídeo. Seja ele conceitual, narrado ou estilo vlog. Faça uma lista de itens que devem ser ditos durante o vídeo, para que haja uma cronologia e não fique disperso e confuso. Esta é uma das melhores formas de manter um ponto de equilíbrio e ficar sempre retido ao assunto.

Faça um storyboard se necessário

Dependendo do formato do seu vídeo, talvez seja preciso desenhar cada cena para que, durante a captação, o processo seja mais facilmente entendido. Este processo chama-se storyboard. Você deverá planejar o ângulo da câmera e os objetos da cena, de forma que fiquem ilustrados em uma espécie de roteiro desenhado.

criar meu vídeo imobiliário

Como fazer uma edição profissional

Depois que você captou todo seu vídeo de forma estratégica e estruturada, a edição precisa ser feita. Você poderá contar com a ajuda de um profissional do ramo ou experimentar os softwares. Lembre-se que este é um dos processos mais cruciais do vídeo, pois é aqui que a história será montada e aprimorada. Lembre-se dos efeitos sonoros e musicais, da vinheta de abertura e da identidade visual da sua imobiliária. Por isso, dê muita atenção a isso e finalize da forma certa.

Organize sua pauta de forma inteligente

É claro que tudo que abordamos acima não pode ser feito da noite para o dia. Exige organização e comprometimento. Por isso, utilizar o software de gestão imobiliária da Ville Imob para que possa otimizar outras funções é fundamental. Ele não só garante uma maior disponibilidade sua, como também torna possível atribuir pensamentos e planos mais estratégicos que sua imobiliária merece. Boa sorte!

Banner horizontal fotografia imobiliária