Trabalhar com locação de imóveis é uma estratégia que pode ser encarada tanto como algo muito positivo, quanto como algo um pouco negativo. Por isso, analisar a situação com atenção é muito importante antes de simplesmente se aventurar no universo da locação. Dessa maneira, elaboramos um guia com tudo o que você precisa saber sobre este assunto.

Com base em todas estas informações que você verá ao longo deste artigo, ficará muito mais fácil decidir se esta modalidade de venda é adequada para você, ou não. Visto que cada caso é um caso e você deverá avaliar de acordo com a sua rotina. Para tanto, acompanhe o texto e saiba mais.

Quais os benefícios de trabalhar com locação de imóveis?

Antes de qualquer coisa, vamos pensar em todos os benefícios envolvidos com o fato de se trabalhar com locação de imóveis. Conheça todos os pontos envolvidos para alinhar este tipo de trabalho com o seu dia a dia, da melhor maneira possível. Veja a seguir:

1- Renda mensal garantida

Quando você aposta na possibilidade de levar para os seus clientes uma opção de locação, automaticamente você estará abrindo a oportunidade de haver uma renda mensal garantida. Afinal, você terá o trabalho de intervir entre o proprietário do imóvel e o cliente de fato. Com isso, é possível cobrar uma porcentagem do valor, antes de repassá-lo ao dono do apartamento ou da casa em questão.

Claro que este valor deverá ser adequado no momento em que o proprietário solicita os seus serviços. E, a partir disso, torna-se muito mais simples você adquirir uma renda mensal. Claro que haverá casos em que você pode se deparar com a inadimplência, mas existem meios de trabalhar isso de um modo que evite o problema. Falaremos sobre isso mais tarde.

Por hora, imagine a renda mensal que poderá obter a partir da locação de imóveis, tendo em vista que não necessariamente você precisará apostar apenas em um imóvel, é claro. Mas sim, poderá, pouco a pouco, aumentar o seu leque de ganhos com diversas possibilidades.

2- Agilidade na hora de fechar um contrato

Uma coisa é certa: quando alguém procura por um imóvel para alugar, ele tende a fechar o contrato de uma maneira muito mais rápida que aquele que quer comprar, não é mesmo? Pois a gente sabe que a compra de um imóvel é algo muito mais intenso, e envolve muitas questões pessoais e inclusive profissionais do cliente.

Por conta disso, trabalhar com locação de imóveis pode ser ainda mais interessante. Você terá a facilidade de conquistar o seu cliente de uma maneira mais ágil, apontando as qualidades do imóvel que está oferecendo no momento. Como ele não terá um vínculo vitalício, podemos assim dizer, e terá toda a flexibilidade que apenas o aluguel é capaz de proporcionar, ele poderá aceitar a proposta mais facilmente.

Com isso, você terá o fechamento de muitos mais contratos ao longo do seu dia a dia no trabalho. E sabemos o quanto isso pode impactar – e muito – na renda adquirida no fim do mês, não é mesmo?

3- Mais possibilidades de imóveis

Nem todo mundo que é dono de um apartamento ou de uma casa está disposto a vender a mesma, correto? Por isso que pensar em trabalhar com locação de imóveis pode ser uma boa pedida. Afinal, você terá muito mais facilidade para captar imóveis de qualidade e que atendam as necessidades do seu público.

Além de você conseguir contato com muitos proprietários, que inclusive possuem mais de um imóvel, você ainda aumenta o portfólio de possibilidades para todos aqueles potenciais clientes que o procuram. Com isso, há um efeito positivo em ambos os lados da história: tanto para quem oferece o imóvel para locação, quanto aqueles que irão alugar o mesmo. Tenha mais oportunidades e alternativas nas suas mãos!

Trabalhar com locação de imóveis

4- Mercado em expansão

Segundo o portal ZAP imóveis, nos últimos 15 anos a busca por imóveis para locação foi maior do que a busca por compra. Isso nos dá a entender o quanto este mercado está em expansão e pode ainda ser muito explorado de uma maneira positiva e eficiente. Trabalhe neste momento com este tipo de oportunidade e veja o seu negócio imobiliário decolar!

Afinal, vemos que até mesmo a educação financeira pode estar influenciando na tomada de decisão dos consumidores. Justamente porque o aluguel pode ser percebido como algo mais vantajoso, em algumas situações, do que simplesmente fazer um empréstimo ou um financiamento de um imóvel. E se os seus potenciais clientes têm percebido isso, é o momento de você oferecer a eles o que os mesmos procuram.

Trabalhar com locação de imóveis

5- Mercado com fluxo constante

Outro ponto que podemos pensar como algo muito positivo de se trabalhar com locação de imóveis é com relação ao constante fluxo que este mercado representa. Mas o que isso quer dizer na prática? Uma única coisa certeira: todo mundo precisa morar. Todo mundo precisa de um teto, por menor e mais retirado que o mesmo possa ser.

Afinal, todos os dias nos deparamos com casamentos, divórcios, uniões estáveis, saída da casa dos pais, mudança de cidade, etc. Com isso, sempre haverá um público que busca por uma nova moradia. E costumeiramente, se for a primeira moradia ou se a necessidade de moradia for muito grande e “pra ontem”, é muito comum que o público busque pela opção do aluguel.

Diferente do que acontece com a compra de um imóvel. Pois como mencionamos no decorrer do artigo, a compra está relacionada com muitos aspectos que perdurarão a vida das pessoas para além dos anos. Com isso, essa tomada de decisão costuma ser muito mais cuidadosa, criteriosa e até mesmo demorada.

Dessa maneira, apostar em um fluxo constante, como acontece com o mercado de locação de imóveis, é uma boa opção para manter a sua imobiliária ou o seu trabalho enquanto corretor de imóveis autônomo sempre em movimento e sempre bem nutrido.

Trabalhar com locação de imóveis

6- Complementação da sua rotina

Se você ainda assim não consegue enxergar o trabalho com locação de imóveis como uma opção interessante para você, pois ainda tem dúvidas sobre este tipo de atuação, tente pensar por uma outra via que pode ser igualmente adequada para si. Afinal, você não precisa investir muito tempo nem muito trabalho com a locação, mas sim, pode enxergar apenas como uma complementação.

Mas o que estamos querendo dizer com isso? Estamos querendo dizer que você não precisa adquirir contatos e captar imóveis para locação com urgência e em grande escala. Mas sim, você pode desenvolver o seu negócio de uma maneira muito mais fluída, apenas para cumprir uma demanda que talvez esteja faltando no fim do mês.

Desse modo você poderia até, de alguma forma, enaltecer o ato de trabalhar com locação de imóveis mais como uma complementação da sua renda enquanto corretor e até mesmo da sua rotina de trabalho. Visto que é bem possível que você se depare com alguma pessoa ou até com algum grupo que necessite deste tipo de modalidade. E, com isso, você poderá atender a todos, mas sem focar apenas na locação.

Trabalhe apenas para cobrir um espaço na sua agenda ou apenas para sanar a necessidade de locação de imóveis que talvez não apareça com frequência em seu escritório, mas, que volta e meia dá as caras. Então, porque não aproveitar também as pequenas oportunidades, não é mesmo? Invista um tempo específico, que não ultrapasse as outras tarefas que você julga serem mais importantes e obtenha uma renda complementar no fim do mês.

Cuidados importantes ao trabalhar com locação de imóveis

Compreendido todos os ponto que elencamos até aqui, é hora de também pensarmos nos cuidados e nos possíveis fatores negativos que possam estar envolvidos com trabalho com locação de imóveis. Afinal, nem tudo são flores, não é mesmo? Precisamos estar atentos ao que pode vir na contramão para que, dessa maneira, possamos desenvolver o nosso negócio de um modo muito mais eficiente e qualificado. Atente-se para as considerações a seguir:

Trabalhar com locação de imóveis

1- Pense no seu público alvo

Primeiramente, é muito importante que você pense sempre no seu público alvo. Mas o que isso quer dizer? Bem, não é adequado que você simplesmente saia captando os mais diversos tipos de imóveis para locação, sem muito critério. Visto que o ideal é que você já tenha uma persona para imobiliária estipulada, que lhe auxilie nas tomadas de decisão diante da escolha dos imóveis que você irá oferecer no decorrer do seu dia a dia.

Quando você traça o seu público alvo, fica muito mais fácil de trabalhar de encontro a eles. E assim, você terá muito mais contratos devidamente fechados, já que oferecerá o que as pessoas que chegam até você procuram. Isso não quer dizer que você não possa trabalhar com imóveis de diversos tipos, mas sim, quer apenas dizer que é interessante você ter um foco, para não se perder no meio do caminho.

Afinal, imagine você fazendo um tanto de anúncios imobiliários diversos, sejam eles na internet ou por outro meio que você julga interessante. Como você trabalhará a linguagem e até mesmo as artes deste tipo de anúncio se você nem sabe a qual público ele se destina? Pois é! Pense nisso antes de simplesmente apostar em qualquer possibilidade que possa, em um primeiro momento, parecer interessante.

Tenha a paciência de analisar com alguns critérios rigorosos, pois você pode seguir dois caminhos a partir disso:

  • Ou você tem uma busca criteriosa e pautada em seu público, e assim, sempre é capaz de oferecer a solução adequada para cada caso;
  • Ou você acaba “atirando para todos os lados” e quando alguém chega até você com uma necessidade, fica até um tanto confuso apresentar a opção “perfeita”;
  • Ou ainda, você deixa de ser referência para o seu público primordial, visto que ele não te enxergará mais como um corretor de imóveis que direciona as suas escolhas.

Por isso é tão importante saber qual é a sua área, de fato, e trabalhar dentro do seu público. Incluindo assim, neste caso, a opção de locação de imóveis.

2- Como lidar com clientes inadimplentes

Outra questão que costuma surgir ao pensar em trabalhar com locação de imóveis é com relação aos clientes inadimplentes. Muita gente, independente do setor em que trabalha, pode lidar com este tipo de situação. Aqui, o que poderá proteger você corretor é a sua própria organização.

Muitas vezes o cliente pode, inclusive, acabar sendo inadimplente sem nem se dar conta. Isto é, pode esquecer-se de pagar o aluguel, perder-se nas datas, enfim. Por isso, existem diversas medidas que podem ser tomadas pelo próprio corretor, para gerar menos desgaste neste tipo de questão. São elas:

  • Mantenha um e-mail de aviso: Você pode manter apenas um e-mail, mensalmente, que tem o objetivo de ser apenas uma “notificação” para o cliente. É como se você fosse uma agenda virtual, que avisasse com antecedência que o boleto está para vencer. Com isso você diminui as chances dos atrasos descuidados.
  • Bonificação para pagamentos antes do vencimento: Outra dica interessante é você trabalhar com algum tipo de bonificação para todos aqueles que pagarem o boleto antes da data do vencimento. O desconto nem precisa ser tão expressivo, mas, ao oferecê-lo você desperta em seu cliente a vontade de economizar um pouquinho. Com isso, ambos os lados saem ganhando.
  • Pagamento adiantado: Você pode também oferecer um desconto maior para aquele que pagar adiantado mais meses de aluguel. Assim, segue a mesma ideia da dica anterior. Quem tiver a possibilidade de pagar, certamente irá apostar nesta possibilidade.
  • Pagamento caução: Lembre-se também que o pagamento caução é muito importante. Ele é uma garantia de que o morador pode até atrasar um mês (ou mais, dependendo do valor do caução), mas você terá este dinheiro em “caixa” como segurança.
  • Trabalhe com uma plataforma para imobiliárias: Não se esqueça que em meio a tantos imóveis, informações e contratos, é possível que você se “perca” em meio a isso. Por essa razão, aposte com uma plataforma de imobiliárias, que atenda à todas as suas necessidades de organização e estratégias de vendas. Conheça aqui a Ville Imob e descubra como este tipo de organização de contratos, cobranças e inclusive um calendário completo é capaz de lhe ajudar a acabar com a inadimplência e elevar os seus resultados.

Portanto, apesar de existir a possibilidade de inadimplência, trabalhar com locação de imóveis pode ainda ser uma grande oportunidade para impulsionar o seu negócio. Viva esta experiência e aumente o seu leque de possibilidades para todos os seus clientes!