As tendências do mercado imobiliário para 2020 são inúmeras. Mas, nem sempre elas são tão simples de ser entendidas, principalmente pelo fato de que cada especialista pode ter um ponto de vista.

E justamente por isso, resolvemos te ajudar a entender um pouco mais como você pode se preparar para o mercado que, em linhas gerais, tende a crescer.

Estratégias, campanhas ou ações pontuais são positivas em alguns casos. Mas, na grande maioria das vezes você precisa olhar o cenário de forma mais abrangente.

Por exemplo, uma tendência pode indicar um caminho específico para prosseguir. No entanto, nem sempre isto é o mais indicado a se fazer, pois você poderá deixar muitas outras cartas na mesa.

O mais importante disso tudo é estar ciente de que o mercado mudar. E, junto disso, o comportamento do consumidor também. As duas coisas talvez são os fundamentos mais básicos que precisam sempre serem considerados.

E, claro, não podemos nunca esquecer do plano de negócios, que irá nortear a imobiliária mas que, ao mesmo tempo, não pode ser engessado.

Este assunto te interessa? Você quer levar sua imobiliária para o sucesso em 2020? Então, acompanhe o texto e saiba tudo que você pode fazer para que isso aconteça!

tendências do mercado imobiliário

Tendências do mercado imobiliário para 2020 – Com o que se preocupar?

Vamos começar a entender um pouco mais as tendências do mercado imobiliário para 2020. A ideia, é preparar você para que o ano em questão seja repleto de sucesso.

E, mais do que isso, você precisa estar preparado para trilhar um caminho correto em que o médio e longo prazo possam ser recompensadores.

Isto quer dizer que você não pode, de forma alguma, focar apenas no agora. E isto resume-se a um ponto importante: caso sua empresa tivesse que se basear simplesmente no “hoje”, não precisaria existir um plano de negócios, não é mesmo?

Entenda que não estamos apontando o “hoje” como ruim, ok? Ele é importante, principalmente para lançamentos específicos, ações e campanhas pontuais, conforme já mencionamos.

Mas é preciso planejar as coisas com antecedência. Por exemplo, se você quiser atingir um objetivo no fim do ano, recomendamos que você comece a planejar isso ainda em Janeiro ou Fevereiro.

Assim, você terá tempo hábil para trabalhar, errar, corrigir, melhorar e, claro, chegar onde você quer chegar. E as tendências do mercado imobiliário para 2020 podem indicar este “caminho”. Pois você poderá agir conforme o mercado se movimenta.

Para ajudar a entender, vamos exemplificar abaixo. Acompanhe!

1- A sustentabilidade será um forte atributo

O primeiro tópico que será tendência, é a questão da sustentabilidade. Sabemos que cada vez mais o planeta precisa de ajuda e nós somos os únicos que podemos ajudá-lo.

Da mesma forma que o ser humano criou armas, empresas e máquinas para destruir aquilo que nós faz sobreviver, podemos criar artifícios para que a situação melhore. Ou, ao menos, não piore.

Pode parecer distante, mas acredite, o mercado imobiliário está muito próximo das situações sustentáveis. E ele pode ser excelente para ajudar neste processo.

Afinal, empreendimentos muitas vezes só são construídos com o desmatamento de grandes áreas. Buscar o caminho contrário a isso pode fazer sua imobiliária ter muito sucesso. Afinal, as pessoas começarão a dar cada vez mais atenção para estas situações.

Além de cuidar do meio ambiente, você poderá utilizar diversos recursos extraídos das práticas sustentáveis, para suas campanhas de marketing.

Ou seja, a imagem e o branding da sua imobiliária estarão muito mais em dia com a sociedade. E isto é importante e saudável. Afinal, sabemos que as vendas acontecem somente quando a imobiliária passar credibilidade e profissionalismo, não é mesmo?

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2- Melhores espaços compartilhados

Cada vez mais as pessoas estão morando em condomínios fechados e prédios com áreas comuns. E isto se deve a muitos fatores. Um deles, é o espaço físico nas cidades. Na maioria delas é possível somente  ampliar para cima.

E por isso, muitas pessoas concentram-se em pequenas áreas que precisam ter espaço interessantes.

Aposte em empreendimentos que considerem estes atributos fundamentais. Por exemplo, ter espaços para que as pessoas possam circular, ter tardes agradáveis ou mesmo fazer eventos é importante.

Pois elas não ficarão presas somente ao apartamento e você poderá agregar tudo isso nas vendas.

3- Facilidade ao crédito e juros menores

Uma das tendências do mercado imobiliário para 2020 é a facilidade do acesso ao crédito e juros menores. Como você pode acompanhar, nos últimos meses o governo derrubou as taxas de juros.

E isto significa dizer que há uma forte tendência em facilitar o crédito para quem quer comprar o imóvel próprio.

E isto é interessante para o mercado como um todo, pois quando há estas tendências, significa que mais empreendedores tirarão o dinheiro das aplicações fixas e colocarão ele para trabalhar.

Logo, a economia estará girando de forma mais calorosa, o que é bom para que você consiga mais clientes para sua imobiliária.

Por isso, uma dica importante que podemos dar, é: fique por dentro da economia do país. Entenda o que está acontecendo, para onde tudo está caminhando, quais são os objetivos do governo, etc.

Isto fará você ter bons insights para que seu negócio prospere e tenha dias mais prósperos.

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4- Mais esforços para as áreas digitais

Ter bons insights online é o ponto forte para 2020. A internet não é mais o futuro faz tempo. Ela é o presente. E, se você ainda não adequou sua imobiliária para isso, está na hora de fazê-lo.

Afinal, há inúmeras oportunidades disponíveis na esfera digital. Pois por aqui, você poderá fazer um trabalho incrível de prospecção de clientes, segmentação de públicos e, claro, vendas.

Por isso, um passo importante que você pode e deve dar para 2020, é adequar toda a sua equipe, sistemas e espaços físicos para levar o ambiente online em consideração para todas as suas estratégias de vendas.

É claro que um imóvel muitas vezes é um sonho para grande parte das pessoas e o atendimento físico e presencial tem forte apelo.

Mas na internet, você poderá encontrar pessoas que não estão na sua cidade. Principalmente se ela for pequena ou média. Você conseguirá atingir e atrair pessoas que sequer você fazia ideia que pudessem ter interesse.

As possibilidades são inúmeras e você precisa aproveitá-las antes que a concorrência aproveite.

5- Sistema financeiro melhorado para beneficiar o mercado imobiliário

O sistema financeiro brasileiro em si estará melhor em 2020. É uma forte tendência tudo melhorar. Afinal, o Brasil vem de uma crise profunda que já dura alguns anos.

E, aos poucos, tudo vai melhorando. Baixas margens de crescimento podem significar pouco. Mas para sua imobiliária, pode significar muito. Por isso, esteja preparado para atender mais clientes.

Quando há facilidade de crédito ou acesso a ele, mais pessoas começam a se interessar pela compra da casa própria ou até mesmo para fazer investimentos.

E você precisa entender isso para pode oferecer os melhores produtos e aqueles que mais estejam adequados para cada tipo de público-alvo.

Será a sua responsabilidade receber as pessoas que entenderam que o mercado está melhor. E, se estas pessoas não constatarem profissionalismo ou conhecimento por parte da imobiliária, dificilmente haverá empatia e, consequentemente, credibilidade.

Por isso, estude tudo que tiver ao seu poder para ter bons argumentos de venda com relação a melhoria do mercado de forma geral.

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6- Imóveis voltando a serem valorizados

Além de todas estas tendências do mercado imobiliário para 2020, há uma que poderá fazer as contas se equilibrarem: revalorização de imóveis antigos.

Sim, se você tiver um empreendimento parado há anos por conta da desvalorização, 2020 pode ser o ano em que ele será vendido. Afinal, você terá muito mais atributos para que possa oferecê-lo.

É claro que nos anos anteriores, muitos imóveis tiveram que ser vendidos a “preço de banana” para poder pagar as contas e manter o ano fora do vermelho.

E isto, no longo prazo, acaba desequilibrando as contas. Mas com o aquecimento da economia, com o acesso ao crédito facilitado e com mais pessoas interessadas em adquirir um imóvel, a valorização acontece praticamente de forma instantânea.

Aproveite isso para fazer bons negócios!

Como você pode se preparar para o mercado imobiliário em 2020?

Agora que você já entendeu um pouco mais sobe as tendências do mercado imobiliário para 2020, pode estar se perguntando como aproveitar tudo, não é mesmo? Pois bem, nem sempre é fácil assimilar tantas informações.

Por mais que a cabeça começa a ter milhares de ideias, você precisa escolher algumas para colocar em prática e testar.

Por isso, vamos te ajudar a entender estas questões conseguir manter tudo organizado de forma que consiga tirar do papel e aproveitar ao máximo o ano. Acompanhe!

Adeque o seu plano de negócios para as tendências

O primeiro passo, é entender o seu plano de negócios. Quais são suas forças? Suas fraquezas? Quais os resultados da sua análise SWOT para o mercado imobiliário?

Com estas respostas, você poderá montar uma excelente estratégia para aproveitar ao máximo todas as tendências que o mercado irá oferecer a partir de agora.

E por que mencionamos o plano de negócios? Porque de nada adianta você querer elaborar dezenas de estratégias ao mesmo tempo, sem saber o que de fato você pode e precisa fazer.

Tudo precisa estar organizado e devidamente alinhado com a sua imobiliária. Ou seja, são questões pessoais que precisam ser respeitadas. Por exemplo, capital de giro, verba para campanhas, etc. Tudo isso é individual.

Após alinhar tudo isso, você poderá explorar cada uma das tendências mencionadas acima.

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Não apague-se a modas

É muito importante que você entenda que tendências não são modas. Modas estão relacionadas a uma ação específica, uma técnica popular ou uma “receita secreta”.

Coisas que, ou funcionam somente para algumas imobiliárias, ou não funcionam para ninguém. Agora, se você conseguir extrair o máximo das tendências do mercado, certamente terá uma vantagem competitiva, pois esta é a direção dos negócios no médio e longo prazo.

No entanto, faça isso sempre respeitando a sua imobiliária como um todo. Lembre-se que as questões individuais são importantes e devem ser consideradas.

Ou seja, se empresa “X” está investindo cem reais por dia em Facebook Ads, não significa que você precisa investir cento e um reais, ok?

Significa que você precisa entender como competir de forma que seja positivo para sua imobiliária. Afinal, isso não é uma competição. É uma concorrência. O que importa é vender, não ser melhor que o concorrente somente por ego!

Investir não é o mesmo que gastar

Este talvez seja um pensamento muito importante a ser considerado: gastar não é investir.

Ou seja, quando você estiver planejando os investimentos de sua imobiliária para 2020, lembre-se que tudo que é considerado investimento, trará algum retorno no médio e longo prazo.

Agora, o que for gasto, não trará retorno nenhum.

Os gastos em si estão relacionados ao consumo “grátis”.

Os investimentos estão relacionados a um planejamento que vise algum tipo de retorno. Seja financeiro, seja de conforto, seja de imagem de marca ou de prospectos. Isto é você quem irá definir.

Por isso, planeje o ano da sua imobiliária levando em consideração que investir é preciso. Seja em pessoal, seja em estrutura, seja em campanhas ou em reestruturação do plano de negócios para acompanhar as tendências.

Afinal, conforme mencionamos no início do texto, o mercado muda. E você também precisa acompanhar isso. Caso contrário, ficará para trás.

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Utilize recursos para melhoria de softwares e demais implementações

E por último, entra ano e sai ano, uma das melhores tendências do mercado imobiliário sempre serão os investimentos. Ou seja, aloque recursos para melhorar tudo que você puder. Seja na parte de pessoal ou na parte de softwares. Faça o que for preciso para ter recursos o suficiente para estar de acordo com o que os clientes buscam.

Mas atenção: é preciso fazer isso de forma consciente! Simplesmente investir recursos sem nenhum tipo de direcionamento não fará sua imobiliária crescer. É preciso um estudo que aponte o que precisa ser melhorado, aprimorado e remodelado, de acordo com o que pede o mercado.

Conte com a Ville Imob para tornar sua imobiliária ainda mais competente com a otimização e implementação de sistemas e ferramentas dedicadas e que possam fazer tudo caminhar para o lado certo!

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