A tecnologia avança a passos largos, e o impacto pode ser sentido por todos os setores da economia. Em relação às mudanças que ocorrem sem parar no ramo imobiliário, podemos citar: a importância cada vez maior da presença digital, utilização de portais, sites e aplicativos.

Mas o mercado de imóveis vem mudando de outra maneira também, que é menos comentada. O surgimento das casas inteligentes.

Com o avanço tecnológico, é natural o barateamento com tempo de determinados recursos, tornando acessível o que antes parecia ficção científica. Ainda não é o caso das casas inteligentes, mas o caminho a ser seguido é este, e os que se anteciparem terão vantagem neste mercado.

O que são Casas Inteligentes

Mas afinal, o que são casas inteligentes? Basicamente, elas são classificadas assim por estarem conectadas e integradas com seus dispositivos móveis e outros aparelhos através da sua rede wi-fi.

O que são casas inteligentes

Você já deve ter visto eletrodomésticos, luminárias, e outros itens domésticos que são tidos como “inteligentes”. Eles são conectados a sua rede e vão coletando dados para melhorar a performance e comodidade oferecida. Isso vem sendo implementado em uma escala cada vez maior, através do que chamamos de Internet das Coisas.

Assim fica muito mais fácil controlar diversas funcionalidade de uma residência, como: colocar uma banheira para encher e esquentar, controlar o nível de luminosidade de um ambiente, trancar as fechaduras à distância. Tudo isso direto do seu smartphone, de qualquer local com acesso à internet.

Como as casas inteligentes funcionam?

Já se imaginou em uma casa sem interruptores? Esta é uma das possibilidades proporcionadas pela casa inteligente. E a tecnologia incorporada não representa apenas comodidade, mas também em muitos casos economia de energia.

O que são casas inteligentes significado

Basicamente, é o seguinte: com o uso de um smartphone ou qualquer outro dispositivo móvel, você controla diferentes objetos e funcionalidades da sua casa. E estes objetos estão todos conectados à internet.

Os corretores de imóveis precisam ficar ligados nessas funcionalidades, pois serão elas que irão destacar e diferenciar as casas inteligentes dos outros imóveis comuns.

Como tornar uma casa inteligente?

A automatização das casas não é um processo muito demorado e custoso, se comparado com reformas tradicionais. A implementação de uma casa inteligente não faz bagunça nem exige que os moradores saiam temporariamente da casa. É tudo sobre conectividade.

O que são casas inteligentes isometria

Na verdade, é tão fácil implementar esses recursos, que muitos pessoas realizam a instalação e preparação do sistema elas mesmas, tornando sua própria casa automatizada. E acabam oferecendo este serviço a outras pessoas, ajudando a popularizar seu uso.

As vantagens de ter uma casa inteligente

As vantagens passam pelo conforto, e vão até o impacto ao meio ambiente. E, podemos dizer também, que é um investimento com retorno financeiro .

Apesar de exigir um investimento para ser implementado, a economia – a longo prazo – obtida com energia elétrica compensa os gastos iniciais. Pense em algo como os paineis solares.

Como toda tecnologia, com o passar do tempo os custos de implementação e manutenção tendem a ser reduzidos. E quanto ao conforto, nem precisa falar muito: todas as funcoes da casa ficam ao alcance de suas mãos.

Outro ponto positivo é a segurança. No lugar de trancas, podem ser utilizados dados biométricos para autorizar acesso. Além disso, em caso de acesso não autorizado, o proprietário pode receber uma notificação em seu telefone.

O que um corretor de imóveis precisa saber sobre as casas inteligentes?

Hoje em dia, imóveis inteligentes ainda são associados a empreendimentos de alto padrão, ou que serão provavelmente alugados ou comprados por um público mais jovem. O número de casas pensadas para serem inteligentes desde o projeto só aumenta, e principalmente para este público, que costuma ser mais antenado às novidades tecnológicas.

É necessário que o corretor esteja bem informado sobre as funcionalidades da casa inteligente, para que consiga transmitir confiança a este público ao apontar as vantagens que serão obtidas.

corretor deve fazer quando o cliente desaparece identificar as ovelhas perdidas

Além de conhecer a tecnologia instalada, o corretor deve conhecer bem os diversos perfis de compradores com quem ele trabalha, pontuando os benefícios de acordo com a percepção do estilo do cliente que está atendendo.

Soluções inteligentes para corretores inteligentes

Tenha  sempre em mente que a casa inteligente é um diferencial para sua imobiliária, e aqueles que se tornarem referente neste tipo de imóvel sairão na frente da concorrência. E qual será o canal utilizado para procurar este tipo de imóvel? Mais do que nunca, a internet.

feirões imobiliários relacionamento

Então, este é mais um motivo para aprimorar sua presença digital e utilizar cada vez mais as ferramentas que te ajudarão a chegar lá. Melhor ainda é dispor de soluções integradas, assim como as casas inteligentes. E quando falamos de soluções imobiliárias na nuvem, estamos falando do ville Imob.

Solicite seus 15 dias de teste agora mesmo!

Posts relacionados