A internet é o meio mais comum de busca de produtos e serviços atualmente. Pense bem, se você quer comprar uma pizza, basta utilizar seu smartphone para localizar o número de uma pizzaria próxima.

Agora, se o assunto é a compra de um novo celular, você pode pesquisar por vários modelos e encontrar os respectivos preços e as diversas lojas virtuais que oferecem esse produto. E assim é para, virtualmente, todos os produtos ou serviço que precisamos.

Nesse contexto, é importante que sua imobiliária esteja presente na internet. Dessa maneira, pessoas que querem comprar ou alugar imóveis terão mais facilidade para encontrar a mesma ao fazer uma busca online.

Simplesmente criar um site, no entanto, não garante que as pessoas o encontrem. Existem alguns passos que podem permitir que o mesmo seja encontrado mais facilmente por quem procura, como, por exemplo, otimizações SEO.

Hoje falaremos da escolha do domínio para imobiliária, que é outro fator importante para garantir que seu website seja facilmente visto por quem busca por imóveis.

 

 

O que é um domínio

 

Você sabia que para acessar qualquer website seu navegador precisa saber o endereço de IP deste website?

Então basicamente quando você insere o domínio villeimobiliarias.com.br, que é um nome fácil de ser lembrado por humanos, seu computador precisa de saber qual o endereço de IP no qual nosso website está localizado para que ele consiga mostrar à você nossa página.

 

Domínio para imobiliária

 

Para que cada domínio seja corretamente direcionado ao IP correspondente existe o DNS, que é um sistema que tem todos os nomes de domínios armazenados e serve basicamente para dizer ao seu computador onde ele deve ir.

É como se fosse um GPS, você insere o endereço e ele te fala como chegar lá.

 

Escolha um domínio fácil

 

Domínios existem para facilitar a vida de um usuário, caso não existissem, seria necessário decorar uma sequência de até doze números para cada site que utilizamos. Se esse é o caso, você não quer que o domínio para sua imobiliária seja algo difícil de ser lembrado, certo?

 

Domínio para imobiliária fácil

 

Escolha, portanto, um domínio simples e fácil de ser encontrado. Se sua imobiliária já possui um nome fantasia bem conhecido pelo seu público, então este deve ser seu domínio. Nesse caso faça uma pesquisa na internet pelo nome da sua empresa e veja se o domínio está disponível.

Sites como o registro.br, whois ou o GoDaddy são muito úteis, pois permitem que você avalie se o seu domínio está disponível e qual o valor a ser pago pelo mesmo.

 

Utilize um domínio curto

 

O domínio do seu website deve ser curto o suficiente para ser lembrado facilmente. Pense nos websites mais comuns que conhecemos: Google, bing, yahoo, G1, todos possuem menos de 10 letras. Isso não significa que você precisa apelar para abreviações malucas.

No entanto, se sua imobiliária se chama, por exemplo, “João Silva Santos Alves Imóveis”, pode ser uma boa ideia reduzir para simplesmente joaoimoveis.com.

Só evite exagerar nas reduções, não adianta fazer um código maluco e esperar que as pessoas decorem-no. Pense em algo simples, curto e, sobretudo, fácil de ser memorizado.

 

A chave são as palavras-chave

 

Um bom domínio deve fazer o uso de palavras-chave, então, por exemplo, no setor de imobiliárias, é importante que se faça o uso de termos como imóveis, imobiliárias ou outras palavras-chave relacionadas.

 

DOmínio para imobiliária palavra-chave

 

A utilização de palavras-chave serve para melhorar o ranqueamento do seu website nas pesquisas de websites como Google, Bing, entre outros. Pois, lembre-se, aparecer no topo das pesquisas online é uma maneira simples de aumentar o número de acesso em seu website.

Adicionalmente, em geral, termos relacionados ao setor também ajudarão seu cliente a lembrar de seu website.

 

Pesquise por domínios similares

 

Agora veremos duas dicas de como evitar que pessoas buscando pelo seu website acabem sendo redirecionadas para o website de outras empresas, que são possíveis concorrentes.

A primeira dica está relacionada aos domínios similares, observe, por exemplo, os domínios “joaoimoveis.com.br” e “joaoimobiliárias.com.br”. Ambos os domínios são similares o suficiente para permitir que alguns clientes acabem digitando o segundo, quando, na verdade, queriam acessar o primeiro e vice-versa.

Antes de finalizar o processo de escolha de seu domínio, é importante checar se existem websites de nome similar, como o exemplo acima. Caso não existam e o mesmo se encontre disponível para a compra, pode ser uma boa ideia comprá-lo, assim você evita que isso aconteça no futuro.

Você pode, simplesmente, redirecionar o tráfego de um website para o seu principal.

 

Você sabe o que são extensões?

 

As extensões de um endereço de algum website é o “.com”, “.com.br”, “.net” e assim por diante. Ao criar um nome para seu website, é interessante verificar se todas as extensões estão disponíveis. Por exemplo, é comum encontrar websites cuja extensão “.com” não está disponível mas a “.com.br” está.

O principal problema relacionado à extensões diferentes está na possibilidade das pessoas entrarem em um site de um concorrente, ao invés do seu. Uma dica é: ao definir um domínio para sua imobiliária, é ideal comprar todas as principais extensões.

 

domínio para imobiliária responsivo

 

Assim, suponha que seu website é “minhaimobiliaria.com.br”, ao adquirir também o domínio “minhaimobiliária.com” você pode enviar as pessoas que acessarem o segundo website para o primeiro (seu domínio principal).

 

Registre o domínio e crie seu website

 

Uma vez escolhido o domínio da sua imobiliária, você deve procurar por uma empresa de registro de domínio para finalizar o processo de aquisição de seu domínio. As taxas são cobradas anualmente e o valor final depende dos serviços adicionais adquiridos como hospedagem, email, entre outros.

O próximo passo é a criação do seu website, existem certos pontos que um website bom e moderno deve ter.

Todo website deve possuir um design responsivo para permitir que seus clientes possam acessá-lo facilmente através de seus dispositivos móveis. Inclusive uma pesquisa do IBGE mostrou que mais de 60% dos brasileiros utilizam o celular para se conectar à internet. O que reforça a necessidade de uma versão mobile.

 

 

Caso você queira criar seu site imobiliário utilizando uma plataforma como o ville Imob, você terá um site imobiliário completo, com versão mobile, sistema de chat e terá ainda diversos layouts à sua disposição.

Caso você já tenha adquirido um domínio, você pode migrá-lo para nossa plataforma. Se preferir, podemos também registrar um domínio de sua escolha, levando em conta a disponibilidade do mesmo. Solicite um Teste Grátis por 15 dias!

 

 

Posts relacionados